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Se tens um carro a gasóleo, provavelmente já ouviste falar do AdBlue. Mas sabes para que serve?
Com as regras ambientais cada vez mais apertadas, os fabricantes tiveram de encontrar formas de reduzir as emissões poluentes. E é aqui que entra o AdBlue! Esta solução ajuda os motores a gasóleo a cumprir a norma Euro 6, reduzindo os nocivos óxidos de nitrogénio (NOx).
Em Portugal, o AdBlue é obrigatório para todos os carros a gasóleo produzidos desde 2014 que sigam as normas Euro 6 ou superiores. Se o teu carro precisa de AdBlue, certifica-te de que nunca ficas sem — é essencial para um funcionamento mais limpo e eficiente!
Como funciona o AdBlue?
Se estás a pensar o que é o AdBlue, também conhecido por DEF (Diesel Exhaust Fluid), fica a saber que este líquido tem na sua composição química ureia e água desmineralizada.
Com a implementação das normas Euro e mediante as propostas da Comissão Europeia, a norma Euro 6 obriga os fabricantes de automóveis a instalarem mecanismos de pós-tratamentos de gases de escape.
No processo SCR (Selective Catalytic Reduction), este líquido transforma o NOx dos gases de escape em água e nitrogénio antes de estes serem libertos.
Em prol da mobilidade e da sustentabilidade, o DEF reduz, até 90%, as emissões de gases poluentes resultantes do processo de combustão, especialmente NOx.
A aplicação deste composto contribui para os objetivos da ONU, respeitantes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), que incluem a mitigação das consequências das alterações climáticas e um crescimento regenerativo e sustentável.
Quais os carros que utilizam este líquido?
Muitos carros a gasóleo necessitam de AdBlue, especialmente os de gama média e alta, como alguns modelos da Audi, BMW, Citroën, Peugeot, Volkswagen e Mercedes-Benz.
Para teres a certeza se um carro precisa deste composto, o manual do fabricante deve informar se este é necessário e onde está localizado o depósito do mesmo.
Como usar AdBlue: erros a evitar e consumo
Se o teu carro precisa de DEF, este é inserido no bocal de enchimento.
Mediante o modelo do teu automóvel, o reservatório pode estar localizado sob a tampa do depósito do combustível, num compartimento do motor ou até na mala.
Independentemente da localização do depósito, vais encontrar uma tampa azul. Quando chegar o momento de reabastecer, segue estes passos para uma utilização correta:
• estaciona o carro num local plano e seguro;
• desliga o motor e espera alguns minutos antes de abrir o reservatório;
• se optares por usar Adblue de embalagens, utiliza um funil para evitar derramamentos;
• despeja o DEF no reservatório até ao nível máximo indicado.
Caso derrames o líquido, limpa o local afetado com um pano húmido, uma vez que pode manchar a roupa e outras superfícies.
Erros a evitar
Para poderes poupar na manutenção do carro, há certos aspetos a evitar para que não tenhas problemas futuros.
É de realçar que o AdBlue não é um aditivo e, por isso, não pode ser utilizado no motor, assim como não deve ser misturado com água ou com aditivos. Deve ser, sempre, colocado no sistema de escape, onde é armazenado num reservatório próprio.
À semelhança do que acontece em situações em que o condutor, por lapso, abastece com o combustível errado, se adicionaste o DEF no reservatório de combustível não deves ligar o carro.
Contacta o concessionário da marca do automóvel e pede instruções sobre como deves proceder.
Mesmo quando estás a abastecer corretamente, tem em mente que não deves encher demais para evitar fugas e danos ao sistema.
O que acontece se o AdBlue acabar?
Bem, se o DEF acabar, o teu carro não vai arrancar. É por isso que não deves deixar o depósito ficar vazio.
Estar atento ao painel de instrumentos faz parte das estratégias de manutenção preventiva do automóvel.
Por isso, sempre que for necessário, o teu painel vai apresentar um aviso a indicar que precisas de reabastecer. Quando isso acontecer, não o ignores.
Quanto tempo dura um depósito?
Depende.
O tipo de condução e a temperatura ambiente e do sistema são fatores que influenciam os consumos de AdBlue. Geralmente, por cada 1000 quilómetros, em média são consumidos 1,5 a 2,5 litros.
Segundo a ACEA - European Automobile Manufacturers’ Association, os veículos ligeiros de passageiros a diesel com sistemas SCR podem exigir o reabastecimento do tanque apenas em cada troca de óleo. Ou seja, a cada 10.000 quilómetros, aproximadamente.
Recorda-te que a falta de DEF ou o uso de um fluido inadequado podem levar o teu carro a emitir níveis de NOx superiores aos permitidos por lei, o que pode acarretar multas e impedir a aprovação em inspeções técnicas.
Além disso, o armazenamento ou a utilização incorreta do fluido pode resultar na sua cristalização, que pode entupir o sistema de injeção, o catalisador SCR e outros componentes, levando a avarias e a custos de reparação.
O sistema SCR tem sensores e controlos eletrónicos que podem apresentar falhas devido a problemas com o fluido, como nível baixo, qualidade inadequada ou avaria nos componentes.
Onde comprar AdBlue?
Podes comprar embalagens pequenas ou abastecer em bomba. A diferença prende-se com a forma de abastecimento.
Abastecer com um recipiente é mais trabalhoso, exigindo-te o uso de um funil para evitar derrames, enquanto num posto é mais rápido e prático.
O preço do AdBlue também pode variar. Por norma, as embalagens pequenas costumam ser mais caras do que abastecer num posto.
Podes abastecer o teu carro com AdBlue nos nossos postos de abastecimento, de forma rápida, simples e segura.
5 mitos sobre o Adblue
À semelhança do que acontece entre optar por gasóleo simples ou aditivado, nada melhor do que estarmos informados para tomarmos decisões conscientes. Há alguns mitos relacionados com o AdBlue que, a seguir, desmistificamos.
1. Danifica o motor
O DEF não entra em contacto com o motor, uma vez que é injetado diretamente no sistema de escape.
2. É tóxico e perigoso
O DEF não é tóxico, mas pode irritar a pele e os olhos.
É por isso que é tão importante evitar o contacto direto com o líquido, assim como lavar bem as mãos após o seu manuseamento.
3. O consumo é elevado
Depende de fatores como o veículo, o tipo de condução e as condições da estrada.
Em geral, o consumo de AdBlue é baixo e não representa um custo significativo. Segundo a ACEA, este composto é usado numa proporção entre 2% a 6% do volume de consumo de gasóleo.
4. O sistema SCR é dispendioso
O sistema SCR é relativamente simples e não requer uma manutenção automóvel frequente.
Mesmo assim, é importante verificar o nível de DEF e realizar as revisões periódicas do carro.
5. Não faz diferença no ambiente
Este composto reduz de forma significativa as emissões de NOx, que são poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
AdBlue em prol da transição energética
A verdade é que este líquido desempenha um papel crucial na redução de emissões de carros a diesel equipados com tecnologia SCR, contribuindo para um desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana.
Ao ser injetado no sistema de escape, o DEF reage com o NOx, transformando-o em nitrogénio e água, substâncias inofensivas ao meio ambiente.
Essa tecnologia é fundamental para corresponder aos padrões de emissões mais rigorosos, como a norma Euro 6. Além disso, contribui significativamente para a sustentabilidade, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição urbana.
Em prol da transição energética, a adoção de soluções alternativas, como a tecnologia SCR e o uso de biocombustíveis, irão permitir uma mobilidade urbana focada no ambiente e na responsabilidade social que todos partilhamos.
Apesar da sua importância, nunca é demais realçar os cuidados a ter com o carro a AdBlue.
Para uma utilização eficiente, abastece num local ventilado, utiliza luvas e óculos de proteção para evitar o contacto com pele e olhos e armazena o fluido num local fresco e fresco.
Já sabias que o AdBlue é essencial para o bom funcionamento do teu carro? Como costumas garantir que nunca te falta?
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