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Ao longo de uma viagem de três meses, o Tour d’Europe mostrou o potencial de descarbonização dos combustíveis renováveis no setor dos transportes.

A transição energética não é uma realidade distante e foi exatamente isso que o evento que ocorreu de março a junho de 2025 demonstrou.

As soluções energéticas sustentáveis, como os biocombustíveis, contribuem para a mobilidade sustentável no nosso dia a dia e ainda reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Como não podia deixar de ser mediante a nossa visão em prol do desenvolvimento sustentável, juntamo-nos a este projeto europeu para sublinhar que o «combustível do futuro» já é uma realidade acessível.

Afinal, o futuro pode ser mesmo mais verde nas estradas europeias se todos assumirem o seu papel de responsabilidade social.

O que é o Tour d’Europe?

Portugal foi um dos países incluídos na rota europeia, onde passaram carros e camiões movidos a combustíveis renováveis.

Qual foi o objetivo, perguntas?

• Sublinhar o papel dos combustíveis renováveis na concretização do objetivo da União Europeia (UE) da neutralidade climática até 2050;
• Sensibilizar para a disponibilidade dos combustíveis renováveis na Europa;
• Mostrar o potencial da descarbonização.

Para verificar o uso de combustíveis renováveis e as consequentes reduções nas emissões de CO₂, os carros e camiões do Tour d’Europe contaram com um software adicional, o ‘Digital Fuel Twin’ (DFT).

Durante a rota, os veículos participantes pararam em vários postos de abastecimento, como a PRIO, para abastecerem com combustíveis 100% renováveis.

Além disso, as paragens também serviram para que os envolvidos participassem em eventos focados na redução das emissões no transporte de modo a mitigar as mudanças climáticas num esforço conjunto. Só assim será possível abraçar a transição energética.

A participação da PRIO

O projeto europeu reuniu instituições, associações e empresas do setor automóvel e de combustíveis, no qual a PRIO está incluída.

Para mostrar que é possível reduzir as emissões de forma imediata, o Tour colocou os combustíveis renováveis no roteiro de transporte dentro da UE exatamente para mostrar que estes são já uma solução disponível e de fácil implementação.

Nos postos portugueses da rota, o fornecimento de biocombustível avançado também foi proporcionado pela PRIO, com o nosso biocombustível produzido a partir de resíduos.

Na passagem pelo nosso país, 5 veículos - 3 camiões e 2 carros - percorreram 910 km e abasteceram 150 litros de ZERO Diesel B100, 465 litros de ZERO Diesel HVO e 258 litros de Diesel Nexa 100% renovável. No total, são 873 litros de combustível neutro em carbono.

Como pioneira ativa na transição energética desde a génese da PRIO, estamos alinhados com os objetivos da ONU e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), rumo à neutralidade climática que tanto ambicionamos.

Com esta energia mais verde, é possível descarbonizar o setor dos transportes nos próximos anos.

O compromisso com a descarbonização dos transportes

Segundo o Conselho Europeu, os transportes representam um quarto das emissões de GEE da UE. A par das normas Euro, o Pacto Ecológico Europeu dita que todos os veículos de passageiros e comerciais ligeiros novos terão de ter emissões nulas a partir de 2035.

O nosso compromisso com a descarbonização está alinhado com o Pacto Ecológico Europeu, desde o uso de biocombustíveis até à criação de postos de carregamento elétrico em prol da mobilidade urbana sustentável.

Nem sempre é possível evitar usar combustíveis poluentes e optar pela mobilidade suave. No entanto, o que a Tour d’Europe mostrou visivelmente é que é possível apostar em soluções acessíveis e imediatas.

Perguntas mais frequentes

Perceber as vantagens práticas dos biocombustíveis, especialmente do biodiesel face ao gasóleo simples, é importante para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre os combustíveis renováveis.

A seguir, damos resposta às perguntas mais frequentes sobre os combustíveis renováveis que motivaram o projeto europeu a demonstrar que estes fazem parte de uma solução de sustentabilidade,
permitindo que a comunidade europeia contribua para a transição energética.

Quais as diferenças entre biodiesel e gasóleo simples na prática?

As principais diferenças entre o biodiesel e o gasóleo simples, ou diesel de petróleo, estão na sua origem e respetivo impacte ambiental.

O gasóleo simples é um combustível fóssil, ou seja, uma fonte não renovável com maiores emissões poluentes ao ser queimado. Já o biodiesel, que pode ser produzido a partir de matérias-primas residuais como óleos vegetais usados, tem uma menor emissão de GEE.

Na prática, embora ambos sejam usados em motores a diesel, o biodiesel oferece vantagens como uma maior lubrificação do motor, prolongando a sua vida útil, e é menos tóxico e mais biodegradável em caso de derramamento.

Atualmente, como deves saber, é mais comum encontrar gasóleo simples com uma pequena percentagem de biodiesel misturada.

Biodiesel vs. elétrico: qual o ponto de situação?

A curto prazo e em termos de acessibilidade, os veículos a biodiesel são geralmente mais acessíveis de adquirir do que os veículos elétricos, que ainda têm um custo inicial mais elevado.

Além disso, a infraestrutura de abastecimento para biodiesel está amplamente disponível, enquanto a rede de carregamento para veículos elétricos continua em expansão.

Biodiesel vs. GPL: quais as suas aplicações?

Para veículos pesados e frotas, tanto o biodiesel como o GPL podem ser opções mais sustentáveis que o gasóleo puro.

O biodiesel pode ser usado em motores a diesel, enquanto o GPL requer veículos específicos ou uma adaptação do motor.

No entanto, o GPL pode ter custos operacionais mais baixos devido ao preço do combustível e também menores emissões de partículas poluentes.

Gasóleo simples, aditivado ou com biodiesel?

O gasóleo simples é a versão básica do diesel, enquanto o aditivado contém aditivos que melhoram o desempenho do motor, como limpeza e proteção.

Já o gasóleo com biodiesel trata-se de gasóleo simples misturado com uma percentagem de biodiesel, como B7 ou B10.

Esta mistura combina as características de ambos para reduzir as emissões poluentes ao mesmo tempo que aumenta a lubrificação, sendo a opção mais comum e amplamente disponível hoje em dia.

Os biocombustíveis avançados são melhores do que os fósseis?

Os biocombustíveis avançados e os combustíveis fósseis são completamente diferentes, até porque os avançados são produzidos a partir de matérias-primas não alimentares como resíduos agrícolas e algas.

As vantagens dos biocombustíveis avançados incluem uma menor competição com a produção de alimentos que permite uma pegada de carbono significativamente menor ao longo do seu ciclo de vida, principalmente em comparação aos combustíveis fósseis.

E os combustíveis convencionais em relação aos avançados?

Em termos de impacte ambiental e sustentabilidade, os combustíveis convencionais geralmente são mais prejudiciais.

Num cenário de biocombustíveis avançados vs. biocombustíveis convencionais, os primeiros oferecem uma redução expressiva nas emissões de GEE.

O mix energético permite uma menor emissão de CO₂?

Sim, o uso de energia limpa no mix energético, como solar, eólica, hídrica e biocombustíveis avançados, pode reduzir as emissões de GEE.

A energia verde para os nossos transportes, como a solar, a eólica e o biogás, podem impulsionar o uso de veículos híbridos e elétricos.

Para que a descarbonização seja possível, a combinação estratégica de diferentes fontes de energia é essencial para a transição energética e para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

Além disso, o mix energético também é importante para o cumprimento dos objetivos da ONU e para melhorar a segurança energética, especialmente em momentos de crise, como um apagão.

Por quê apostar nos biocombustíveis?

Nem sempre é possível escolher exclusivamente a mobilidade suave, mas podes optar por biocombustíveis na hora de atestar o depósito para uma redução imediata de emissões sem trocar de veículo.

Além disso, é uma solução eficaz para veículos pesados, transportes públicos e frotas.

O projeto PRIO Ecowaste faz parte do nosso portfólio de energia limpa e sustentável, com uma produção nacional de biocombustíveis que contribui para a economia circular.

Podes ajudar-nos a fechar o ciclo de vida dos óleos alimentares usados que, connosco, dão origem a combustíveis mais amigos do ambiente. Basta usares o nosso localizador e verificar onde estão os oleões mais próximos de ti. Fácil, não é?

No entanto, não são apenas os transportes terrestres que emitem gases poluentes, até porque as emissões dos aviões e dos navios estão a aumentar. A iniciativa FuelEU Transportes Marítimos pretende aumentar a utilização de combustíveis renováveis nesse setor, até para conseguir cumprir as metas europeias até 2050. Neste sentido, soluções como o combustível ECO Bunkers assumem um papel fundamental, ao oferecerem uma alternativa mais sustentável para o abastecimento dos navios.

Além dos combustíveis sintéticos e do hidrogénio, o Parlamento Europeu defende que até o óleo de cozinha usado deveria tornar-se gradualmente na norma como combustível de aviação.

Através da economia circular, apostar nos biocombustíveis é um passo gigante para a descarbonização, para a transição energética e para uma mobilidade urbana sustentável para todos.

Mobilidade sustentável? Conta com a PRIO

Se havia dúvidas do papel importante dos combustíveis renováveis e da sua acessibilidade, o Tour d’Europe desmistificou-as e mostrou que a mobilidade verde que defendemos é uma realidade que veio para ficar.

Os biocombustíveis são uma solução real, escalável e compatível com o presente. Por isso, abastecer com combustíveis renováveis já é uma escolha que faz diferença.

Se tiveres óleos alimentares usados em casa, não te esqueças de os depositar corretamente nos oleões e, se tiveres uma frota ou veículos pesados, fala connosco para poderes começar já a usufruir de combustíveis mais sustentáveis.

Se queres fazer parte da solução num mundo em constante mudança, acredita que estes pequenos gestos vão ajudar a reduzir as emissões e a tornar o nosso planeta um lugar melhor para todos.



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