Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Preocupa-te saber que o setor dos transportes é dos mais poluentes? És responsável pela gestão de uma frota automóvel? Procuras um combustível limpo, sustentável e compatível com o uso profissional?
A PRIO tem a resposta para ti: o ZERO Diesel B100.
Fortemente comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a transição energética, além de maior produtora nacional de biocombustíveis, a PRIO lançou este combustível criado unicamente a partir de fontes renováveis. E, como o próprio nome indica, a componente fóssil é zero. Ou seja, é uma opção zero emissões e, por isso mesmo, a melhor para alavancar a transição energética.
O ZERO Diesel B100 é uma inovação da PRIO e espelha bem o nosso esforço para desenvolver e disponibilizar aos consumidores soluções de energia mais limpa, ecológica e eficiente.
Queres saber mais? Desvendamos tudo aqui.
Afinal, o que é o ZERO Diesel B100?
Se tem frota e que diminuir a vossa pegada carbónica, chegou ao sítio certo.
O ZERO Diesel B100 é um combustível que se dirige a frotas automóveis – tanto de ligeiros como de mercadorias – e que se posiciona como a solução para aqueles que procuram levar os seus veículos para o território da mobilidade sustentável.
Isto só é possível por ser um biodiesel 100% renovável e 100% biodegradável, que conta apenas com matérias primas sustentáveis na sua composição. Quanto aos componentes fósseis, poluentes e responsáveis pela emissão de gases com efeitos de estufa, ficam de fora deste ZERO Diesel B100.
Assim, as frotas automóveis que apostarem neste combustível estarão a fazer a sua parte pela descarbonização.
Um ponto bastante importante já que, de acordo com o Conselho Europeu, um quarto das emissões de gases com efeito de estufa na Europa é da responsabilidade do setor dos transportes.
Três benefícios do ZERO Diesel B100
Com uma composição 100% renovável, a principal vantagem deste novo combustível da PRIO é ser uma alternativa bastante sustentável face aos combustíveis fósseis. A única questão a que os gestores de frota têm de estar atentos é ao intervalo entre manutenções do motor, já que aqueles que usam o ZERO Diesel B100 têm um intervalo diferente.
Mas há mais vantagens? Há, sim. Espreita de seguida.
1. Vantagens ambientais: uma vez que garante uma redução significativa das emissões de dióxido de carbono.
2. Vantagens operacionais: qualquer veículo com motor a gasóleo pode usar o ZERO Diesel B100, dispensando modificações ou adaptações, e mantém o mesmo nível de desempenho.
3. Vantagens económicas: pode ter associado alguns benefícios fiscais e incentivos governamentais. Além disso, ao reduzir as emissões de dióxido de carbono, também reduzem ou são anuladas as penalidades que, eventualmente, algumas frotas teriam de pagar.
Conhece dois casos de sucesso
Apesar de ainda não ser de uso generalizado, uma vez que não é largamente comercializado, o ZERO Diesel B100 já faz parte do dia a dia de muitas empresas ou organizações. O que comprova o compromisso da PRIO com a descarbonização da mobilidade.
Do aeroporto do Porto…
Desde 2023 que a Portway, a empresa responsável pelo handling no aeroporto Francisco Sá Carneiro, usa este biocombustível 100% renovável da PRIO.
Depois de uma fase piloto, o ZERO Diesel B100 passou a ser usado no abastecimento dos autocarros de transporte de passageiros e dos Ground Power Units (os equipamentos que fornecem energia ao avião quando este está em terra) deste aeroporto. A estimativa aponta para o consumo de 400 mil litros deste combustível em dois anos, o que se traduz numa queda na produção de mil toneladas de dióxido de carbono. O que tem um impacto muito positivo na poluição atmosférica.
…até ao setor marítimo na Madeira
Tanto o ferry que faz a ligação entre Porto Santo e a Madeira, como o navio que assegura o transporte de carga entre esta ilha e o continente também já usam o ZERO Diesel B100. Para tal tiveram de adotar um sistema de blending inovador, desenvolvido pela TecnoVeritas, e que permite misturar o biocombustível da PRIO com HFO (um combustível mais pesado), passando assim a ser movidos a BioHFO.
Com a incorporação deste biocombustível no ‘Lobo Marinho’ e no ‘Funchalense 5’, em linha com as exigências regulamentares na União Europeia e um pouco por todo o mundo, foi dado um passo importante para um futuro mais sustentável do setor marítimo. Ou seja, é possível um shipping mais verde.
Gama de produtos espelha compromisso da PRIO
É para liderar a transição para energias mais limpas e para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU que a companhia tem vindo a trabalhar.
Hoje, a PRIO é a maior produtora nacional de biocombustíveis a partir de matérias-primas residuais e a melhor prova do seu compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização é a sua gama de produtos.
Dela fazem parte produtos como o ZERO Diesel B100, mas também o ECO Diesel, com 15% de energia renovável e ideal para todos os veículos com motor a combustão. Outra alternativa mais limpa é o ECO Bunkers, desenvolvido para o setor marítimo. Trata-se de um combustível ecológico que combina 15% de biocombustível avançado com gasóleo marítimo, e que traz duas grandes vantagens: a redução até 18% das emissões de gases com efeito de estufa, e a diminuição de consumo até 10%.
Nesta oferta inclui-se também o FLEX Diesel, que permite uma incorporação entre 15 a 100% de combustível renovável, de acordo com a necessidade das frotas. E há ainda o ZERO Diesel, para frotas automóveis, tanto de ligeiros como de mercadorias. Tal como o Zero Diesel B100, este combustível não tem qualquer fonte de energia fóssil na sua composição.
A este grupo junta-se ainda o ZERO Diesel HVO, um biocombustível ideal para frotas e para veículos pesados. Entre as suas principais características estão o facto de ser 100% renovável e ter menos 90% de emissões de gases com efeito de estufa, e ser compatível com outros combustíveis disponíveis no mercado. Além de bom para o ambiente, é bom para a economia, já que garante o elevado desempenho do motor, bem como o tempo de vida útil do filtro de partículas.
Pronto para a condução mais verde?
A transição energética e a descarbonização são os dois grandes objetivos que países e organizações se esforçam por cumprir para combater as alterações climáticas, sob pena de comprometerem o futuro do planeta e das gerações vindouras.
Por isso dividem-se entre o sentido de dever e de responsabilidade social, e a adoção de comportamentos mais sustentáveis por imposição legal, rumo à neutralidade carbónica.
Portugal assumiu com a União Europeia o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050, tal como previsto na Lei Europeia do Clima. Mas desde os anos 90 que a Europa se lançou neste combate às alterações climáticas, tendo criado as normas Euro.
Perante este cenário, já fazes a tua parte? Repara que o uso de combustíveis renováveis - como aqueles que fazem parte da oferta da PRIO - só traz vantagens ao ambiente e à tua frota… que se torna mais eficiente (logo, poupa mais).
Se tens uma frota automóvel, não percas mais tempo: experimenta as novas alternativas no mercado dos combustíveis, como este novo ZERO Diesel B100.
Vê também:
• E-fuels: solução ou distração para a transição energética?
• Sabes qual é o combustível mais poluente e como evitá-lo?
• Qual é o papel dos biocombustíveis contra as alterações climáticas?