Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Como poupar gás em casa o ano todo

Gás

07 Novembro 2022

Como poupar gás em casa o ano todo

boca de fogão a gás com a chama acesa
Saber como poupar gás é algo que todos desejamos, não só pela saúde das nossas finanças, mas também pela do nosso planeta.

Hoje convidamos-te a fazer um tour pela casa para verificares onde e como podes reduzir os custos com esta fonte de energia. Depois, é só aplicar as nossas dicas.

Tudo a postos? Vamos lá!

20 dicas PRIOritárias para poupar gás em casa

Imaginemos o dia a nascer e com ele a correria típica da rotina familiar. Entre banhos e pequenos-almoços, o difícil é escolher a divisão da casa por onde começar as nossas dicas para reduzir a conta do gás. Mas porque sem pequeno-almoço também não há energia, comecemos então pela cozinha.

Como poupar gás na cozinha?

Para poupar gás na cozinha, deves prestar atenção às etiquetas energéticas quando escolhes eletrodomésticos como o fogão, o forno ou o esquentador. Equipamentos mais eficientes consomem menos energia.

Se já tens a cozinha equipada, não te preocupes. Há muito mais que podes fazer para reduzir a contado gás:

1. Liga o fogão apenas quando todos os utensílios e os ingredientes estiverem preparados.

2.Corta previamente os alimentos em pedaços mais pequenos e utiliza as tampas dos tachos e panelas. Estes dois cuidados farão com que os alimentos cozinhem mais depressa.

3. Verifica a cor da chama. Se não for azul, pode indicar que o fogão está com algum problema e, provavelmente, a gastar mais gás do que devia.

4. Escolhe o tamanho da boca adequado ao tamanho do tacho ou panela.

5. Enche o tacho ou panela apenas com a quantidade de água necessária. Isto permite acelerar a fervura e a cozedura dos alimentos, diminuindo o gasto de gás.

6. Baixa a chama do fogão, assim que os alimentos ou a água começarem a ferver.

7. Sempre que a comida estiver quase pronta, desliga o fogão (ou o forno) e deixa-a acabar de cozinhar com o calor residual.

8. Quando utilizas o forno, abre a porta o menos possível. Só com isso, podes poupar até 20% de gás. Aproveita também a capacidade do forno para cozinhar mais do que uma coisa ao mesmo tempo.

Como poupar gás na casa de banho?

Não importa se preferes tomar banho ao deitar ou ao acordar, a verdade é que é na casa de banho que grande parte do gás é consumido. Por isso, vamos agora a dicas para pôr em prática nesta divisão e começar a poupar.

9. Toma duche (quanto mais curto, melhor), em vez de banho de imersão.

10. Evita utilizar água quente para lavagens rápidas de mãos, cara, dentes.

11. Regula a temperatura da água no esquentador ou caldeira. Uma temperatura entre 30°C a 35°C costuma ser suficiente.

12. Desliga a água enquanto pões gel de banho e champô (poupas na água e no gás).

13. Se tiveres um esquentador, que não seja automático, desliga a chama-piloto (aquela chama azul que fica acesa mesmo que a água quente não esteja a ser utilizada).

14. Aposta na regular manutenção de todos os equipamentos a gás para aquecimento de águas.

Como poupar gás no aquecimento?

15. Isolar é fundamental. Se a casa tiver um bom isolamento térmico (portas e janelas calafetadas, vidros duplos e caixilharia adequada), o aquecimento a gás é mais eficiente e não há desperdício de calor.

16. Aproveita a luz natural no inverno para aquecer a casa. Abre os estores durante o dia e fecha-os à noite.

17. Regula a intensidade do aquecimento. Uma temperatura de 20°C no interior é suficiente até nos dias mais frios de inverno.

18. Climatiza apenas as divisões que estão a ser utilizadas.

19. Garante uma manutenção regular dos equipamentos de aquecimento.

Só mais uma dica PRIOritária

20. Se utilizas garrafas de gás butano, pondera passar para gás propano. O gás propano vaporiza melhor, o que significa que se consegue consumir a totalidade do gás da garrafa, mesmo no inverno. Menos desperdício, equivale a mais poupança. E na maioria dos casos não é necessário fazer qualquer alteração ou adaptação, já que grande parte dos equipamentos domésticos a gás estão preparados para operar quer com gás butano quer com gás propano.

Se a tua PRIOridade é poupar gás, contribuindo para um mundo e um orçamento familiar mais sustentáveis, começa hoje mesmo a implementar estas pequenas grandes mudanças.