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Converter um automóvel, a gasóleo ou a gasolina, para GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) pode permitir-te, a médio e longo prazo, poupanças substanciais nos consumos de combustível. Além disso, é uma alternativa mais ecológica e amiga do ambiente.

Apostar na conversão GPL de um veículo é um investimento e, como tal, necessitas de ponderar se este é compensatório. É um processo que levanta algumas dúvidas, mas que pode ajudar-te a aumentar a autonomia do teu carro e a poupares mais, no final do mês.

Quais os prós e os contras associados à instalação do kit GPL? Como decorre a transformação? Quais as burocracias legais desta mudança? Esclarecemos tudo neste artigo, para avaliares as opções antes de avançares.

Conversão GPL: o que importa saber antes de avançares

Em primeiro lugar, vale a pena relembrar-te que o GPL auto é um combustível alternativo mais limpo e económico do que o gasóleo ou a gasolina simples. Quando usado num veículo, fica armazenado em forma líquida no depósito. Depois, converte-se em gás para alimentar o motor, assim que atingir a temperatura adequada.

Todos os carros movidos a GPL possuem dois depósitos: um para o gasóleo, ou para a gasolina, e outro para armazenar o gás. Portanto, se apostares na conversão GPL, não te esqueças que o teu veículo será alimentado de forma híbrida.

O processo de arranque na conversão GPL

Quando o motor de um veículo movido a GPL arranca a frio, precisa de recorrer a um combustível convencional (gasolina ou gasóleo). Isto deve-se ao facto do GPL estar armazenado em estado líquido e a pressões moderadamente baixas, o que dificulta a sua vaporização eficaz.

À medida que o motor for aquecendo e a temperatura do sistema de injeção de GPL atingir o ponto certo, este ajusta-se automaticamente, permitindo que o teu veículo utilize o gás como combustível principal. Tudo isto ocorre de maneira suave, segura e gradual.

Dois depósitos: vantagens e desvantagens

A instalação de um kit GPL no teu carro pode roubar-te algum espaço na mala. Tudo dependerá do tipo de depósito (cilíndrico ou tórico) que escolhas. No entanto, o que perderes em espaço podes ganhar em flexibilidade e autonomia.

Ter um depósito de combustível convencional permite-te alternar entre GPL e gasolina/gasóleo, conforme necessário. Isto pode ser particularmente útil, se não encontrares postos de abastecimento de GPL em determinadas áreas.

A conversão GPL oferece-te duas soluções de armazenamento de combustível, mas é importante que não te esqueças de abastecer o depósito do gás. Caso isso aconteça, o mais provável é que o teu veículo consuma mais combustível do que o esperado, em relação aos carros que não foram convertidos.

Por fim, o dado mais importante de todos: recorre sempre a uma oficina certificada para fazer a conversão. O IMT disponibiliza uma lista de entidades certificadas, que estão habilitadas para tratar do processo com segurança.

Idealmente, se estiveres a considerar a conversão GPL, os carros a gasolina são os candidatos ideais. No entanto, esta transformação não é impossível em veículos a gasóleo — mas vai exigir um investimento maior e pode demorar a ter retorno.

Conversão GPL em carros a gasolina

À partida, a conversão de um carro a gasolina é mais simples e barata do que a de um carro a gasóleo.

Em traços gerais, porque a necessidade de equipamentos varia conforme o sistema escolhido, o processo vai implicar a instalação de novos componentes no teu carro. Destacamos os seguintes, para ires tomando nota:

• 
Uma entrada para GPL, que irá permitir abastecer o depósito;
Um novo depósito para armazenar o GPL no seu estado líquido;
Tubos para a passagem do combustível;
Cablagem elétrica;
Filtro, que ajuda a limpar o GPL usado e a proteger os injetores contra impurezas;
Comutador;
Injetores específicos, que permitirão o correto fornecimento de combustível;
Válvulas, que permitirão a circulação do GPL em ambos os sentidos, ajudando a nivelar o combustível no depósito;
Indicador do nível de GPL;
Centralina.

Conversão GPL em carros a gasóleo

Já aqui o referimos, mas reforçamos: o processo de conversão de um carro a gasóleo é mais difícil e implica um investimento maior, mas nada está perdido.

Caso seja o caso, existem dois métodos que te permitem avançar com a conversão GPL:

• Ottorização

O primeiro método é a “ottorização” do motor. Basicamente, isto envolve a modificação ou substituição da cabeça dos cilindros, para que seja criada uma câmara de combustão; bem como a cabeça do motor, para ser possível a utilização de velas de ignição.

Esta transformação, além de envolver mais custos e riscos, pode originar uma perda de eficiência do motor. Deves informar-te junto da entidade certificada que escolheres, para perceberes até que ponto o teu carro pode ser prejudicado.

• Dual-Fuel

O segundo método passa pela instalação de um sistema dual-fuel. Tal como o nome indica, este mecanismo permite que os carros movidos a gasóleo utilizem dois combustíveis em simultâneo.

Precisamos de alertar-te que a instalação deste tipo de sistema destina-se apenas a alguns modelos a diesel, devido à sua elevada incompatibilidade. Por isso, não te esqueças de fazer uma pesquisa detalhada sobre a viabilidade deste método no teu veículo.

Quanto posso esperar gastar na conversão?

Os custos da conversão GPL podem variar de acordo com a marca do carro, o modelo, a cilindrada ou a potência.

Num carro a gasolina, a instalação de um kit GPL ronda os 1500 euros. É um investimento dispendioso, mas que pode trazer-te retorno em poucos meses, devido à diferença de preço do GPL auto.

Num carro a gasóleo, a conversão GPL é mais dispendiosa e a oferta de entidades certificadas que consigam garantir o sucesso da mesma é menor. Podes gastar cerca de 3000 euros e o retorno do investimento pode demorar mais tempo.

Quais as principais vantagens do GPL?

Apostar na conversão GPL de um veículo pode trazer-te inúmeras vantagens. O GPL auto é um combustível mais económico e sustentável. Ou seja, a tua carteira e o planeta podem lucrar muito com esta transformação.

Descobre aqui como funciona e quais as suas principais.

Que mitos estão associados à conversão GPL?

À medida que a conversão de veículos para GPL se apresenta como uma alternativa, os mitos associados a esta mudança instalam-se. Por isso, vamos ajudar-te a separar os factos da ficção, esclarecendo algumas ideias erradas associadas a este tema.

Manutenção constante

Os veículos a GPL não são sinónimo de manutenções mais caras ou frequentes. As inspeções regulares, como em qualquer veículo, garantirão o seu bom funcionamento a médio e a longo prazo.

Risco de Explosão

Um dos principais mitos associados aos carros movidos a gás é o risco de incêndio ou explosão, em caso de acidente. Contudo, diversos estudos e testes de segurança já demonstraram que, na eventualidade de colisão, os depósitos de GPL são seguros. Aliás, são dos componentes mais resistentes a impactos.

Limitações no estacionamento

A dificuldade de estacionamento surge também como um dos principais contras associados à conversão GPL. No entanto, desde 2013, todos os veículos a gás que tenham passado numa Inspeção Extraordinária, podem estacionar livremente em garagens e/ou parques fechados.

Realçamos apenas que os veículos a GPL que possuam componentes que não tenham sido instalados e aprovados, de acordo com os requisitos da Portaria n. 207-A/2013, de 25 de junho, estão proibidos de estacionar em parques de estacionamento subterrâneos ou fechados. Caso esta lei seja violada, há multas que oscilam entre os 250 e os 1250 euros.

Poucos postos de abastecimento

A disponibilidade de postos de abastecimento pode variar consoante a área. Se escolheres a PRIO para abasteceres o teu veículo, consegues consultar todos os postos GPL disponíveis, sem comprometeres as tuas viagens.

O que fazer depois da conversão GPL do veículo?

Há determinados procedimentos legais que deves assegurar, depois de converteres o teu veículo. Geralmente, estas questões são tratadas pela oficina que realizou a transformação, mas explicamos-te o que garantir:

  1. Deves realizar uma inspeção num Centro de Inspeções da categoria B;
  2. Não havendo qualquer inconformidade, o teu veículo é aprovado, sendo emitido um Certificado de Inspeção Extraordinária (modelo 113);
  3. Necessitas de submeter um pedido de regularização da transformação ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ao qual deves juntar os seguintes documentos:
        • O Formulário Modelo 9 IMT preenchido;
        • O certificado de instalação do sistema de alimentação a GPL, emitido nos termos do anexo I da Portaria 207-A/2013, de 25 de junho, por uma entidade reconhecida para o efeito;
        • O documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
        • O Certificado de Inspeção Extraordinária (modelo 113), emitido pelo Centro de Inspeção; 
        • O documento de identificação do proprietário do veículo.
    4. Se não forem detetadas irregularidades, o IMT vai emitir-te um novo Certificado de Matrícula. Este procedimento tem um custo de 50 euros, mas podes submetê-lo através do IMT online e usufruir de 10% de desconto.

Abastece com GPL na PRIO

Após converteres o teu veículo, abastece com GPL nos postos PRIO e mantém o depósito cheio, sempre ao melhor preço. Caso instales a App PRIO.GO, podes pagar os teus abastecimentos sem teres de sair do carro.


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