Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Para quem quer adotar uma mobilidade mais sustentável sem abandonar o veículo com motor a combustão, os combustíveis drop-in podem ser a solução ideal. Num momento em que cada vez mais atenções se focam na urgência da transição energética, estes combustíveis surgem como uma solução renovável e prática para reduzir a pegada de carbono da mobilidade, sem exigir alterações nos veículos atuais. Ou seja, podem ser o ‘dois em um’ perfeito.

A verdade é que estes combustíveis drop-in são produzidos a partir de matérias-primas sustentáveis e são totalmente compatíveis com os motores convencionais a diesel ou gasolina, podendo ser usados diretamente, como substituto parcial ou total, sem qualquer modificação técnica. E isto faz deles uma resposta eficaz às necessidades tão atuais quanto urgentes de descarbonização do setor dos transportes.

A PRIO tem estado na linha da frente da transição energética em Portugal, investindo continuamente em soluções inovadoras e acessíveis que promovem um futuro com menos emissões.
O desenvolvimento e comercialização de combustíveis mais sustentáveis é uma das prioridades da empresa, que tem um forte compromisso ambiental. Neste contexto, os combustíveis drop-in são uma peça-chave da estratégia da PRIO, pois permitem acelerar a descarbonização do setor dos transportes sem comprometer a performance ou a fiabilidade dos veículos.

O que são combustíveis drop-in?

Os biocombustíveis têm um papel importante na estratégia de transição energética da União Europeia, uma vez que usam fontes renováveis e, por isso, são bem mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Os combustíveis drop-in são biocombustíveis produzidos a partir de fontes renováveis, como óleos alimentares usados, gorduras residuais ou biomassa. No entanto, são bastante semelhantes ao gasóleo ou à gasolina em termos químicos, e é isso que lhes garante o uso direto, dispensando qualquer adaptação no motor.

Estes combustíveis foram desenvolvidos para serem totalmente compatíveis com os motores de combustão interna já existentes, tanto a diesel como a gasolina. Ou seja, basta chegar ao posto de abastecimento e escolher qual o combustível que prefere para abastecer: o gasóleo ou gasolina convencional, com a emissão de mais gases poluentes para a atmosfera, ou a variante drop-in, mais sustentável.

Vantagens? Além de serem amigos do ambiente, não pesam mais no seu orçamento, e isso faz deles meio caminho andado para a transição energética, tanto de particulares como de empresas. E a performance do motor é idêntica.

Além disso, os combustíveis drop-in contribuem para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que são produzidos a partir de resíduos e matérias-primas circulares.

Já os biocombustíveis tradicionais, embora também sejam produzidos a partir de matérias-primas renováveis, nem sempre são compatíveis com os motores a combustão existentes e têm de ser misturados com combustíveis fósseis.

Combustíveis drop-in disponíveis na PRIO

Focada na transição energética, a PRIO tem vindo a desenvolver uma série de produtos sustentáveis, com a incorporação de fontes renováveis. Foi com esta missão que nasceram quatro combustíveis que integram um portfólio de produtos drop-in da marca. São eles o ZERO Diesel B100, o ZERO Diesel HVO, o FLEX Diesel e o ECO Bunkers - biocombustíveis que mantêm o desempenho e a proteção do motor, ao mesmo tempo que promovem a redução da pegada carbónica.

Fique a conhecer melhor as características desses combustíveis desenvolvidos pela energética com produção em Aveiro.

O ZERO Diesel B100, foi criado a pensar nas necessidades de descarbonização das frotas empresariais. Também para frotas e veículos pesados há ainda o ZERO Diesel HVO, um combustível drop-in 100% renovável e com menos 90% de emissões de gases com efeito de estufa, que garante elevado desempenho do motor. Estas duas soluções estão apenas disponíveis mediante contacto.

Ainda para as frotas automóveis, pode encontrar o FLEX Diesel, um combustível que promove a sustentabilidade à medida. E como isto funciona? É simples: porque é cada empresa que decide qual o volume de fontes renováveis que quer incorporar no seu combustível, dentro de uma margem entre os 20% e os 50%.

Por fim, para o transporte marítimo, e de forma a responder às exigências da Organização Marítima Internacional em matéria de descarbonização, a PRIO desenvolveu o ECO Bunkers. Trata-se de um combustível que combina desde 15% de biocombustível avançado com gasóleo marítimo de alta qualidade, pronto a ser utilizado por qualquer frota naval. Os números comprovam o impacto positivo deste combustível drop-in: até menos 18% de emissões de dióxido de carbono, e redução do consumo até 10%.

8 razões para escolher combustíveis drop-in

Das mais às menos óbvias, a verdade é que há várias razões para escolher um combustível drop-in na hora de abastecer o seu carro. Quer conhecê-las?

• Compatibilidade com motores existentes. Esta é uma das razões mais óbvias e práticas, já que podem ser usados em veículos convencionais sem necessidade de modificações mecânicas.
 Menor impacto ambiental e consequente redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. E isso acontece mesmo nos carros com os motores atuais. Ao usar este tipo de combustíveis estará a fazer a sua parte pelo cumprimento do Pacto Ecológico Europeu, o roteiro da União Europeia rumo à neutralidade carbónica, e que prevê a redução de emissões líquidas de gases com efeito de estufa para, pelo menos, 55% até 2030.
• Origem renovável. São produzidos a partir de matérias-primas sustentáveis, como resíduos ou óleos alimentares usados.
• Promovem a economia circular. Valorizam subprodutos e resíduos que, de outra forma, seriam desperdiçados.
• Desempenho equivalente ao combustível fóssil. Garantem a mesma performance, fiabilidade e autonomia dos combustíveis tradicionais.
•  Reduzem a dependência de combustíveis fósseis, já que diversificam as fontes de energia no setor dos transportes, reforçando a segurança energética.
• Usam a mesma infraestrutura de abastecimento. Além das vantagens para os consumidores, os combustíveis drop-in também trazem vantagens para os distribuidores, uma vez que a infraestrutura de abastecimento é a mesma.

O compromisso da PRIO com a mobilidade mais verde

Na PRIO, a mobilidade sustentável é uma prioridade. Por isso, a estratégia da principal produtora de biocombustíveis em Portugal passa pelo investimento contínuo em soluções de combustíveis alternativos, procurando responder aos desafios ambientais sem comprometer a conveniência dos consumidores. Focada na liderança da transição energética no setor dos transportes, a companhia tem apostado no desenvolvimento de produtos que permitem reduzir o impacto ambiental de forma prática, acessível e imediata.

Deste compromisso resulta a produção de biocombustíveis avançados na unidade industrial da PRIO em Aveiro, uma das maiores da Europa. Além disso, a empresa tem investido em investigação e parcerias tecnológicas, promovendo a inovação contínua e a criação de soluções energéticas mais eficientes.

Com a PRIO, o objetivo é que a descarbonização deixe de ser uma ambição e passe a ser uma realidade para todos, seja pela disponibilização de combustíveis drop-in para aqueles que mantêm o carro com motor a combustão, seja pelo constante alargamento da rede de postos de carregamento elétrico, com energia 100% renovável. Tudo por um futuro mais verde e pela construção de uma mobilidade mais responsável.

Tudo o que quer saber sobre os combustíveis drop-in

Apesar dos esforços dos vários operadores no setor dos transportes para explicar o que são os combustíveis drop-in, a verdade é que ainda há algumas dúvidas. A PRIO vai ajudar a responder a todas essas questões.

Posso usar combustíveis drop-in no meu carro?

Claro que sim. Aliás, essa é a grande razão por detrás do desenvolvimento dos combustíveis drop-in: serem usados em todos os motores de combustão interna convencionais, sejam ligeiros, comerciais ou de pesados, dispensando qualquer tipo de ajuste ou adaptação ao motor. A melhor parte? Assim pode beneficiar de uma alternativa mais sustentável e com o mesmo desempenho.

O Eco Diesel PRIO é um combustível drop-in?

Tecnicamente, não. Os combustíveis drop-in são 100% renováveis e podem substituir por completo o gasóleo fóssil, mantendo exatamente as mesmas propriedades químicas. Já o ECO Diesel PRIO tem 15% de energia renovável proveniente de biocombustíveis avançados.

Ainda assim, a vantagem está na combinação perfeita entre poupança, eficiência e qualidade:

• Pode ser usado em qualquer motor diesel convencional, sem adaptações;
• Tem aditivos que ajudam a manter o motor limpo, reduzindo o desgaste e prolongando a vida útil;
• Permite poupar em combustível sem abdicar de um desempenho otimizado;
• Ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a poluição urbana.

Ou seja, mesmo não sendo drop-in, o ECO Diesel PRIO é uma alternativa para particulares que é mais sustentável e económica para quem quer reduzir o impacto ambiental, mantendo a fiabilidade e autonomia do gasóleo.

Os combustíveis drop-in prejudicam o motor?

Não. Em princípio os combustíveis drop-in seguem as recomendações dos fabricantes e foram desenvolvidos para uma única função: substituir os combustíveis convencionais.

Usar combustíveis renováveis é mais caro?

A resposta não é linear, já que a política de preços dos combustíveis sofre várias oscilações. Ainda assim, mesmo que os drop-in sejam ligeiramente mais caros, trazem ganhos de eficiência e permitem andar mais com menos combustível.

E o impacto na mobilidade verde é tal que vale sempre a pena, mesmo que o preço para atestar o depósito seja um pouco superior. Pense nisso e lembre-se dos combustíveis drop-in na próxima vez que encher o depósito do carro.



Veja também:
   • Tour d’Europe: PRIO leva o combustível do futuro à estrada
   • Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?
   • Limpar as praias em Portugal: descubra aqui como ser um voluntário