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Alinhar a direção: quando fazê-lo e a sua importância
Alinhar a direção é um motivo mais que suficiente (e comum) para levar o carro à oficina fora das revisões regulares. Afinal, o desgaste natural do tempo, o impacto em buracos ou noutras irregularidades da estrada fazem com que, às vezes, o carro ‘fuja’ mais para um dos lados da estrada.
Se notar isso, sentir o volante a tremer ou verificar que o desgaste dos pneus não é homogéneo, saiba que o automóvel precisa de alinhar a direção; ou seja, de ajustar os ângulos das rodas de modo a que fiquem 100% perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Embora esta ida à oficina não seja urgente, não a deixe para segundo plano, porque vai devolver ao seu carro um comportamento estável, previsível e seguro durante a condução.
O que significa alinhar a direção?
É tudo uma questão de ajustar a posição e o ângulo das rodas de um automóvel, para garantir que este se desloca em linha reta de forma estável, sem que o volante puxe para um dos lados.
É claro que este processo tem de ser feito numa oficina, com recurso a equipamentos de medição precisos. Só assim é possível corrigir ângulos específicos que influenciam diretamente a estabilidade, a resposta da direção e a durabilidade dos pneus.
No entanto, não pense que alinhar a direção vai só impactar o conforto ao volante. Bem pelo contrário, vai afetar também a economia e a segurança do veículo. Um carro com a direção bem alinhada garante melhor controlo em estrada, reduz o risco de acidentes e evita gastos desnecessários com pneus e combustível.
Importância de alinhar a direção: 7 vantagens
Há várias razões para manter a direção do seu carro alinhada. Quer conhecê-las? Ora, espreite com a PRIO.
Quando devo alinhar a direção? Só quando troco de pneus?
Há várias razões para garantir que o seu carro mantém a direção alinhada. E, embora não seja preciso correr para a oficina mais próxima assim que sentir uma trepidação no volante ou que o carro puxa mais para um lado, não deixe passar muito tempo.
A direção desalinhada pode acontecer em qualquer altura, na sequência de um impacto ou com o simples passar do tempo. Portanto, poderá ter de ser feita algumas vezes e não só quando troca os pneus ou as jantes.
Preste especial atenção ao comportamento da direção se passar por um buraco ou bater num passeio, ou qualquer outro tipo de impacto do pneu que possa provocar estragos.
Na realidade, ter atenção ao estado dos pneus é sempre uma boa prática, porque isso pode antecipar alguns problemas. Se verificar que estão mais gastos de um lado do que do outro, já sabe que isso é sinal de direção desalinhada.
Se levar o carro à oficina para substituir peças da suspensão ou da direção, pergunte se avaliaram a direção. Porque, nestas alturas, é bem provável ter de a voltar a alinhar.
E se estiver na altura de levar o automóvel à inspeção, antes verifique se a direção está bem alinhada, porque esse é um dos pontos sempre avaliado
Quanto tempo demora a alinhar a direção?
Regra geral, uma hora é o tempo suficiente para que os profissionais voltem a colocar a direção do seu carro em ordem. No entanto, o processo pode ser um pouco mais demorado com carros grandes ou com sistemas de suspensão mais complexos.
Se tiver de substituir algumas peças para que depois a direção fique perfeitamente alinhada, então isso também pode levar mais algum tempo.
Também pode demorar mais um pouco - mas não mais de 30 minutos - se fizer o alinhamento e balanceamento das rodas.
Quanto custa alinhar a direção?
Esta pergunta não tem uma resposta linear, uma vez que não há uma tabela de alinhamento da direção e os preços variam muito entre oficinas. A boa notícia é que, na maior parte das vezes, não é uma reparação cara. Portanto, que não seja o preço a pagar que o impede de levar o carro à oficina.
Na definição do preço entram fatores como a tecnologia usada, e se é um alinhamento apenas no eixo dianteiro ou nas quatro rodas.
O importante é escolher uma oficina com bons profissionais e equipamentos adequados, para garantir que a correção da direção fica bem feita.
Sinais de que é necessário alinhar a direção
Há sinais óbvios de que a direção não está alinhada, como as sensações do carro ‘fugir’ ou a trepidação do volante, assim como o desgaste irregular dos pneus.
Mas há outros sintomas menos conhecidos e aos quais deve ficar atento.
Comportamento do carro
Desconfie quando vai numa reta ou numa estrada plana e o volante não fica centrado ou se o carro ficar instável. Da mesma forma, se a direção parecer mais pesada de um lado do que do outro, é provável que seja sinal de direção desalinhada.
Volante
Além da vibração do volante, outro sintoma de que algo se passa com a direção é sentir folgas ou uma resposta imprecisa deste.
As curvas também são uma boa forma para testar o estado da direção do seu carro. Se o volante não voltar sozinho à posição central depois de uma curva, ou se sentir que tem de fazer mais força para curvar para um dos lados, procure uma oficina.
Pneus
O normal é que os quatro pneus sofram um desgaste semelhante. Se isso não acontecer, pode ser sinal de pressão errada ou direção desalinhada. Tanto um, como o outro, precisam de solução.
Ruídos
Regra geral, todos os condutores prestam atenção ao ruído do motor. No entanto, é importante estar alerta a outros barulhos. Por exemplo, um ruído anormal vindo da suspensão ou da direção pode ser revelador de que tem de alinhar a direção.
É possível alinhar a direção em casa?
Esta é daquelas reparações que deve mesmo ser feita numa oficina porque exige profissionais conhecedores do arranjo e, acima de tudo, equipamentos específicos de medição a laser ou com sensores. Só com estes aparelhos próprios é que é possível garantir a precisão e o rigor nos ângulos das rodas. A mais pequena falha pode afetar a segurança do veículo, acelerar o desgaste dos pneus e aumentar o
consumo de combustível.
Ainda assim, há muito que pode (e deve) fazer no seu dia a dia para poupar na manutenção do carro. Tenha atenção ao estado dos pneus e mantenha-os com a pressão correta. Esteja também alerta ao aparecimento de folgas na direção.
E sempre que levar o carro à revisão, confirme se os mecânicos avaliaram o estado da direção. Esta deve ser avaliada uma vez por ano ou de 15.000 em 15.000 quilómetros.
Prevenção e estar alerta para pequenos sinais do carro vão ajudá-lo a manter a direção alinhada e a que tudo ‘corra sobre rodas’.
Veja também:
• Pneus novos atrás ou à frente: descubra a resposta
• Pneus de inverno: necessários ou desnecessários?
• Como tirar o gelo do para-brisas em 6 passos
Se notar isso, sentir o volante a tremer ou verificar que o desgaste dos pneus não é homogéneo, saiba que o automóvel precisa de alinhar a direção; ou seja, de ajustar os ângulos das rodas de modo a que fiquem 100% perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Embora esta ida à oficina não seja urgente, não a deixe para segundo plano, porque vai devolver ao seu carro um comportamento estável, previsível e seguro durante a condução.
O que significa alinhar a direção?
É tudo uma questão de ajustar a posição e o ângulo das rodas de um automóvel, para garantir que este se desloca em linha reta de forma estável, sem que o volante puxe para um dos lados.
É claro que este processo tem de ser feito numa oficina, com recurso a equipamentos de medição precisos. Só assim é possível corrigir ângulos específicos que influenciam diretamente a estabilidade, a resposta da direção e a durabilidade dos pneus.
No entanto, não pense que alinhar a direção vai só impactar o conforto ao volante. Bem pelo contrário, vai afetar também a economia e a segurança do veículo. Um carro com a direção bem alinhada garante melhor controlo em estrada, reduz o risco de acidentes e evita gastos desnecessários com pneus e combustível.
Importância de alinhar a direção: 7 vantagens
Há várias razões para manter a direção do seu carro alinhada. Quer conhecê-las? Ora, espreite com a PRIO.
- Maior segurança na condução. Quanto mais desalinhada estiver a direção, mais difícil é manter a trajetória correta, o que se pode tornar cansativo. Mas também é bastante perigoso porque deixa de haver uma resposta previsível do volante, o que pode provocar acidentes.
- Prolonga a vida útil dos pneus, uma vez que os quatro rodam de forma homogénea.
- Melhora o conforto ao conduzir. Isto acontece não só porque a direção está mais precisa, mas também porque desaparecem as vibrações no volante ou a necessidade constante de correção da trajetória.
- Economia de combustível. Se o seu carro é a combustão e quiser poupar, então deve escolher um combustível eficiente que garante maior rentabilidade do motor e menor consumo. A PRIO pode ser uma boa opção, já que disponibiliza combustíveis de elevada qualidade e a preços competitivos, nas dezenas de postos PRIO espalhados por todo o país. Outra forma de poupar é garantindo que as quatro rodas estão alinhadas, o que leva a um funcionamento mais harmonioso com o motor. Pelo contrário, se estiverem desalinhadas, isso vai exigir maior esforço do motor e, consequentemente, maior consumo de combustível.
- Evita desgaste excessivo da suspensão, uma vez que molas e amortecedores também são vítimas de uma direção desalinhada.
- Reduz o risco de acidentes em travagens. Com rodas desalinhadas, o carro pode perder estabilidade durante uma travagem brusca. O alinhamento assegura que a travagem seja equilibrada e controlada.
- Previne custos de reparação elevados. Ignorar o desalinhamento da direção pode levar a substituições prematuras de pneus e das peças da suspensão, que são dispendiosas.
Quando devo alinhar a direção? Só quando troco de pneus?
Há várias razões para garantir que o seu carro mantém a direção alinhada. E, embora não seja preciso correr para a oficina mais próxima assim que sentir uma trepidação no volante ou que o carro puxa mais para um lado, não deixe passar muito tempo.
A direção desalinhada pode acontecer em qualquer altura, na sequência de um impacto ou com o simples passar do tempo. Portanto, poderá ter de ser feita algumas vezes e não só quando troca os pneus ou as jantes.
Preste especial atenção ao comportamento da direção se passar por um buraco ou bater num passeio, ou qualquer outro tipo de impacto do pneu que possa provocar estragos.
Na realidade, ter atenção ao estado dos pneus é sempre uma boa prática, porque isso pode antecipar alguns problemas. Se verificar que estão mais gastos de um lado do que do outro, já sabe que isso é sinal de direção desalinhada.
Se levar o carro à oficina para substituir peças da suspensão ou da direção, pergunte se avaliaram a direção. Porque, nestas alturas, é bem provável ter de a voltar a alinhar.
E se estiver na altura de levar o automóvel à inspeção, antes verifique se a direção está bem alinhada, porque esse é um dos pontos sempre avaliado
Quanto tempo demora a alinhar a direção?
Regra geral, uma hora é o tempo suficiente para que os profissionais voltem a colocar a direção do seu carro em ordem. No entanto, o processo pode ser um pouco mais demorado com carros grandes ou com sistemas de suspensão mais complexos.
Se tiver de substituir algumas peças para que depois a direção fique perfeitamente alinhada, então isso também pode levar mais algum tempo.
Também pode demorar mais um pouco - mas não mais de 30 minutos - se fizer o alinhamento e balanceamento das rodas.
Quanto custa alinhar a direção?
Esta pergunta não tem uma resposta linear, uma vez que não há uma tabela de alinhamento da direção e os preços variam muito entre oficinas. A boa notícia é que, na maior parte das vezes, não é uma reparação cara. Portanto, que não seja o preço a pagar que o impede de levar o carro à oficina.
Na definição do preço entram fatores como a tecnologia usada, e se é um alinhamento apenas no eixo dianteiro ou nas quatro rodas.
O importante é escolher uma oficina com bons profissionais e equipamentos adequados, para garantir que a correção da direção fica bem feita.
Sinais de que é necessário alinhar a direção
Há sinais óbvios de que a direção não está alinhada, como as sensações do carro ‘fugir’ ou a trepidação do volante, assim como o desgaste irregular dos pneus.
Mas há outros sintomas menos conhecidos e aos quais deve ficar atento.
Comportamento do carro
Desconfie quando vai numa reta ou numa estrada plana e o volante não fica centrado ou se o carro ficar instável. Da mesma forma, se a direção parecer mais pesada de um lado do que do outro, é provável que seja sinal de direção desalinhada.
Volante
Além da vibração do volante, outro sintoma de que algo se passa com a direção é sentir folgas ou uma resposta imprecisa deste.
As curvas também são uma boa forma para testar o estado da direção do seu carro. Se o volante não voltar sozinho à posição central depois de uma curva, ou se sentir que tem de fazer mais força para curvar para um dos lados, procure uma oficina.
Pneus
O normal é que os quatro pneus sofram um desgaste semelhante. Se isso não acontecer, pode ser sinal de pressão errada ou direção desalinhada. Tanto um, como o outro, precisam de solução.
Ruídos
Regra geral, todos os condutores prestam atenção ao ruído do motor. No entanto, é importante estar alerta a outros barulhos. Por exemplo, um ruído anormal vindo da suspensão ou da direção pode ser revelador de que tem de alinhar a direção.
É possível alinhar a direção em casa?
Esta é daquelas reparações que deve mesmo ser feita numa oficina porque exige profissionais conhecedores do arranjo e, acima de tudo, equipamentos específicos de medição a laser ou com sensores. Só com estes aparelhos próprios é que é possível garantir a precisão e o rigor nos ângulos das rodas. A mais pequena falha pode afetar a segurança do veículo, acelerar o desgaste dos pneus e aumentar o
consumo de combustível.
Ainda assim, há muito que pode (e deve) fazer no seu dia a dia para poupar na manutenção do carro. Tenha atenção ao estado dos pneus e mantenha-os com a pressão correta. Esteja também alerta ao aparecimento de folgas na direção.
E sempre que levar o carro à revisão, confirme se os mecânicos avaliaram o estado da direção. Esta deve ser avaliada uma vez por ano ou de 15.000 em 15.000 quilómetros.
Prevenção e estar alerta para pequenos sinais do carro vão ajudá-lo a manter a direção alinhada e a que tudo ‘corra sobre rodas’.
Veja também:
• Pneus novos atrás ou à frente: descubra a resposta
• Pneus de inverno: necessários ou desnecessários?
• Como tirar o gelo do para-brisas em 6 passos