Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
A inspeção de carros elétricos e híbridos é um tema que deixa muitos condutores na dúvida, até porque a transição energética está a mudar o panorama automóvel em Portugal.

Dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal e da APVE - Associação Portuguesa do Veículo Elétrico mostram que a frota de veículos eletrificados - elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos convencionais - registou um crescimento significativo.

A título de exemplo, em 2024 os veículos 100% elétricos para passageiros cresceram cerca de 14,7% face ao ano anterior. Com este crescimento, a questão é pertinente: qual é a importância da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) para estes novos modelos?

A verdade é que a IPO é um pilar de segurança rodoviária, garantindo que todos os veículos em circulação mantêm as condições técnicas e de segurança exigidas pela lei.

No entanto, os veículos eletrificados têm particularidades únicas, desde o sistema de propulsão de alta voltagem até aos sistemas de travagem regenerativa, que exigem uma adaptação do processo de verificação.

Neste artigo, a PRIO explica-lhe as alterações significativas no que diz respeito aos componentes testados, o enquadramento legal, os prazos a cumprir e as diferenças práticas entre os testes realizados num 100% elétrico, num híbrido plug-in e num modelo tradicional.

A inspeção periódica obrigatória em Portugal: o que mudou?

O IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes não diferencia o tipo de combustão, o que significa que a inspeção de carros elétricos e híbridos é obrigatória, à semelhança do que acontece com os veículos a combustão.

Segundo o Decreto-Lei n.º 144/2012 de 11 de julho, todos os veículos a motor que circulem na via pública sujeitam-se a esta verificação, regulamentada pelo IMT.

Os prazos de inspeção para elétricos e híbridos mantêm-se idênticos aos dos carros a combustão. A primeira inspeção deve ser realizada quatro anos após a data da primeira matrícula, sendo que as inspeções seguintes ocorrem a cada dois anos até o carro completar oito anos. A partir do oitavo ano, a inspeção passa a ser anual e obrigatória. Regra geral, a periodicidade da inspeção varia apenas consoante a categoria do veículo.

Diferenças face aos veículos de combustão

Enquanto os veículos a combustão são sujeitos a rigorosos testes de emissões de gases, os veículos 100% elétricos estão isentos desta análise por não terem sistema de escape. Em substituição, são adicionados testes específicos aos sistemas de alta tensão.

Já os híbridos, por terem motor de combustão, são geralmente testados em ambas as vertentes.

Penalizações por falta de inspeção

A circulação sem inspeção válida é uma infração grave, que pode resultar em coimas que variam entre 250€ e 1.250€, dependendo da classe do veículo e do tempo de atraso. Em caso de reincidência, o carro é apreendido.

Quando fazer a inspeção do seu carro elétrico ou híbrido?

A inspeção de carros elétricos e híbridos é feita quatro anos após a data da primeira matrícula. Este período permite que o seu carro, ainda coberto pela garantia do fabricante, se estabeleça no mercado antes de ser submetido à verificação obrigatória.

Depois, a periodicidade subsequente segue o mesmo esquema: a cada dois anos até o seu carro completar oito anos e, a partir daí, anualmente.

Existe um calendário para diferentes tipos de híbridos?

Não existe um calendário específico para híbridos convencionais, plug-in ou mild hybrid, já que todos se enquadram na categoria de ligeiros de passageiros para efeitos de IPO, independentemente do seu sistema híbrido.

Como consultar a data da próxima inspeção?

Para garantir que não falha o prazo, a inspeção pode ser realizada durante os três meses que antecedem o dia e mês da primeira matrícula.

Também pode consultar a data da próxima inspeção no Documento Único Automóvel (DUA), no Portal do Cidadão e no simulador que o IMT coloca à sua disposição.

O que é verificado na inspeção de veículos elétricos?

Após passarem pelos pontos do percurso de inspeção considerados “normais”, os veículos a combustão estão prontos para seguir caminho. Pelo contrário, a inspeção de um carro elétrico ou híbrido continua e a legislação em vigor desde 2020 definiu que estes têm de ser submetidos a mais seis testes.

Por norma, a inspeção de um veículo elétrico tem uma duração média de 15 a 20 minutos. No dia da inspeção, são verificados os componentes específicos e comuns do carro.

Componentes específicos

• Carregador e tomada de carregamento
• Motor elétrico e sistema de propulsão
• Sistema de baterias e gestão térmica
• Sistema de travagem regenerativa
• Isolamento elétrico

Componentes comuns

• Travões
• Suspensão e direção
• Pneus e alinhamento
• Iluminação e sinalização
• Sistemas de segurança (airbags, ABS)

Inspeção de carros híbridos

A inspeção de carros híbridos exige uma abordagem “dois em um”, já que estes veículos combinam um motor de combustão interna com um sistema de propulsão elétrico.

Dependendo do tipo de híbrido, os convencionais e os mild hybrid carregam-se automaticamente, enquanto os plug-in são recarregáveis externamente e têm uma bateria de maior capacidade.

Nos híbridos, a verificação do motor de combustão é mantida, incluindo o teste de emissões e a análise do sistema de escape. Isto significa que, ao contrário dos 100% elétricos, os híbridos convencionais e plug-in podem chumbar por valores de emissão excessivos.

Além disso, é feita uma análise detalhada do sistema híbrido integrado, verificando a comunicação entre a gestão do motor térmico e a gestão do motor elétrico, bem como o estado da bateria de alta voltagem.

Onde fazer a inspeção do seu veículo elétrico em Portugal?

A inspeção periódica obrigatória é realizada em centros de inspeção certificados (CITV), supervisionados pelo IMT.

Embora a legislação não obrigue a consultar centros específicos para veículos elétricos, o centro escolhido tem de contar com a preparação necessária dos técnicos.

Os inspetores devem ter formação especializada em segurança de alta tensão, essencial para manusear com segurança os componentes elétricos e evitar riscos de eletrocussão.

Como escolher um centro de inspeções e marcar a IPO

Na hora de escolher um centro de inspeções, opte por um que demonstre experiência ou certificação no tratamento de veículos eletrificados.

A marcação prévia não é obrigatória em todos os centros, mas pode evitar longas esperas ao fazê-lo. Depois, basta ter à mão o DUA e a ficha da última inspeção (se não for a primeira).

Quanto custa a inspeção de um carro elétrico ou híbrido?

O custo da inspeção de carros elétricos e híbridos é o mesmo que para os veículos a combustão.

Os preços médios em Portugal são definidos pelo governo e, para um carro ligeiro de passageiros, rondam os 30€. Ou seja, a transição para a mobilidade elétrica não implica gastos adicionais.

Custos adicionais em caso de reprovação

Em caso de reprovação, terá de corrigir as deficiências e submeter o carro a uma reinspeção, cujo custo é significativamente inferior, rondando os 7-8 euros.

A garantia do fabricante pode cobrir falhas e defeitos de origem (como problemas no sistema de alta tensão) detetados na inspeção, desde que o veículo esteja no prazo de cobertura, mas exclui componentes sujeitos a desgaste normal, como pneus e travões.

É importante lembrar que, após a primeira reprovação, tem 30 dias para voltar ao centro de inspeções. No entanto, se o carro voltar a chumbar, só tem 15 dias para resolver o assunto.

Por isso, não deixe passar estes prazos porque, caso isso aconteça, deixa de ser uma reinspeção e passa a ser obrigatória uma nova avaliação.

Vantagens fiscais e apoios disponíveis

Ao optar por um veículo eletrificado em Portugal, fica isento do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) e, ocasionalmente, pode contar com apoios para a aquisição ou instalação de carregadores, o que compensa os custos de manutenção e inspeção.

Como preparar o seu veículo para a inspeção?

Para garantir uma aprovação à primeira tentativa, comece por um checklist pré-inspeção que inclua todos os componentes comuns. Verifique:

• A ausência de folgas na direção;
• O estado e a pressão dos pneus;
• O estado das escovas limpa-para-brisas;
• O funcionamento de todas as luzes (piscas, médios, máximos, travagem).

A boa notícia é que pode fazer estas verificações em casa, resolvendo grande parte das reprovações.

Nível de carga da bateria recomendado

Embora não haja um requisito legal restrito, é recomendado que a bateria de tração esteja com uma carga entre 30% e 80%. Isto garante que o sistema de propulsão e os circuitos de alta tensão possam ser testados de forma segura e eficaz pelo inspetor.

Manutenções preventivas recomendadas

Manter as manutenções preventivas recomendadas pelo fabricante é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis.

As oficinas especializadas em veículos elétricos realizam diagnósticos específicos aos sistemas de alta tensão, essenciais para o dia da inspeção.

Principais motivos de reprovação em veículos elétricos

Os veículos elétricos têm menos peças móveis do que os carros a combustão, o que reduz os problemas mais comuns identificados, como falhas no motor ou no sistema de escape. No entanto, não estão isentos de risco.

A maioria das falhas deve-se a deficiências nos componentes comuns de segurança e há questões particulares a ter em conta, nomeadamente:

• Desgaste dos pneus devido ao peso das baterias;
• Falhas na iluminação e sinalização;
• Sistema de isolamento elétrico.

Como evitar reprovações

A melhor forma de evitar uma segunda tentativa na IPO é fazer uma revisão pré-inspeção focada tanto nos componentes comuns (pneus, luzes, travões) como nos específicos (estado da bateria e cabos de carregamento).

Manutenção preventiva: a chave para passar na inspeção

Para que o seu carro saia da inspeção com “luz verde”, a PRIO aconselha a que faça uma manutenção preventiva. A boa notícia é que estes tipos de vistorias tendem a ser mais baratos nos modelos elétricos do que nos a combustão.

Quando levar o seu carro elétrico ou híbrido à oficina para um check-up, certifique-se de que os técnicos especializados fazem um raio-x a estes pontos:

• Motor: ao contrário dos veículos a gasolina ou gasóleo, o motor dos elétricos é muito mais simples, já que dispensa componentes como o óleo ou a correia de distribuição;
• Bateria: a bateria de um carro elétrico está programada para durar 15 a 20 anos, sendo que a longevidade aumenta se seguir as recomendações do fabricante do veículo quanto aos prazos de manutenção;
• Sistema de refrigeração: a eficiência do carro depende deste sistema, responsável pela manutenção da temperatura ideal de peças vitais do veículo, como a bateria ou o motor elétrico;
• Travões: nos modelos elétricos os travões têm um tempo de vida útil mais longo quando comparados com os veículos a combustão interna, mas, devido às especificidades da tecnologia integrada, como o sistema de travagem regenerativa, é ainda mais importante seguir os prazos de revisão indicados;
• Pneus: devido à sua construção mais robusta, os veículos elétricos tendem a ser mais pesados do que os convencionais e é fundamental optar por pneus projetados especificamente para este segmento;
• Ar condicionado: tanto o AC como o filtro do habitáculo devem estar em boas condições para garantir a qualidade do ar dentro do seu carro.

O acompanhamento técnico especializado é essencial, bem como escolher parceiros e serviços que invistam na formação dos seus colaboradores em mobilidade elétrica.

Estes fatores são uma garantia de que o seu veículo será preparado corretamente para a IPO, evitando falhas de segurança críticas.

O papel da PRIO nos serviços de mobilidade elétrica

Além de todas estas dicas, a PRIO deixa-lhe uma final: carregue o seu carro elétrico em postos de qualidade comprovada.

Por exemplo, com o cartão PRIO Electric tem acesso à maior rede de carregamento de veículos elétricos, todos certificados e integrados na rede nacional Mobi.E, que fornece energia proveniente de fontes 100% renováveis.

Este cartão para carregar carros elétricos não tem custos de anuidade ou fidelização associados, permite fazer o controlo online da conta e dos consumos e a adesão ao mesmo demora menos de três minutos. Vale a pena experimentar. Concorda?

Se garantir tudo isto e fizer as revisões regulares sugeridas pelo fabricante do seu veículo, tem todas as condições para passar na inspeção de carros elétricos com distinção.

O futuro das inspeções de veículos elétricos em Portugal

A evolução da legislação portuguesa acompanha as diretrizes europeias e espera-se que, nos próximos anos, os testes aos sistemas de alta tensão se tornem ainda mais detalhados.

O desenvolvimento de novas tecnologias de diagnósticos está a simplificar a verificação destes sistemas complexos, permitindo a leitura direta do estado de saúde da bateria ou da integridade do isolamento térmico sem necessidade de desmontagem.

Estas inovações abrem caminho para a possibilidade de inspeções remotas e digitalização de parte do processo. A recolha de dados do veículo pode vir a ser integrada na inspeção de carros elétricos e híbridos, permitindo uma análise mais completa e menos invasiva dos sistemas.

As tendências europeias apontam para a harmonização destes novos requisitos de inspeção. O objetivo é garantir que um veículo elétrico ou híbrido inspecionado em Portugal cumpra os mesmos padrões de segurança que um inspecionado em qualquer outro país da União Europeia, reforçando a confiança e a segurança na mobilidade elétrica além-fronteiras.



Veja também: 
   • Rede Mobi.E: o que é e como utilizar a rede de mobilidade elétrica
   6 cuidados com a bateria do carro no frio: evite surpresas
   • Alinhar a direção: quando fazê-lo e a sua importância