Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Adotar uma condução mais económica traz ganhos significativos a vários níveis: poupa-se combustível, desgasta-se menos o veículo e o ambiente agradece. Desde que aprendemos a conduzir, temos gestos e hábitos automáticos, muitas vezes sem nos questionarmos, sequer, sobre os seus impactos. Com os conselhos da PRIO, pequenas mudanças vão fazer uma enorme diferença.

 

15 dicas para uma condução mais económica


1 – Sabias que a condução agressiva pode aumentar o consumo de um automóvel até 40% e, em cidade, cerca de 50% da energia é consumida em manobras de aceleração?


Evita acelerações intensas e travagens bruscas e constantes. Além de consumirem mais combustível, desgastam os pneus, a embraiagem e os amortecedores. Tenta manter uma velocidade estável por períodos longos, variando o mínimo possível. O sistema cruise control, em autoestrada, ajuda a controlar os consumos e, quando bem utilizado, ajuda mesmo a reduzi-los.


2 - Tenta manter a velocidade do motor o mais baixa possível, utilizando mudanças mais altas que permitam a baixa rotação. Utiliza o conta-rotações para ires controlando a velocidade do motor.


3 – Mantém a distância de segurança em relação aos outros veículos, o que te permitirá, sempre que necessário, prever as necessidades de travagem e fazê-lo de forma controlada e progressiva.


4 – Utiliza o GPS para te ajudar a planear o percurso, evitando obras, vias congestionadas, acidentes e troços com maior trânsito. Nas horas de ponta, por vezes, é preferível escolher um percurso maior, mas, com isso, evitar os eternos pára-arranca, que consomem mais combustível.


5 – Se possível, evita percursos com muitas subidas, durante as quais o motor consome mais energia.


6 – Adota a boa prática de travar com o motor, engatando uma mudança.


7 - Sempre que possível, mantém as janelas do carro fechadas. Desta forma, evita-se a resistência aerodinâmica adicional que é provocada pela turbulência.


8 – O ar condicionado pode consumir até 10% da energia produzida pelo motor. Reduz a utilização deste e de outros equipamentos.


9 – Estaciona à sombra. Sempre que o veículo está exposto ao sol, sobreaquece e provoca evaporação de combustível. Além disso, vais precisar de utilizar o ar condicionado para refrescar o interior. Sabias que, de acordo com o US Department of Energy, mais de 550 milhões de litros de combustível, nos EUA, evaporam pelo tampão de combustível, anualmente?


10 – No trânsito, evita utilizações longas do ralenti. Sempre que precises de parar o carro por muito tempo, desliga o motor.


11 – Quando o motor ainda está frio, mantém uma rotação mais baixa até aquecer. Em zonas planas, não deves aquecer o motor ao ralenti durante mais de 30 segundos. Se o arranque acontecer em subidas, deixa o motor aquecer durante um pouco mais de tempo.


12 - Circular com 1 PSI abaixo da pressão de ar recomendada nos pneus pode levar a um aumento dos consumos de até +3%. Não utilizes pneus com medidas superiores às dos pneus originais e assegura que a pressão de ar está sempre nos níveis adequados. Pneus com medidas superiores e baixa pressão de ar nos pneus aumentará a resistência e, consequentemente, o consumo.


13 – Uma “sonda lambda” avariada no motor pode aumentar o consumo em 40%. Assegura a manutenção regular do teu carro: substitui filtros, velas, óleo e outros componentes, sempre que necessário. Não utilizes um óleo lubrificante com índice de viscosidade superior ao recomendado pelo fabricante do teu automóvel.


14 – Usa o combustível adequado para o teu veículo.


15 – Sempre que possível, partilha o carro com outras pessoas que façam o mesmo trajeto. Sabias que transportar apenas uma pessoa, num automóvel, representa o triplo do custo energético, por quilómetro, por passageiro, do custo dum avião Airbus A380 cheio de passageiros?