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Mobilidade Elétrica
Quanto vais poupar com um carro elétrico? Faz as contas
Poupança é a consequência imediata da troca de um carro com motor a combustão por um carro com motor elétrico. E a verdade é que essa mudança te permite poupar em duas frentes: no ambiente, já que deixa de haver emissão para a atmosfera de gases com efeito de estufa, e no teu orçamento - uma vez que o custo de carregar um carro elétrico é inferior ao de abastecer o depósito com gasolina ou gasóleo; além de que os custos de manutenção são inferiores.
Portanto, poupar com um carro elétrico é possível e de muitas maneiras. Estás a pensar apostar na mobilidade sustentável mas tens dúvidas nas contas? Vamos explicar-te tudo para que possas fazer uma escolha informada e vais ver que poupar com um carro elétrico é mais fácil do que pensas. E que é uma troca que vale a pena.
Principais fatores que geram poupança
Há vários fatores que puxam para baixo o custo de ter um carro elétrico. Por isso, mesmo que a compra exija um investimento inicial superior, é amortizado no curto prazo. Assim se percebe porque é que o número de carros elétricos tem vindo a subir em toda a Europa, e Portugal não é exceção. Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em Portugal circulam mais de 100 mil viaturas elétricas, sendo o 6º país da Europa com uma quota mais elevada.
Mas há mais, e até podes começar a poupar logo no momento em que compras o carro, já que há vários incentivos do Estado com o objetivo de promover a mobilidade sustentável e a transição energética.
Descobre os seis fatores que te levam a poupar com um veículo elétrico.
• Regra geral, a eletricidade é mais barata que o gasóleo ou gasolina. Por exemplo, com um automóvel elétrico, gastas 2 euros para percorrer 100 quilómetros; se percorreres a mesma distância com um carro a gasolina, o custo sobe para 8 euros, em média.
• Se cumprires os requisitos definidos pelo Fundo Ambiental, podes beneficiar de um incentivo de 4.000 euros na compra de um veículo elétrico novo até 38.500 euros ou 55.000 euros, no caso de ter mais de cinco anos. No entanto, para beneficiares deste incentivo, tens de entregar para abate um veículo a combustão com mais de 10 anos.
• As idas à oficina para manutenção são mais baratas, uma vez que os carros elétricos têm menos peças, dispensam trocas de óleo e o sistema de travagem é mais resistente devido à travagem regenerativa.
• Os carros elétricos são mais eficientes; portanto, poupam mais.
• Além de todos estes fatores, se tiveres alguns cuidados como carregar o carro nas horas em que a eletricidade é mais barata ou adotares uma condução defensiva, também te ajudam a economizar.
• Quando tiveres de carregar o teu elétrico, procura os postos de carregamento que te oferecem mais vantagens. E lembra-te que tempo também é dinheiro. Na PRIO tens o cartão PRIO Electric, que te dá acesso à maior rede de postos de abastecimento do país e com a vantagem de saber que usam energia 100% renovável. A adesão é rápida, gratuita e sem fidelização. No caso das frotas automóveis, este cartão funciona também como uma ferramenta de gestão.
Quanto custa carregar um carro elétrico?
Já sabes que carregar um carro elétrico é bem mais económico que abastecer o depósito de um carro com motor a combustão.
Queres mesmo fazer as contas da poupança? Há aqui algumas variáveis, como onde carregas e o tipo de carregamento que escolhes, mas podes ter uma ideia aproximada, usando os valores médios. Se quiseres saber os valores exatos, a Entidade Regulador dos Serviços Energéticos (ERSE) dá-te uma ajuda com a lista de ofertas de comercializadores.
Regra geral, carregar o carro em casa é a opção mais económica. Embora o valor varie com o fornecedor de energia que tens em tua casa, o valor médio é de 0,16€/kWh.
Se optares por carregar na rua, os valores aumentam e o preço depende da velocidade do carregamento. O carregamento normal (AC) pode custar 0,43€/kWh, mas se estiveres com pressa e optares pelo carregamento DC, então o valor quase que duplica, podendo chegar a um máximo de 0,79€/kWh. Já agora, guarda esta dica: se precisares de saber qual o posto de carregamento mais perto de ti quando estás em viagem, vai ao localizador de postos da PRIO. De certeza que vais encontrar uma solução de carregamento elétrico nas redondezas.
Então, quanto custa percorrer 100 km? É claro que não há uma resposta linear a esta pergunta mas, assumindo um consumo médio de 6,5 km/kWh vais gastar:
• 2,46 euros se carregares o carro em casa.
• 6,62 euros num carregamento num posto público AC.
• 12,15 euros num carregamento num posto público rápido.
E quanto custa fazer a mesma distância com um carro a combustão?
Mais uma vez, não há uma resposta exata, não só porque o consumo varia muito com o modelo automóvel mas, em especial, porque o preço dos combustíveis é muito volátil.
Ainda assim, podemos olhar para valores médios, que te vão ajudar a fazer a comparação entre os custos com energia num carro elétrico e num veículo a combustão. Para saber o preço exato do gasóleo ou da gasolina em cada momento, consulta o site da Direção Geral de Energia e Geologia.
Vamos considerar que a gasolina 95 custa 1,75€/litro e que o gasóleo é 1,64€/litro.
Para percorrer os mesmos 100 km, o carro a gasolina vai consumir 7,4 litros, e o carro a gasóleo vai consumir cerca de 6 litros.
Fazendo as contas, vais gastar:
• 12,95€ para uma distância de 100 km com o carro a gasolina;
• 9,84€ para a mesma distância com o carro a gasóleo.
Poupança na manutenção
Também ficas com dúvidas quando ouves que a manutenção de um automóvel elétrico é mais barata que a de um carro a combustão?
Mas é mesmo verdade, porque os carros elétricos têm menos peças. Velas de ignição, filtros de óleo, correias de distribuição, ou sistemas de escape são peças que não existem num carro elétrico. E mesmo os sistemas que estão mais sujeitos a desgaste, como é o caso dos travões, num carro elétrico o desgaste é menor graças à travagem regenerativa. É claro que se tiveres de substituir a bateria, o custo aumenta. Ainda assim, se tiveres alguns cuidados consegues prolongar a vida útil da bateria.
Por isso, uma ida à oficina para manutenção de um carro elétrico pode custar 50 a 70 euros, por ano. Num carro com motor a combustão, com todas as peças que é necessário avaliar e eventualmente substituir, mais mudanças de óleo, o preço dispara para os 180 a 250 euros por ano.
E o custo inicial do elétrico?
Depois destes comparativos, tornam-se óbvias todas as economias que podes obter com um carro elétrico, já para não falar no impacto ambiental.
No entanto, há uma questão que pode desencorajar quem está a pensar fazer a troca: o preço dos carros elétricos, que é superior e implica sempre um maior investimento inicial.
O preço médio de um carro 100% elétrico ou híbrido ronda os 55.000 euros, um valor que cai para metade nos carros a combustão. Mesmo com todas as poupanças associadas ao carro elétrico, os últimos conseguem ser amortizados primeiro. Mas há uma forma que te pode ajudar a contornar a situação: os vários benefícios fiscais e incentivos à mobilidade sustentável. Só tens de perceber onde procurar.
Benefícios fiscais e incentivos
A União Europeia está focada em cumprir o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030, e atingir a neutralidade carbónica em 2050. Portugal tem feito também o seu caminho rumo à descarbonização, e introduziu um conjunto de incentivos e benefícios fiscais com vista à promoção da mobilidade sustentável. Esta trajetória do país para a mobilidade sustentável está bem explícita no Regulamento da Mobilidade Elétrica.
O subsídio de compra, que é também um incentivo ao abate dos carros a combustão, permite receber até 4.000 euros na compra de um carro elétrico novo. Mas há mais. Os carros 100% elétricos estão isentos do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC). No caso das empresas, podem deduzir o IVA na compra dos automóveis elétricos.
Além disso, muitas cidades em todo o país juntaram-se a este ‘movimento verde’ e garantem o estacionamento gratuito ou com descontos para os veículos elétricos. Outras até oferecem incentivos adicionais, como descontos em taxas e estacionamento ou carregamento gratuito em postos públicos. Na página da Mobi.e, a maior rede de postos de carregamento do país, encontras um resumo dos vários incentivos e benefícios fiscais.
O estilo de condução também te ajuda a poupar
Como vês, a lista de peças que te ajudam a economizar se tiveres um carro elétrico, é longa. Mas é certo que podes deitar tudo a perder se tiveres um estilo de condução mais agressivo, com velocidade elevada e acelerações e travagens bruscas. Mas isto também é verdade para os carros a combustão.
Por isso, a solução pode passar por adotar um estilo de condução mais conservador e a mudança de alguns comportamentos. Porque é possível poupar com um carro elétrico e as vantagens são muitas, do ambiente às finanças.
Vê também:
• Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?
• Queres iniciar a transição enrgética no teu negócio? Segue estes passos
• Sabias que a neutralidade carbónica pode ajudar a poupar?
Portanto, poupar com um carro elétrico é possível e de muitas maneiras. Estás a pensar apostar na mobilidade sustentável mas tens dúvidas nas contas? Vamos explicar-te tudo para que possas fazer uma escolha informada e vais ver que poupar com um carro elétrico é mais fácil do que pensas. E que é uma troca que vale a pena.
Principais fatores que geram poupança
Há vários fatores que puxam para baixo o custo de ter um carro elétrico. Por isso, mesmo que a compra exija um investimento inicial superior, é amortizado no curto prazo. Assim se percebe porque é que o número de carros elétricos tem vindo a subir em toda a Europa, e Portugal não é exceção. Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em Portugal circulam mais de 100 mil viaturas elétricas, sendo o 6º país da Europa com uma quota mais elevada.
Mas há mais, e até podes começar a poupar logo no momento em que compras o carro, já que há vários incentivos do Estado com o objetivo de promover a mobilidade sustentável e a transição energética.
Descobre os seis fatores que te levam a poupar com um veículo elétrico.
• Regra geral, a eletricidade é mais barata que o gasóleo ou gasolina. Por exemplo, com um automóvel elétrico, gastas 2 euros para percorrer 100 quilómetros; se percorreres a mesma distância com um carro a gasolina, o custo sobe para 8 euros, em média.
• Se cumprires os requisitos definidos pelo Fundo Ambiental, podes beneficiar de um incentivo de 4.000 euros na compra de um veículo elétrico novo até 38.500 euros ou 55.000 euros, no caso de ter mais de cinco anos. No entanto, para beneficiares deste incentivo, tens de entregar para abate um veículo a combustão com mais de 10 anos.
• As idas à oficina para manutenção são mais baratas, uma vez que os carros elétricos têm menos peças, dispensam trocas de óleo e o sistema de travagem é mais resistente devido à travagem regenerativa.
• Os carros elétricos são mais eficientes; portanto, poupam mais.
• Além de todos estes fatores, se tiveres alguns cuidados como carregar o carro nas horas em que a eletricidade é mais barata ou adotares uma condução defensiva, também te ajudam a economizar.
• Quando tiveres de carregar o teu elétrico, procura os postos de carregamento que te oferecem mais vantagens. E lembra-te que tempo também é dinheiro. Na PRIO tens o cartão PRIO Electric, que te dá acesso à maior rede de postos de abastecimento do país e com a vantagem de saber que usam energia 100% renovável. A adesão é rápida, gratuita e sem fidelização. No caso das frotas automóveis, este cartão funciona também como uma ferramenta de gestão.
Quanto custa carregar um carro elétrico?
Já sabes que carregar um carro elétrico é bem mais económico que abastecer o depósito de um carro com motor a combustão.
Queres mesmo fazer as contas da poupança? Há aqui algumas variáveis, como onde carregas e o tipo de carregamento que escolhes, mas podes ter uma ideia aproximada, usando os valores médios. Se quiseres saber os valores exatos, a Entidade Regulador dos Serviços Energéticos (ERSE) dá-te uma ajuda com a lista de ofertas de comercializadores.
Regra geral, carregar o carro em casa é a opção mais económica. Embora o valor varie com o fornecedor de energia que tens em tua casa, o valor médio é de 0,16€/kWh.
Se optares por carregar na rua, os valores aumentam e o preço depende da velocidade do carregamento. O carregamento normal (AC) pode custar 0,43€/kWh, mas se estiveres com pressa e optares pelo carregamento DC, então o valor quase que duplica, podendo chegar a um máximo de 0,79€/kWh. Já agora, guarda esta dica: se precisares de saber qual o posto de carregamento mais perto de ti quando estás em viagem, vai ao localizador de postos da PRIO. De certeza que vais encontrar uma solução de carregamento elétrico nas redondezas.
Então, quanto custa percorrer 100 km? É claro que não há uma resposta linear a esta pergunta mas, assumindo um consumo médio de 6,5 km/kWh vais gastar:
• 2,46 euros se carregares o carro em casa.
• 6,62 euros num carregamento num posto público AC.
• 12,15 euros num carregamento num posto público rápido.
E quanto custa fazer a mesma distância com um carro a combustão?
Mais uma vez, não há uma resposta exata, não só porque o consumo varia muito com o modelo automóvel mas, em especial, porque o preço dos combustíveis é muito volátil.
Ainda assim, podemos olhar para valores médios, que te vão ajudar a fazer a comparação entre os custos com energia num carro elétrico e num veículo a combustão. Para saber o preço exato do gasóleo ou da gasolina em cada momento, consulta o site da Direção Geral de Energia e Geologia.
Vamos considerar que a gasolina 95 custa 1,75€/litro e que o gasóleo é 1,64€/litro.
Para percorrer os mesmos 100 km, o carro a gasolina vai consumir 7,4 litros, e o carro a gasóleo vai consumir cerca de 6 litros.
Fazendo as contas, vais gastar:
• 12,95€ para uma distância de 100 km com o carro a gasolina;
• 9,84€ para a mesma distância com o carro a gasóleo.
Poupança na manutenção
Também ficas com dúvidas quando ouves que a manutenção de um automóvel elétrico é mais barata que a de um carro a combustão?
Mas é mesmo verdade, porque os carros elétricos têm menos peças. Velas de ignição, filtros de óleo, correias de distribuição, ou sistemas de escape são peças que não existem num carro elétrico. E mesmo os sistemas que estão mais sujeitos a desgaste, como é o caso dos travões, num carro elétrico o desgaste é menor graças à travagem regenerativa. É claro que se tiveres de substituir a bateria, o custo aumenta. Ainda assim, se tiveres alguns cuidados consegues prolongar a vida útil da bateria.
Por isso, uma ida à oficina para manutenção de um carro elétrico pode custar 50 a 70 euros, por ano. Num carro com motor a combustão, com todas as peças que é necessário avaliar e eventualmente substituir, mais mudanças de óleo, o preço dispara para os 180 a 250 euros por ano.
E o custo inicial do elétrico?
Depois destes comparativos, tornam-se óbvias todas as economias que podes obter com um carro elétrico, já para não falar no impacto ambiental.
No entanto, há uma questão que pode desencorajar quem está a pensar fazer a troca: o preço dos carros elétricos, que é superior e implica sempre um maior investimento inicial.
O preço médio de um carro 100% elétrico ou híbrido ronda os 55.000 euros, um valor que cai para metade nos carros a combustão. Mesmo com todas as poupanças associadas ao carro elétrico, os últimos conseguem ser amortizados primeiro. Mas há uma forma que te pode ajudar a contornar a situação: os vários benefícios fiscais e incentivos à mobilidade sustentável. Só tens de perceber onde procurar.
Benefícios fiscais e incentivos
A União Europeia está focada em cumprir o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030, e atingir a neutralidade carbónica em 2050. Portugal tem feito também o seu caminho rumo à descarbonização, e introduziu um conjunto de incentivos e benefícios fiscais com vista à promoção da mobilidade sustentável. Esta trajetória do país para a mobilidade sustentável está bem explícita no Regulamento da Mobilidade Elétrica.
O subsídio de compra, que é também um incentivo ao abate dos carros a combustão, permite receber até 4.000 euros na compra de um carro elétrico novo. Mas há mais. Os carros 100% elétricos estão isentos do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC). No caso das empresas, podem deduzir o IVA na compra dos automóveis elétricos.
Além disso, muitas cidades em todo o país juntaram-se a este ‘movimento verde’ e garantem o estacionamento gratuito ou com descontos para os veículos elétricos. Outras até oferecem incentivos adicionais, como descontos em taxas e estacionamento ou carregamento gratuito em postos públicos. Na página da Mobi.e, a maior rede de postos de carregamento do país, encontras um resumo dos vários incentivos e benefícios fiscais.
O estilo de condução também te ajuda a poupar
Como vês, a lista de peças que te ajudam a economizar se tiveres um carro elétrico, é longa. Mas é certo que podes deitar tudo a perder se tiveres um estilo de condução mais agressivo, com velocidade elevada e acelerações e travagens bruscas. Mas isto também é verdade para os carros a combustão.
Por isso, a solução pode passar por adotar um estilo de condução mais conservador e a mudança de alguns comportamentos. Porque é possível poupar com um carro elétrico e as vantagens são muitas, do ambiente às finanças.
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• Queres iniciar a transição enrgética no teu negócio? Segue estes passos
• Sabias que a neutralidade carbónica pode ajudar a poupar?