Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
4 truques para utilizares corretamente o ar condicionado do teu carro

Dicas

23 Julho 2020

4 truques para utilizares corretamente o ar condicionado do teu carro

4 truques para utilizares corretamente o ar condicionado do teu carro

É importante fazeres algumas manutenções periódicas ao ar condicionado da tua viatura




Nos dias de hoje, o ar condicionado é um equipamento obrigatório em qualquer automóvel. A verdade é que o conforto das nossas viagens está relacionado com a temperatura e caso esteja muito frio ou muito calor, é importante que o condutor esteja exposto à temperatura ideal, reduzindo as hipóteses de se distrair e ter um acidente.


Com as férias de verão aí à porta, a ideia de ter sempre à mão o fato de banho e a toalha é fantástica. Porém, há sempre alguns perigos escondidos, especialmente para os nossos carros, que não se dão particularmente bem com temperaturas altas.


É que o esforço de manter o habitáculo fresco nos dias mais quentes pode ser demais para alguns veículos e, se não forem tomadas as precauções essenciais, corremos o risco de ficar sem forma de nos refrescar nas viagens.


Lá porque um carro tem ar condicionado, não quer dizer que o saiba utilizar corretamente. Por isso mesmo, damos-te pequenos truques que te vão permitir usar o ar condicionado da forma mais eficiente possível, aproveitando toda a tecnologia e assegurando a manutenção do sistema.


1. Não ligues logo o ar condicionado


Quando está muito calor, a tendência é colocar o ar condicionado no máximo mal se liga o motor do carro. No entanto, o sistema é mais eficaz quando o veículo já está em andamento. Se o interior do carro estiver muito quente, liga a ventilação sem o ar condicionado e abre as janelas, pois isso vai expulsar o ar quente. Um minuto depois, já podes ligar o A/C.


2. Limpa o filtro de ar


Manter os filtros limpos é importante para assegurar que nada interrompe o fluxo de ar usado pelo ar condicionado. Caso contrário, o sistema vai consumir mais energia mas não vai conseguir manter fresco o ar no interior do automóvel.

3. Desliga o ar condicionado antes de desligar o carro

Este é um dos gestos que é frequentemente negligenciado aquando a utilização do ar condicionado. Ao desligarmos o carro com o ar condicionado ligado obrigamos a uma paragem brusca do sistema, podendo afetar o funcionamento do compressor.

4. Liga o ar condicionado regularmente

O uso regular do ar condicionado é um dos garantes do seu bom funcionamento. Por isso mesmo, deves fazer um esforço para ligar o ar condicionado, pelo menos, uma vez por semana, mesmo que não esteja muito calor. Isto permite manter todas as ligações desimpedidas e assegura que o mecanismo dará uma boa resposta quando puxares mais por ele.