Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
A diferença entre o número de carros elétricos e veículos a combustão em Portugal está a diminuir. As razões? Questões ambientais, poupança económica e incentivos do Governo. Os avanços tecnológicos também têm um papel importante. A indústria automóvel evolui, e a mobilidade elétrica ganha terreno.

Com o crescimento dos carros elétricos, também cresce o mercado das infraestruturas de carregamento. Muitas empresas e particulares já investem nos seus próprios carregadores. Assim, tornam-se mais independentes e controlam os horários e custos da energia.

Se estás a pensar instalar um carregador, há algo importante a saber: não existem carregadores universais. Por isso, o ideal é conhecer bem as opções disponíveis e as funcionalidades de cada modelo.

Dessa forma, consegues escolher o que melhor se adapta às tuas necessidades.

Porque é tão importante escolher o carregador elétrico certo?

Há várias razões para escolher o equipamento certo e a primeira é a compatibilidade. Nem todos os carregadores são compatíveis com todos os modelos de veículos elétricos. Por isso, começa por verificar se o carregador elétrico que escolheste se adapta ao teu carro.

Depois, a potência do carregador que escolheres vai determinar a velocidade de carregamento do teu veículo elétrico. Já sabes que quanto mais potente for o carregador, menos tempo vai demorar a carregar as baterias do teu carro.

Um carregador mais potente é, em princípio, mais caro. No entanto, embora te obrigue a um investimento inicial superior, no longo prazo vai trazer-te algumas poupanças. Pensa nisso quando fizeres a tua escolha.

Lembra-te também que, muitas vezes, o barato sai caro. Por isso, investe num carregador de qualidade, que te garante segurança durante o carregamento e prolonga a vida útil da bateria do teu carro.

Por fim, considera se é relevante para o teu dia teres um carregador com funcionalidades extra, como sejam controlo remoto, programação de horários de carregamento de modo a beneficiares de tarifas mais baixas, ou a integração com sistemas de energia solar.

Visita a loja online PRIO para conheceres as várias opções de carregadores elétricos disponíveis, de elevada qualidade e a preços competitivos.

6 vantagens de um carregamento eficiente

Um carregador elétrico eficiente traz-te várias vantagens. Queres conhecer quais?

  1. Economia de energia.
  2. Redução de custos, em especial se conseguires carregar o teu carro elétrico durante os horários de tarifas mais baixas.
  3. Maior vida útil da bateria, se usares um carregador de qualidade elevada.
  4. Menor impacto ambiental, se forem integrados com fontes de energia renovável.
  5. Conveniência, uma vez que decides qual a melhor hora para carregar a tua viatura.
  6. Segurança e menor risco de sobrecarga elétrica.


Carregadores elétricos: principais diferenças


No mercado dedicado à mobilidade sustentável coexistem vários tipos de carregadores elétricos. Embora a finalidade seja sempre a mesma, há vários segmentos, cada um com características específicas para responder a diferentes necessidades.


Antes de escolheres, conhece bem as diferenças entre eles e depois avalia qual o melhor para ti. Atenção que deves atender a outros pormenores além da velocidade de carregamento.


E nota que nem todos os carregadores elétricos são uma wallbox. Estes últimos são os carregadores elétricos instalados numa parede, e é mais comum encontrá-los em estacionamentos particulares ou comerciais. As wallboxes são conhecidas também pela velocidade rápida. Mas há outros carregadores elétricos que não são wallbox, como é o caso dos carregadores portáteis, por exemplo.


Queres conhecer as várias diferenças?


Carregadores nível 1


São os carregadores mais lentos e, por isso, ideais para uso doméstico. Com estes modelos o tempo de carregamento varia entre oito e 20 horas. Utilizam uma tomada doméstica comum, de 110 ou 220V.


Carregadores nível 2


Estes são conhecidos também como carregadores semirrápidos, uma vez que têm uma velocidade superior aos anteriores. São recomendados para uso doméstico e comercial, e demoram quatro a oito horas até ter uma carga completa.


Como têm uma potência de 240V, estes carregadores já exigem uma instalação elétrica específica.


Carregadores nível 3


São os carregadores rápidos muitas vezes encontrados em postos de carregamento públicos, que permitem uma carga completa em cerca de 30 minutos. Utilizam corrente contínua.


Carregadores portáteis


Como o nome indica, são pequenos e fáceis de transportar, e são ideais para quem não quer correr o risco de ficar sem energia na estrada.


Podem ser usados em diferentes tipos de tomadas. Por essa razão, o carregamento é mais lento ou mais rápido de acordo com o tipo de tomada que é utilizada em cada momento.


Carregadores sem fios


De todos, estes são os carregadores elétricos menos frequentes, até porque é uma tecnologia que ainda está a dar os primeiros passos.


A sua grande vantagem? Dispensarem o uso de fios e carregarem a bateria do carro por indução.


A diferença está na corrente


O que faz com que uns carregadores elétricos sejam mais rápidos do que outros? A corrente elétrica utilizada e onde ocorre a sua conversão.


Os carregadores nível 1 e 2 usam corrente alternada (AC), e os carregadores nível 3 usam corrente contínua (DC).


No caso da corrente alternada, é fornecida pela rede elétrica e convertida em corrente contínua já dentro do veículo. Regra geral, é de uso doméstico (e também em alguns postos públicos de carregamento). Pela mesma razão, é a mais simples de instalar, uma vez que basta usar a infraestrutura existente. Como reverso da medalha, está o tempo de carregamento: oito a 20 horas para uma carga completa.


Já a corrente contínua dispensa conversão, sendo fornecida diretamente à bateria do carro. Por essa razão é muito mais rápida, e carregar uma bateria a 80% demora cerca de 30 minutos. O custo para instalar e manter estes postos é bastante superior, acabando por funcionar como uma barreira à sua expansão.


Impacto do carregamento rápido


Há muitas dúvidas em torno do carregamento rápido e se desgasta ou não a bateria. A verdade é que estes carregamentos têm mesmo impacto na vida útil da bateria dos veículos elétricos, se forem feitos com frequência.


Carregar a bateria gera sempre algum calor; carregar rapidamente gera ainda mais calor, o que pode provocar stress térmico nas células da bateria e acelerar reações químicas. Com o tempo, a capacidade e o desempenho da bateria vai diminuindo.


Ou seja, não há qualquer problema em fazer carregamentos rápidos, desde que sejam ocasionais.


Nota que alguns veículos elétricos mais recentes já têm sistemas de controlo da temperatura da bateria durante o carregamento, diminuindo assim os riscos. E também há carregadores que ajustam a potência do carregamento à temperatura da bateria.


Diz-me quem és e eu digo-te qual o melhor carregador


O teu automóvel é elétrico ou híbrido? Há mais do que um carro em tua casa a precisar de ser carregado com frequência? Utilizas o carro todos os dias? Para grandes distâncias ou curtas? Tens energia solar em casa? Estas são só algumas das muitas perguntas a que tens de responder antes de decidir qual o modelo de carregador elétrico que deves comprar. Porque para cada tipo de utilização, há a correspondência ideal.


Conhece alguns dos pares ideais.


 Uso diário moderado. O carregador nível 2 é o mais indicado. Como podes deixar o carro a carregar durante a noite, assim consegues um bom equilíbrio entre a velocidade de carregamento e o custo.
 Uso diário para longas distâncias. Também podes comprar um carregador nível 2, mas com uma potência superior (11 a 22 kW). Assim consegues um carregamento mais rápido e estás sempre pronto para viajar.
- Uso profissional. Se não tens um padrão de condução e tanto podes fazer muitas viagens curtas como ter de fazer uma longa distância, o melhor é estares sempre preparado e não perderes muito tempo a carregar a bateria do teu carro. Sem dúvida que um carregador elétrico nível 3 é a melhor escolha. Se quiseres, também podes adicionar um carregador portátil, para te ajudar a gerir os imprevistos e te garante maior flexibilidade.
 Tens energia solar em casa? A melhor opção é um carregador que te permita aproveitar essa energia, reduzindo assim os custos e impacto ambiental.
 O teu carro é um híbrido plug-in? Como as baterias destes carros são mais pequenas, não precisas de um carregador muito potente. Ou seja, um carregador nível 1 ou 2 é suficiente.


Vale mesmo a pena ter um carregador elétrico?


Neste momento já te estás a questionar se vale mesmo a pena investir num carregador elétrico e se o investimento se justifica. À partida, sim. Mesmo que muitas vezes tenhas de carregar na rua, porque estás longe de casa ou porque não tens tempo para um carregamento mais lento.


Prós e contras do carregamento doméstico


Ter um posto de carregamento em casa é bastante conveniente, já que controlas todo o processo. Queres melhor do que chegar a casa ao final do dia, deixar o carro a carregar e saber que no outro dia de manhã está carregado e pronto para arrancar? Se, pelo meio, conseguires beneficiar de tarifas mais baixas de eletricidade, melhor.


Aliás, o custo de carregamento em casa tende a ser sempre inferior. Se tiveres energia solar em casa, ainda desce mais.


Outra das vantagens é a segurança, partindo do princípio de que o automóvel está mais seguro em casa que na rua.


Por outro lado, a compra e instalação de um carregador elétrico pode ser cara e implicar um investimento inicial elevado. Lembra-te que quanto mais rápido for o carregador, mais caro será.


Prós e contras do carregamento público


A velocidade de carregamento é a principal vantagem, em especial nos postos de carregamento nível 3, o que é muito útil em viagens longas ou quando o tempo disponível é pouco.


No entanto, nestes postos da rede Mobi.E perdes um pouco o controlo do carregamento, uma vez que tens de procurar o posto de carregamento, podes ter de esperar para carregar o teu carro ou chegar a um local e o posto não estar disponível. Ainda assim, podes recorrer ao localizador de postos da PRIO, e assim ficar a saber qual o que está mais perto de ti.


Lembra-te também que o custo da energia elétrica tende a ser mais caro na rua que em casa.


8 pistas para fazer a escolha acertada


Escolher um carregador elétrico é uma tarefa simples. Mas fica aqui uma pequena lista de pontos aos quais deves dedicar alguma atenção.


  1. Compatibilidade: verifica se o carregador é compatível com o modelo do teu carro.
  2. Potência e tempo de carregamento: quanto mais potente for o carregador, menos tempo demora a carregar. A potência do carregador elétrico é medida em kWh.
  3. Custo e eficiência: é provável que um carregador mais eficiente seja mais caro, mas também é provável que tenha um impacto na tua fatura da eletricidade e te ajude a poupar.
  4. Instalação: antes de comprar o carregador elétrico, avalia a capacidade elétrica da tua casa e o espaço disponível para a sua instalação. Se for necessário, consulta o manual sobre a instalação de postos elétricos da Direção Geral de Energia e Geologia ou deixa esse trabalho para um profissional competente.
  5. Portabilidade: dependendo do uso que fazes do automóvel, pode ser preferível um carregador elétrico portátil, para que possas carregar em qualquer sítio e a qualquer hora.
  6. Conetividade e recursos inteligentes: se o carregador tiver wi-fi ou Bluetooth, podes controlar o carregamento remotamente ou até pré-definir os momentos de carregamento
  7. Garantia: joga pelo seguro e opta por um carregador que tenha garantia e que seja de um fabricante com um bom serviço ao cliente.
  8. Segurança: certifica-te que o carregador tem sistemas de segurança que evitem sobrecargas ou outros problemas elétricos.


Como otimizar o carregamento de veículos elétricos, em 9 passos


Em casa ou na rua, todos os utilizadores de veículos elétricos têm a mesma preocupação: otimizar o carregamento. E com isso ganham tempo, poupam dinheiro e evitam surpresas na estrada. Segue estas dicas para tirar o melhor partido do teu carro.


  1. Escolhe o carregador correto e instala-o em tua casa. Se tiveres energia solar, melhor.
  2. Se o teu carregador permitir, programa-o para carregar nas horas de tarifas mais baixas de eletricidade.
  3. Faz a manutenção regular do carregador, para que funcione bem e de forma eficiente.
  4. Opta pelo carregamento rápido ou ultrarrápido apenas quando não tiveres outra opção. Este tipo de carregamento desgasta a bateria rapidamente.
  5. Garante a saúde da bateria do teu carro. Evita os extremos – nunca a deixes descarregar completamente nem a carregues a 100% com frequência. O ideal será manter a carga entre 20% e 80%. Isso vai ajudar a prolongar a vida útil da bateria. Além de que os últimos 20% de carregamento são mais lentos. Experimenta não ultrapassar os 80% no dia a dia e carregar a 100% apenas em viagens longas, tirando assim partido de toda a autonomia da bateria.
  6. Planeia as tuas viagens. Garante que sais com as baterias carregadas, mas, se fizeres uma viagem longa ou muitas deslocações durante o dia, certifica-te que sabes onde deves carregar
  7. Aproveita as vantagens de alguns postos de carregamento, como os cartões de fidelização. Na PRIO, experimenta aderir ao cartão PRIO Electric, não pagas anuidades e só tens vantagens. Lembra-te também que em muitas autarquias o carregamento é gratuito.
  8. Eficiência é uma palavra que se aplica também a ti e ao teu estilo de condução. Troca as acelerações ou travagens bruscas por uma condução mais suave.
  9. As temperaturas muito altas ou muito baixas podem afetar a bateria do teu carro. Sempre que possível, carrega-o em locais cobertos.


Pronto para ir às compras?


Agora que conheces bem os diferentes pontos a que deve estar atento para escolher um carregador elétrico, já estás pronto para ir às compras.


Lembra-te também de como otimizar o carregamento e tudo o que deves fazer para poupar a bateria do teu carro.




Vê também: 

    Gestão de frotas: como montar um posto de carregamento na tua empresa?

    Descobre os incentivos para carros elétricos em 2025

    Que tipos de baterias para carros elétricos existem?