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Se o número de carros elétricos que circula nas estradas portuguesas é atrativo, poderia ser superior. Isto significaria estarmos a contribuir mais para os compromissos ambientais e taxas fixadas pelo Governo para a adoção de energias verdes, bem como o cumprimento das metas acordadas com Bruxelas.
Sabias que, de acordo com o Eurostat, dos 5,9 milhões de carros que circulavam em Portugal no final de 2023, só 1,87% eram 100% elétricos? O valor, apesar de reduzido, é superior à média europeia: dos 256,5 milhões de carros, só 1,7% era elétrico. Com estes números, Portugal fica no 11º lugar no ranking da União Europeia (UE) com maior adesão aos veículos 100% elétricos.
A evolução da tecnologia de baterias
Pensas que um carro elétrico só tem uma bateria? Não, tem várias baterias ou células, feitas a partir de metais caros, que ficam entre os eixos do automóvel. A missão das células é armazenarem a maior quantidade possível de energia, o maior número de vezes possível. E a verdade é que estas têm um ciclo de vida cada vez mais longo.
De acordo com um estudo conduzido pela canadiana Geotab, a degradação das baterias tende a ser cada vez menor, e aponta para uma perda de 1,8% ao ano. Em alguns modelos, este número cai para 1%. Isto significa que ao fim de 12 anos, um veículo elétrico ainda terá a sua bateria em 80%.
Foco na sustentabilidade das baterias
Ainda assim, é fundamental tornar as próprias baterias mais sustentáveis. Por isso, foi aprovada uma diretiva da UE que prevê a reciclagem e reutilização das baterias no final de vida, promovendo a economia circular. Uma decisão que ganha especial relevância, uma vez que a procura mundial de baterias tende a aumentar e a UE deverá representar 17% do total em 2030.
O papel das baterias na transição energética
Sendo uma peça chave na transição para uma energia mais verde, as baterias passaram a ser um imperativo estratégico na transformação energética da UE, que lançou um plano de ação para ser o líder mundial na produção e utilização de baterias sustentáveis.
Esse plano lançado em 2018 tinha seis grandes objetivos:
• garantir o acesso às matérias-primas;
• apoiar o fabrico de células de bateria em escala na Europa;
• apoiar a investigação e a inovação na União Europeia;
• reforçar a mão de obra e as competências da UE;
• apoiar a sustentabilidade da indústria europeia;
• garantir a coerência do quadro regulamentar.
Aposta forte na inovação
A necessidade de desenvolver baterias mais económicas, eficientes e sustentáveis lançou os fabricantes na procura de novas soluções.
• Redução dos custos: será possível se forem utilizados materiais mais comuns e mais baratos. Alguns fabricantes estão a trabalhar em baterias que usam ferro em vez de iões de lítio, o que pode fazer cair o preço em 20%.
• Reciclagem das baterias: novas técnicas podem levar não só à redução dos custos de produção mas também a um menor impacto ambiental.
• Aumento da capacidade de armazenamento :inovações ao nível do design das baterias permite aumentar a capacidade de armazenamento de energia, o que se traduz em maior autonomia do veículo.
• Melhoria da eficiência energética: novos compostos e novas técnicas de fabrico estão a dar origem a baterias mais duradouras e mais eficientes.
Quais são os tipos de bateria de um carro elétrico?
Numa comparação entre carros elétricos e carros com motor a combustão, os primeiros têm mais argumentos a seu favor. Dos incentivos fiscais à poupança efetiva nos consumos, passando pela maior vantagem de todas – o impacto nulo no ambiente – os carros elétricos são os preferidos.
Ainda assim, há sempre uma dúvida que, muitas vezes, se transforma num travão: qual é a autonomia da bateria? É fundamental saber que há vários tipos de baterias e conhecer as suas principais características.
Fica a saber tudo sobre as diferentes classes de baterias.
Baterias de iões de lítio
A principal vantagem destas baterias, em que o cátodo é de um composto rico em lítio e o ânodo é de grafite, é a elevada densidade energética. Ou seja, maior autonomia. Além disso, as baterias de iões de lítio são leves, têm um bom desempenho no carregamento e estima-se que suportem até 2.000 ciclos de recarga.
No reverso da medalha, estão o preço elevado, o risco de pior desempenho em situações de temperaturas extremas e até a possibilidade de incêndio em caso de dano ou mesmo de mau uso.
As baterias que combinam níquel, manganês e cobalto são as mais comuns na Europa.
Baterias de lítio ferro fosfato
Quando comparadas com as baterias de iões de lítio, têm menor autonomia, uma vez que a densidade energética é moderada. Estas baterias com o cátodo em fosfato de ferro de lítio, suportam bem as temperaturas extremas, o que as torna mais seguras e com maior ciclo de vida. Como ponto negativo, está o tempo de carga mais lento. O peso também é superior às anteriores.
Baterias de estado sólido
Têm uma densidade energética bastante elevada, o que lhes confere maior autonomia. Do lado dos pontos fortes, estão ainda o menor tempo de recarga, a maior vida útil e maior segurança. Por todas estas razões, estas baterias que têm um eletrólito sólido, são consideradas uma solução de futuro. No entanto, ainda estão em desenvolvimento, e têm um custo bastante elevado.
Baterias de hidretos de níquel-metal
Este tipo de baterias é mais comum nos automóveis híbridos. Em comparação com as baterias de níquel-cádmio, por exemplo, são mais ecológicas e têm maior capacidade, bem como um ciclo de vida mais longo. No entanto, levam mais tempo a carregar e não lidam bem com temperaturas elevadas.
Bateria de chumbo-ácido
São as mais antigas e mais baratas e, por essas duas razões, são também as mais usadas em todo o mundo.
Como são muito pesadas e lentas a carregar, regra geral são usadas em carros elétricos mais pequenos.
Bateria de níquel-cádmio
São muito utilizadas e resistem bem a temperaturas baixas. No entanto, são caras, a capacidade de recarga é baixa, o que tem um impacto negativo na sua vida útil.
6 dicas para preservar a boa saúde do teu automóvel elétrico
A inovação e o desenvolvimento tecnológico já estão a fazer a sua parte para introduzir no mercado baterias mais leves, mais sustentáveis e, acima de tudo, mais duradouras. Mas sabes que a saúde da bateria do teu carro também depende de ti?
Descobre estas dicas e faz a tua parte, seja qual for o tipo de bateria do teu carro.
1. Carrega na altura certa
Resiste à tentação de carregar a bateria do teu carro elétrico a 100%, se o automóvel ficar parado.
Nessas situações, carga a 80% é o ideal. Esta é uma das recomendações da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. 20% é o outro número que deves registar, mas desta vez como o nível de carga que não deves ultrapassar. Tenta não te aproximar do zero, não só para não correr riscos mas, acima de tudo, para não danificar a bateria. Esta é outra das recomendações da UVE, para não condicionar o carregamento da bateria.
2. Escolhe o posto ideal de carregamento
Se tiveres um híbrido plug-in não uses os postos de carregamento rápido, porque não vale a pena. As baterias destes carros são mais pequenas e, por isso, carregam mais lentamente que um veículo 100% elétrico. Num posto de carregamento rápido, só estarás a perder dinheiro, uma vez que são mais caros, e a não poupar tempo.
Escolhe o posto de carregamento em função da potência a que o teu carro carrega, se queres poupar tempo e dinheiro. Seja como for, usa os postos de carregamento rápidos só mesmo em último recurso, uma vez que as cargas rápidas podem sobrecarregar a bateria e diminuir o seu tempo de vida útil.
3. Atenção às temperaturas
Em situação de temperaturas extremas, tenta proteger o carro, estacionando-o à sombra ou numa garagem.
4. O carregador importa
Atenção às tomadas que usas para carregar o teu elétrico. Uma instalação feita por um eletricista certificado, em que a própria tomada está preparada para o carregamento de um automóvel elétrico, é segura. Mas uma tomada doméstica ou o uso de extensões não é aconselhável, uma vez que pode provocar o sobreaquecimento dos condutores e o inevitável curto-circuito na instalação elétrica. O melhor mesmo é usar o carregador recomendado pelo fabricante.
5. Mantém a manutenção do carro em dia
Garante o bom estado geral do veículo e verifica a pressão dos pneus, os travões e a bateria com alguma regularidade. Quanto melhor a saúde do carro, mais eficiente será.
6. Atualiza o sistema do teu carro
Mantém o software do teu carro atualizado, para estar sempre otimizado.
Pronto para fazer a tua parte?
Se o teu maior receio é ficar sem energia, lembra-te que isso não é assim tão comum. O mais certo, é teres sempre um ponto de carregamento relativamente perto de ti, e com algum planeamento nunca serás apanhado na curva.
A PRIO tem uma extensa rede de postos de carregamento de norte a sul do país e ilhas, e podes facilmente descobrir o mais perto de ti através do localizador de postos. Aproveita e adere ao Cartão PRIO Electric, que te dá acesso à maior rede de postos de carregamento, todos certificados e integrados na rede Mobi.E, e com a garantia que a energia é de fontes 100% renováveis.
Agora que conheces os vários tipos de baterias e sabes o que está dentro de cada uma, é mais fácil escolher a solução que melhor se adapta às tuas necessidades.
Avalia bem os custos, os tempos de carregamento e até as condições atmosféricas das localidades por onde costumas circular. Mas não deixes que seja o receio de ficar sem energia que te impede de fazer a tua própria transição energética.
Vê também:
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•5 mitos sobre as baterias de carros elétricos