Voltar
Pesquisa / {{listArticles.length}} Artigos encontrados
Pesquisa sem resultados
Não encontramos resultados para a pesquisa
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Mobilidade Elétrica
Gestão de frotas: como montar um posto de carregamento na tua empresa?
Tens uma frota automóvel para gerir na tua empresa? Então, sabes que a transição para uma frota elétrica não é apenas uma escolha sustentável, mas também uma decisão estratégica com impacto ambiental, social e económico.
A mobilidade elétrica está a ganhar cada vez mais espaço, mas uma questão continua a surgir: como gerir os carregamentos de forma eficiente? A resposta é simples: instalar um posto de carregamento na tua empresa facilita a gestão da frota, reduz custos operacionais e ainda pode trazer benefícios fiscais e incentivos.
Queres saber como dar este passo? Descobre os 7 passos essenciais para implementar um posto de carregamento na tua empresa e otimizar a tua frota.
A importância da eletrificação da frota
Ainda tens dúvidas sobre a importância da eletrificação da frota automóvel? Sabe que esta é uma estratégia crítica para a promoção da sustentabilidade e de poupanças adicionais, mesmo que apenas a comeces a notar no médio prazo. E esta é uma tendência irreversível a que todas as empresas irão aderir, mais cedo ou mais tarde, à medida que a regulamentação ambiental se torna mais apertada na União Europeia. Portanto, porque não começar já?
Fica a par dos principais benefícios de ter uma frota automóvel elétrica.
• Redução das emissões de gases poluentes, o que tem impacto imediato na qualidade do ar nas cidades, mas, acima de tudo, é uma resposta eficaz na luta contra as alterações climáticas.
• Diminuição dos custos operacionais, uma vez que os custos de manutenção dos veículos elétricos são inferiores ao dos automóveis com motor a combustão, e o custo da energia também é menor. Portanto, mesmo que tenhas de fazer um investimento superior, rapidamente este é amortizado.
• Maior controlo orçamental, porque o preço da energia elétrica é muito constante, ao contrário do preço dos combustíveis convencionais.
• Circulação 100% livre, ao contrário do que acontece com as viaturas mais poluentes que estão impedidas de circular em determinadas zonas das cidades. Com uma frota elétrica, podes aceder a todos os pontos onde a tua empresa quer estar presente.
• Melhoria da imagem de marca. Uma empresa comprometida com o ambiente e com a sustentabilidade é, regra geral, mais bem percecionada pelo público. E isso faz-se sentir no valor da tua marca, mas também na decisão de compra de muitos consumidores.
Como gerir uma frota elétrica
É claro que a gestão de uma frota elétrica implica o controlo de mais uma variável: onde abastecer cada uma das viaturas elétricas ou híbridas nos seus percursos diários. Mas isso é simples e tens vários sistemas de gestão de frota que te podem ajudar nisso.
Da mesma forma, podes sempre recorrer a um localizador de postos de carregamento. Por exemplo, na PRIO é fácil encontrar um ponto de carregamento com a ajuda do localizador de postos.
No entanto, a solução mais simples pode ser ter um posto de carregamento na própria empresa. Queres saber quais são as vantagens? Destacamos 7.
1. Melhor gestão da frota, permitindo um controlo mais eficaz do tempo, uma vez que podes definir horários para o carregamento das viaturas em função das suas rotas e tempo de trabalho.
2. Poupança. O carregamento de um veículo elétrico num posto próprio é, regra geral, mais barato que o carregamento num posto público. Com o passar do tempo, vais notar esse impacto positivo nas contas da empresa.
3. Maior satisfação dos colaboradores que todos os dias conduzem os automóveis elétricos ou híbridos, porque assim sabem sempre onde os deixar a carregar e conseguem uma melhor gestão do tempo e do trabalho. Além de estar ao serviço da gestão da frota, o posto de carregamento pode também estar à disposição de outros colaboradores que tenham um carro elétrico ou híbrido, funcionando assim como uma ferramenta de motivação interna.
4. Valorização das instalações da empresa.
5. Aproveitar os benefícios fiscais e outros incentivos que existem em alguns locais, o que ajuda a reduzir o valor da fatura inicial.
6. Antecipar o futuro, uma vez que a mobilidade elétrica veio para ficar e a tendência é que continue a aumentar.
7. Nova fonte de receita, se conseguires que o posto de carregamento seja usado por outras pessoas quando não está ao serviço da tua empresa.
Guia para instalar um posto de carregamento na tua empresa
Este processo é simples, tal como no processo de realizar carregamentos em condomínios, mas exige alguma atenção e planeamento. Segue os 7 passos listados neste guia e verás como é bem mais fácil do que possas pensar.
Primeiro, avalia as várias necessidades
• Sobre a frota: tem quantos carros elétricos? Tens mais carros elétricos ou automóveis híbridos? Com que frequência têm de carregar? Em que horários?
• Sobre a capacidade elétrica instalada na empresa: suporta a carga adicional ou é preciso reforçar?
• Considera já futuros alargamentos da frota.
1. Escolhe o carregador
Qual é o carregador mais adequado às tuas necessidades?
• Carregador da corrente alternada, a escolha mais adequada a carregamentos noturnos ou durante o horário de trabalho, com potências entre 7,4 e 22 KW;
• Carregadores de corrente contínua, a solução para quem precisa de um carregamento rápido, com potência superior a 25 KW. Atenção que estes carregamentos são mais caros.
• Certifica-te que escolhes wallboxes compatíveis com os veículos da frota. Na loja online PRIO encontras vários modelos. Um deles será certamente o ideal para a tua empresa.
• Prefere carregadores que respondam às necessidades de carregamento diário da frota, considerando a autonomia dos veículos e o tempo disponível para carregamento. Equaciona a possibilidade de combinar os dois tipos de carregadores. Assim viabilizas o carregamento lento durante a noite para os veículos que ficam na empresa, e carregamentos rápidos para os veículos que estão sempre a circular.
2. Define o local para instalar o posto de carregamento
Lembra-te de que deve ser um local de fácil acesso e seguro e, quanto mais perto estiver dos painéis elétricos, menor será o custo de instalação. Se a opção for um parque de estacionamento interior, o ideal é a colocação de uma wallbox; se optares pelo exterior, então o mais recomendado é a colocação de um pedestal.
Atenção que os lugares de estacionamento devem ser maiores, para que os condutores consigam aceder facilmente à infraestrutura de carregamento.
3. Segue as regras legais
Confirma se é necessária alguma autorização ou licença para fazer esta pequena obra.
4. Contrata especialistas para instalarem o posto de carregamento
Esta é a parte mais complexa de todo o projeto. Para que tudo funcione bem e em segurança, garante que tens os melhores profissionais a fazer a instalação e ligações elétricas.
Aproveita estes profissionais para definir com eles um plano anual de manutenção.
5. Assina o contrato com um fornecedor de energia
No caso da rede pública Mobi.E tens de assinar um acordo para ser detentor de um Ponto de Carregamento. Depois disso é feita a instalação.
6. Organiza a utilização do posto de carregamento
Define as regras e horários para o uso do ponto de carregamento, e identifica uma pessoa para fazer a sua gestão. Certifica-te de que toda a organização conhece essas regras.
7. Estuda o assunto antes de arrancar para a implementação
Espreita o site da Associação de Veículos Elétricos, que fez um estudo detalhado sobre a instalação de postos de carregamento.
Vamos a contas?
Esta resposta não é muito linear, uma vez que entram em jogo vários fatores. Entre estes contam-se o tipo de wallbox, a potência desejada ou a complexidade da instalação, por exemplo. Ainda assim, é possível fazer uma estimativa do valor final a pagar.
O carregador de corrente alternada (mais lento) custa entre 500 e 1.500 euros; já um carregador de corrente contínua varia entre 1.500 e 3.000 euros. Nos dois casos, o valor aumenta proporcionalmente ao aumento de potência e às funcionalidades associadas.
Para a instalação podes reservar entre 500 e 1.500 euros, dependendo da complexidade da obra.
Deves ainda reservar parte do orçamento para a manutenção do posto de carregamento.
Mas se fazes contas ao que tens de investir, também deves avaliar o que poupas. Além do custo da energia e da manutenção ser inferior, podes também beneficiar de várias vantagens junto das companhias elétricas. Considera aderir ao cartão Frota PRIO para empresas que te vai permitir a gestão de faturas e de consumos em tempo real como ainda te abre as portas a um conjunto de descontos.
Qual é a importância de ter um bom ponto de carregamento?
Ter um bom posto de carregamento é fundamental para uma gestão de frota eficaz e eficiente, e sem riscos. Ou seja, é a garantia de que todos os veículos da frota têm autonomia suficiente para fazer a sua rota ou, se necessário, sabem onde recarregar baterias.
Vê também:
• Impostos sobre veículos: quanto vais pagar em 2025?
• Procuras uma app para carregar carros elétricos? Descobre a nossa
• Afinal, quanto custa carregar um carro elétrico?
A mobilidade elétrica está a ganhar cada vez mais espaço, mas uma questão continua a surgir: como gerir os carregamentos de forma eficiente? A resposta é simples: instalar um posto de carregamento na tua empresa facilita a gestão da frota, reduz custos operacionais e ainda pode trazer benefícios fiscais e incentivos.
Queres saber como dar este passo? Descobre os 7 passos essenciais para implementar um posto de carregamento na tua empresa e otimizar a tua frota.
A importância da eletrificação da frota
Ainda tens dúvidas sobre a importância da eletrificação da frota automóvel? Sabe que esta é uma estratégia crítica para a promoção da sustentabilidade e de poupanças adicionais, mesmo que apenas a comeces a notar no médio prazo. E esta é uma tendência irreversível a que todas as empresas irão aderir, mais cedo ou mais tarde, à medida que a regulamentação ambiental se torna mais apertada na União Europeia. Portanto, porque não começar já?
Fica a par dos principais benefícios de ter uma frota automóvel elétrica.
• Redução das emissões de gases poluentes, o que tem impacto imediato na qualidade do ar nas cidades, mas, acima de tudo, é uma resposta eficaz na luta contra as alterações climáticas.
• Diminuição dos custos operacionais, uma vez que os custos de manutenção dos veículos elétricos são inferiores ao dos automóveis com motor a combustão, e o custo da energia também é menor. Portanto, mesmo que tenhas de fazer um investimento superior, rapidamente este é amortizado.
• Maior controlo orçamental, porque o preço da energia elétrica é muito constante, ao contrário do preço dos combustíveis convencionais.
• Circulação 100% livre, ao contrário do que acontece com as viaturas mais poluentes que estão impedidas de circular em determinadas zonas das cidades. Com uma frota elétrica, podes aceder a todos os pontos onde a tua empresa quer estar presente.
• Melhoria da imagem de marca. Uma empresa comprometida com o ambiente e com a sustentabilidade é, regra geral, mais bem percecionada pelo público. E isso faz-se sentir no valor da tua marca, mas também na decisão de compra de muitos consumidores.
Como gerir uma frota elétrica
É claro que a gestão de uma frota elétrica implica o controlo de mais uma variável: onde abastecer cada uma das viaturas elétricas ou híbridas nos seus percursos diários. Mas isso é simples e tens vários sistemas de gestão de frota que te podem ajudar nisso.
Da mesma forma, podes sempre recorrer a um localizador de postos de carregamento. Por exemplo, na PRIO é fácil encontrar um ponto de carregamento com a ajuda do localizador de postos.
No entanto, a solução mais simples pode ser ter um posto de carregamento na própria empresa. Queres saber quais são as vantagens? Destacamos 7.
1. Melhor gestão da frota, permitindo um controlo mais eficaz do tempo, uma vez que podes definir horários para o carregamento das viaturas em função das suas rotas e tempo de trabalho.
2. Poupança. O carregamento de um veículo elétrico num posto próprio é, regra geral, mais barato que o carregamento num posto público. Com o passar do tempo, vais notar esse impacto positivo nas contas da empresa.
3. Maior satisfação dos colaboradores que todos os dias conduzem os automóveis elétricos ou híbridos, porque assim sabem sempre onde os deixar a carregar e conseguem uma melhor gestão do tempo e do trabalho. Além de estar ao serviço da gestão da frota, o posto de carregamento pode também estar à disposição de outros colaboradores que tenham um carro elétrico ou híbrido, funcionando assim como uma ferramenta de motivação interna.
4. Valorização das instalações da empresa.
5. Aproveitar os benefícios fiscais e outros incentivos que existem em alguns locais, o que ajuda a reduzir o valor da fatura inicial.
6. Antecipar o futuro, uma vez que a mobilidade elétrica veio para ficar e a tendência é que continue a aumentar.
7. Nova fonte de receita, se conseguires que o posto de carregamento seja usado por outras pessoas quando não está ao serviço da tua empresa.
Guia para instalar um posto de carregamento na tua empresa
Este processo é simples, tal como no processo de realizar carregamentos em condomínios, mas exige alguma atenção e planeamento. Segue os 7 passos listados neste guia e verás como é bem mais fácil do que possas pensar.
Primeiro, avalia as várias necessidades
• Sobre a frota: tem quantos carros elétricos? Tens mais carros elétricos ou automóveis híbridos? Com que frequência têm de carregar? Em que horários?
• Sobre a capacidade elétrica instalada na empresa: suporta a carga adicional ou é preciso reforçar?
• Considera já futuros alargamentos da frota.
1. Escolhe o carregador
Qual é o carregador mais adequado às tuas necessidades?
• Carregador da corrente alternada, a escolha mais adequada a carregamentos noturnos ou durante o horário de trabalho, com potências entre 7,4 e 22 KW;
• Carregadores de corrente contínua, a solução para quem precisa de um carregamento rápido, com potência superior a 25 KW. Atenção que estes carregamentos são mais caros.
• Certifica-te que escolhes wallboxes compatíveis com os veículos da frota. Na loja online PRIO encontras vários modelos. Um deles será certamente o ideal para a tua empresa.
• Prefere carregadores que respondam às necessidades de carregamento diário da frota, considerando a autonomia dos veículos e o tempo disponível para carregamento. Equaciona a possibilidade de combinar os dois tipos de carregadores. Assim viabilizas o carregamento lento durante a noite para os veículos que ficam na empresa, e carregamentos rápidos para os veículos que estão sempre a circular.
2. Define o local para instalar o posto de carregamento
Lembra-te de que deve ser um local de fácil acesso e seguro e, quanto mais perto estiver dos painéis elétricos, menor será o custo de instalação. Se a opção for um parque de estacionamento interior, o ideal é a colocação de uma wallbox; se optares pelo exterior, então o mais recomendado é a colocação de um pedestal.
Atenção que os lugares de estacionamento devem ser maiores, para que os condutores consigam aceder facilmente à infraestrutura de carregamento.
3. Segue as regras legais
Confirma se é necessária alguma autorização ou licença para fazer esta pequena obra.
4. Contrata especialistas para instalarem o posto de carregamento
Esta é a parte mais complexa de todo o projeto. Para que tudo funcione bem e em segurança, garante que tens os melhores profissionais a fazer a instalação e ligações elétricas.
Aproveita estes profissionais para definir com eles um plano anual de manutenção.
5. Assina o contrato com um fornecedor de energia
No caso da rede pública Mobi.E tens de assinar um acordo para ser detentor de um Ponto de Carregamento. Depois disso é feita a instalação.
6. Organiza a utilização do posto de carregamento
Define as regras e horários para o uso do ponto de carregamento, e identifica uma pessoa para fazer a sua gestão. Certifica-te de que toda a organização conhece essas regras.
7. Estuda o assunto antes de arrancar para a implementação
Espreita o site da Associação de Veículos Elétricos, que fez um estudo detalhado sobre a instalação de postos de carregamento.
Vamos a contas?
Esta resposta não é muito linear, uma vez que entram em jogo vários fatores. Entre estes contam-se o tipo de wallbox, a potência desejada ou a complexidade da instalação, por exemplo. Ainda assim, é possível fazer uma estimativa do valor final a pagar.
O carregador de corrente alternada (mais lento) custa entre 500 e 1.500 euros; já um carregador de corrente contínua varia entre 1.500 e 3.000 euros. Nos dois casos, o valor aumenta proporcionalmente ao aumento de potência e às funcionalidades associadas.
Para a instalação podes reservar entre 500 e 1.500 euros, dependendo da complexidade da obra.
Deves ainda reservar parte do orçamento para a manutenção do posto de carregamento.
Mas se fazes contas ao que tens de investir, também deves avaliar o que poupas. Além do custo da energia e da manutenção ser inferior, podes também beneficiar de várias vantagens junto das companhias elétricas. Considera aderir ao cartão Frota PRIO para empresas que te vai permitir a gestão de faturas e de consumos em tempo real como ainda te abre as portas a um conjunto de descontos.
Qual é a importância de ter um bom ponto de carregamento?
Ter um bom posto de carregamento é fundamental para uma gestão de frota eficaz e eficiente, e sem riscos. Ou seja, é a garantia de que todos os veículos da frota têm autonomia suficiente para fazer a sua rota ou, se necessário, sabem onde recarregar baterias.
Vê também:
• Impostos sobre veículos: quanto vais pagar em 2025?
• Procuras uma app para carregar carros elétricos? Descobre a nossa
• Afinal, quanto custa carregar um carro elétrico?