Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

No final do século XIX, Max Hoffman, dono de um concessionário de automóveis, contratou um grupo de homens para lavar e polir os carros antes de estes serem entregues aos seus compradores. Estes homens, que lavavam os carros com uma mistura de água e sabão, ficaram conhecidos como rubbers, por utilizarem borracha (rubber) para os polir.


Em pleno século XXI, continuamos a usar água e sabão, mas a lavagem do carro comporta ainda alguns segredos. Reunimos os 7 erros mais comuns, para que os possas evitar da próxima vez que decidas puxar o lustro ao teu automóvel.


Erros que todos cometemos quando lavamos o carro


1. Não escolher a hora certa


Evita lavar o carro ao sol ou quando a temperatura está muito elevada. Os produtos de limpeza podem secar antes de os conseguires remover do carro. Se possível, opta por lavá-lo de manhã cedo ou depois das 16h00.


2. Esquecer a pré-lavagem


É importante pré-lavar o carro antes de começar a esfregar com uma esponja. Isto vai remover a sujidade solta e tornar a lavagem muito mais fácil. Uma mangueira, com pressão adequada, pode ajudar nesta tarefa.

 

3. Produtos desadequados


Os detergentes da loiça e os produtos químicos domésticos tendem a oxidar a pintura, retirar o revestimento transparente e deixar a pintura com um aspeto baço. Podem também desgastar as borrachas e metais, removendo-lhes a proteção contra a humidade, sujidade da estrada e detritos. Utiliza sempre produtos adequados para veículos e amigos do ambiente. Garante que a água, os panos, as esponjas (evita esponjas abrasivas) e as escovas estão limpos. A sujidade e a graxa podem riscar e manchar outras áreas que já estão limpas.


4. Ordem errada


A ordem é importante, tal como quando tomamos banho. Começa de cima para baixo, para evitar espalhar a sujidade ou esfregar detritos dos pneus e das jantes, por exemplo, na pintura exterior.

 

5. Remover excrementos de pássaros sem lubrificação


Os excrementos de pássaros são extremamente ácidos e podem corroer a pintura. Antes de tentar removê-los, pulveriza-os com um lubrificante e passa o pano molhado sobre a mancha, durante algum tempo, até que esta se dissolva.


6. Não secar o carro corretamente


As manchas de água podem arruinar o sucesso da lavagem, mas tem cuidado: não esfregues a pintura com muita força ou arriscas-te a riscá-la. Há quem utilize secadores, toalhas de microfibra ou outros acessórios. Em alternativa, podes usar água pura e desmineralizada e deixar que o carro seque naturalmente, assim que o exterior esteja completamente limpo.

 

7. Encerar a menos ou a mais


Em primeiro lugar, garante que o carro está completamente limpo antes de aplicar cera. Um dos erros mais comuns ao encerar um carro é usar demasiada cera ou aplicar demasiadas camadas. Por outro lado, se utilizares pouca cera, o carro poderá ficar polido de forma desigual. Lê com atenção as instruções da cera que estejas a utilizar e a forma como deve ser aplicada. Também é muito importante aplicar a cera à temperatura certa, preferencialmente não ao sol direto.

 

A pensar em ti, a PRIO disponibiliza uma alargada oferta de pontos de lavagem automóvel.

 

Consulta aqui qual o posto PRIO mais próximo de ti com lavagem automática PRIO Wash e deixa-nos mimar o teu carro.