Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
É assim que podes utilizar corretamente o ar condicionado do teu carro

Dicas

30 Agosto 2021

É assim que podes utilizar corretamente o ar condicionado do teu carro

É assim que podes utilizar corretamente o ar condicionado do teu carro

Sabias que o deves ligar pelo menos uma vez por semana? O melhor é seguires os nossos conselhos.


O verão tem sido um pouco tímido em Portugal mas tudo indica que o calor está aí mesmo a chegar – e veio para ficar. Mas se, por um lado, a ideia de ter sempre à mão o fato de banho e a toalha é fantástica, por outro, há sempre alguns perigos escondidos, especialmente para os nossos carros, que não se dão particularmente bem com temperaturas extremas.


Não, não estamos a falar da areia que se vai acumulando. Essa pode perfeitamente ser aspirada. Nem da poeira que se acumula sobre a pintura nos dias de praia – vais a um posto PRIO, lavas o carro e o problema fica resolvido.


Falamos, sim, das vítimas silenciosas do calor dentro do nosso carro. Uma destas potenciais vítimas é o ar condicionado. É que o esforço de manter o habitáculo fresco nos dias mais quentes pode ser demais para alguns veículos e, se não forem tomadas as precauções essenciais, corremos o risco de ficar sem forma de nos refrescar nas viagens.


Para que isto não aconteça, é importante fazeres algumas manutenções periódicas ao ar condicionado do teu carro. Há alguns truques simples que deves seguir no teu dia a dia e que te podem prevenir que o ar condicionado do teu carro falhe nos momentos em que mais é preciso:


LIGA O AR CONDICIONADO REGULARMENTE


Ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana é uma das formas de o manter em bom funcionamento. Sim, mesmo que não esteja muito calor, deves ligá-lo. Isto porque os sistemas de ar-condicionado dos carros que ficam muito tempo desligados, tendem a perder o gás refrigerante.


NÃO LIGUES LOGO O AR CONDICIONADO


Quando está muito calor, a tendência é colocar o ar condicionado no máximo mal se liga o carro. No entanto, o sistema é mais eficaz quando o veículo já está em andamento. Se o interior do carro estiver muito quente, liga a ventilação sem o ar condicionado e abre as janelas, pois isso vai expulsar o ar quente. Um minuto depois, já podes ligar o A/C.


DESLIGA O AR CONDICIONADO ANTES DE DESLIGAR O CARRO


Este é um dos erros mais comuns, mas um dos mais evitáveis – sobretudo se quisermos mesmo preservar o sistema de ar condicionado do carro. Ao desligarmos o carro com o ar ligado obrigamos a uma paragem brusca do sistema, arriscando o bom funcionamento do compressor que traz o ar. Por isso, lembra-te sempre de o desligares pouco antes de chegares ao teu destino, mantendo o aparelho somente no modo ventilação.


LIMPA REGULARMENTE O FILTRO DE AR


Manter os filtros limpos é importante para assegurar que nada interrompe o fluxo de ar usado pelo ar condicionado. Caso contrário, o sistema vai consumir mais energia mas não vai conseguir manter fresco o ar no interior do automóvel.