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Chegada a hora da inevitável manutenção dos pneus, não sabes se deves colocar pneus novos atrás ou à frente? Esta é uma dúvida bastante comum e percebe-se o porquê.
 

Afinal, a lógica dita que os pneus dianteiros fazem a maioria do trabalho essencial da condução, não é? Com esse esforço, associa-se um maior desgaste no eixo da frente.


Já se sabe que colocar pneus novos nos eixos dianteiros e traseiros ao mesmo tempo fica caro e é um momento que exige uma tomada de decisão.


Por isso, na hora de trocar de pneus, é importante fazer uma escolha correta em prol da segurança rodoviária.


Pneus novos atrás ou à frente: descobre a resposta e 3 motivos que a justificam


Ao contrário do que possas pensar, os pneus novos devem ser colocados na parte traseira devido à maior estabilidade e segurança, especialmente em piso molhado.


É uma medida de segurança essencial, independentemente do tipo de tração do teu veículo. Há três motivos principais que apoiam esta escolha.


1. Maior estabilidade


Como já adiantamos, os pneus traseiros do teu carro desempenham um papel fundamental na estabilidade do veículo, principalmente em curvas e em condições de piso molhado.


E por qual motivo, perguntas?


Os pneus novos, que têm uma maior profundidade de sulcos, acabam por oferecer uma melhor aderência, ajudando a prevenir a perda de controlo da traseira do carro, sendo que esta é mais difícil de

corrigir do que a perda de aderência da frente.


2. Redução do risco de aquaplanagem


Imagina um dia de chuva intensa, o piso está molhado e escorregadio e tens uns bons quilómetros pela frente em condições nada favoráveis.


Se já te aconteceu perderes o controlo do carro devido à água, sabes o quão assustador é uma situação do género. É nesse cenário que os pneus novos atrás fazem toda a diferença.


Em pisos molhados, esses pneus são mais eficazes a drenar a água, reduzindo o risco de aquaplanagem.


Em termos práticos, se os teus pneus dianteiros falharem ao passarem por alguma camada de água, os pneus novos atrás vão ajudar-te nessa tarefa.


3. Melhor controlo em situações de emergência


Se travares bruscamente ou fizeres manobras evasivas, é certo que os pneus novos atrás garantem que a traseira do teu carro se mantém estável.


Ou seja, evitas perder o controlo do automóvel e o risco de um potencial despiste.


O que pode acontecer se colocar pneus novos à frente?


Se ainda não estás completamente convencido, eis o que pode acontecer se optares por pneus novos à frente:


 A traseira do carro, com pneus mais gastos, vai ter uma aderência menor;
 Em situação de perda de aderência, a traseira pode derrapar, o que resulta na perda de controlo do veículo, especialmente em curvas e pisos molhados;
 A frente do carro tem mais peso devido ao motor, o que significa que a perda de aderência da dianteira do teu carro é mais facilmente corrigida por ti através da direção.


Pneus novos atrás ou à frente? Já sabes. Sempre atrás.


Legislação da manutenção dos pneus e segurança rodoviária


O que dizem os regulamentos sobre a manutenção dos pneus em Portugal e na Europa? A legislação é abrangente, exatamente para garantir a segurança rodoviária e a proteção do ambiente.


Para teres uma ideia, o regulamento europeu 2020/740 estabelece a rotulagem dos pneus, com informações sobre pneus de baixo ruído, eficiência energética e aderência em piso molhado.


O regulamento (CE) 661/2009 define os requisitos de homologação para a segurança geral dos veículos, incluindo os pneus, abrangendo as características de desempenho dos mesmos, como aderência e emissões de ruído.


Já o regulamento 117 da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa estabelece critérios comuns para a homologação de pneus relativamente ao ruído de rolamento, aderência em piso molhado e resistência ao rolamento.


Essa norma europeia garante que os pneus usados tenham um comportamento seguro e idêntico aos pneus novos em piso molhado, até que seja atingido o limite legal de desgaste de 1,6 milímetros entre sulcos.


Entre as diversas legislações, em muitos países europeus existem regulamentos específicos sobre o uso de pneus de inverno em determinadas épocas do ano. Não é o caso de Portugal, cuja utilização não é obrigatória.


Por cá, no que diz respeito às restantes legislações, seguimos a regulamentação europeia, assim como o Código da Estrada, que servem para estabelecer os requisitos para o uso e manutenção dos pneus.


Nunca é demais lembrar que o uso de pneus inadequados ou em mau estado pode resultar em multas, além de comprometer a tua segurança e a dos que circulam contigo na estrada.


3 perguntas mais frequentes


Desde saber se precisas de mudar os pneus do teu carro ou como escolher pneus de qualidade, respondemos às perguntas mais frequentes sobre estes componentes tão importantes do automóvel.


1. Quando é que deves trocar os pneus do teu carro?


Deves trocar os pneus do teu carro quando a profundidade dos sulcos atingir o limite legal de 1,6 milímetros, quando apresentarem sinais de desgaste irregular, danos visíveis como cortes ou se tiverem mais de cinco anos, mesmo que pareçam estar em bom estado.


Lembra-te que para poupar na manutenção do carro deves prestar atenção aos pneus, até porque estes componentes afetam toda a dinâmica do teu veículo.


2. Opto por pneus novos ou seminovos?


É uma decisão que reflete a importância da segurança ou da economia.


Os pneus novos garantem máxima segurança, durabilidade e desempenho, mas têm um custo inicial elevado. Os pneus seminovos são mais baratos, mas podem comprometer a tua segurança devido ao desgaste e vida útil reduzida.


Se a segurança for crucial para ti, opta por pneus novos de marcas de confiança. Se escolheres pneus seminovos, inspeciona-os cuidadosamente e certifica-te de que são de marcas em que possas confiar.


3. Como escolher pneus de qualidade?


Escolher os pneus certos para o teu carro depende de alguns fatores, desde o tipo de condução que praticas até às condições climáticas da tua região.


Podes consultar as especificações do fabricante do teu carro e consultar especialistas que podem indicar se, no teu caso, deves optar por pneus seminovos ou novos.


O mais importante é escolher pneus aderentes e resistentes. O mesmo princípio é válido se estiveres à procura de pneus para carros elétricos, sendo que o custo de manutenção desse tipo de automóvel também é influenciado pela escolha de pneus de qualidade.


Manutenção automóvel? É com a PRIO


Independentemente de teres um carro elétrico, um motor a diesel ou a gasolina, podes contar connosco para teres acesso aos melhores cuidados automóvel.


Com a dúvida sobre colocar pneus novos atrás ou à frente resolvida, dada a importância do eixo traseiro para a segurança rodoviária, não te esqueças também de verificar a condição dos teus pneus numa estação PRIO perto de ti.




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