Voltar
Pesquisa / {{listArticles.length}} Artigos encontrados
Pesquisa sem resultados
Não encontramos resultados para a pesquisa
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Loja Online
Churrasco em qualquer lado: verão com placas e barbecues portáteis
O verão é sinónimo de ritmo e movimento, de dias longos e noites quentes, de passeios e viagens, de planos e surpresas de última hora. Na praia, no campo ou até num parque da cidade, o importante é aproveitar cada raio de sol.
E quando chega a hora de sentar à mesa com a família ou com os amigos, se há algo que combina na perfeição com essa energia leve e descomplicada do verão, é o churrasco — simples, saboroso e, cada vez mais, fácil de levar para onde quiseres
A boa notícia é que este ritual tão clássico do verão, que antes pedia quintal e churrasqueira fixa, ganhou liberdade. Hoje, com barbecues portáteis, é possível preparar uma boa refeição praticamente em qualquer lado.
O verão pede soluções práticas, o inverno pede respostas práticas de arrumação. Por isso, as propostas móveis são a melhor forma para saborear o verão, sem complicar no inverno.
Por que optar por barbecues portáteis?
Se o verão é para ser vivido com sabor, as várias marcas desdobraram-se em apresentar propostas que colocam a inovação ao serviço da simplicidade, o que faz o mercado português crescer a um ritmo de 6,5% ao ano até 2028, revela a consultora alemã ECDB. O resultado está à vista e com um barbecue a gás, o churrasco é onde os teus amigos estão.
Prático é a palavra de ordem quando o tema é ‘barbecue portátil’. É prático na hora de usar, mas também de limpar e, em especial, quando é preciso arrumar.
Se estás a pensar numa churrasqueira mas ainda tens dúvida entre uma solução portátil ou uma estrutura fixa, descobre todas as vantagens do barbecue portátil:
• Liberdade – se é portátil, vai contigo para todo o lado, seja o campo, o parque, a varanda, a casa de férias ou a casa do teu amigo. Assim, o churrasco é onde tu quiseres.
• Ideal para espaços pequenos – regra geral, um barbecue portátil é pequeno e não ocupa muito espaço. Isto é ideal para quem mora num apartamento ou tem um quintal pequeno.
• Fácil de transportar – muitos modelos são compactos e leves; alguns até têm uma mala própria para transporte.
• Fácil de montar – toda a montagem é intuitiva e rápida.
• Economia – regra geral, os modelos portáteis são mais eficientes e consomem menos.
• Fácil de limpar – muitos têm componentes removíveis ou antiaderentes que facilitam a limpeza.
• Segurança – menores que as estruturas fixas, são mais fáceis de controlar.
Como escolher o barbecue portátil ideal
Se já te decidiste pelo barbecue portátil, agora só te falta saber qual o ideal para ti. E nós deixamos-te seis pistas para te ajudar a decidir. Queres conhecê-las?
1. O tipo de combustível – o barbecue pode funcionar a gás, carvão ou eletricidade. O primeiro é o que reúne maior consenso, já que acende rapidamente, é fácil de controlar o calor e é mais limpo. Regra geral, é a escolha ideal para quem quer comodidade e rapidez, e aprocura tem vindo a disparar tanto em Portugal como no resto da Europa. Se esta for a tua escolha, visita a loja online PRIO. Aí encontras vários modelos que te prometem ser a melhor opção para um bom grelhado. Em três passos e poucos dias terás o barbecue em tua casa, pronto para desfrutar de um verão a 100%.
2. Tamanho e portabilidade - avalia as tuas necessidades e escolhe o tamanho da grelha em função do número de pessoas que costumas sentar à mesa. Lembra-te de verificar pormenores bem importantes: o peso, as rodas e se tem alças ou mala de transporte. É claro que podes sempre optar por comprar estes acessórios à parte. Podes encontrá-los na loja online PRIO, por exemplo.
3. Facilidade de limpeza - menos tempo a lavar, mais tempo de lazer é a tua máxima. Por isso, prefere um modelo que tenha grelhas removíveis, superfícies antiaderentes e recolha de gordura.
4. Material e durabilidade - é sempre possível combinar estética e robustez, e o uso ao ar livre acaba por desgastar os equipamentos. Prefere uma estrutura em aço inoxidável, alumínio ou outros materiais resistentes ao calor e à ferrugem. Este barbecue vai-te acompanhar durante muitos verões.
5. Espaço disponível para uso - antes de comprar, verifica se é o modelo indicado para o sítio onde o vais usar com mais frequência e, em especial, onde o vais guardar. Guarda esta dica: há alguns modelos - em especial os barbecues ou placas a gás - que fazem menos fumo, sendo mais indicados para espaços urbanos ou quando tens muitos vizinhos por perto.
6. Orçamento - é claro que tu é que sabes das tuas contas, mas avalia bem a relação custo-benefício. Há vários preços mas é importante que tenhas sempre em atenção fatores como resistência, portabilidade e eficiência. Queres uma dica útil? Na loja online PRIO, todos os barbecues, placas e acessórios estão com 5% de desconto. E se fizeres o pagamento através de uma das plataformas ‘compra agora, paga depois’, como a Klarna ou a Floa, podes repartir o pagamento por até quatro vezes, sem qualquer custo adicional. Uma boa notícia, concordas?
Vantagens dos barbecues e placas a gás portáteis PRIO
Os barbecues a gás apresentam uma série de vantagens que os tornam a escolha ideal para muitas famílias. Por um lado, são mais fáceis e rápidos a acender, por outro são mais simples de limpar. Além disso, são altamente eficientes e produzem pouco - ou nenhum - fumo. O melhor de tudo: permitem controlar a temperatura, a chave para que tudo esteja ainda mais saboroso e suculento.
O mais difícil mesmo pode ser escolher, já que há vários modelos e duas opções: o barbecue ou a placa. Sabes a diferença entre eles?
O primeiro tem grelhas e os alimentos não tocam em toda a superfície, ao contrário das placas em que o grelhado acontece por contacto direto com a superfície. Por essa razão, no barbecue o sabor a churrasco é mais intenso. E tanto um como o outro podem ser usados no exterior ou no interior.
Depois desta escolha, só te falta mesmo decidir o modelo e um bom auxiliar de decisão é pensar quantas pessoas vais sentar à mesa na maior parte das vezes.
Se optares por garrafas de gás PRIO, ou se já fores consumidor, sabe que estas são compatíveis tanto com os barbecues como com as placas. Por isso, quando comprares o equipamento escolhido, aproveita e encomenda também a botija de gás propano, que tem as vantagens de ser mais leve e ergonómica, ideal para deslocações. Assim já sabes onde comprar o gás PRIO e recebes tudo em casa de uma só vez. Depois ficas pronto para o primeiro churrasco.
Segurança e boas práticas para churrascos ao ar livre
Quer te sintas o ‘rei do churrasco’ ou sejas principiante nas lides da grelha, é sempre importante ter atenção a uma série de aspetos para que corra tudo bem, e a segurança é o primeiro de todos.
Praias, parques, campo ou em casa, todos os locais são bons para usar um barbecue portátil, desde que respeites as regras do local, caso elas existam.
Mas há mais recomendações para que o teu churrasco deixe uma marca positiva na memória de todos.
Atenção ao fogo
Como diz o ditado, ‘com o fogo não se brinca’. E a verdade é que esse é o elemento de maior risco num churrasco, desde logo porque não queres provocar um incêndio, mas também porque dele depende o sabor de todos os alimentos que grelhares. Se o teu barbecue for a lenha, deves ter cuidados redobrados.
• Escolhe um local afastado de árvores ou vegetação seca, e longe de objetos inflamáveis. Garante que o piso onde instalas o teu barbecue é plano e estável.
• Se o teu barbecue for a carvão ou lenha, não uses gasolina nem álcool para acender o fogo. Prefere acendalhas ou isqueiros próprios ou mesmo fósforos longos.
• Caso tenhas um barbecue a gás, verifica o estado da bilhade gás, da mangueira e do regulador. E garante que a garrafa de gás está sempre na vertical e num local ventilado.
• Lembra-te de ter por perto um balde de água ou areia por perto, ou até um extintor.
• Nunca te distraias e tem atenção especial a crianças ou animais.
• No final, certifica-te que o fogo está mesmo apagado.
Segurança alimentar
Com o calor é importante manter os alimentos no frio até à hora de serem cozinhados. Se for necessário, usa geleiras para manter o frio.
Depois, assa bem todas as carnes, em especial de aves ou porco, para evitar algum tipo de contaminação.
Respeita o ambiente
Se fizeste o churrasco num espaço público, no final deixa-o tão bem ou melhor do que o encontraste. E, mesmo que te faça falta, resiste à tentação de usar galhos ou troncos para acender o fogo.
Caso tenhas usado carvão ou lenha, lembra-te de deixar as cinzas e brasas já apagadas num local próprio.
Tem sempre tudo a postos para o próximo churrasco
De vez em quando, faz uma manutenção preventiva do teu barbecue, tal como fazes com o carro. Com pequenos cuidados estarás a aumentar a sua esperança de vida.
Ainda assim, uma boa limpeza no final de cada utilização é o melhor que tens a fazer para assegurar a sua longevidade. Desta forma tens o equipamento sempre pronto para um novo uso.
No final do churrasco com um barbecue gás, fecha a válvula da garrafa e desliga os queimadores. E quando estiver frio, podes começar a limpeza com detergentes desengordurantes e esponjas não abrasivas. Tem atenção especial aos queimadores e, se houver resíduos, trata de os desobstruir. Por fim, seca tudo para evitar manchas e ferrugem. Certifica-te que todos os componentes estão bem acondicionados e que a garrafa de gás está fechada, e só depois podes fazer o transporte.
É claro que deves ir controlando a quantidade de gás na botija, para não seres apanhado desprevenido. Apesar da garrafa ter grande capacidade, é bom que saibas avaliar o que te espera.
Basta estes pequenos cuidados e estarás sempre pronto para aproveitar bons momentos de descontração, com aqueles de quem mais gostas por perto. E se o verão pede lazer e churrascos, tu respondes com o teu barbecue a gás sempre a postos para estar onde a festa acontece.
Vê também:
• Gás para barbecues: tudo o que precisas para um churrasco sem falhas
• Esta é a forma mais limpa (e amiga do ambiente) para fazer grelhados no verão
• Como poupar gás em casa o ano todo
E quando chega a hora de sentar à mesa com a família ou com os amigos, se há algo que combina na perfeição com essa energia leve e descomplicada do verão, é o churrasco — simples, saboroso e, cada vez mais, fácil de levar para onde quiseres
A boa notícia é que este ritual tão clássico do verão, que antes pedia quintal e churrasqueira fixa, ganhou liberdade. Hoje, com barbecues portáteis, é possível preparar uma boa refeição praticamente em qualquer lado.
O verão pede soluções práticas, o inverno pede respostas práticas de arrumação. Por isso, as propostas móveis são a melhor forma para saborear o verão, sem complicar no inverno.
Por que optar por barbecues portáteis?
Se o verão é para ser vivido com sabor, as várias marcas desdobraram-se em apresentar propostas que colocam a inovação ao serviço da simplicidade, o que faz o mercado português crescer a um ritmo de 6,5% ao ano até 2028, revela a consultora alemã ECDB. O resultado está à vista e com um barbecue a gás, o churrasco é onde os teus amigos estão.
Prático é a palavra de ordem quando o tema é ‘barbecue portátil’. É prático na hora de usar, mas também de limpar e, em especial, quando é preciso arrumar.
Se estás a pensar numa churrasqueira mas ainda tens dúvida entre uma solução portátil ou uma estrutura fixa, descobre todas as vantagens do barbecue portátil:
• Liberdade – se é portátil, vai contigo para todo o lado, seja o campo, o parque, a varanda, a casa de férias ou a casa do teu amigo. Assim, o churrasco é onde tu quiseres.
• Ideal para espaços pequenos – regra geral, um barbecue portátil é pequeno e não ocupa muito espaço. Isto é ideal para quem mora num apartamento ou tem um quintal pequeno.
• Fácil de transportar – muitos modelos são compactos e leves; alguns até têm uma mala própria para transporte.
• Fácil de montar – toda a montagem é intuitiva e rápida.
• Economia – regra geral, os modelos portáteis são mais eficientes e consomem menos.
• Fácil de limpar – muitos têm componentes removíveis ou antiaderentes que facilitam a limpeza.
• Segurança – menores que as estruturas fixas, são mais fáceis de controlar.
Como escolher o barbecue portátil ideal
Se já te decidiste pelo barbecue portátil, agora só te falta saber qual o ideal para ti. E nós deixamos-te seis pistas para te ajudar a decidir. Queres conhecê-las?
1. O tipo de combustível – o barbecue pode funcionar a gás, carvão ou eletricidade. O primeiro é o que reúne maior consenso, já que acende rapidamente, é fácil de controlar o calor e é mais limpo. Regra geral, é a escolha ideal para quem quer comodidade e rapidez, e aprocura tem vindo a disparar tanto em Portugal como no resto da Europa. Se esta for a tua escolha, visita a loja online PRIO. Aí encontras vários modelos que te prometem ser a melhor opção para um bom grelhado. Em três passos e poucos dias terás o barbecue em tua casa, pronto para desfrutar de um verão a 100%.
2. Tamanho e portabilidade - avalia as tuas necessidades e escolhe o tamanho da grelha em função do número de pessoas que costumas sentar à mesa. Lembra-te de verificar pormenores bem importantes: o peso, as rodas e se tem alças ou mala de transporte. É claro que podes sempre optar por comprar estes acessórios à parte. Podes encontrá-los na loja online PRIO, por exemplo.
3. Facilidade de limpeza - menos tempo a lavar, mais tempo de lazer é a tua máxima. Por isso, prefere um modelo que tenha grelhas removíveis, superfícies antiaderentes e recolha de gordura.
4. Material e durabilidade - é sempre possível combinar estética e robustez, e o uso ao ar livre acaba por desgastar os equipamentos. Prefere uma estrutura em aço inoxidável, alumínio ou outros materiais resistentes ao calor e à ferrugem. Este barbecue vai-te acompanhar durante muitos verões.
5. Espaço disponível para uso - antes de comprar, verifica se é o modelo indicado para o sítio onde o vais usar com mais frequência e, em especial, onde o vais guardar. Guarda esta dica: há alguns modelos - em especial os barbecues ou placas a gás - que fazem menos fumo, sendo mais indicados para espaços urbanos ou quando tens muitos vizinhos por perto.
6. Orçamento - é claro que tu é que sabes das tuas contas, mas avalia bem a relação custo-benefício. Há vários preços mas é importante que tenhas sempre em atenção fatores como resistência, portabilidade e eficiência. Queres uma dica útil? Na loja online PRIO, todos os barbecues, placas e acessórios estão com 5% de desconto. E se fizeres o pagamento através de uma das plataformas ‘compra agora, paga depois’, como a Klarna ou a Floa, podes repartir o pagamento por até quatro vezes, sem qualquer custo adicional. Uma boa notícia, concordas?
Vantagens dos barbecues e placas a gás portáteis PRIO
Os barbecues a gás apresentam uma série de vantagens que os tornam a escolha ideal para muitas famílias. Por um lado, são mais fáceis e rápidos a acender, por outro são mais simples de limpar. Além disso, são altamente eficientes e produzem pouco - ou nenhum - fumo. O melhor de tudo: permitem controlar a temperatura, a chave para que tudo esteja ainda mais saboroso e suculento.
O mais difícil mesmo pode ser escolher, já que há vários modelos e duas opções: o barbecue ou a placa. Sabes a diferença entre eles?
O primeiro tem grelhas e os alimentos não tocam em toda a superfície, ao contrário das placas em que o grelhado acontece por contacto direto com a superfície. Por essa razão, no barbecue o sabor a churrasco é mais intenso. E tanto um como o outro podem ser usados no exterior ou no interior.
Depois desta escolha, só te falta mesmo decidir o modelo e um bom auxiliar de decisão é pensar quantas pessoas vais sentar à mesa na maior parte das vezes.
Se optares por garrafas de gás PRIO, ou se já fores consumidor, sabe que estas são compatíveis tanto com os barbecues como com as placas. Por isso, quando comprares o equipamento escolhido, aproveita e encomenda também a botija de gás propano, que tem as vantagens de ser mais leve e ergonómica, ideal para deslocações. Assim já sabes onde comprar o gás PRIO e recebes tudo em casa de uma só vez. Depois ficas pronto para o primeiro churrasco.
Segurança e boas práticas para churrascos ao ar livre
Quer te sintas o ‘rei do churrasco’ ou sejas principiante nas lides da grelha, é sempre importante ter atenção a uma série de aspetos para que corra tudo bem, e a segurança é o primeiro de todos.
Praias, parques, campo ou em casa, todos os locais são bons para usar um barbecue portátil, desde que respeites as regras do local, caso elas existam.
Mas há mais recomendações para que o teu churrasco deixe uma marca positiva na memória de todos.
Atenção ao fogo
Como diz o ditado, ‘com o fogo não se brinca’. E a verdade é que esse é o elemento de maior risco num churrasco, desde logo porque não queres provocar um incêndio, mas também porque dele depende o sabor de todos os alimentos que grelhares. Se o teu barbecue for a lenha, deves ter cuidados redobrados.
• Escolhe um local afastado de árvores ou vegetação seca, e longe de objetos inflamáveis. Garante que o piso onde instalas o teu barbecue é plano e estável.
• Se o teu barbecue for a carvão ou lenha, não uses gasolina nem álcool para acender o fogo. Prefere acendalhas ou isqueiros próprios ou mesmo fósforos longos.
• Caso tenhas um barbecue a gás, verifica o estado da bilhade gás, da mangueira e do regulador. E garante que a garrafa de gás está sempre na vertical e num local ventilado.
• Lembra-te de ter por perto um balde de água ou areia por perto, ou até um extintor.
• Nunca te distraias e tem atenção especial a crianças ou animais.
• No final, certifica-te que o fogo está mesmo apagado.
Segurança alimentar
Com o calor é importante manter os alimentos no frio até à hora de serem cozinhados. Se for necessário, usa geleiras para manter o frio.
Depois, assa bem todas as carnes, em especial de aves ou porco, para evitar algum tipo de contaminação.
Respeita o ambiente
Se fizeste o churrasco num espaço público, no final deixa-o tão bem ou melhor do que o encontraste. E, mesmo que te faça falta, resiste à tentação de usar galhos ou troncos para acender o fogo.
Caso tenhas usado carvão ou lenha, lembra-te de deixar as cinzas e brasas já apagadas num local próprio.
Tem sempre tudo a postos para o próximo churrasco
De vez em quando, faz uma manutenção preventiva do teu barbecue, tal como fazes com o carro. Com pequenos cuidados estarás a aumentar a sua esperança de vida.
Ainda assim, uma boa limpeza no final de cada utilização é o melhor que tens a fazer para assegurar a sua longevidade. Desta forma tens o equipamento sempre pronto para um novo uso.
No final do churrasco com um barbecue gás, fecha a válvula da garrafa e desliga os queimadores. E quando estiver frio, podes começar a limpeza com detergentes desengordurantes e esponjas não abrasivas. Tem atenção especial aos queimadores e, se houver resíduos, trata de os desobstruir. Por fim, seca tudo para evitar manchas e ferrugem. Certifica-te que todos os componentes estão bem acondicionados e que a garrafa de gás está fechada, e só depois podes fazer o transporte.
É claro que deves ir controlando a quantidade de gás na botija, para não seres apanhado desprevenido. Apesar da garrafa ter grande capacidade, é bom que saibas avaliar o que te espera.
Basta estes pequenos cuidados e estarás sempre pronto para aproveitar bons momentos de descontração, com aqueles de quem mais gostas por perto. E se o verão pede lazer e churrascos, tu respondes com o teu barbecue a gás sempre a postos para estar onde a festa acontece.
Vê também:
• Gás para barbecues: tudo o que precisas para um churrasco sem falhas
• Esta é a forma mais limpa (e amiga do ambiente) para fazer grelhados no verão
• Como poupar gás em casa o ano todo