Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Se está a pensar comprar um desses aparelhos, é certo que deseja levar para casa um que seja eficiente. Afinal, estar quentinho e poupar na carteira é o cenário ideal, não é?
Neste artigo, explicamos-lhe as vantagens dos aquecedores a gás, deixamos todas as dicas de como pode escolher o equipamento ideal para as suas necessidades e criamos um guia para uma compra inteligente. Interessa-lhe? Então, vamos lá.
Quais são as vantagens do aquecedor a gás?
Comprar um aquecedor a gás tem várias vantagens, na realidade. Principalmente no que diz respeito à eficiência no aquecimento de espaços. Uma coisa é garantida no seu funcionamento: os ambientes ganham calor com rapidez.
Para além de aquecerem os espaços num curto espaço de tempo, ainda são práticos e portáteis. Pode mover facilmente o seu aquecedor a gás entre divisões, sempre em segurança. Afinal, a botija de gás encaixa-se no próprio aquecedor e vai consigo aonde precisar de calor.
E se fica na dúvida sobre se pode controlar a temperatura, a resposta é sim. Pode fazer esse controlo e, independentemente do espaço da sua casa, estará sempre quentinho na medida certa.
Em comparação com outras formas de aquecimento, como os aquecedores elétricos ou o ar condicionado, os aquecedores a gás assumem mais uma vantagem: são mais acessíveis. Isto quer dizer que cabem no orçamento familiar sem grandes esforços.
Sabemos que uma das maiores preocupações dos consumidores é o valor da fatura de energia ao final do mês. Assim, ter um aquecedor a gás para aquecer a casa é viável e de fácil acesso para muitos lares portugueses.
Como escolher o aquecedor a gás ideal?
Se quer saber qual é o melhor aquecedor a gás para si, há aspetos que tem de ter em conta na hora da compra. A seguir, explicamos-lhe os três principais.
Avalie a Potência
A potência, medida em watts (W), indica a capacidade do aquecedor para gerar calor. Ao escolher a potência correta, em função do espaço a aquecer, tenha em atenção:
• o clima - se vive numa região mais fria, precisa de uma potência maior;
• o isolamento térmico - um ambiente bem isolado requer menos potência, pois retém melhor o calor;
• o número de pessoas - a presença de mais pessoas na sua casa também influencia o consumo de calor;
• o tamanho do espaço - a área que quer aquecer é o fator-chave, já que quanto maior o espaço, maior a potência necessária.
A potência necessária pode variar segundo estes fatores, mas uma estimativa geral é de 75 a 100 watts por metro quadrado (W/m²). Ao avaliar o isolamento da sua casa, consegue determinar a potência ideal para garantir conforto térmico eficiente.
De uma maneira geral, deixamos-lhe as nossas recomendações de seguida.
• Tem muito bom isolamento térmico? Vai precisar de um equipamento com 30 a 50 W/m².
• Tem bom isolamento térmico? Escolha um aquecedor com potência de 50 a 65 W/m².
• Se a qualidade do seu isolamento térmico é média, opte por uma potencia de 65 a 80 W/m².
• Se tiver baixo isolamento térmico, então o ideal é comprar um aparelho com potência de 80 a 100 W/m².
Avalie a área de cobertura
A escolha do equipamento a gás ideal depende do tamanho da sua casa, uma vez que cada tipo de aquecedor tem características específicas e indicadas para determinadas áreas.
Se a sua casa tem espaços pequenos, considere este tipo de aquecedor:
• aquecedor portátil - são fáceis de instalar, transportar e aquecem de forma rápida divisões pequenas como o quarto ou a casa de banho;
• radiador - oferecem um calor mais constante, apesar de ocuparem mais espaço. Podem ser uma boa opção para espaços pequenos que precisem de um aquecimento mais duradouro.
Se o espaço for médio, pode optar por:
• aquecedor por infravermelhos - estes equipamentos proporcionam aquecimento rápido e eficiente, sendo ideais para salas de estar ou cozinhas;
• aquecedor com ventoinha - combinam a eficiência do aquecimento por infravermelhas com a distribuição rápida do ar quente, o que faz com que sejam uma boa opção para espaços abertos.
Já para espaços grandes, pondere os:
• aquecedores industriais - são os mais potentes e indicados para grandes áreas, mas exigem instalação profissional;
• sistemas de aquecimento central a gás - apesar de a instalação ser mais complexa, proporcionam um aquecimento uniforme em toda a casa através do piso ou de radiadores.
Avalie o tipo de aquecedor a gás
Tendo em vista as suas necessidades, há diferentes tipos de aquecedores a gás disponíveis no mercado. Ora, espreite e avalie as suas necessidades antes de escolher o ideal para a sua casa.
• Portáteis: perfeitos para quartos, escritórios e casas de banho, com a vantagem de serem fáceis de transportar.
• Catalíticos: ideais para quartos, escritórios, casas de banho e outras divisões da casa que exijam um aquecimento suave e seguro.
• Chama azul: os aquecedores a gás de chama azul são ótimas escolhas para ambientes em que precisa de um aquecimento rápido e potente, como garagens ou áreas externas cobertas.
• Infravermelhos: para varandas e terraços, esta é a escolha certa. Sendo que o calor deste equipamento aquece diretamente objetos e pessoas, sem aquecer o ar ambiente.
• Com efeito fogueira: para salas de estar ou áreas de convívio, pode escolher este tipo de aquecedor a gás. Particularmente se gostar da simulação do efeito de uma lareira.
Gás butano ou propano?
Se já tem uma ideia do equipamento adequado para si, comprar gás é o próximo passo. Está com dúvidas se deve optar por gás butano ou propano?
Em relação aos pontos de congelação, o gás butano pode congelar em temperaturas muito baixas, mas o propano mantém a sua eficiência no frio.
Dependendo de onde vive, tem de considerar qual gás oferece maior poder calorífico.
Para o Norte de Portugal e zonas montanhosas, o gás propano é a escolha acertada. Com um aquecimento eficiente e constante, é mais resistente do que o butano às temperaturas baixas. Por razões de segurança, deve guardar a botija de gás ao ar livre.
Já o gás butano é ideal, pode ser aconselhado para climas mais amenos, como o Centro e Sul de Portugal.
Gás PRIO: aproveita a nossa campanha
Porque é que não aproveita e dá uma vista de olhos à nossa campanha de gás?
Na encomenda de um aquecedor, recebe no seu e-mail um código para ter gás PRIO a custo zero, bastando para isso duas encomendas diferentes. Após a compra do aquecedor, tem oferta de uma carga de gás.
Siga estas 5 dicas de segurança
Não se esqueça de fazer a manutenção do equipamento antes da chegada do inverno.
Cuidar do seu aquecedor permite uma maior eficiência e evita que os consumos mensais sejam elevados por mau funcionamento do equipamento.
E se o seu gás engarrafado está quase a acabar, pode encomendá-lo facilmente online aqui.
1. Verifique o aquecedor antes de usar
Se já tem um aquecedor que funcione a gás, verificar e cuidar da manutenção do equipamento é fundamental antes de o ligar.
Se é a primeira vez que tem um, leia atentamente o manual de instruções do fabricante para uma utilização segura.
2. Areje regularmente o espaço
A ventilação do ambiente é fundamental para evitar a acumulação de gases em casa. Se sair de casa ou for dormir, certifique-se que o aquecedor fica desligado.
Mantenha também a saída de gases do aquecedor livre de obstruções, como roupas ou outros objetos.
3. Guarde-o num local seguro
Opte por um local com boa ventilação para evitar a acumulação de gases tóxicos, como o monóxido de carbono.
Deve manter o aquecedor a uma distância segura de móveis, cortinas, roupas e outros materiais potencialmente inflamáveis.
O equipamento também deve ser colocado numa superfície plana e estável, longe de áreas húmidas, para evitar acidentes em casa.
4. Use proteções
Caso tenha crianças pequenas em casa, certifique-se que elas nunca ficam sozinhas perto do aquecedor. Naturalmente curiosas, podem magoar-se e queimar-se.
Pode utilizar proteções ou grades para evitar que tanto crianças como animais de estimação se aproximem do equipamento.
5. Instale um detetor de monóxido de carbono
Se possível, como medida adicional de segurança, pondere instalar um detetor de monóxido de carbono em casa.
O gás pode ser incolor e não ter cheiro, mas pode ser fatal, especialmente em caso de fuga de gás.
3 dicas para uma compra inteligente
1. Considere a eficiência energética do modelo
Comprar um aquecedor com uma boa performance é meio caminho andado para um investimento inteligente. Por isso, verifique sempre a:
• classe energética - quanto maior a classe energética (A, B, C, D, E, F e G), menor será o consumo de gás e, por consequência, o valor pago ao final do mês;
• tecnologia - modelos inovadores, como o da chama azul, garantem uma queima mais completa do gás e maior eficiência;
• potência - um equipamento muito potente num espaço pequeno vai consumir mais gás do que o necessário.
2. Escolha qualidade e poupança com a PRIO
Quando precisa de gás engarrafado, optar pela PRIO é garantir o melhor preço do mercado, sem comprometer a qualidade. Com a PRIO, tem a certeza de estar a escolher um produto eficiente e duradouro. Confira as vantagens!
• Preço competitivo: na PRIO, encontra os preços mais baixos e a melhor relação custo-benefício.
• Confiança garantida: não precisa de perder tempo a comparar marcas. Pode confiar na nossa transparência e na qualidade que oferecemos.
• Facilidade na instalação: o gás engarrafado da PRIO adapta-se às suas necessidades, ajudando-lhe a reduzir custos de instalação e manutenção.
Com a PRIO, fica com a tranquilidade de saber que fez a escolha certa. Confie em nós!
3. Avalie o peso do aquecedor
Para transportar e guardar sem dificuldade o aquecedor, avalie a dimensão e peso do mesmo. Deve analisar os fatores que deixamos de seguida.
• Espaço disponível: quando não estiver a usar o aquecedor, precisa de armazená-lo num local adequado.
• Praticidade de limpeza: pode ser útil escolher um modelo que seja fácil de limpar.
• Facilidade de transporte: se pretende mover o aquecedor com frequência, é melhor optar por modelos mais leves ou com rodas.
O que precisa de saber ao comprar um aquecedor
Quanto tempo dura uma garrafa de gás num aquecedor?
A duração de uma garrafa de gás depende do seu aquecedor, da respetiva potência e do tempo de aquecimento.
Por exemplo, uma garrafa de gás PRIO num aquecedor (de 9 kg) que tenha um consumo máximo de 305 gr/h, mantém a sua casa quentinha por, aproximadamente, 30 horas.
Se aquece a sua casa todos os dias, durante quatro horas e na potência máxima, essa garrafa de gás dura mais de uma semana.
Qual é o consumo médio de um aquecedor a gás?
O cálculo preciso do consumo requer informações específicas sobre o modelo, o ambiente e os seus hábitos de utilização.
Se a sua casa tiver um bom isolamento térmico, um aquecedor de 10 quilowatts (kW) ligado durante quatro horas por dia pode consumir cerca de 0,4 m³ de gás diariamente.
É seguro usá-lo no quarto?
O uso de aquecedores a gás no quarto pode ser seguro, desde que tome as devidas precauções de segurança.
Aquecer a casa demora?
Regra geral, este equipamento pode aquecer um ambiente de tamanho médio em poucos minutos. Para ambientes maiores ou com pouco isolamento térmico, o tempo de aquecimento pode ser mais longo.
O tempo de aquecimento varia mediante a temperatura exterior, isolamento térmico, potência e tipo de aquecedor.
Alguns modelos, como os infravermelhos, proporcionam um aquecimento muito mais rápido.
Onde comprar gás de forma prática e segura?
Acha que comprar gás pode ser uma tarefa aborrecida ou que não inspira muita confiança?
Já pensamos nisso. Para que não se preocupe com a compra, pode fazê-lo connosco apenas com um clique.
Qual aquecedor PRIO deve escolher?
Mediante as suas necessidades, pode escolher um aquecedor interior ou exterior. O nosso aquecedor a gás chama azul é ideal para aquecimento rápido e potente da divisão onde está instalado, além de ser fácil de transportar se quiser aquecer outra parte da casa.
Já o aquecedor infravermelhos é perfeitamente adequado para residências ou escritórios, especialmente naqueles dias mais frios.
O equipamento mais adequado às suas necessidades vai aquecer o seu inverno, tornando a sua casa muito mais confortável quando as temperaturas caírem a pique.
Gás PRIO: a sua solução eficaz para o inverno
Após ponderar quais são os aquecedores que consomem menos energia e mais eficientes para a sua casa, vai perceber que os aquecedores a gás são uma solução prática e eficaz para a estação mais fria.
A sua casa pode estar perfeitamente aquecida sem que tenha de temer a fatura ao final do mês, além da rapidez com que o equipamento aquece a habitação e todas as suas divisões.
Pode adaptar a temperatura conforme as divisões, até porque um quarto e uma sala de estar têm dimensões diferentes. Não há cabos e extensões a atrapalhar pela casa e, por norma, o aquecedor a gás é fácil de transportar e mover entre divisões.
Com uma manutenção adequada, só precisa de saber se a botija tem gás e proceder à substituição do redutor apenas quando for necessário.
Pode contar com o gás PRIO — e comprar online é uma solução simples para aquecer o seu inverno sem sair de casa.
Vê tambem:
• Como poupar gás em casa o ano todo
• Sabe como é que a PRIO enche as suas garrafas de gás?
• Já conhece a loja online da PRIO?

