Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
A verdade é que, quando se trata da lavagem automóvel, há vários perfis; uns por excesso de zelo (ou a falta dele), outros porque acreditam veementemente que tem de ser de determinada forma.
O melhor é desmistificar algumas crenças e descobrir qual a melhor rotina para fazeres a limpeza do teu automóvel. Sem danos na pintura, com impacto positivo na tua saúde e com mais valor na hora de trocares de carro.
A importância da lavagem automóvel
Garantir que o carro está limpo, tanto no interior como no exterior, é bastante importante e as razões vão muito além da estética. Queres conhecer algumas?
Manter o bom estado da pintura
Poeiras, poluição, resíduos de insetos, dejetos de pássaros ou seiva de algumas árvores podem danificar a pintura do carro e deixar manchas, em especial se não forem removidos num curto espaço de tempo.
Garantir o bom funcionamento de alguns componentes mecânicos
Por exemplo, travões, suspensão ou outros podem perder a eficiência por estarem sujos. O que implica redução da sua vida útil e teres de fazer a manutenção (e gastar dinheiro) antes do tempo.
Preservar os estofos e tapetes
Sabias que a correta limpeza pode prolongar o tempo de vida de estofos e tapetes? A sujidade, ao acumular-se, vai causar os seus danos.
Preservar o bom estado do sistema de ar condicionado
Uma limpeza deficitária destes filtros resulta na perda de eficiência e podem até provocar maus odores.
Evitar a ferrugem
Em especial nas zonas próximas do mar, o sal tende a acumular-se sobre o carro, o que pode provocar alguma corrosão. Atenção que a ferrugem também se pode instalar na parte de baixo do veículo.
Segurança na estrada
Os vidros ou espelhos mal limpos podem dificultar-te a visibilidade, da mesma forma que faróis sujos podem reduzir a eficácia da iluminação, o que se torna perigoso para ti (e para quem circula contigo no carro) mas também para todos os outros automobilistas ou transeuntes que se cruzam contigo na estrada.
Saúde e higiene
Isto tem a ver, em especial, com o interior da viatura. A higienização dos carros é fundamental para evitar a acumulação de ácaros, poeiras e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. E também é importante para evitar maus odores dentro do carro.
Valorizar o automóvel na hora de o vender
Um carro limpo é um carro cuidado e isso, só por si, dá mais confiança a quem está a comprar o veículo. Se este tiver a pintura impecável, sem manchas, riscos ou pontos de ferrugem, mais valioso se torna na hora de o trocares.
Estética
O estado em que a tua viatura está, diz muito sobre ti. Por isso, se queres causar boa impressão, preocupa-te também com o aspeto do teu automóvel.
Há uma frequência ideal para lavar o carro?
Depois de conheceres estas razões por que é tão importante a lavagem automóvel, já está decidido a incluí-la na tua rotina semanal? Calma. O ideal é que encontres um ponto de equilíbrio. Afinal, se não cuidar da lavagem automóvel é prejudicial, o excesso também não é a melhor solução. Descobre três razões para não estar sempre a fazer a lavagem e higienização de carros.
- Atenção aos produtos para lavar o carro que usas porque, se forem inadequados ou muito agressivos, podem desgastar a pintura do veículo. Da mesma forma, as esponjas ou panos utilizados também podem deixar marcas na pintura. Certifica-te que este kit para lavar carros contém os produtos específicos para limpeza auto, desde os detergentes aos panos de microfibra e esponjas macias. Se quiseres comprar produtos de limpeza a um preço vantajoso e de elevada qualidade, passa na loja online PRIO ou numa das nossas lojas de conveniência, instaladas nos postos de abastecimento. Aí vais encontrar uma oferta vasta e tudo o que precisas para acabar com a sujidade do teu veículo.
- A menos que a carroceria tenha excesso de sujidade acumulada, tenta não lavar o carro todas as semanas. Isto porque corres o risco de tirar a camada protetora da pintura, que assim fica mais exposta a outros riscos. O recomendado é a lavagem de 15 em 15 dias.
- Se optares por uma lavagem automática, verifica antes o tipo de escovas, uma vez que as mais rijas podem danificar a pintura.
Qual a lavagem ideal?
Quando chega a hora de lavar o carro, tens algumas opções, desde a lavagem manual à automática, passando pela limpeza a seco. É claro que para todas há vantagens e desvantagens. Por isso, o melhor é perceberes qual das opções faz mais sentido para ti, de acordo com a tua disponibilidade e o estado em que o carro se encontra.
Por exemplo, a lavagem manual pode ser a mais indicada se o carro está muito sujo ou se já não o limpas há algum tempo, uma vez que é mais cuidada e permite chegar onde uma máquina não chega. No entanto, tens de ter especial cuidado com os produtos de limpeza para carros, se queres um resultado perfeito, livre de riscos e abrasões.
Se fores tu a fazer a limpeza, vale a pena investir num kit limpeza auto de qualidade. Lembra-te que também vais ter de investir em tempo. Se deixares isto para profissionais, sabe que as lavagens manuais são, regra geral, mais caras.
De todas as opções, a lavagem automática é a mais prática. Só tens de escolher um posto de abastecimento com lavagem automática que fique no teu caminho e, ao fim de alguns minutos, já tens a carroceria do teu carro a brilhar. Para evitar riscos, antes verifica as escovas. Em muitos dos postos de abastecimento PRIO encontras duas opções de lavagem: a lavagem Jetwash e a lavagem automática.
A primeira funciona em self-service, onde és tu quem assume os comandos.
Mas é uma tarefa fácil e só tens de seguir os quatro passos: enxaguamento a quente, aplicação de espuma ativa, a que se segue a cera descalcificada, para acabar com a aplicação de cera abrilhantadora, misturada com água desmineralizada.
Se optares pela lavagem automática, só tens de levar o teu carro até à máquina, que esta depois trata de tudo. Com a certeza de que utiliza as tecnologias mais recentes, o que te garante os melhores resultados tanto na limpeza como na proteção da tua viatura. Se quiseres saber onde encontrar um posto de abastecimento PRIO com sistema de lavagem, usa o localizador.
A lavagem a seco é a mais ecológica, uma vez que o consumo de água é mínimo. Mas, tal como a lavagem automática, esta também não chega a todos os cantos da carroceria. Além disso, a lavagem a seco é dos poucos casos em que ser amigo do ambiente não é ser amigo da carteira, uma vez que é mais cara.
H2. 6 erros na lavagem automóvel que podem danificar a pintura…
A pintura do carro é mais frágil do que se possa pensar e há vários fatores que a podem danificar e marcar, mesmo sem te aperceberes. E depois do risco feito porque usaste o produto errado, ou da mancha que ficou porque não limpaste alguns resíduos a tempo, pouco há a fazer.
Por isso, presta atenção a esta lista dos erros mais comuns – e mais perigosos – para a lavagem de um carro.
- Uso de produtos inadequados. Aqui incluem-se os detergentes domésticos ou outros que não são específicos para carros, e que podem acabar por remover a camada protetora da pintura.
- Esfregar com panos ou esponjas abrasivas, que acabam por criar riscos pequenos, mas bem visíveis.
- Saltar a etapa de pré-lavagem. Começar por enxaguar o carro é importante para soltar algumas poeiras. De outra forma, podem agarrar-se à esponja ou ao pano e riscar a pintura durante a limpeza.
- Lavar o carro debaixo da luz solar direta. Em especial em dias quentes, isso vai fazer com que o carro seque muito depressa, e pode deixar algumas manchas na pintura. Prefere fazer esta tarefa à sombra, de manhã ou ao final do dia.
- Não enxaguar corretamente ou deixar resíduos de detergente também vai deixar manchas.
- Respeitar a última etapa: polir e encerar. Só assim consegues prolongar os efeitos da lavagem automóvel e proteger a pintura da sujidade e outros fatores externos.
7 boas práticas para a tua rotina de lavagem automóvel
Agora que já sabes quais os erros mais comuns na lavagem de um carro, descobre também aquilo que deves fazer para teres sempre o teu automóvel a brilhar.
- Lava o veículo de cima para baixo. Assim, a parte de baixo vai recebendo mais água e evitas que a sujidade contamine as partes já limpas.
- Se optares pela lavagem manual, usa dois baldes: um com água e detergente, e outro com água limpa para enxaguar a esponja.
- ‘Divide’ o automóvel em secções e lava uma de cada vez. Assim tens a certeza de que a água e o sabão não secam antes de serem enxaguados.
- Limpa os vidros com produtos específicos, por dentro e por fora. Só assim é que garantes visibilidade a 100%.
- As rodas e os pneus também exigem escovas e produtos específicos para remover toda a sujidade que aí se acumula.
- Não te esqueças do interior. Aspira e limpa tapetes, estofos, painel de navegação e manípulos. Só assim consegues em ambiente tão confortável como saudável. Também aqui vais precisar de produtos específicos, em especial para hidratar os plásticos e o couro.
- Por fim, tem atenção aos detalhes e passa em revista os símbolos ou letras da carroceria, e as grades, entre outros.
Como manter o carro limpo sem comprometer a pintura
Já percebeste que há razões muito mais fortes que a estética para manteres o teu automóvel limpo. Mas, a menos que haja uma razão muito forte para o fazeres – por exemplo, teres os faróis muito sujos e isso prejudicar-te a visibilidade, ou ter ficado por baixo de uma árvore e estar com dejetos de pássaros – não é necessário lavar o carro todas as semanas. O ideal, e em condições normais, é fazê-lo uma vez em cada duas semanas.
Da mesma forma, lembra-te que a lavagem do automóvel não é só passar por água. É preciso ter os produtos certos – dos detergentes às escovas, passando pelos panos – para garantir que a pintura não sai riscada. E também é preciso escolher a hora e o local certo para o fazer, e respeitar todas as fases, a começar no enxaguamento e acabando na aplicação de cera.
A boa notícia é que há sempre parceiros certos no teu caminho para te ajudarem com a lavagem automóvel.
Vê também:
• Como calcular a desvalorização de um veículo? Segue estes passos