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Ver bem e ser visto é uma das regras básicas para a segurança na estrada, em especial em condições atmosféricas adversas. Chuvas intensas, nevoeiro cerrado ou neblina podem reduzir drasticamente o campo de visão dos condutores e aumentar o risco de acidente. É nestas alturas que as luzes de nevoeiro assumem um papel fundamental, garantindo que o veículo é visto por todos os outros que circulam na estrada e que o condutor percebe melhor o ambiente envolvente.

Tanto as luzes de nevoeiro à frente como as luzes de nevoeiro à retaguarda foram concebidas para garantir maior intensidade e dispersão de luz, daí serem tão importantes quando a visibilidade fica comprometida.

É, também por isso, que essas luzes são obrigatórias e reguladas pelo Código da Estrada, que define quando usá-las à frente ou atrás, já que o uso de umas não implica o uso das outras. O Código também prevê as situações em que a sua utilização é incorreta e pode, até, constituir contraordenação.

Mesmo não sendo usadas com frequência, em especial em algumas geografias, é importante que quem conduz saiba quando e como usar as luzes de nevoeiro.

O que são as luzes de nevoeiro?

As luzes de nevoeiro são dispositivos de iluminação concebidos para melhorar a visibilidade do condutor e tornar o veículo mais visível em situações de nevoeiro, chuva intensa, neve ou nuvens de pó.

Caracterizam-se por terem um feixe de luz amplo e baixo, projetado para evitar o encandeamento de outros condutores na estrada e penetrar no nevoeiro em condições de visibilidade reduzida.

Tecnicamente, utilizam uma intensidade luminosa superior às luzes de presença e diferenciam-se pela forma como dispersam a luz junto ao piso, permitindo ao condutor perceber melhor os limites da via.

Existem dois tipos de luzes: as luzes de nevoeiro à frente e as luzes de nevoeiro à retaguarda. As dianteiras servem, sobretudo, para iluminar o caminho em ambientes de névoa densa, enquanto as traseiras têm a função de tornar o veículo mais visível para quem circula atrás. Por essa razão, são mais intensas e brilhantes, com o objetivo de evitar colisões traseiras em situações de visibilidade muito reduzida - razão pela qual o Código da Estrada restringe o seu uso a situações específicas.

As luzes de nevoeiro dianteiras estão normalmente instaladas na parte inferior do para-choques, uma zona estratégica para reduzir o reflexo provocado pelo nevoeiro. Já as traseiras encontram-se integradas nas extremidades da carroceria, ao nível dos farolins, garantindo a máxima visibilidade do veículo.

Qual símbolo identifica as luzes de nevoeiro?

No painel de instrumentos, também é simples identificá-las: o símbolo das luzes de nevoeiro à frente é representado por um farol com linhas horizontais onduladas apontadas para baixo e para a esquerda.

Já o símbolo das luzes de nevoeiro à retaguarda apresenta um ícone semelhante, mas com as linhas orientadas para a direita e um traço vertical a indicar a parte traseira do veículo. Estas indicações permitem ao condutor escolher e confirmar rapidamente se está a usar as luzes adequadas durante a condução.

Qual é a diferença entre as luzes de nevoeiro à frente e à retaguarda

Embora devam ser utilizadas nas mesmas condições atmosféricas, as luzes de nevoeiro dianteiras não são iguais às luzes traseiras e têm objetivos diferentes, tal como previsto no Código da Estrada. Quer saber as diferenças entre elas?

Ora, tome nota.

Características das luzes de nevoeiro à frente

As luzes de nevoeiro à frente distinguem-se pela cor branca ou amarela, pelo ângulo de iluminação baixo e largo, que melhoram a visibilidade do condutor em condições adversas. O feixe luminoso é projetado para baixo de forma a reduzir o reflexo provocado pelo nevoeiro e permitir uma melhor leitura da estrada, bermas e marcações. Estas luzes são especialmente úteis em nevoeiro denso, chuva muito intensa ou neve, quando as luzes dos médios não são suficientes para iluminar o trajeto de forma eficaz.

Características das luzes de nevoeiro à retaguarda

Já as luzes de nevoeiro à retaguarda têm uma intensidade muito superior às luzes traseiras normais, emitindo uma luz vermelha forte que tem como principal objetivo tornar o veículo visível a longas distâncias. Ao contrário das luzes dianteiras, não servem para iluminar a estrada, mas sim para alertar os condutores que circulam atrás, prevenindo colisões traseiras quando a visibilidade é bastante reduzida.

Como escolher quais as luzes usar?

Uma vez que servem objetivos diferentes, é importante escolher quais as luzes de nevoeiro a ligar: à frente ou atrás? Cada tipo deve ser utilizado em situações específicas.

As luzes de nevoeiro dianteiras podem ser ligadas sempre que a visibilidade esteja comprometida por fenómenos atmosféricos, enquanto as luzes de nevoeiro traseiras só devem ser acionadas quando a visibilidade é realmente muito reduzida, evitando encandear outros condutores.

Quando usar as luzes de nevoeiro?

As luzes de nevoeiro devem ser utilizadas sempre que a visibilidade esteja significativamente reduzida por condições atmosféricas adversas. Em situações de nevoeiro intenso, onde a distância de visibilidade pode cair para poucos metros, estas luzes permitem perceber melhor o contorno da via e tornam o veículo mais visível para os restantes condutores.

Também em casos de chuva forte, cortinas de água ou projeção intensa de spray dos veículos à frente, a visibilidade pode degradar-se a ponto de justificar a utilização das luzes de nevoeiro dianteiras. O mesmo acontece num nevão ou outras situações atmosféricas, como nuvens de pó, fumo ou areia.

No entanto, se as condições atmosféricas forem muito adversas, as luzes de nevoeiro são importantes mas não são o único elemento a zelar pela sua segurança. Tenha atenção ao estado dos travões e dos pneus, dois fatores críticos na estrada e que ganham ainda mais importância quando o tempo piora.

Além disso, circular com mau tempo torna-se bastante cansativo. O ideal será fazer uma pausa para descansar um pouco e pode ser que o tempo melhore. Procure uma das lojas de conveniência PRIO, por exemplo, onde encontra uma grande variedade de bebidas e snacks, num espaço agradável e confortável.

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E quando não usar as luzes de nevoeiro?

Atenção que se as luzes de nevoeiro são uns auxiliares preciosos da condução, também podem ser muito perigosas se ligadas em situações em que o seu uso não se justifica.

Como são luzes muito intensas, fora das situações de visibilidade reduzida devido ao mau tempo ou más condições atmosféricas, o seu uso pode encandear outros condutores (em especial no caso das luzes de nevoeiro à retaguarda). Por isso, não devem ser utilizadas com céu limpo, chuva fraca, durante a noite sem nevoeiro, nem como substituto das luzes de médios.

Utilizá-las sem um uso justificado, além de perigoso, pode constituir uma infração segundo o Código da Estrada.

O Que diz o Código da Estrada sobre as luzes de nevoeiro?

Um veículo pode ter vários tipos de luzes e dispositivos de sinalização luminosa, mas estão todos identificados e regulados no Código da Estrada. Ou seja, há usos obrigatórios e há exceções. Por exemplo, a luz de nevoeiro à frente não é obrigatória, sendo que os veículos podem ter uma ou duas destas luzes.

Já a luz de nevoeiro traseira é obrigatória para a maioria dos veículos – as exceções são os motociclos, tratores e reboques agrícolas, mas o seu uso é permitido apenas em situações de visibilidade muito limitada.

Luzes de nevoeiro e contraordenação

Se o uso indevido das luzes de nevoeiro pode criar uma situação de perigo na estrada, então é de normal que seja punido com coimas, que podem ser superiores a 30 euros, dependendo da gravidade.

Mas atenção que a infração não é só o mau uso das luzes de nevoeiro, em situações em que isso não se justifica. Por exemplo, se estiverem mal instaladas ou orientadas de forma incorreta, isso também é considerado infração.

Consequências para a segurança dos outros condutores

Mas, afinal, o que pode provocar o uso indevido das luzes de nevoeiro? Se a principal função destas luzes é melhorar visibilidade tornando tudo mais intenso, o seu uso desnecessário significa que há uma intensidade luminosa demasiado forte e a irradiar do mesmo veículo. E isso pode provocar encandeamento, distrair ou ofuscar os condutores que circulam atrás ou em sentido contrário.

Esta situação aumenta o risco de acidentes, sobretudo em faixas de rodagem com visibilidade média ou boa: um condutor ofuscado pode reagir mal ou ter dificuldades em perceber o veículo que segue à frente ou atrás.

Como ligar as luzes de nevoeiro?

Ligar as luzes de nevoeiro é um procedimento simples, mas pode variar consoante a marca ou o modelo do veículo. Regra geral, o comando das luzes de nevoeiro está junto ao seletor dos faróis, que normalmente está na haste do lado esquerdo do volante ou num botão integrado no próprio painel frontal. Em muitos modelos, as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras têm botões separados; noutros, ativam-se através de um anel rotativo adicional na mesma alavanca que controla as luzes de mínimos e médios. Caso tenha dúvidas, consulte o manual do seu automóvel.

Para as ativar, o processo é geralmente semelhante: primeiro, o condutor deve ligar as luzes de mínimos ou médios. Depois, basta rodar o anel adicional ou pressionar o botão específico para ligar as luzes de nevoeiro dianteiras. Caso existam luzes de nevoeiro traseiras, estas costumam exigir um segundo toque ou ativação separada, por serem mais intensas. Assim que ligadas, a confirmação surge no painel de instrumentos através de símbolos padronizados.

Embora o princípio de funcionamento seja semelhante, há diferenças entre marcas e modelos: alguns utilizam botões físicos, outros menus digitais no ecrã multimédia, e modelos mais recentes incluem ativação automática em certos modos de condução.

Cuidados e manutenção das luzes de nevoeiro

A manutenção adequada das luzes de nevoeiro é essencial para garantir que funcionam corretamente sempre que são necessárias. Uma das práticas mais importantes é a verificação regular do funcionamento, certificando-se de que tanto as luzes de nevoeiro à frente como as da retaguarda acendem sem falhas. Fazer este teste periodicamente, especialmente antes do inverno ou de viagens longas, permite detetar lâmpadas queimadas, fusíveis danificados ou problemas elétricos.

Outro cuidado fundamental é a limpeza das lentes, bem como dos faróis, o que não é uma tarefa complicada. Por estarem instaladas em zonas baixas do veículo, as luzes de nevoeiro acumulam facilmente sujidade, poeira e resíduos da estrada, o que reduz significativamente a intensidade e eficácia da iluminação.

Uma limpeza simples com pano macio e produto adequado é suficiente para manter a transparência das lentes e evitar riscos. Se necessário, também pode optar por uma limpeza geral do carro num dos pontos de lavagem automóvel da PRIO. Assim, garante o cuidado do veículo e aumenta o seu conforto enquanto o conduz.

Caso a iluminação comece a parecer fraca ou irregular, poderá ser necessário proceder à substituição das lâmpadas, que deve ser feita seguindo as especificações do fabricante para garantir compatibilidade e segurança. Se necessitar, procure ajuda de um profissional.

Finalmente, a regulação e o alinhamento das luzes de nevoeiro devem ser verificados, sobretudo após pequenas colisões, mudanças no para-choques ou substituição de componentes. Um alinhamento incorreto pode reduzir a eficácia do feixe luminoso ou encandear outros condutores. Este controlo faz parte da inspeção periódica obrigatória, que é regulado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tal como previsto na lei, onde é avaliado o estado geral do sistema de iluminação. Manter estas luzes em perfeito funcionamento assegura não só o cumprimento da legislação, mas também a máxima segurança em condições de visibilidade reduzida.

Erros comuns ao usar as luzes de nevoeiro

Um dos erros mais frequentes é usar as luzes de nevoeiro em condições de visibilidade normal, em especial à noite ou com chuva fraca.

Outro engano muito comum é esquecer de desligar as luzes de nevoeiro traseiras depois do nevoeiro dissipar.

Mais um dos problemas habituais é a confusão das luzes de nevoeiro com os máximos. Lembre-se que numa situação de nevoeiro denso, os máximos refletem no nevoeiro e pioram a visibilidade, ao contrário das luzes de nevoeiro dianteiras, que têm um ângulo e dispersão próprios.

É claro que o oposto também é comum e há muitos condutores que não usam as luzes de nevoeiro quando necessário, por desconhecimento dos comandos ou pela subestimação da redução da visibilidade.

Agora já sabe: tente não cometer nenhum destes erros e faça um bom uso das luzes de nevoeiro. Afinal, disso depende a sua segurança na estrada e a de todos os que se cruzam consigo.



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