Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Ver sair fumo do capô do carro é um cenário que assusta qualquer um. O sobreaquecimento do motor pode significar – além de um enorme susto – problemas e, claro está, um rombo no orçamento.
Nós explicamos-te quais as principais causas do sobreaquecimento do motor e apresentamos algumas dicas para o evitarmos.
Como funciona o sistema de refrigeração do meu carro?
Antes de mais, é importante que saibas que o sistema de refrigeração do teu carro é responsável por manter a temperatura do motor num nível seguro e evitar o sobreaquecimento. Para além de permitir, também, aquecer o interior do veículo nos dias mais frios.
Este sistema é composto pelos seguintes componentes:
- Líquido de refrigeração (também designado de líquido anticongelante)
- Reservatório de líquido de refrigeração
- Radiador
- Ventoinha do radiador
- Termostato
- Sensor de temperatura
- Mangueira do radiador
- Mangueira do aquecedor
- Bomba de água
- Núcleo do aquecedor
Quando um motor está frio, existe líquido de refrigeração (uma mistura de água e anticongelante) no radiador, no reservatório de líquido de refrigeração e no motor. Assim que ligas o carro, o processo de combustão interna gera calor e o motor aquece.
No radiador, o líquido de refrigeração circula através de pequenos tubos e é arrefecido pelo ar da ventoinha do radiador. Quando o líquido de refrigeração chega à mangueira inferior do radiador, circula de volta para o motor para absorver mais calor e manter a temperatura controlada.
Este líquido de refrigeração aquecido circula, então, pelas mangueiras do aquecedor e volta para o núcleo do aquecedor para aquecer o interior do veículo (se necessário). De seguida, é transportado novamente para o motor, para absorver mais calor, passa pelo termostato e pela mangueira superior do radiador, para regressar ao radiador para que seja novamente arrefecido.
Durante todo este processo, a ventoinha do radiador liga e desliga para regular a temperatura do líquido de refrigeração, com base nas leituras do sensor de temperatura. Se um componente do sistema de refrigeração falhar, pode causar o sobreaquecimento do veículo.
Sobreaquecimento do motor: quais as causas?
O sobreaquecimento do motor pode ser motivado por diversos fatores. Destacamos os mais comuns.
1. Falta de líquido de refrigeração
Se o nível de líquido de refrigeração estiver abaixo do recomendado pelo fabricante, pode causar sobreaquecimento e problemas graves no motor.
Conhece aqui os líquidos anticongelantes que a PRIO tem à tua disposição.
Lê também: O que é e para que serve o líquido anticongelante?
2. Fugas no sistema de refrigeração
Fica atento a manchas ou poças no chão, nos locais onde o carro normalmente está estacionado. Isso pode ser sinónimo de fugas no sistema de refrigeração.
3. Problemas na bomba de água
A bomba de água tem a função de fazer circular o líquido de refrigeração pelo motor. Se contiver muitos sedimentos ou substâncias depositadas, podem causar entupimentos e impedir a livre circulação do líquido através da bomba.
4. Problemas no radiador
Os radiadores e as ventoinhas ajudam a reduzir a temperatura do líquido de refrigeração e, consequentemente, do motor. Se existir algum problema no funcionamento das ventoinhas, a capacidade de redução da temperatura pode ficar comprometida, causando aumentos anormais de temperatura.
5. Nível de óleo baixo
Além de lubrificar os componentes do motor, o óleo lubrificante ajuda a controlar a temperatura geral. Um nível de óleo muito baixo pode levar a um aumento da temperatura.
Sabias que a PRIO disponibiliza uma gama de óleos lubrificantes da melhor qualidade, com os preços mais competitivos, na loja online e nos postos PRIO?
Se não sabes qual o lubrificante mais adequado para o teu carro, experimenta o Seletor de Lubrificantes e descobre.
6. Falha do termostato
Uma falha no termostato pode causar danos ao motor por não permitir que o líquido de refrigeração circule como é necessário.
Dicas para evitar o sobreaquecimento do motor
Eis algumas dicas para que possas evitar o sobreaquecimento do motor:
- Verifica regularmente o nível do líquido de refrigeração
- Transporta no carro uma embalagem extra de líquido de refrigeração e uma de água
- Fica atento ao termostato do carro
- Usa o menos possível o ar condicionado do carro em dias demasiado quentes
O que fazer se o motor sobreaquecer?
Se acenderem as luzes de aviso no painel, se sentires um cheiro estranho a sair do motor, se vires fumo a sair do capô, eis o que tens de fazer:
Parar o carro
A primeira coisa que deves fazer, se sentires que o motor do teu carro está a sobreaquecer, é parar imediatamente. Garante que não atrapalhas os outros condutores ou que não há o perigo de acidente, para e desliga o carro. Se continuares a circular, podes provocar danos irreversíveis no motor.
Liga o aquecimento
Quando o veículo ainda está em movimento, desligar o ar condicionado e aumentar o aquecimento até ao máximo pode ajudar a retirar o calor adicional do motor.
Não abras o capô
Não abras o capô do carro até que este tenha arrefecido por completo.
Abre todas as portas ou desce todos os vidros
O objetivo é libertar o máximo de calor possível. Abrir as portas do carro ou descer os vidros é outra forma de permitir libertar calor do veículo.
Telefona para a assistência em viagem
O ideal será contactares a assistência em viagem e pedires indicações quanto aos próximos passos.