Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Portugal, mesmo sendo um país pequeno, está repleto de locais que merecem uma visita demorada. A cidade de São Mamede de Infesta é apenas um dos muitos exemplos localizados a norte do nosso país.


Com uma história que remonta ao tempo das inquirições de 1258, São Mamede de Infesta teve um papel crucial nos traçados das vias romanas que ligavam Lisboa à cidade de Braga.


Hoje em dia, continua a destacar-se pela sua localização privilegiada. Por fazer fronteira com vários pontos de interesse turístico, esta cidade incentiva-nos a partir rumo à descoberta. Por isso, se tiveres tempo e disponibilidade, podes prolongar este roteiro e programar uma escapadinha à cidade do Porto ou ao concelho de Matosinhos.


Os espaços verdes de São Mamede de Infesta


Proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus habitantes é uma das bandeiras de São Mamede de Infesta. Nesse sentido, a oferta de espaços verdes, que propiciem a prática de exercício físico e os momentos de lazer fora de portas, não podem faltar.


Se não dispensas um bom passeio ao ar livre, temos duas sugestões perfeitas para ti.


Parque Urbano de São Mamede de Infesta


O Parque Urbano de São Mamede de Infesta, também conhecido como Pedra Verde, agrega 16 hectares de espaço ao ar livre, mesmo no centro da cidade. Este local resulta de uma generosa oferta da cidade do Porto, de campos abandonados, que foram aproveitados na requalificação desta zona por estarem localizados na fronteira com os concelhos vizinhos (Porto e Matosinhos).


Vale a pena uma visita pelos equipamentos de lazer, percursos pedonais e parques infantis que oferece.


Parque Urbano do Carriçal


Mesmo ali ao lado, na cidade vizinha da Senhora da Hora, podes desfrutar do Parque Urbano do Carriçal. Este espaço está rodeado pelos equipamentos desportivos do Parque Manuel Pinto de Azevedo, pelo Centro Cultural, pela Igreja Matriz da Senhora da Hora e ainda pela Piscina Municipal da Senhora da Hora.


Com uma densa vegetação, esta área convida-te a passear junto às linhas de água existentes e a contemplar o lago que abriga parte da biodiversidade do Parque Urbano do Carriçal.


Apreciar a cultura em São Mamede de Infesta


Se consideras que passeio também é sinónimo de aprendizagem e não dispensas conhecer um pouco mais da história e cultura locais, São Mamede de Infesta tem vários pontos de interesse. Deixamos-te três sugestões para incluíres no teu roteiro.


Casa-Museu Abel Salazar


Integrada na Rede Portuguesa de Museus, este espaço cultural oferece três pisos com exposições dedicadas ao cientista e filósofo português, Abel Salazar. Há pinturas, desenhos e esculturas da sua autoria para ver, mas não só. No primeiro andar, tens acesso à recriação da sua residência, com os móveis originais e o seu espólio pessoal.


Para poderes encaixar esta sugestão no teu passeio, tem atenção aos horários de funcionamento da Casa-Museu Abel Salazar. Podes consultar toda a informação, inclusive o preço dos bilhetes, na página oficial da Câmara Municipal de Matosinhos.


Museu de Jazigos Minerais Portugueses


Criado nos anos 40, as coleções deste museu representam os minérios, os minerais industriais e as rochas ornamentais, não só da região norte, mas de todo o país. Além disso, este núcleo museológico em São Mamede de Infesta, mostra-nos quais eram os instrumentos técnicos usados no estudo dos recursos geológicos em Portugal.


A entrada neste museu é gratuita, mas está sujeita a marcação prévia e só pode ser realizada às quintas-feiras. Se o quiseres visitar, podes fazer o agendamento através dos contactos disponibilizados.


Museu do Linho e do Milho


Fruto da recolha de dados feita pelo Rancho Folclórico do Padrão da Légua, responsável por este projeto, este museu dedica-se a preservar o espólio do estudo das danças e cantares relacionados com os cultivos do linho e do milho.


Por lá, há ainda uma representação do quotidiano de uma casa rústica com as suas divisões, utensílios e trajes, assim como um pequeno núcleo de curiosidades, com várias peças da cultura popular.


Situado no Bairro do Seixo, na freguesia de Padrão da Légua, este museu está disponível para receber visitas agendadas. Para mais informações, consulta a página oficial da Câmara Municipal do Porto.


Locais periféricos de São Mamede de Infesta


A menos de cerca de sete minutos de carro do centro de São Mamede de Infesta, o Mosteiro de Leça do Balio merece integrar a tua lista de locais a visitar.


Localizado no lugar de Recarei, este Mosteiro, além de ser um marco da arquitetura do século X, foi palco do primeiro casamento por amor da monarquia portuguesa. D. Fernando, que estava prometido à Infanta d’Aragão, e D. Leonor de Teles, que já tinha sido casada, fugiram de Lisboa para selarem o seu matrimónio em segredo, mergulhando o país numa crise política violenta.


Este casamento real e outros cenários históricos são, todos os anos, recriados na Feira Medieval de Leça do Balio, que já conta com 18 edições.


Se quiseres fazer uma viagem no tempo, vai estando atento às datas do evento. Normalmente, decorre durante os primeiros dias de setembro, no Mosteiro de Leça do Balio.


Não te falta nada em São Mamede de Infesta


Depois das sugestões do que visitar e conhecer, falemos sobre os essenciais de viagem que te permitem conhecer a zona de forma mais energética.


Desfruta da gastronomia local


Não podemos concluir este roteiro sem mencionarmos as iguarias gastronómicas de São Mamede de Infesta. A proximidade da cidade a Matosinhos e a Leça da Palmeira permite aos restaurantes locais incluírem o peixe fresco e de qualidade, acabado de sair das lotas, nos seus menus. O arroz de marisco, feito na hora, é uma das especialidades mais procuradas e apreciadas.


Para os que não dispensam um bom prato de carne, não têm de se preocupar: as famosas francesinhas são as estrelas de qualquer carta da cidade do Porto e redondezas.


Prolonga a tua estadia


Se quiseres prolongar a tua estadia por São Mamede de Infesta, a cidade tem inúmeras opções de alojamento a oferecer. Podes aproveitar para pernoitar no centro histórico e continuar a explorar o património cultural no dia seguinte. Como São Mamede de Infesta fica tão próximo das cidades do Porto, Leça do Balio e Matosinhos, não te faltarão sítios para descobrir nas redondezas.


Abastece a tua viagem com a PRIO


Para descobrires São Mamede de Infesta sem preocupações, tens um posto de abastecimento PRIO à disposição, que te oferece tudo que precisas para o teu itinerário. Desde a loja de conveniência à aspiração, da lavagem auto à verificação da água e do ar dos pneus do teu carro.


Se escolheres abastecer com o ECO Diesel, ganhas ainda mais autonomia para as tuas deslocações. Esta solução PRIO ajuda-te a poupar combustível e a cuidar do planeta. É a cereja no topo da tua viagem.


Consulta o nosso localizador, para encontrares rapidamente o posto de São Mamede de Infesta.



Lê também:

     • Palmela: o que visitar na vila das vindimas
     • Sítios escondidos em Gondomar: 5 sugestões surpreendentes
     • Vantagens do ECO Diesel em relação ao gasóleo simples