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Se tens um carro a gasóleo, provavelmente já ouviste falar do AdBlue. Mas sabes para que serve?


Com as regras ambientais cada vez mais apertadas, os fabricantes tiveram de encontrar formas de reduzir as emissões poluentes. E é aqui que entra o AdBlue! Esta solução ajuda os motores a gasóleo a cumprir a norma Euro 6, reduzindo os nocivos óxidos de nitrogénio (NOx).


Em Portugal, o AdBlue é obrigatório para todos os carros a gasóleo produzidos desde 2014 que sigam as normas Euro 6 ou superiores. Se o teu carro precisa de AdBlue, certifica-te de que nunca ficas sem — é essencial para um funcionamento mais limpo e eficiente!


Como funciona o AdBlue?


Se estás a pensar o que é o AdBlue, também conhecido por DEF (Diesel Exhaust Fluid), fica a saber que este líquido tem na sua composição química ureia e água desmineralizada.


Com a implementação das normas Euro e mediante as propostas da Comissão Europeia, a norma Euro 6 obriga os fabricantes de automóveis a instalarem mecanismos de pós-tratamentos de gases de escape.


No processo SCR (Selective Catalytic Reduction), este líquido transforma o NOx dos gases de escape em água e nitrogénio antes de estes serem libertos.


Em prol da mobilidade e da sustentabilidade, o DEF reduz, até 90%, as emissões de gases poluentes resultantes do processo de combustão, especialmente NOx.


A aplicação deste composto contribui para os objetivos da ONU, respeitantes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), que incluem a mitigação das consequências das alterações climáticas e um crescimento regenerativo e sustentável.


Quais os carros que utilizam este líquido?


Muitos carros a gasóleo necessitam de AdBlue, especialmente os de gama média e alta, como alguns modelos da Audi, BMW, Citroën, Peugeot, Volkswagen e Mercedes-Benz.


Para teres a certeza se um carro precisa deste composto, o manual do fabricante deve informar se este é necessário e onde está localizado o depósito do mesmo.


Como usar AdBlue: erros a evitar e consumo


Se o teu carro precisa de DEF, este é inserido no bocal de enchimento.


Mediante o modelo do teu automóvel, o reservatório pode estar localizado sob a tampa do depósito do combustível, num compartimento do motor ou até na mala.


Independentemente da localização do depósito, vais encontrar uma tampa azul. Quando chegar o momento de reabastecer, segue estes passos para uma utilização correta:


 estaciona o carro num local plano e seguro;
 desliga o motor e espera alguns minutos antes de abrir o reservatório;
 se optares por usar Adblue de embalagens, utiliza um funil para evitar derramamentos;
 despeja o DEF no reservatório até ao nível máximo indicado.


Caso derrames o líquido, limpa o local afetado com um pano húmido, uma vez que pode manchar a roupa e outras superfícies.


Erros a evitar


Para poderes poupar na manutenção do carro, há certos aspetos a evitar para que não tenhas problemas futuros.


É de realçar que o AdBlue não é um aditivo e, por isso, não pode ser utilizado no motor, assim como não deve ser misturado com água ou com aditivos. Deve ser, sempre, colocado no sistema de escape, onde é armazenado num reservatório próprio.


À semelhança do que acontece em situações em que o condutor, por lapso, abastece com o combustível errado, se adicionaste o DEF no reservatório de combustível não deves ligar o carro.


Contacta o concessionário da marca do automóvel e pede instruções sobre como deves proceder.


Mesmo quando estás a abastecer corretamente, tem em mente que não deves encher demais para evitar fugas e danos ao sistema.


O que acontece se o AdBlue acabar?


Bem, se o DEF acabar, o teu carro não vai arrancar. É por isso que não deves deixar o depósito ficar vazio.


Estar atento ao painel de instrumentos faz parte das estratégias de manutenção preventiva do automóvel.


Por isso, sempre que for necessário, o teu painel vai apresentar um aviso a indicar que precisas de reabastecer. Quando isso acontecer, não o ignores.


Quanto tempo dura um depósito?


Depende.


O tipo de condução e a temperatura ambiente e do sistema são fatores que influenciam os consumos de AdBlue. Geralmente, por cada 1000 quilómetros, em média são consumidos 1,5 a 2,5 litros.


Segundo a ACEA - European Automobile Manufacturers’ Association, os veículos ligeiros de passageiros a diesel com sistemas SCR podem exigir o reabastecimento do tanque apenas em cada troca de óleo. Ou seja, a cada 10.000 quilómetros, aproximadamente.


Recorda-te que a falta de DEF ou o uso de um fluido inadequado podem levar o teu carro a emitir níveis de NOx superiores aos permitidos por lei, o que pode acarretar multas e impedir a aprovação em inspeções técnicas.


Além disso, o armazenamento ou a utilização incorreta do fluido pode resultar na sua cristalização, que pode entupir o sistema de injeção, o catalisador SCR e outros componentes, levando a avarias e a custos de reparação.


O sistema SCR tem sensores e controlos eletrónicos que podem apresentar falhas devido a problemas com o fluido, como nível baixo, qualidade inadequada ou avaria nos componentes.


Onde comprar AdBlue?


Podes comprar embalagens pequenas ou abastecer em bomba. A diferença prende-se com a forma de abastecimento.


Abastecer com um recipiente é mais trabalhoso, exigindo-te o uso de um funil para evitar derrames, enquanto num posto é mais rápido e prático.


O preço do AdBlue também pode variar. Por norma, as embalagens pequenas costumam ser mais caras do que abastecer num posto.


Podes abastecer o teu carro com AdBlue nos nossos postos de abastecimento, de forma rápida, simples e segura.


5 mitos sobre o Adblue


À semelhança do que acontece entre optar por gasóleo simples ou aditivado, nada melhor do que estarmos informados para tomarmos decisões conscientes. Há alguns mitos relacionados com o AdBlue que, a seguir, desmistificamos.



1. Danifica o motor


O DEF não entra em contacto com o motor, uma vez que é injetado diretamente no sistema de escape.


2. É tóxico e perigoso


O DEF não é tóxico, mas pode irritar a pele e os olhos.


É por isso que é tão importante evitar o contacto direto com o líquido, assim como lavar bem as mãos após o seu manuseamento.


3. O consumo é elevado


Depende de fatores como o veículo, o tipo de condução e as condições da estrada.


Em geral, o consumo de AdBlue é baixo e não representa um custo significativo. Segundo a ACEA, este composto é usado numa proporção entre 2% a 6% do volume de consumo de gasóleo.


4. O sistema SCR é dispendioso


O sistema SCR é relativamente simples e não requer uma manutenção automóvel frequente.


Mesmo assim, é importante verificar o nível de DEF e realizar as revisões periódicas do carro.


5. Não faz diferença no ambiente


Este composto reduz de forma significativa as emissões de NOx, que são poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.


AdBlue em prol da transição energética


A verdade é que este líquido desempenha um papel crucial na redução de emissões de carros a diesel equipados com tecnologia SCR, contribuindo para um desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana.


Ao ser injetado no sistema de escape, o DEF reage com o NOx, transformando-o em nitrogénio e água, substâncias inofensivas ao meio ambiente.


Essa tecnologia é fundamental para corresponder aos padrões de emissões mais rigorosos, como a norma Euro 6. Além disso, contribui significativamente para a sustentabilidade, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição urbana.


Em prol da transição energética, a adoção de soluções alternativas, como a tecnologia SCR e o uso de biocombustíveis, irão permitir uma mobilidade urbana focada no ambiente e na responsabilidade social que todos partilhamos.


Apesar da sua importância, nunca é demais realçar os cuidados a ter com o carro a AdBlue.


Para uma utilização eficiente, abastece num local ventilado, utiliza luvas e óculos de proteção para evitar o contacto com pele e olhos e armazena o fluido num local fresco e fresco.


Já sabias que o AdBlue é essencial para o bom funcionamento do teu carro? Como costumas garantir que nunca te falta?





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