Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

A longevidade de qualquer veículo depende tanto da marca/modelo como dos cuidados do dia a dia. Sendo assim, que cuidados deve começar a adotar já para prolongar a vida útil do carro?


Manter o carro em boas condições ao longo do tempo, independentemente do tipo de motorização (gasolina, gasóleo, GPL, híbrido ou elétrico), é perfeitamente possível se seguir estas dicas que deixamos de seguida.


Prolonga a vida útil do carro com 9 dicas simples e práticas


Como queremos que usufrua ao máximo do seu carro, seja ele eletrificado ou convencional, há estratégias que só dependem de si e que não são assim tão difíceis de colocar em prática.


Desde consumo e boas práticas até à sustentabilidade associada a uma condução eficiente, espreite a seguir as nossas 9 dicas para prolongar a vida útil de qualquer carro.


1. Faça manutenções regulares (mesmo fora da garantia)


Para não ter surpresas desagradáveis e garantir que o seu carro tenha uma vida longa, as revisões periódicas ajudam a prevenir problemas maiores. Respeitar os prazos indicados pelo fabricante é o primeiro passo a seguir.


Estas revisões periódicas são projetadas para verificar e substituir componentes antes que atinjam o fim da sua vida útil. Ignorar as manutenções pode parecer uma poupança a curto prazo, mas rapidamente se pode transformar em prejuízo.


Por isso, invista na manutenção preventiva. Assim, está a garantir a sua segurança e a qualidade do veículo - sustentando o melhor valor de venda do carro por muito mais tempo.


2. Escolha combustíveis de qualidade comprovada


O combustível que abastece o seu carro tem impacto direto na sua vida útil. Pode parecer tentador optar por combustíveis que garantem poupança imediata, mas a verdade é que os combustíveis de melhor qualidade oferecem benefícios que justificam o investimento.


Geralmente, os combustíveis mais económicos carecem dos aditivos de proteção para a manutenção da limpeza do motor. Já os combustíveis de qualidade comprovada ajudam a otimizar a queima, a reduzir o atrito e a prolongar a vida útil dos componentes internos.


Ou seja, é uma opção que pode ajudar a poupar com despesas em reparações futuras.


Sabia que a PRIO continua a ser Escolha do Consumidor na categoria “Combustíveis” com o ECO Diesel? Com 15% de energia renovável na sua fórmula, o ECO Diesel também ajuda a eliminar as impurezas acumuladas no motor graças aos aditivos de proteção. Pode percorrer ainda mais quilómetros e a um preço acessível.


Além da poupança, acaba por reduzir a poluição urbana com a adoção de combustíveis alternativos. Parece um bom “2 em 1” a aplicar.


3. Verifique os filtros (óleo, ar, combustível e pólen)


Por distração ou esquecimento, muitas vezes subestima-se a importância dos filtros do carro. Pode dizer-se que os filtros funcionam como os pulmões e os rins do veículo, sendo, por isso, essenciais para o seu bom desempenho e longevidade.


Quando se encontram sujos ou entupidos, o motor é obrigado a fazer um esforço adicional para funcionar, o que resulta numa perda notória de performance e num aumento significativo do consumo de combustível.


Ignorar a substituição regular dos filtros é, portanto, um erro dispendioso. A boa notícia é que a manutenção dos filtros é relativamente simples e acessível, ao contrário das consequências da sua negligência, que podem revelar-se bastante caras.


4. Mantenha os pneus calibrados e em bom estado


Não é novidade que os pneus são o único ponto de contacto com a estrada. A manutenção dos pneus é vital não só para a segurança, mas também para a longevidade do veículo. Manter os pneus devidamente calibrados é o primeiro passo.


É fundamental garantir que se utiliza sempre a pressão correta, indicada no manual do carro ou na porta do condutor. Este ato simples assegura uma melhor aderência, otimiza o consumo de combustível e evita o desgaste prematuro e irregular dos pneus.


Deve-se ter em mente que pneus mal calibrados podem causar problemas na direção e na travagem, aumentando o risco de acidentes rodoviários.


Além da calibragem, é importante verificar regularmente o estado geral dos pneus. Devem ser observados possíveis cortes, bolhas ou objetos encravados, e confirmada a profundidade do piso, que deve estar dentro dos limites legais e recomendados para o veículo.


Com o desgaste, os pneus perdem a capacidade de escoar a água e de aderir ao asfalto, sobretudo em condições adversas.


5. Conduza de forma eficiente e suave


Parece simples, mas evitar acelerações ou desacelerações bruscas tem impacto na vida útil do carro. Arrancar a fundo ou travar à última hora força desnecessariamente o motor, a caixa de velocidades, os travões e os pneus, acelerando o desgaste destes componentes.


Por isso, uma condução mais económica, eficiente e suave é sinónimo de menos desgaste e consumo.


Por exemplo, antecipar as situações de trânsito, manter uma velocidade constante e travar com o motor são estratégias para prolongar a vida útil do veículo.


6. Atenção aos ruídos e luzes no painel


Ouvir o carro e não ignorar sinais precoces é meio caminho andado para evitar uma avaria dispendiosa. Afinal, qualquer ruído estranho é uma forma de o carro dizer que algo não está bem.


O mesmo se aplica às luzes de aviso no painel, que indica que um sistema específico do carro precisa da tua atenção.


Não subestime a importância destes sinais. Uma luz de injeção acesa ou um barulho vindo das rodas podem indicar problemas que, se detetados e corrigidos a tempo, evitam danos maiores a outros componentes do carro.


Fique atento, ouve o carro e atue rapidamente perante estes avisos.


7. Cuide da bateria (especialmente em carros elétricos)


A bateria é o coração do carro e isso é especialmente verdade em carros elétricos. Para manter a bateria saudável, é importante adotar boas práticas de carregamento.


Não deixe a carga descer demasiado. Tente manter a bateria num nível intermédio, evitando assim descargas profundas e frequentes. Para carros a combustão, isto significa verificar os terminais da bateria e garantir que não há corrosão.


Embora não deixar a carga descer demasiado seja uma regra de ouro para ambos os tipos de veículos, tem um impacto ainda maior nos elétricos.


Descargas muito baixas e recargas completas, rápidas e excessivas podem reduzir a capacidade e a vida útil da bateria ao longo do tempo.


8. Proteja o carro do sol e intempéries


Os danos do sol têm impacto na pintura, borrachas e interior do carro. Sempre que possível, opte por uma cobertura ou estacionamento à sombra para reduzir esses efeitos.


Se não tem acesso a uma garagem, considere investir numa capa protetora de qualidade. Estas capas funcionam como uma barreira física contra o sol, a chuva, o granizo e até a queda de detritos de árvores.


Este cuidado não só preserva a estética do veículo, como também acaba por prolongar a vida útil dos componentes externos e internos, mantendo-o com o aspeto de novo por muito mais tempo.


9. Lave o carro com regularidade (e não só por fora)


A limpeza auto do carro deve ser feita com regularidade para remover sujidade, partículas agressivas ou acumulações de salitre, especialmente no inverno ou se viver perto da costa.


Ao lavar o teu carro com frequência, está a proteger o seu carro e a evitar o aparecimento de ferrugem. Só por aí, consegue manter o valor e a aparência do automóvel por mais tempo.


De igual forma, a limpeza interna é igualmente importante. O interior do carro também precisa de atenção para evitar a acumulação de humidade, odores desagradáveis e, no pior dos cenários, o aparecimento de bolor.


Aspirar regularmente, limpar estofos e superfícies e garantir uma boa ventilação são ações que contribuem para um ambiente mais saudável e que prolongam a vida dos materiais internos do veículo. Por

isso, faça da lavagem do carro um hábito.


Perguntas mais frequentes


Agora que já sabe como podes prolongar a vida útil do carro em 9 passos simples, a seguir damos resposta às perguntas mais frequentes sobre a preservação duradoura de qualquer tipo de veículo, desde a frequência da manutenção até cuidados com a bateria.


Com que frequência devo fazer a manutenção do meu carro?


A frequência da manutenção depende das indicações do fabricante, mas deve optar sempre pela manutenção preventiva em vez da corretiva.


Tal como o nome indica, a manutenção preventiva é feita regularmente para evitar que problemas maiores surjam, enquanto a manutenção corretiva ocorre quando uma avaria já aconteceu. Geralmente, esta última implica custos mais elevados e imprevisíveis.


Embora os princípios da manutenção automóvel sejam semelhantes, a frequência pode variar conforme o tipo de combustível devido às particularidades dos motores e sistemas.


É mesmo importante abastecer sempre no mesmo posto?


Desde que opte por marcas de confiança e combustíveis de qualidade comprovada, não tem de abastecer sempre no mesmo posto, até porque encontrar um posto de carregamento elétrico ou convencional em viagem seria uma tarefa hercúlea.


A consistência na qualidade do combustível é o que realmente importa para evitar a acumulação de resíduos e garantir o bom funcionamento do sistema de injeção, prevenindo problemas futuros e prolongando a longevidade do seu carro.


Quais os sinais de que o meu carro precisa de revisão?


Os principais sinais de que está na hora de levar o carro à oficina podem incluir:


• Ruídos estranhos durante a condução, como o chiar dos travões, batidas no motor ou rangidos na suspensão;
• Aumento no consumo de combustível;
• Vibrações incomuns no volante;
• Fumo excessivo no escape;
• Dificuldades em arrancar;
• Perda de potência.


Espreite os nossos 10 truques para poupar na revisão automóvel que, por conseguinte, vão prolongar a vida útil do carro.


Como posso cuidar da bateria de um carro elétrico?


É normal que pergunte quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico e como pode cuidar deste componente para durar o mais possível.


Para que a autonomia, bem como a longevidade, seja a maior possível, não esqueça de:


• Evitar carregamentos rápidos e frequentes quando não forem realmente necessários;
• Evitar deixar o carro parado por longos períodos com a bateria muito descarregada;
• Utilizar um carregador lento em casa;
• Manter o nível de carga entre os 20% e os 80% na maioria das situações para evitar tanto descargas completas como carregamentos a 100%, a menos que precise da autonomia máxima para uma viagem longa.


Os carros a GPL exigem cuidados diferentes?


Ter um carro a GPL exige cuidados de manutenção específicos em relação a carros com motor a diesel ou gasolina.


Além das manutenções regulares comuns a todos os veículos, os carros a GPL precisam de revisões periódicas do sistema de gás, que incluem a verificação de fugas, o estado dos injetores de gás, o redutor de pressão e a substituição dos filtros.


Ignorar esta manutenção específica pode causar falhas no sistema GPL e, como consequência, afetar o desempenho geral do teu veículo a gás.


Prolongar a vida útil do carro não é uma missão impossível


Se gosta do teu carro e pretende mantê-lo em boas condições nos próximos anos, coloque já em prática estas dicas.


Desde adotar uma eco-condução até lavar o carro, a partir do momento em que atua por hábito acaba por, naturalmente, aumentar a vida útil do carro ao mesmo tempo que poupa a tua carteira.


Cuide do seu carro com combustível de qualidade, manutenção atempada e boas práticas de condução. Tudo começa com um abastecimento inteligente - e pode sempre contar com a PRIO para isso.




Veja também: 

   • Benefícios da eco-condução no contexto urbano e na tua poupança

   • Sabes porque deves lavar o carro na PRIO?

   • Reciclagem de pneus: o que fazer com os teus pneus antigos?