Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Biodiesel: o que é e quais as vantagens para o meio ambiente?

Combustível

27 Outubro 2022

Biodiesel: o que é e quais as vantagens para o meio ambiente?

pistola de abastecimento de biocombustível


Para que possamos explicar tudo sobre o biodiesel, as suas vantagens e como é que este biocombustível pode trazer benefícios para a tua frota é fundamental que comecemos pelo início.


Afinal o que é o biodiesel?


Biodiesel, o biocombustível amigo do ambiente


Este biocombustível é a alternativa ecológica ao diesel, já que tem origem vegetal, enquanto o diesel é um combustível fóssil derivado da destilação do petróleo bruto.


Para a produção de biodiesel podem utilizar-se diferentes matérias-primas, como óleos vegetais, gordura animal ou óleos alimentares usados. Também pode ser obtido a partir de outras matérias-primas residuais, como:


  • Resíduos florestais;

  • Resíduos urbanos;

  • Resíduos industriais.


Com a produção do biodiesel poupamos e protegemos a Natureza, não só porque damos um fim a este tipo de matérias, reciclando-as, como reduzimos o recurso ao petróleo.


Atualmente é obrigatória a incorporação de 7% de biodiesel no gasóleo rodoviário comum. Mas também pode ser encontrado em percentagens mais elevadas, como acontece no ECO Diesel (que contém 15%) e no ZERO Diesel (com 100% de biodiesel), dois dos combustíveis sustentáveis da PRIO.


Uma mão cheia de vantagens


A utilização de biodiesel, e inclusão deste na composição do gasóleo, traz consigo um enorme valor acrescentado e benefícios que se estendem a todos.


  • Energia limpa e renovável;
  • Redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera;
  • Diminuição da dependência de combustíveis fósseis;
  • Redução do impacto ambiental resultante da mobilidade.


Apesar de todos estes benefícios, uma das desvantagens apontadas ao biodiesel está relacionada com a conversão de florestas em terras agrícolas para produção deste biocombustível. No entanto, se for obtido a partir de resíduos, não só há um reaproveitamento dessas matérias, como não é necessário recorrer a novas culturas.


No processo de fabrico do biodiesel da PRIO são utilizados óleos alimentares usados e outras matérias-primas residuais. Deste modo, ajudamos a diminuir o uso de terra fértil para produção de biocombustível e a combater a desflorestação.


Biodiesel, o biocombustível amigo da tua frota


Já vimos como o biodiesel protege o meio ambiente, porém é importante salientar que a utilização deste biocombustível protege igualmente o teu carro e a tua frota.


  • Maior poder lubrificante e potência;
  • Redução do desgaste do motor e da probabilidade de avarias;
  • Desempenho do motor mais eficiente;
  • Diminuição dos custos de manutenção a médio prazo;
  • Combustão mais completa do combustível;
  • Redução dos fumos brancos e ruídos do motor;
  • Menor consumo.


Frotas sustentáveis


Independentemente do número de viaturas que a tua frota tenha, os biocombustíveis e o biodiesel são sempre a melhor opção.


Com a utilização de biodiesel, a tua empresa está a contribuir para a economia circular, através da reciclagem das matérias-primas residuais, e para a promoção de uma frota sustentável.


Uma das preocupações em qualquer estrutura empresarial é a redução da sua pegada ecológica, e isso é possível se a tua frota for alimentada por uma fonte de energia renovável.


Outra questão que preocupa qualquer gestor é o controlo de custos, que pode ser alcançado com a mudança de combustível. O biodiesel da PRIO é totalmente compatível com a tecnologia diesel e com a infraestrutura existente, ou seja, não há qualquer necessidade de um investimento extra. As viaturas que compõem a tua frota não precisam de ser adaptadas ou trocadas.


Abastecer nunca foi tão fácil


Para facilitar a logística associada à tua frota e simplificar o processo de gestão de custos dentro desta área, a PRIO dispõe ainda de várias outras soluções.


O Cartão Frota PRIO para empresas oferece-te inúmeras vantagens, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a crédito, gestão online de consumos e preços competitivos. Para isso, basta preencher o formulário de adesão ou dirigires-te a um dos muitos postos PRIO espalhados um pouco por toda a parte.


No portal MyPRIO podes depois gerir e aceder ao detalhe dos abastecimentos da tua frota. Assim, sabes sempre (e em tempo real) quem abasteceu o quê, onde e quando.