Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Com as temperaturas a subir, a chegada do bom tempo é sinónimo de praia, festas, bebidas frescas e boa comida - não é verdade?

E as festividades típicas do verão trazem-nos os tão aguardados churrascos entre amigos e família. Por isso, se ainda não arrancaste com esses convívios, já podes começar a organizá-los e a desfrutar ao máximo da estação mais aguardada do ano. Seja na tua casa ou lá fora.

Para estares preparado, faz a tua checklist de carnes, acompanhamentos, bebidas frescas e convidados - mas não te esqueças que não pode faltar gás para o barbecue.

O gás é o elemento que garante um churrasco sem falhas. Não sabias? Descobre como fazer a melhor compra.

Que tipos de gás existem para barbecues?

O gás butano e o gás propano são diferentes, e é preciso perceber o que os distingue para fazeres a escolha acertada.

O butano funciona melhor em climas amenos e é um gás que deve ser armazenado em locais protegidos do frio, usado tipicamente para cozinha e aquecimento doméstico interior. Geralmente, as garrafas deste gás são mais pequenas.

Já o gás propano tem uma maior resistência ao frio, pode ser armazenado no exterior e é normalmente usado para locais exteriores ou para aquecimento geral. E agora, qual deves usar?

Preferencialmente, o gás para barbecues que deves usar, como os vendidos na loja PRIO, é o propano. Há três motivos simples para isso. Ora, toma nota!

• Melhor desempenho em temperaturais variáveis: o gás propano consegue manter a pressão dentro da garrafa mesmo em dias mais frios quando fazes churrascos no exterior, enquanto o gás butano dificilmente funcionaria nessas condições.
• A botija de gás pode ser armazenada no exterior: as garrafas de propano são mais resistentes às temperaturas baixas e podem ser armazenadas no exterior sem problemas.
• Maior potência e calor constante: embora ambos os gases sejam eficientes, o propano tem um calor mais potente e consistente, ideal para grelhar carnes e outros alimentos que exigem altas temperaturas e uma confeção uniforme.

5 Vantagens de um barbecue a gás

Se continuas indeciso entre comprar uma churrasqueira ou um barbecue a gás, fica a par das 5 principais vantagens deste equipamento versátil.

1. Fáceis de transportar

Ao contrário da churrasqueira, o barbecue a gás oferece mobilidade e facilidade de transporte.

Se não tens um pátio ou um terraço, são equipamentos perfeitos para varandas, mas também são ideais para um fim de semana de campismo ou para piqueniques improvisados.

Podes ainda transportar os modelos mais compactos no teu carro. Se gostares de inovar ou conheceres zonas novas, isso é sinónimo de fazeres um churrasco em qualquer local.

2. Cabem em qualquer lado

Como o barbecue a gás ocupa pouco espaço, pode ser a escolha ideal se a tua casa tiver áreas limitadas.

Dependendo do modelo, alguns até têm partes dobráveis ou desmontáveis, o que facilita ainda mais o seu armazenamento.

3. Regulam melhor a temperatura

Queres experimentar novas receitas de grelhados para aproveitares o verão mas, ao mesmo tempo, tens medo de queimar a carne ao usar o método tradicional da churrasqueira a carvão?

Com o barbecue a gás, tens tudo sob controlo, uma vez que o equipamento tem botões que facilitam a regulação da temperatura.

Podes surpreender os amigos ou a família sem stress, sabendo que não vais ser apanhado desprevenido na confeção de uma nova receita.

4. Facilitam uma limpeza eficiente

Limpar os equipamentos é uma das piores partes. Concordas?

Bem, muitos modelos de barbecues a gás são concebidos com superfícies antiaderentes e bandejas removíveis. Prático, simples e eficaz.

Como resultado, o tempo e o esforço necessários para manter o teu barbecue a gás em boas condições é menor.

5. Permitem cozinhar mais rapidamente

Mesmo que tenhas todo o tempo do mundo enquanto estás a fazer grelhados, ninguém gosta de estar demasiado tempo à espera da comida ficar pronta.

Os barbecues a gás proporcionam uma ignição rápida, o que permite que os alimentos possam ser cozinhados de imediato.

Isto é particularmente útil se decidires fazer um churrasco à última hora e não tiveres muito tempo para o preparar.

Descobre todos os modelos de barbecues a gás disponíveis na loja online da PRIO e escolhe o que melhor se adapta ao teu verão.

Como escolher a garrafa de gás ideal?

Comprar gás não é um bicho de sete cabeças, mas é evidente que há fatores a ter em consideração.

Por exemplo, o gás PRIO conta com garrafas leves e fáceis de transportar. Além disso, podes usar o serviço da loja online para comprar gás e usufruíres de campanhas sazonais, com descontos e oferta de gás.

Espreita as 5 características que uma garrafa de gás deve ter para churrascos agradáveis.

1. Capacidade

A capacidade da garrafa de gás determina quanto tempo o teu barbecue pode funcionar antes de precisar de uma recarga.

Garrafas com 9 kg ou mais são ideais se fazes churrascos com frequência, já que têm uma maior autonomia e evitam interrupções à mesa.

Já garrafas com 5 kg ou menos podem ser adequadas se fizeres churrascos de vez em quando ou até se tens um espaço limitado de armazenamento.

Ou seja, pondera a frequência e a duração dos teus grelhados para equilibrares a autonomia que desejas com a conveniência.

2. Portabilidade

Se a tua ideia é transportar o barbecue a gás com frequência, é melhor comprares garrafas mais pequenas e leves. Por isso, já sabes que, com essa decisão, podes ter de trocar a garrafa com mais frequência.

Se o teu barbecue a gás tem morada fixa em casa, a questão da portabilidade não é assim tão importante. Podes comprar garrafas maiores e mais pesadas, que oferecem uma maior autonomia para os
teus churrascos ao ar livre.

3. Compatibilidade

A compatibilidade é um fator não negociável. Geralmente, o equipamento funciona com gás propano, mas há modelos concebidos para funcionar a gás butano.

Lembra-te de que usar o tipo de gás errado pode ser perigoso e danificar o equipamento. Certifica-te sempre de ler o manual do fabricante.

4. Armazenamento

As garrafas de gás devem ser armazenadas em locais ventilados, na vertical e longe de fontes de calor ou ignição.

É seguro armazenar o gás propano, normalmente recomendado para barbecues, no exterior, mesmo durante o inverno.

Já o gás butano precisa de ser guardado em locais resguardados do frio, o que pode ser uma limitação se o teu barbecue estiver instalado no exterior e não tiveres um abrigo adequado para guardar a tua
garrafa.

5. Tipo de gás

Nunca é demais reforçar a importância do tipo certo de gás para barbecues. A escolha do gás certo afeta diretamente a fiabilidade e a funcionalidade do teu equipamento ao longo do ano.

7 dicas para utilização segura do gás

Agora que já sabes escolher a garrafa de gás ideal para as tuas necessidades, não te esqueças de seguir estas dicas para uma utilização segura do gás:

1. Assegura a ventilação adequada;
2. Armazena as garrafas corretamente;
3. Verifica regularmente as mangueiras;
4. Mantém as garrafas longe de fontes de calor;
5. Nunca deixes equipamentos a gás sem vigilância;
6. Realiza a manutenção regular do teu equipamento;
7. Aprende a detetar uma fuga de gás caso seja preciso agir rapidamente.

Além dos cuidados que deves ter com a botija de gás em casa, também é sempre importante substituir o redutor e saber se a botija tem gás com as nossas dicas.

Onde comprar gás e barbecues de forma fácil?

Especialmente em contexto de verão e festividades como os Santos Populares, já sabes que podes contar connosco de forma fiável e prática para comprar gás para barbecues.

Gás PRIO: onde comprar

Sabias que podes fazer as tuas compras e pagar em até 4 vezes sem juros, com 5% de desconto?

Espreita a loja online PRIO e vê tudo o que podemos oferecer, desde barbecues a garrafas de gás. Tens a possibilidade de pagamento fracionado, via Klarna ou FLOA, e nem precisas de sair de casa.

Em apenas 5 passos simples e fáceis, podes comprar gás PRIO online. Assim, tens mais tempo para desfrutar do ar livre, apreciar uns bons grelhados e usufruíres da companhia da família e amigos no teu
churrasco.

Perguntas mais frequentes

Para que sejas um especialista em churrascadas, a seguir esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre o gás que te permite cozinhar refeições deliciosas com a chegada do bom tempo.

Posso transportar garrafas de gás no carro?

Podes, mas é essencial que o faças com as devidas precauções de segurança, já que o transporte de gases inflamáveis, como o butano e o propano, é regulamentado. Certifica-te de que:

• não há fontes de calor;
• o equipamento e as válvulas estão desligados;
• as garrafas devem ser transportadas na posição vertical e devidamente presas;
• a ventilação deve ser adequada, sendo que o transporte deve ser feito, preferencialmente, em veículos abertos;

Não transportes as garrafas no banco da frente ou traseiro, já que em caso de colisão as garrafas podem tornar-se um projétil perigoso.

Geralmente, é permitido transportar até duas garrafas de gás butano ou propano para uso particular.

É seguro usar gás para barbecues em varandas?

Desde que sigas todas as normas de segurança, podes usar o barbecue na tua varanda, exceto caso haja indicações em contrário na tua zona de residência.

Os barbecues a gás são considerados mais seguros do que os a carvão para uso em varandas, já que não produzem brasas, geram menos fumo e permitem controlar a temperatura.

Que tipo de gás é melhor para barbecues portáteis?

Se tens um barbecue portátil, o gás propano em pequenas garrafas é a escolha indicada pela sua fiabilidade em diversas temperaturas.

As misturas de propano e butano também são uma alternativa prática para estes modelos. Consulta o manual do fabricante para confirmares qual a opção mais indicada.

Quanto tempo dura uma garrafa de gás num barbecue?

À semelhança dos aquecedores a gás e da sua duração estimada, há vários fatores que influenciam o consumo do gás para barbecues. O manual deve indicar o consumo máximo de gás por hora, em gramas/hora ou kg/hora.

Por exemplo, se o teu barbecue consome 800g/hora e usa uma garrafa de 11 kg de gás propano, podes usar a seguinte fórmula:

• 11000g (capacidade da garrafa) ÷ 800g/hora (consumo) = 13.75 horas de uso

Dependendo da duração média de cada churrasco, a garrafa de gás pode durar entre, aproximadamente, 9 a 27 churrascos.

Para nada falhar no teu churrasco, certifica-te de que tens uma garrafa de gás suplente caso a atual acabe. Bons grelhados.



Vê também:
   • Esta é a forma mais limpa (e amiga do ambiente) para fazer grelhados no verão 
   • Como poupar gás em casa o ano todo
   • Já conheces a Rota do Vinho Verde? Descobre os segredos da região