Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Mobilidade elétrica: sabes o que é uma wallbox?

Mobilidade Elétrica

02 Dezembro 2022

Mobilidade elétrica: sabes o que é uma wallbox?

carro elétrico a carregar numa wallbox
As opções de carregamento dos carros elétricos têm vindo a diversificar-se e, graças à wallbox, já o podes fazer no conforto da tua casa ou no teu local de trabalho, com toda a segurança.

Este carregador de parede, além de ser o melhor amigo do teu carro elétrico, é também o aliado perfeito para a tua carteira e para o meio ambiente. Fica, então, a saber quais as vantagens de teres uma wallbox.

Wallbox: o carregador de parede que otimiza tempo, poupa dinheiro e facilita o teu dia a dia

A wallbox revolucionou a forma como os carros elétricos podem ser carregados, poupando uma série de preocupações aos seus proprietários.

A rede de pontos de carregamento elétrico espalhados um pouco por todo o país, continuam a ser uma excelente opção, contudo, se quiseres rentabilizar o teu tempo, também o podes fazer em casa, no trabalho e ainda numa garagem ou parque público. E não te preocupes, que já existe legislação para que o possas fazer dentro das normas.

Neste momento, poderás estar a pensar: “Mas, afinal, quais as principais vantagens de ter uma wallbox?”

Este dispositivo permite que tenhas um posto de carregamento doméstico. É prático, seguro e económico. Com este carregador de parede podes controlar os gastos e os consumos de energia, e ainda definires o carregamento.

Outra grande vantagem da wallbox é a possibilidade de ativares um método de controlo de utilização para que outras pessoas não utilizem o teu dispositivo se este estiver num espaço público. Este método pode passar pelo recurso a um cartão ou pela criação de uma chave. A PRIO tem um modelo de wallbox com 5 cartões RFID, ideal para carregar diariamente o seu veículo elétrico no seu condomínio ou na empresa.

Carregamentos com poupança

Já te dissemos que a utilização da wallbox torna o carregamento do teu carro elétrico mais barato, e chegou o momento de te explicarmos de que forma isto acontece.

A poupança chega de três formas:

1. Tempo é dinheiro

A primeira forma está relacionada com a poupança de algo tão precioso como o dinheiro: o teu tempo. Ao carregares o teu carro elétrico em casa, deixas de te preocupar com a deslocação até um posto e com o facto de teres de esperar que os outros utilizadores que chegaram antes de ti acabem de carregar os seus carros.

2. Menos horas, menos custos

Quando carregas o carro em casa com o auxílio da wallbox encontras a segunda forma de poupança, desta vez no consumo da energia doméstica.

Se ligares o cabo de carregamento do teu carro numa tomada elétrica comum de casa, podes contar com cerca de 40 horas de consumo energético até a bateria ficar totalmente carregada. Já imaginaste o valor da fatura da eletricidade ao fim do mês?

Com a wallbox, o número de horas e o valor da tua fatura mensal baixa drasticamente, já que consegues carregar a bateria cerca de nove vezes mais rápido.

3. Baterias duradouras

Outra forma de poupança reflete-se na vida útil da bateria do teu carro elétrico. As tomadas domésticas, devido à sua potência máxima de 2,8 kW (para uma instalação elétrica monofásica) e às tais 40 horas de carregamento, aumentam o risco de sobreaquecimento e desta forma danificam seriamente a bateria e todo o sistema elétrico. O carregamento com o auxílio da wallbox evita este tipo de problema.

Segurança acima de tudo

A wallbox foi pensada para se adaptar a qualquer bateria e à respetiva potência. Por isso, tem um papel tão importante na segurança do carregamento feito em casa.

Por exemplo, se no período em que estiveres a carregar o teu carro elétrico existirem outros equipamentos ligados, o risco de uma sobrecarga elétrica aumenta consideravelmente. Neste cenário, a wallbox reduz a intensidade da carga, para evitar curto-circuitos.

Quando carregas o teu carro elétrico num momento em que o consumo energético doméstico é baixo, a wallbox permite um aumento da potência da carga, e desta forma a bateria chega aos 100% de carregamento muito mais rápido.

Dispositivos de e para todos os tipos

Encontras vários tipos de wallbox para poder carregar o teu carro elétrico. Os cabos que vêm incluídos também diferem. O cabo Tipo 1 faz a ligação por 5 pinos: Fase, Neutro, Terra, Detetor de Inserção e Piloto de Controlo.

Já a ligação feita através do cabo Tipo 2 tem 7: Três Fases, Neutro, Terra, Detetor de inserção e Piloto de Controlo.

Na loja online da PRIO encontras inúmeros tipos de wallbox que, seguramente, se ajustam ao teu carro elétrico. Para além das wallbox, tens igualmente à tua disposição todos os acessórios necessários, como disjuntores, diferenciais e cabos que dão resposta às tuas necessidades.