Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Para preservar a vida do motor, é importante usar um líquido anticongelante de boa qualidade. Anticongelante é o termo normalmente utilizado para nos referirmos ao líquido de refrigeração, que é um dos principais aliados dos motores, ajudando a controlar as temperaturas extremas e a manter a temperatura adequada do motor.

Apesar de, fruto de todos os avanços tecnológicos, os motores serem cada vez mais eficientes, garantir que estes atingem rapidamente a temperatura ideal de funcionamento e assegurar que existam o mínimo de variações possíveis, ajuda a poupar nos consumos de combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes. É aqui que entra o papel fundamental do líquido anticongelante. Nós explicamos-te como.

O que é e para que serve o líquido anticongelante?

O anticongelante é um líquido de refrigeração sintético, que pode ser misturado com água ou outro líquido de refrigeração, que é colocado no depósito do sistema de arrefecimento do motor do carro, para regular a temperatura do motor.

Como o próprio nome indica, a sua função é impedir que a água do radiador dos automóveis congele quando as temperaturas descem. Por outro lado, quando as temperaturas estão demasiado altas, evita que o motor do carro sobreaqueça.

Graças aos elementos químicos presentes na sua composição (como o metanol e o etilenoglicol), o anticongelante impede o aparecimento de ferrugem, prevenindo a corrosão, evitando avarias e garantindo o bom desempenho do motor. Por possuir um ponto de ebulição maior do que o da água, mantém a sua performance durante mais tempo e sob maiores cargas de trabalho.

Que tipos de anticongelante existem?

O líquido anticongelante contém corantes que atribuem cores específicas aos diferentes tipos existentes, consoante as suas características. Estas cores variam de fabricante para fabricante. O objetivo da cor brilhante destes líquidos é detetar rapidamente fugas no sistema.

Geralmente, os líquidos dividem-se em três tipos:

1. Orgânicos: duram mais tempo, atingem temperaturas mais baixas de congelação, protegem todos os elementos do motor da corrosão (incluindo plásticos e alumínio) e são mais ecológicos.

2. Inorgânicos: não são tão completos quanto os orgânicos, duram menos, congelam mais rapidamente e não protegem todos os materiais que compõem o motor.

3. Híbridos: são apenas utilizados em alguns modelos e as suas propriedades são uma mistura de orgânicos e inorgânicos.

Os anticongelantes distinguem-se também pelas diferentes concentrações de etilenoglicol (substância responsável pela função anticongelante):

  • 10% de etilenoglicol: adequado para temperaturas entre os -4ºC e os 102ºC.

  • 25% de etilenoglicol: adequado para temperaturas entre os -12ºC e os 103ºC.

  • 50% de etilenoglicol: adequado para temperaturas entre os -37ºC e os 108ºC.


Como saber qual o mais adequado para o meu carro?

Para saberes qual o melhor anticongelante para o teu carro, convém conheceres as recomendações do fabricante e teres em conta as seguintes propriedades de cada tipo de líquido, para que possas escolher o mais adequado:

1. Baixa temperatura de congelação, especialmente adequado para quem mora em áreas montanhosas ou muito frias. Neste caso, a temperatura de ebulição deve ser alta, para que o líquido possa reter todas as suas propriedades.

2. Baixa viscosidade, para que possa mais facilmente circular pelo motor.

3. Propriedades anticorrosivas, para preservar a vida do motor.

4. Propriedades anti-incrustantes, que evitam a acumulação de cal.

5. Propriedades anti-cavitação, que evitam a formação de espuma, responsável pela obstrução dos circuitos.

Cuidados a ter ao usar líquido anticongelante

Ao utilizar líquido anticongelante, é importante que tenhas em atenção os seguintes fatores:

1. Prazo de validade: depois de aberta a embalagem, a validade do anticongelante é de 8 anos.

2. Acondicionamento: assegura-te de que o produto está bem acondicionado, sob pena de provocar corrosão das peças ou outros problemas no veículo.

3. Substituição: tal como acontece com a água e o óleo lubrificante, é necessário substituir o líquido anticongelante a cada dois anos ou 30.000 Km. Apesar desta recomendação, o melhor é confirmares quais as recomendações do fabricante do teu carro.

4. Segurança: utiliza luvas sempre que utilizares este tipo de produtos, uma vez que são bastante tóxicos e prejudiciais para a saúde.

Anticongelantes PRIO: encomenda o teu na nossa loja online

Sabias que a PRIO dispõe de uma gama de anticongelantes de grande qualidade, com os preços mais competitivos do mercado?

Podes encontrá-los em qualquer um dos postos PRIO ou encomendar, com toda a segurança e comodidade, na loja online.