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Combustíveis
Tudo o que precisas de saber sobre a conversão GPL do teu veículo
Converter um automóvel, a gasóleo ou a gasolina, para GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) pode permitir-te, a médio e longo prazo, poupanças substanciais nos consumos de combustível. Além disso, é uma alternativa mais ecológica e amiga do ambiente.
Apostar na conversão GPL de um veículo é um investimento e, como tal, necessitas de ponderar se este é compensatório. É um processo que levanta algumas dúvidas, mas que pode ajudar-te a aumentar a autonomia do teu carro e a poupares mais, no final do mês.
Quais os prós e os contras associados à instalação do kit GPL? Como decorre a transformação? Quais as burocracias legais desta mudança? Esclarecemos tudo neste artigo, para avaliares as opções antes de avançares.
Conversão GPL: o que importa saber antes de avançares
Em primeiro lugar, vale a pena relembrar-te que o GPL auto é um combustível alternativo mais limpo e económico do que o gasóleo ou a gasolina simples. Quando usado num veículo, fica armazenado em forma líquida no depósito. Depois, converte-se em gás para alimentar o motor, assim que atingir a temperatura adequada.
Todos os carros movidos a GPL possuem dois depósitos: um para o gasóleo, ou para a gasolina, e outro para armazenar o gás. Portanto, se apostares na conversão GPL, não te esqueças que o teu veículo será alimentado de forma híbrida.
O processo de arranque na conversão GPL
Quando o motor de um veículo movido a GPL arranca a frio, precisa de recorrer a um combustível convencional (gasolina ou gasóleo). Isto deve-se ao facto do GPL estar armazenado em estado líquido e a pressões moderadamente baixas, o que dificulta a sua vaporização eficaz.
À medida que o motor for aquecendo e a temperatura do sistema de injeção de GPL atingir o ponto certo, este ajusta-se automaticamente, permitindo que o teu veículo utilize o gás como combustível principal. Tudo isto ocorre de maneira suave, segura e gradual.
Dois depósitos: vantagens e desvantagens
A instalação de um kit GPL no teu carro pode roubar-te algum espaço na mala. Tudo dependerá do tipo de depósito (cilíndrico ou tórico) que escolhas. No entanto, o que perderes em espaço podes ganhar em flexibilidade e autonomia.
Ter um depósito de combustível convencional permite-te alternar entre GPL e gasolina/gasóleo, conforme necessário. Isto pode ser particularmente útil, se não encontrares postos de abastecimento de GPL em determinadas áreas.
A conversão GPL oferece-te duas soluções de armazenamento de combustível, mas é importante que não te esqueças de abastecer o depósito do gás. Caso isso aconteça, o mais provável é que o teu veículo consuma mais combustível do que o esperado, em relação aos carros que não foram convertidos.
Por fim, o dado mais importante de todos: recorre sempre a uma oficina certificada para fazer a conversão. O IMT disponibiliza uma lista de entidades certificadas, que estão habilitadas para tratar do processo com segurança.
Idealmente, se estiveres a considerar a conversão GPL, os carros a gasolina são os candidatos ideais. No entanto, esta transformação não é impossível em veículos a gasóleo — mas vai exigir um investimento maior e pode demorar a ter retorno.
Conversão GPL em carros a gasolina
À partida, a conversão de um carro a gasolina é mais simples e barata do que a de um carro a gasóleo.
Em traços gerais, porque a necessidade de equipamentos varia conforme o sistema escolhido, o processo vai implicar a instalação de novos componentes no teu carro. Destacamos os seguintes, para ires tomando nota:
• Uma entrada para GPL, que irá permitir abastecer o depósito;
• Um novo depósito para armazenar o GPL no seu estado líquido;
• Tubos para a passagem do combustível;
• Cablagem elétrica;
• Filtro, que ajuda a limpar o GPL usado e a proteger os injetores contra impurezas;
• Comutador;
• Injetores específicos, que permitirão o correto fornecimento de combustível;
• Válvulas, que permitirão a circulação do GPL em ambos os sentidos, ajudando a nivelar o combustível no depósito;
• Indicador do nível de GPL;
• Centralina.
Conversão GPL em carros a gasóleo
Já aqui o referimos, mas reforçamos: o processo de conversão de um carro a gasóleo é mais difícil e implica um investimento maior, mas nada está perdido.
Caso seja o caso, existem dois métodos que te permitem avançar com a conversão GPL:
• Ottorização
O primeiro método é a “ottorização” do motor. Basicamente, isto envolve a modificação ou substituição da cabeça dos cilindros, para que seja criada uma câmara de combustão; bem como a cabeça do motor, para ser possível a utilização de velas de ignição.
Esta transformação, além de envolver mais custos e riscos, pode originar uma perda de eficiência do motor. Deves informar-te junto da entidade certificada que escolheres, para perceberes até que ponto o teu carro pode ser prejudicado.
• Dual-Fuel
O segundo método passa pela instalação de um sistema dual-fuel. Tal como o nome indica, este mecanismo permite que os carros movidos a gasóleo utilizem dois combustíveis em simultâneo.
Precisamos de alertar-te que a instalação deste tipo de sistema destina-se apenas a alguns modelos a diesel, devido à sua elevada incompatibilidade. Por isso, não te esqueças de fazer uma pesquisa detalhada sobre a viabilidade deste método no teu veículo.
Quanto posso esperar gastar na conversão?
Os custos da conversão GPL podem variar de acordo com a marca do carro, o modelo, a cilindrada ou a potência.
Num carro a gasolina, a instalação de um kit GPL ronda os 1500 euros. É um investimento dispendioso, mas que pode trazer-te retorno em poucos meses, devido à diferença de preço do GPL auto.
Num carro a gasóleo, a conversão GPL é mais dispendiosa e a oferta de entidades certificadas que consigam garantir o sucesso da mesma é menor. Podes gastar cerca de 3000 euros e o retorno do investimento pode demorar mais tempo.
Quais as principais vantagens do GPL?
Apostar na conversão GPL de um veículo pode trazer-te inúmeras vantagens. O GPL auto é um combustível mais económico e sustentável. Ou seja, a tua carteira e o planeta podem lucrar muito com esta transformação.
Descobre aqui como funciona e quais as suas principais.
Que mitos estão associados à conversão GPL?
À medida que a conversão de veículos para GPL se apresenta como uma alternativa, os mitos associados a esta mudança instalam-se. Por isso, vamos ajudar-te a separar os factos da ficção, esclarecendo algumas ideias erradas associadas a este tema.
Manutenção constante
Os veículos a GPL não são sinónimo de manutenções mais caras ou frequentes. As inspeções regulares, como em qualquer veículo, garantirão o seu bom funcionamento a médio e a longo prazo.
Risco de Explosão
Um dos principais mitos associados aos carros movidos a gás é o risco de incêndio ou explosão, em caso de acidente. Contudo, diversos estudos e testes de segurança já demonstraram que, na eventualidade de colisão, os depósitos de GPL são seguros. Aliás, são dos componentes mais resistentes a impactos.
Limitações no estacionamento
A dificuldade de estacionamento surge também como um dos principais contras associados à conversão GPL. No entanto, desde 2013, todos os veículos a gás que tenham passado numa Inspeção Extraordinária, podem estacionar livremente em garagens e/ou parques fechados.
Realçamos apenas que os veículos a GPL que possuam componentes que não tenham sido instalados e aprovados, de acordo com os requisitos da Portaria n. 207-A/2013, de 25 de junho, estão proibidos de estacionar em parques de estacionamento subterrâneos ou fechados. Caso esta lei seja violada, há multas que oscilam entre os 250 e os 1250 euros.
Poucos postos de abastecimento
A disponibilidade de postos de abastecimento pode variar consoante a área. Se escolheres a PRIO para abasteceres o teu veículo, consegues consultar todos os postos GPL disponíveis, sem comprometeres as tuas viagens.
O que fazer depois da conversão GPL do veículo?
Há determinados procedimentos legais que deves assegurar, depois de converteres o teu veículo. Geralmente, estas questões são tratadas pela oficina que realizou a transformação, mas explicamos-te o que garantir:
• O certificado de instalação do sistema de alimentação a GPL, emitido nos termos do anexo I da Portaria 207-A/2013, de 25 de junho, por uma entidade reconhecida para o efeito;
• O documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
• O Certificado de Inspeção Extraordinária (modelo 113), emitido pelo Centro de Inspeção;
• O documento de identificação do proprietário do veículo.
4. Se não forem detetadas irregularidades, o IMT vai emitir-te um novo Certificado de Matrícula. Este procedimento tem um custo de 50 euros, mas podes submetê-lo através do IMT online e usufruir de 10% de desconto.
Abastece com GPL na PRIO
Após converteres o teu veículo, abastece com GPL nos postos PRIO e mantém o depósito cheio, sempre ao melhor preço. Caso instales a App PRIO.GO, podes pagar os teus abastecimentos sem teres de sair do carro.
Lê também:
• Protege do planeta (e a tua careira): escolhe combustíveis PRIO
• Autogás: descobre como funciona e as principais vantagens
• Como abastecer com GPL: 13 dicas e cuidados a ter
Apostar na conversão GPL de um veículo é um investimento e, como tal, necessitas de ponderar se este é compensatório. É um processo que levanta algumas dúvidas, mas que pode ajudar-te a aumentar a autonomia do teu carro e a poupares mais, no final do mês.
Quais os prós e os contras associados à instalação do kit GPL? Como decorre a transformação? Quais as burocracias legais desta mudança? Esclarecemos tudo neste artigo, para avaliares as opções antes de avançares.
Conversão GPL: o que importa saber antes de avançares
Em primeiro lugar, vale a pena relembrar-te que o GPL auto é um combustível alternativo mais limpo e económico do que o gasóleo ou a gasolina simples. Quando usado num veículo, fica armazenado em forma líquida no depósito. Depois, converte-se em gás para alimentar o motor, assim que atingir a temperatura adequada.
Todos os carros movidos a GPL possuem dois depósitos: um para o gasóleo, ou para a gasolina, e outro para armazenar o gás. Portanto, se apostares na conversão GPL, não te esqueças que o teu veículo será alimentado de forma híbrida.
O processo de arranque na conversão GPL
Quando o motor de um veículo movido a GPL arranca a frio, precisa de recorrer a um combustível convencional (gasolina ou gasóleo). Isto deve-se ao facto do GPL estar armazenado em estado líquido e a pressões moderadamente baixas, o que dificulta a sua vaporização eficaz.
À medida que o motor for aquecendo e a temperatura do sistema de injeção de GPL atingir o ponto certo, este ajusta-se automaticamente, permitindo que o teu veículo utilize o gás como combustível principal. Tudo isto ocorre de maneira suave, segura e gradual.
Dois depósitos: vantagens e desvantagens
A instalação de um kit GPL no teu carro pode roubar-te algum espaço na mala. Tudo dependerá do tipo de depósito (cilíndrico ou tórico) que escolhas. No entanto, o que perderes em espaço podes ganhar em flexibilidade e autonomia.
Ter um depósito de combustível convencional permite-te alternar entre GPL e gasolina/gasóleo, conforme necessário. Isto pode ser particularmente útil, se não encontrares postos de abastecimento de GPL em determinadas áreas.
A conversão GPL oferece-te duas soluções de armazenamento de combustível, mas é importante que não te esqueças de abastecer o depósito do gás. Caso isso aconteça, o mais provável é que o teu veículo consuma mais combustível do que o esperado, em relação aos carros que não foram convertidos.
Por fim, o dado mais importante de todos: recorre sempre a uma oficina certificada para fazer a conversão. O IMT disponibiliza uma lista de entidades certificadas, que estão habilitadas para tratar do processo com segurança.
Idealmente, se estiveres a considerar a conversão GPL, os carros a gasolina são os candidatos ideais. No entanto, esta transformação não é impossível em veículos a gasóleo — mas vai exigir um investimento maior e pode demorar a ter retorno.
Conversão GPL em carros a gasolina
À partida, a conversão de um carro a gasolina é mais simples e barata do que a de um carro a gasóleo.
Em traços gerais, porque a necessidade de equipamentos varia conforme o sistema escolhido, o processo vai implicar a instalação de novos componentes no teu carro. Destacamos os seguintes, para ires tomando nota:
• Uma entrada para GPL, que irá permitir abastecer o depósito;
• Um novo depósito para armazenar o GPL no seu estado líquido;
• Tubos para a passagem do combustível;
• Cablagem elétrica;
• Filtro, que ajuda a limpar o GPL usado e a proteger os injetores contra impurezas;
• Comutador;
• Injetores específicos, que permitirão o correto fornecimento de combustível;
• Válvulas, que permitirão a circulação do GPL em ambos os sentidos, ajudando a nivelar o combustível no depósito;
• Indicador do nível de GPL;
• Centralina.
Conversão GPL em carros a gasóleo
Já aqui o referimos, mas reforçamos: o processo de conversão de um carro a gasóleo é mais difícil e implica um investimento maior, mas nada está perdido.
Caso seja o caso, existem dois métodos que te permitem avançar com a conversão GPL:
• Ottorização
O primeiro método é a “ottorização” do motor. Basicamente, isto envolve a modificação ou substituição da cabeça dos cilindros, para que seja criada uma câmara de combustão; bem como a cabeça do motor, para ser possível a utilização de velas de ignição.
Esta transformação, além de envolver mais custos e riscos, pode originar uma perda de eficiência do motor. Deves informar-te junto da entidade certificada que escolheres, para perceberes até que ponto o teu carro pode ser prejudicado.
• Dual-Fuel
O segundo método passa pela instalação de um sistema dual-fuel. Tal como o nome indica, este mecanismo permite que os carros movidos a gasóleo utilizem dois combustíveis em simultâneo.
Precisamos de alertar-te que a instalação deste tipo de sistema destina-se apenas a alguns modelos a diesel, devido à sua elevada incompatibilidade. Por isso, não te esqueças de fazer uma pesquisa detalhada sobre a viabilidade deste método no teu veículo.
Quanto posso esperar gastar na conversão?
Os custos da conversão GPL podem variar de acordo com a marca do carro, o modelo, a cilindrada ou a potência.
Num carro a gasolina, a instalação de um kit GPL ronda os 1500 euros. É um investimento dispendioso, mas que pode trazer-te retorno em poucos meses, devido à diferença de preço do GPL auto.
Num carro a gasóleo, a conversão GPL é mais dispendiosa e a oferta de entidades certificadas que consigam garantir o sucesso da mesma é menor. Podes gastar cerca de 3000 euros e o retorno do investimento pode demorar mais tempo.
Quais as principais vantagens do GPL?
Apostar na conversão GPL de um veículo pode trazer-te inúmeras vantagens. O GPL auto é um combustível mais económico e sustentável. Ou seja, a tua carteira e o planeta podem lucrar muito com esta transformação.
Descobre aqui como funciona e quais as suas principais.
Que mitos estão associados à conversão GPL?
À medida que a conversão de veículos para GPL se apresenta como uma alternativa, os mitos associados a esta mudança instalam-se. Por isso, vamos ajudar-te a separar os factos da ficção, esclarecendo algumas ideias erradas associadas a este tema.
Manutenção constante
Os veículos a GPL não são sinónimo de manutenções mais caras ou frequentes. As inspeções regulares, como em qualquer veículo, garantirão o seu bom funcionamento a médio e a longo prazo.
Risco de Explosão
Um dos principais mitos associados aos carros movidos a gás é o risco de incêndio ou explosão, em caso de acidente. Contudo, diversos estudos e testes de segurança já demonstraram que, na eventualidade de colisão, os depósitos de GPL são seguros. Aliás, são dos componentes mais resistentes a impactos.
Limitações no estacionamento
A dificuldade de estacionamento surge também como um dos principais contras associados à conversão GPL. No entanto, desde 2013, todos os veículos a gás que tenham passado numa Inspeção Extraordinária, podem estacionar livremente em garagens e/ou parques fechados.
Realçamos apenas que os veículos a GPL que possuam componentes que não tenham sido instalados e aprovados, de acordo com os requisitos da Portaria n. 207-A/2013, de 25 de junho, estão proibidos de estacionar em parques de estacionamento subterrâneos ou fechados. Caso esta lei seja violada, há multas que oscilam entre os 250 e os 1250 euros.
Poucos postos de abastecimento
A disponibilidade de postos de abastecimento pode variar consoante a área. Se escolheres a PRIO para abasteceres o teu veículo, consegues consultar todos os postos GPL disponíveis, sem comprometeres as tuas viagens.
O que fazer depois da conversão GPL do veículo?
Há determinados procedimentos legais que deves assegurar, depois de converteres o teu veículo. Geralmente, estas questões são tratadas pela oficina que realizou a transformação, mas explicamos-te o que garantir:
- Deves realizar uma inspeção num Centro de Inspeções da categoria B;
- Não havendo qualquer inconformidade, o teu veículo é aprovado, sendo emitido um Certificado de Inspeção Extraordinária (modelo 113);
- Necessitas de submeter um pedido de regularização da transformação ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ao qual deves juntar os seguintes documentos:
• O certificado de instalação do sistema de alimentação a GPL, emitido nos termos do anexo I da Portaria 207-A/2013, de 25 de junho, por uma entidade reconhecida para o efeito;
• O documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
• O Certificado de Inspeção Extraordinária (modelo 113), emitido pelo Centro de Inspeção;
• O documento de identificação do proprietário do veículo.
4. Se não forem detetadas irregularidades, o IMT vai emitir-te um novo Certificado de Matrícula. Este procedimento tem um custo de 50 euros, mas podes submetê-lo através do IMT online e usufruir de 10% de desconto.
Abastece com GPL na PRIO
Após converteres o teu veículo, abastece com GPL nos postos PRIO e mantém o depósito cheio, sempre ao melhor preço. Caso instales a App PRIO.GO, podes pagar os teus abastecimentos sem teres de sair do carro.
Lê também:
• Protege do planeta (e a tua careira): escolhe combustíveis PRIO
• Autogás: descobre como funciona e as principais vantagens
• Como abastecer com GPL: 13 dicas e cuidados a ter