Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Biocombustíveis: o que são e quais os principais tipos

Combustível

23 Novembro 2022

Biocombustíveis: o que são e quais os principais tipos

Produção de biocombustíveis em laboratório
A produção de biocombustíveis surge com a tomada de consciência de que os recursos do nosso planeta não são ilimitados.

É imprescindível optar por soluções amigas do ambiente e que promovam um futuro mais sustentável. Os biocombustíveis reduzem significativamente as emissões de carbono face aos combustíveis fósseis, pelo que, é uma solução incontornável no caminho para a neutralidade carbónica. Comprometida em reduzir a nossa pegada ecológica e promover o desenvolvimento sustentável, a PRIO está na vanguarda da produção de biocombustíveis em Portugal.

Explicamos-te, por isso, o que são os biocombustíveis para que possas tomar decisões mais informadas quando fores abastecer o teu automóvel.

Biocombustíveis: o que são

O petróleo, o carvão e o gás natural contribuem em grande escala para a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera o grande responsável pelo efeito estufa que contribui drasticamente para o aquecimento global.

E se é verdade que ainda não é possível abandonar totalmente os combustíveis fósseis, também é verdade que precisamos de encontrar soluções que acelerem rapidamente este processo: os biocombustíveis são, a este respeito, uma solução eficiente, rápida e inclusiva.

É importante que saibas que os biocombustíveis derivam da biomassa e podem substituir total ou parcialmente os combustíveis fósseis. Há biocombustíveis de primeira geração, que incluem na sua composição os cereais e culturas açucareiras e oleaginosas por exemplo, e os biocombustíveis de segunda ou terceira geração, os denominados biocombustíveis avançados, produzidos a partir de resíduos alimentares ou detritos.

No caminho da sustentabilidade, além de permitirem reciclar matérias desaproveitadas e criar valor a partir delas, os biocombustíveis permitem também reduzir o impacto ambiental pois, devido à sua composição, emitem muito menos carbono para a atmosfera.

Quais os principais tipos de biocombustíveis?

Agora que já tens uma ideia sobre o que são os biocombustíveis, apresentamos os seus principais tipos:

Biodiesel

O biodiesel é uma alternativa ecológica ao diesel e na sua produção são utilizados os óleos vegetais, gordura animal ou óleos alimentares usados. Na PRIO utilizamos apenas óleos alimentares usados e outras matérias-primas residuais no processo de fabrico do biodiesel.

Este combustível sustentável não protege só o ambiente, mas também o teu carro ou frota, pois tem uma série de vantagens, entre elas a diminuição dos custos de manutenção a médio prazo e um menor consumo preocupações cada vez mais presentes nos orçamentos familiares dos portugueses.

Por exemplo, sabias que, atualmente, é obrigatório por lei a incorporação de 7% de biodiesel no gasóleo rodoviário comum?

Bioetanol

Para produzir este biocombustível é necessário fermentar e destilar resíduos vegetais. A origem destes resíduos é variadíssima, pode ser fabricado a partir de milho, de trigo ou de cana-de-açúcar. Este processo pode ser feito em qualquer parte do mundo utilizando os resíduos vegetais locais.

A outra grande vantagem é que o bioetanol aproveita resíduos que anteriormente, no fabrico do etanol, eram desperdiçados e transforma-os em álcool. Isto acontece porque é feita a hidrólise da celulose em açúcar, levando à fermentação das bactérias.

Etanol

Este biocombustível, também produzido a partir de resíduos vegetais, é utilizado em inúmeras indústrias: a da cosmética é uma delas.

É igualmente utilizado na produção de bebidas alcoólicas, de álcool desinfetante, e claro, de combustíveis. Neste caso, o etanol é incorporado na gasolina.

Tratando-se de uma matéria-prima orgânica é conseguida com a fermentação de açúcares, com a hidratação do etileno ou com a redução de acetaldeído.

Biocombustíveis: as soluções da PRIO

Desde o primeiro minuto que a PRIO trabalha para oferecer as melhores soluções de biocombustíveis. Todos os esforços foram reunidos para que a produção e distribuição de fontes de energia renováveis cheguem mais longe, a mais pessoas e a preços adequados.

Fica a conhecer os biocombustíveis da PRIO:

PRIO Eco Diesel (B15)

Se a redução da pegada ecológica faz parte das tuas preocupações, então este é o combustível certo para ti e para a tua frota, seja de ligeiros ou de pesados. Totalmente compatível com a tecnologia diesel, o PRIO Eco Diesel (B15) distingue-se do tradicional gasóleo rodoviário pela incorporação de 15% de biodiesel produzido com elevados padrões de qualidade e de acordo com as mais exigentes normas europeias.

Ao abasteceres, estarás a reduzir as emissões de CO2, mas não só. O PRIO Eco Diesel (B15) permite também uma redução no consumo nas frotas e na pegada de carbono, sem necessidade de aquisição de novos veículos nem conversão dos existentes.

B30 Diesel

O B30 Diesel contribui em grande escala para uma melhoria da performance ambiental de veículos pesados e ligeiros a diesel. Com 30% de biodiesel avançado resultante de processos de reciclagem, o B30 Diesel é compatível com tecnologia diesel.

Este tipo de combustível contribui para uma redução de cerca de 25% nas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Zero Diesel (B100)

O Zero Diesel (B100) é o combustível renovável compatível com a tecnologia diesel. Permite uma combustão mais limpa, pois é 100% livre de energia fóssil. A redução das emissões de CO2 aplica-se ao longo do tempo útil de vida do produto.

Estas são algumas das inúmeras vantagens do Zero Diesel(B100):

  • Até 84% de redução de emissões de CO2 para a atmosfera;
  • Biocombustível de alta qualidade e 100% biodegradável;
  • Excede especificações da norma de qualidade do biodiesel EN14214;
  • Não é tóxico nem corrosivo.

Ao optares pelo Zero Diesel (B100) estás a promover a mudança de carros movidos a gasóleo em carros amigos do ambiente.

Bioetanol PRIO E85

Este biocombustível ainda não está disponível para venda comercial, contudo queremos que fiques com algumas noções. Desta forma, quando estiver disponível já sabes quais são as suas vantagens. Neste caso, a presença de biocombustíveis chega aos 85%.

Esta percentagem de biocombustíveis no Bioetanol PRIO E85, permite que um carro particular ou uma frota empresarial reduzam as emissões de CO2 para a atmosfera em 65%.

Se o teu carro é a gasolina, não te preocupes que é possível fazer a conversão.