Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
De acordo com dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal em 2023, os carros híbridos já representam 25% de todos os automóveis ligeiros de passageiros em Portugal.

Mas qual é, afinal, o combustível dos carros híbridos? A eletricidade está presente em todos, ainda que carregada de forma diferente, como vamos ver a seguir. Depois, o motor de combustão pode ser a diesel ou a gasolina. Explicamos tudo a seguir.

Quais as principais características dos carros híbridos?

A característica principal dos carros híbridos, quando comparados com os carros a combustão (gasolina ou diesel), é o facto de possuírem dois motores distintos e utilizarem duas fontes de energia: elétrica e gasolina ou diesel, que alimenta o motor a combustão.

Pelo facto de virem equipados com motor elétrico, aproveitam quer a energia produzida, quer a energia que resulta das travagens (chamada travagem regenerativa). Ao aproveitarem essa energia e considerando a menor dimensão do motor a combustão com que estão equipados, permitem reduzir consumos e emissões de CO2.

O motor elétrico possibilita, também, uma capacidade de resposta imediata e, consequentemente, uma melhor performance.

Lê também: Como funciona o cartão para carregar carros elétricos?

Qual a diferença entre full-hybrid, mild-hybrid e hybrid plug-in?

Full-hybrid

Os veículos full-hybrid não podem ser carregados com uma tomada doméstica ou num posto de carregamento. As baterias que alimentam o motor elétrico destes carros são carregadas com recurso à energia gerada com as travagens – a chamada travagem regenerativa - e ao aproveitamento da energia cinética, gerada em determinados momentos, como quando tiras o pé do acelerador numa descida.

Estes modelos permitem circular em modo completamente elétrico, quando conduzes a velocidade baixa ou estabilizada. O motor elétrico serve de apoio ao motor a gasolina, nos arranques e nas subidas, permitindo acelerações mais imediatas.

As poupanças nos consumos, com estes modelos, chegam aos 30%, quando comparados com os veículos a combustão.

Mild-hybrid

Contrariamente ao que acontece com os modelos full hybrid e os plug-in, os automóveis mild-hybrid não têm capacidade para circular em modo 100% elétrico, uma vez que possuem um sistema elétrico de 48 volts.

O seu sistema elétrico tem, sobretudo, a função de apoiar o motor de combustão, nos arranques e nas acelerações, bem como de alimentação do ar condicionado, do sistema multimédia ou da direção assistida.

As baterias dos mild hybrid, tal como as dos full-hybrid e dos plug-in, carregam nas travagens e desacelerações. Estes modelos contribuem também para a poupança de combustível e para a redução de emissões de CO2, quando comparados com os veículos equipados com motor a combustão.

Lê também: Protege o futuro do planeta (e a tua carteira): escolhe combustíveis PRIO

Hybrid Plug-in

As baterias dos carros equipados com esta tecnologia, quando comparados com os full hybrid, possuem maior capacidade e podem ser carregados com recurso a fonte de alimentação externa, como acontece com os automóveis elétricos. Carregam, também, durante as travagens e desacelerações.

Graças à sua bateria de maior dimensão, estes veículos conseguem circular em modo elétrico por, pelo menos, 40 km, o que possibilita poupanças consideráveis nos consumos de combustível.

Abastece o teu carro híbrido na PRIO

Além da bateria elétrica, o motor a combustão destes veículos pode ser alimentado com gasolina ou diesel (consoante o modelo), tal como acontece nos carros equipados apenas com motor a combustão.

No localizador de postos PRIO podes encontrar todos os pontos onde é possível carregares a bateria elétrica do teu plug-in.

Além disso, a PRIO disponibiliza combustíveis de elevada qualidade a preços imbatíveis. Descobre aqui qual o posto PRIO mais próximo de ti, onde poderás abastecer com gasolina ou diesel.

Lê também: 5 coisas que não sabias que a App PRIO.GO pode fazer por ti