Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

A Mobi.E - Rede de Mobilidade Elétrica, é a rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal. Ou seja, se tens ou vais ter um carro elétrico ou um híbrido, tens mesmo que saber o que é.


Atualmente, a rede de mobilidade elétrica conta com mais de 3.000 postos de carregamento de acesso público em todo o país, onde é possível carregar a bateria dos veículos elétricos. Mais de 1.000 são já de carregamento rápido ou ultra rápido (potência superior a 22 kW).


Como carregar o teu veículo elétrico com a rede de mobilidade elétrica


A rede de mobilidade elétrica, em Portugal, funciona como a rede Multibanco, ou seja, é a Rede Pública de Carregamento para Veículos Elétricos presente em Portugal Continental, Açores e Madeira. Os postos de carregamento podem pertencer a diferentes operadores, e a Mobi.E é a entidade gestora da mobilidade elétrica que permite o acesso universal a esses mesmos postos.


Para carregares o teu veículo em qualquer posto da rede de mobilidade elétrica, deves seguir estes passos:


1. Em primeiro lugar, vais precisar de fazer um contrato com um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Aqui encontras a lista dos que existem neste momento (mas dizemos-te já que a PRIO está na lista desde 2017). É o CEME que te fornecerá tudo o que é necessário para aceder à rede de carregamentos. As condições de utilização da rede de mobilidade elétrica podem ser consultadas no site oficial da entidade gestora.


2. Dirige-te ao posto de carregamento disponível que escolheres. No nosso site consegues encontrar os postos mais perto de ti.


Os postos de carregamento estão classificados de acordo com as suas potências, da seguinte forma:


  • Postos Normais, inferiores a 7,4 kW;
  • Postos Semi Rápidos, de 7,4 kW até 22 kW, inclusive;
  • Postos Rápidos, superiores a 22 kW até 150 kW;
  • Postos Ultra Rápidos, iguais ou superiores a 150 kW.


Existem, também, diferentes tipos de carregamento:


  • Carregamento lento: carregamento que pode demorar mais de 8 horas;
  • Carregamento semi rápido: carregamento máximo até 4 horas;
  • Carregamento rápido: carregamento máximo entre 1h-1h30m;
  • Carregamento ultra rápido: carregamento máximo até 1 hora.


Tem especial atenção à capacidade de carregamento do teu veículo elétrico. A maioria das baterias dos veículos elétricos pode ser carregada em postos normais ou semi rápidos.


Os veículos plug in, por exemplo, não podem utilizar postos rápidos e ultra rápidos. No momento da aquisição da tua viatura elétrica, informa-te junto do teu concessionário sobre as tipologias de postos de carregamento mais indicadas para o modelo que pretendes adquirir.


3. Através do cartão a que passas a ter acesso, escolhe a tomada. Com o cabo correto liga o veículo ao posto de carregamento.

 

4. Passa o cartão no posto para terminar o carregamento. Depois já podes desligar o cabo, seguindo as instruções que vão surgir no posto. O valor a pagar inclui os kWh consumidos no carregamento, a utilização do ponto de carregamento, outros serviços que possam ser prestados, e taxas e impostos.


Quanto é que custa carregar o carro na rede de mobilidade elétrica com a PRIO


Para conheceres o preço dos carregamentos elétricos, consulta o tarifário do serviço PRIO Eletric.


Na PRIO estão disponíveis tarifários bi-horários ou tri-horários, em ciclo semanal ou diário. O valor pode variar de acordo com o local e horário de carregamento. Em qualquer CEME, o preço final é calculado de acordo com os seguintes custos associados:


  • Valor de fornecimento da energia e outros serviços, que depende do contrato efetuado
  • Valor de disponibilização do posto de carregamento – este valor é igual para todos os utilizadores e não depende do CEME com quem for realizado o contrato, estando afixado em cada posto de carregamento
  • Valor referente às tarifas de acesso à rede para a mobilidade elétrica, que são reguladas pela ERSE (disponíveis em erse.pt), comuns a todos os CEME
  • IEC – Imposto Especial sobre o Consumo, comum a todos os CEME
  • Valor referente à gestão da rede, a cobrar pela Mobi.E (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica), comum a todos os CEME
  • IVA – valor referente a Imposto de Valor Acrescentado, comum a todos os CEME


A faturação ocorre, preferencialmente, de forma mensal. Na fatura são incluídos todos os carregamentos associados ao teu contrato.


PRIO: a maior rede nacional de mobilidade elétrica


A PRIO, enquanto Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, mas também enquanto OPC (Operador de Ponto de Carregamento), coloca à tua disposição a maior rede de postos de carregamento de veículos elétricos de Portugal Continental e Ilhas.


Através do nosso cartão de mobilidade passas a ter acesso à rede nacional de mobilidade elétrica. O processo é muito simples:


1 - Adere ao cartão PRIO ELECTRIC


Sem custos de adesão nem anuidades, este cartão dá-te acesso a toda à rede de postos de carregamento de veículos elétricos em Portugal Continental e Ilhas, com a segurança de saberes que foram todos testados, certificados e integrados na rede de carregamento nacional Mobi.E.


Com o PRIO ELECTRIC podes ainda autonomizar os teus consumos, separando as contas dos diversos condutores do veículo, e gerir os custos através do sistema Mobi.E.


2 - Consulta a localização dos postos PRIO onde poderás carregar o teu veículo elétrico. O número de postos de carregamento está em constante evolução.


Se procuras alternativas aos postos de carregamento, sabias que já podes carregar o teu carro elétrico em casa ou no teu local de trabalho, com toda a segurança? Há um carregador de parede que, para além de ser o melhor amigo do teu carro elétrico, é também o aliado perfeito para a tua carteira e para o meio ambiente. Conhece as vantagens da wallbox.