Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Gás butano ou propano: qual a melhor solução?

Gás

22 Novembro 2022

Gás butano ou propano: qual a melhor solução?

Botijas de gás propano PRIO

Para o consumo doméstico, qual será a solução mais indicada: gás butano ou propano? Sabes o que os distingue? Conhece, então, as características de cada um e algumas das principais vantagens do gás engarrafado da PRIO.


Gás butano ou propano: como escolher?


Sabias que o gás butano e o propano são obtidos através da destilação do petróleo bruto e é por isso que se designam de gases de petróleo liquefeito (GPL)?


Apesar de o gás natural (canalizado) ser um combustível cada vez mais presente nas casas portuguesas, uma grande maioria das famílias ainda depende do gás engarrafado.


Se este é o teu caso, seja porque usas gás na cozinha, no aquecimento de águas sanitárias ou mesmo nos aquecedores, importa saber qual a diferença entre gás butano ou propano, até para perceberes qual a melhor solução para a tua casa e, em última análise, otimizares o teu consumo. Por isso, qual será a melhor escolha para ti?


O gás butano


O gás butano é um hidrocarboneto saturado, incolor e inodoro e o processo de aquecimento do petróleo é lento. Não tem grande resistência ao frio, razão pela qual não estranhes se te aconselharem a manter a botija de gás armazenada num local fechado. Na qualidade de GPL, é bastante utilizado para cozinhar, aquecer água e o ambiente.


E o gás propano: que é a escolha acertada


Quanto ao gás propano, apesar de ter as mesmas finalidades do butano, é um hidrocarboneto alifático, com uma característica que o torna na melhor solução: vaporiza melhor.


Atenção, isso não significa que desaparece mais rápido! Bem pelo contrário. Esta qualidade faz com que o gás propano “renda até à última gota”, até mesmo nos dias mais frios, pois, ao contrário do butano, tem muita resistência ao frio. Por isso, deves armazená-lo ao ar livre (até por razões de segurança).


Gás propano PRIO: duas bilhas para escolheres


Tendo em conta que propano é a resposta certa à pergunta “Gás butano ou propano?”, só poderia ser este o gás comercializado pela PRIO.


Tens dois tipos de garrafas de gás propano:


  • Garrafa de 9 kg: se o teu consumo de gás é moderado, então esta é a garrafa ideal. Mesmo sendo pequena tem todas as características de uma garrafa de grande volume. A garrafa de gás propano de 9 kg é mais leve, mais barata e mais eficiente, e ainda traz o Seguro Multi-Proteção Casa e Bens.


  • Garrafa de 45 kg: indicada para quem tem grandes consumos e precisa de uma solução de longa duração. Esta garrafa é mais económica e mais eficiente. Sempre a pensar na tua segurança,a garrafa de 45 kg também te oferece um Seguro Multi-Proteção Casa e Bens.


E as suas principais vantagens


Agora que já conheces as garrafas de gás propano PRIO, fica a saber do tanto que beneficias ao adquirires qualquer uma delas. Deixamos-te aqui uma lista para que nada te escape.


  • A garrafa de 9 kg foi pensada para ser facilmente transportada, e por isso é tão pequena e leve. Tens a garantia da PRIO de que o peso total, garrafa + gás não passa dos 19 kg.


  • Como a poupança é uma das preocupações em todas as casas, o preço do kg do gás propano da PRIO é o mais simpático e vantajoso no mercado. O facto da PRIO ter a sua própria unidade de enchimento de gás permite-lhe fazer um valor inferior relativamente ao valor de mercado.


  • O local de armazenamento dasgarrafas do gás butano ou propano pode ser igualmente uma dor de cabeça. Contudo, com as garrafas de gás propano da PRIO essa preocupação terminou. Estas garrafas podem ser guardadas com toda a segurança no interior ou no exterior, independentemente do estado do tempo.


  • Se utilizas em tua casa o gás butano, e agora que vistes que a melhor solução é o gás propano queres mudar, não há qualquer problema. A maioria das instalações domésticas já estão preparadas para o gás propano PRIO. De qualquer forma, validasempre esta informação antes de fazer a troca do gás.


  • Ao comprares a tua primeira garrafa de gás propano PRIO, recebes de oferta um kit de adaptação com um redutor, mangueira e abraçadeiras.


Gás ao domicílio em 24 horas: encomenda online a tua garrafa PRIO


A PRIO tem à tua disposição três formas de comprares as garrafas de gás propano. Qualquer uma delas é muito simples, sempre a pensar no teu conforto.


A garrafa de gás à distância de um clique


Esta opção é extremamente prática e principalmente rápida: podes encomendar online a tua garrafa de gás, e esta irá aparecer à porta de casa, sem que tenhas de sair do conforto da tua casa. Para isso basta que sigas os passos seguintes:



  • No menu principal, seleciona a opção “GÁS”. Escolhe o tipo de garrafa e a quantidade. Clica em “ENCOMENDAR” e, de seguida, seleciona o distrito e concelho.


  • Neste momento, confirma os dados, a quantidade e o valor. Neste passo, não te esqueças de selecionar se tens ou não garrafa para a troca.


  • Faz o login na tua conta, ou se ainda não tens, esta é a oportunidade para criares.


  • O passo seguinte é colocares os dados da morada e o teu contato e, posteriormente, a data e hora de entrega. Por fim, coloca os dados de faturação e escolhe o método de pagamento.


  • Com o "Domicílio Express", tens a tua garrafa de gás ao domicílio em casa em 24 horas.


A garrafa de gás à distância de um distribuidor


Para as localizações que, por enquanto, não têm a opção de entrega “Domicílio Express”, a PRIO tem outra solução igualmente vantajosa.Quando selecionares o distrito e o concelho, ser-te-á apresentado o distribuidor local das garrafas de gás propano PRIO, e todos os dados para fazeres a tua encomenda.


A garrafa de gás à distância de um posto


Nos postos da PRIO também encontras as garrafas de gás propano disponíveis para levares no momento. Para que não andes perdido às voltas, utiliza o localizador de postos PRIO para identificares qual o mais perto de ti