Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
O óleo do carro é responsável pela lubrificação das peças do motor do teu veículo, ajudando a reduzir a fricção e o desgaste das peças, a arrefecer o motor e a drenar impurezas. Mudar o óleo do carro não é um processo complexo e qualquer um pode fazê-lo. Nós explicamos-te tudo o que tens de saber.
Quando se deve mudar o óleo do carro e como fazê-lo
A mudança do óleo, normalmente, deve ocorrer anualmente (caso percorras uma distância média anual entre 5 000 e 10 000 Km). Deve, igualmente, ocorrer no caso de se verificar alguma destas situações:
- Quando o óleo possui um tom muito escuro e sem qualquer nível de viscosidade. Isto significa que está demasiado queimado. Ao perder a sua propriedade viscosa, aumenta a probabilidade de desgaste das peças e do aparecimento de avarias.
- Quando o nível está muito baixo. Podes verificar o nível inserindo a respetiva vareta no depósito: depois de a retirares, a marca do óleo deve situar-se entre o risco mínimo e o máximo.
Reserva algum tempo para a tarefa de mudança do óleo e segue alguns passos importantes:
1. Garante que tens tudo o que necessitas para executar corretamente a tarefa: o óleo novo, a chave de filtro, a chave de caixa, um funil, uma bacia ou alguidar, luvas, panos para limpeza e folhas de jornais ou plástico (que deves colocar no chão, para evitar deixar marcas de óleo).
2. Estaciona, preferencialmente, num local calmo e o mais nivelado possível (evita descidas ou subidas).
3. Deixa o motor arrefecer antes de iniciares a tarefa.
4. Abre o capô e retira a vareta do depósito.
5. Recolhe, para uma bacia ou alguidar, o óleo antigo. Com o auxílio do funil, coloca-o numa garrafa velha, por exemplo, e assim que possível leva-o para reciclar.
6. Limpa o tampão de drenagem com um pano antes de o voltares a colocar no sítio.
7. Retira a tampa do depósito do óleo e, com a ajuda do funil, despeja o novo óleo.
8. Fecha o depósito e guarda a vareta. Liga o carro e aguarda até que o óleo faça o seu percurso.
9. Verifica o nível de óleo (a vareta deve ser sempre limpa com um pano, após utilização). Garante que não há qualquer fuga, antes de prosseguires viagem.
O filtro do óleo não precisa de ser substituído de cada vez que trocas o óleo, mas deves fazê-lo a cada duas ou três trocas. Quanto mais recente for o teu carro, maior será a necessidade de utilização de novos filtros.
Como saber qual o óleo que devo comprar?
Existem três categorias de óleos lubrificantes para o motor: minerais, sintéticos e semissintéticos. O mais comum é o sintético, uma vez que se adequa a qualquer tipo de combustão, seja gasolina (classe S) ou gasóleo (classe C).
Vamos desmistificar os rótulos? Por exemplo, um lubrificante que tenha a indicação 10W 40, o 10 indica a fluidez, o W provém de Winter (Inverno) e o 40 indica o nível de viscosidade do óleo quando o motor atinge a temperatura ideal a quente.
Para saberes qual o lubrificante mais indicado para o teu carro, em primeiro lugar, deves consultar o manual do fabricante, que indicará o tipo de lubrificante e a quantidade adequada. Usar um óleo desadequado pode provocar sérios problemas ao motor.
Já conheces os lubrificantes PRIO?
Desenvolvemos uma gama de lubrificantes de qualidade a preços extremamente competitivos, para veículos a diesel ou a gasolina, ligeiros ou pesados, máquinas agrícolas, motociclos ou embarcações náuticas.
Se tens dúvidas quanto ao lubrificante que deves utilizar, nós podemos ajudar: disponibilizamos um simulador online, que te ajudará a perceber qual o mais indicado para o motor do teu carro. Todos os dados do simulador de lubrificantes baseiam-se na nossa experiência e conhecimento geral, decorrente do desenvolvimento e fabrico de lubrificantes.
Depois de teres a certeza da melhor escolha para o teu veículo, compra em qualquer um dos postos PRIO ou, com toda a segurança e comodidade, na loja online.