Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Já ouviste falar em mobilidade suave? Descobre porque é importante

Mobilidade Elétrica

28 Novembro 2022

Já ouviste falar em mobilidade suave? Descobre porque é importante

mobilidade-suave
A mobilidade suave, também designada por mobilidade sustentável ou mobilidade não motorizada, é vista como um dos pilares da sustentabilidade das grandes cidades.

Diminuir o tráfego automóvel nas deslocações diárias, reduzir as emissões de gases com efeito estufa e contribuir para que os cidadãos tenham comportamentos mais sustentáveis são alguns dos seus objetivos.

Em Portugal, tal como um pouco por todo o mundo, a limitação de carros antigos e poluentes nos centros urbanos, a criação de ciclovias e a instalação de postos de carregamento para carros elétricos são algumas das mudanças em curso. Por exemplo, sabias que em Portugal há mais de 3 mil km de ciclovias? E que é o 4º país da União Europeia com mais postos de carregamento para carros elétricos, com mais de 5000 pontos dos quais quase mil são rápidos ou ultra-rápidos?

As cidades estão a criar este tipo de infraestruturas para acomodar novas formas de mobilidade urbana até porque estão comprometidas com os objetivos de neutralidade carbónica e com o futuro das gerações vindouras.

Mobilidade suave: desloca-te de forma mais rápida, mais barata e mais ecológica

Todos os dias passas demasiado tempo parado no trânsito, e se olhares à volta, os teus vizinhos também enfrentam este suplício sozinhos no carro. A máxima passou a ser: uma pessoa, um carro.

E se a esse tempo perdido juntares a despesa do combustível e do desgaste do carro, tal como a poluição resultante das emissões de CO2, vais chegar à conclusão de que há muito que chegou o tempo de pensares em alternativas para te movimentares.

Quando falamos de alternativas ao uso do carro, possivelmente o teu primeiro pensamento encaminha-se até aos transportes públicos.

Claro que são uma boa alternativa, contudo, a oferta nem sempre é a desejada. Por isso, quem tenta deslocar-se por este meio rapidamente desiste e volta ao uso diário e constante do carro. E se dissermos que os transportes públicos não são a única opção? É aqui que entra a mobilidade suave.

Desloca-te de forma mais sustentável


A mobilidade suave classifica-se de duas formas. Sempre que te deslocas de forma autónoma, por tua conta e com o teu esforço, como por exemplo, a pé e de bicicleta. A segunda forma de classificar a mobilidade suave é quando esta acontece recorrendo a meios de transporte não poluentes, movidos a eletricidade, como por exemplo, os carros e as trotinetes elétricas. Sim, os carros, desde que elétricos, também fazem parte desta forma de mobilidade sustentável.

Bicicletas, patins, e-scooters, hoverboards…

Existem inúmeras formas de te deslocares de forma a promoveres a mobilidade suave. Estas são algumas dessas opções.

Deslocações com exercício físico


A mobilidade suave ou sustentável pode ser feita só com base no teu esforço físico. Como? Simples! Caminha, corre! Ou vai de bicicleta, de skate ou de patins. Qualquer uma das sugestões tem um custo muitíssimo reduzido (apenas na aquisição do material), gera 0% de poluição e é 100% saudável.

Deslocações com uma ajuda elétrica

Se o percurso for muito longo ou se precisares de chegar mais rápido, também existem opções amigas do ambiente e da carteira.

As bicicletas, as trotinetes e as e-scooters (ou scooters elétricas) são igualmente uma excelente forma de te deslocares de forma sustentável nas cidades. Porém, não ficamos por aqui. Ainda podes escolher uma hoverboard e incluir um conjunto para que esta se torne numa espécie de kart.

A PRIO ao serviço da mobilidade suave

Tendo como missão contribuir para um mundo mais ecológico e sustentável, a PRIO tem uma loja online com tudo o que precisas para que a tua mobilidade seja suave e a tua pegada ecológica pequena.

Trotinetes eléctricas, bicicletas eléctricas, hoverboards para todos os gostos, necessidades e carteiras. Passa pela loja online da PRIO e encontra a tua forma de fazeres parte deste movimento de mobilidade urbana. Para bem da tua carteira, do teu tempo, do teu bem-estar, do planeta e do futuro.