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Combustíveis
Conheces o SAF? Será este o futuro do combustível de avião?
O SAF, do inglês Sustainable Aviation Fuel, apresenta-se como um combustível alternativo sustentável. E a verdade é que ele revela uma evolução que pode ser, cada vez mais, parte do dia a dia das incontáveis pontes aéreas que se fazem pelo mundo. Consegues imaginar o impacto sustentável que transformaria o setor da aviação? Estamos a falar de viagens mais verdes.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) estima que o combustível de avião sustentável poderia contribuir com uma redução de emissões na ordem dos 65%.
Nesse sentido, devido às atuais metas ambientais de descarbonização, a indústria de aviação conseguiria atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Então, será o SAF o futuro da transição energética?
O que é o SAF?
O SAF é um combustível de avião sustentável que reduz as emissões de CO₂ até 80%. É produzido a partir de fontes de energia renováveis e de resíduos da economia circular, como óleo usado e gordura animal.
Outras matérias-primas usadas na produção deste combustível de avião também incluem algas e resíduos agrícolas, assim como culturas não alimentares.
Além disso, o SAF pode ser produzido de forma sintética por um processo que captura carbono diretamente do ar. Trata-se de um processo sustentável porque a matéria-prima em questão não é responsável pela degradação florestal, alimentar ou de água.
Enquanto o combustível de avião mais usado - o querosene - aumenta o nível geral de CO₂ ao emitir carbono que havia sido bloqueado anteriormente, o SAF recicla o CO₂ absorvido pela biomassa usada na matéria-prima.
Só isso já faz do SAF uma opção alternativa e muito mais ecológica do que o querosene, não achas?
Quais são os benefícios do SAF?
A neutralidade carbónica é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), entre os 17 objetivos estabelecidos pela ONU.
Um dos benefícios que saltam mais à vista com este combustível de avião alternativo é a própria redução das emissões de CO₂.
Desde aviões comerciais até aeronaves governamentais e militares, são mais de 200 mil aviões em todo o mundo que levantam voo e aterram. Um número destes dá que pensar relativamente à quantidade de carbono emitido, não é?
Como energia verde, o uso de resíduos como matéria-prima no SAF promove a economia circular e certifica que nada é desperdiçado e que a sustentabilidade é garantida.
Além disso, o SAF é compatível com a infraestrutura e motores atuais (drop-in fuel) dos aviões.
Desafios da transição energética
Como qualquer combustível alternativo e novo no mercado, o custo de produção do SAF como combustível de avião ainda é elevado.
A escalabilidade também é limitada pela disponibilidade de matérias-primas, seja pela concorrência com outros fatores, seja pela produção sazonal de alguns produtos, como óleos vegetais.
Outro dos desafios da mobilidade e sustentabilidade diz respeito aos incentivos e à regulamentação para aumentar a adoção do SAF em detrimento dos combustíveis fósseis.
O contexto europeu e português
Em outubro de 2023, a UE adotou o ReFuelEU Aviation, que promove o aumento do uso de combustível de avião sustentável para diminuir as emissões de CO₂ desse setor.
A medida faz parte do pacote Fit for 55 para atingir a meta de redução de emissões em 55% até 2030. Ou seja, os fornecedores terão que misturar gradualmente SAF com querosene, começando com uma mistura mínima de 2% em 2025 e aumentando para 70% em 2050.
A medida ReFuelEU Aviation conta com vários incentivos para o desenvolvimento e uso do SAF na Europa, desde o envolvimento internacional através da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) até ao suporte financeiro necessário para a adoção do SAF.
Por cá, conforme referido pelo grupo TAL Aviation, o setor aéreo português está a adotar o SAF, como na TAP, para se alinhar com as metas da UE.
Será o SAF o futuro do combustível de avião?
Segundo estimativas da IATA, em 2024 a produção do SAF atingiu 1,250 bilhões de litros, sendo o dobro da quantidade produzida em 2023. Esse número representa 0,3% do uso global de combustível de avião.
À medida que a mobilidade sustentável na aviação avança, também é possível uma coexistência com outras soluções, como hidrogénio e eletrificação.
Os fornecedores de combustível de avião podem cumprir as metas mínimas ao usar energia renovável e combustíveis do futuro, como o hidrogénio, e combustíveis sintéticos de baixo carbono a partir de fontes de energia limpa.
Parece que, feitas as contas, o SAF é mesmo o futuro do combustível de avião.
Responsabilidade social e governamental
Para um futuro assente na responsabilidade social e sustentável, torna-se importante a realização de investimentos contínuos e políticas públicas de apoio.
Como deves imaginar, o papel dos governos é importante. De seguida, vê o que está em causa.
• O esforço das companhias aéreas e respetivos parceiros, para que atingir emissões nulas de CO₂ até 2050 seja possível, não pode ser analisado apenas como uma questão de transporte. A transição energética do transporte aéreo faz parte da transição energética global, assim como da missão do Acordo de Paris respeitante ao aquecimento global.
• As diretrizes políticas enfatizam a importância das sequências estratégicas de políticas e abordam a necessidade de colaboração global, mesmo além do setor de aviação. Reconhecem que não há uma solução única para todos os países e é por isso que as diretrizes devem garantir que todos possam participar na mudança para o SAF.
• Desenvolvimento de políticas que acelerem eficientemente a produção comercial e a implementação do SAF, sendo que incentivos positivos são a ferramenta política mais eficaz com a alocação de fundos públicos.
• Todos os governos concordaram em atingir uma redução de 5% nas emissões por meio do uso do SAF até 2030. A nível global, esse acordo sinaliza a necessidade de políticas que permitam um progresso realista.
• Forçar as companhias aéreas a usar uma certa quantidade de SAF não é a opção preferencial da IATA, especialmente se não existirem medidas positivas. Raramente esta espécie de mandato proporciona o resultado económico ideal. Costuma resultar em preços mais altos, o que desvia recursos que poderiam ser utilizados para outros investimentos ambientais.
• A UE e os EUA estão a delinear abordagens diferentes para o desenvolvimento político do SAF.
Outras formas de o governo apoiar o combustível de avião sustentável podem incluir:
• adotar padrões de sustentabilidade reconhecidos globalmente;
• garantir que as estruturas de incentivo de políticas existentes projetadas para transporte terrestre também incluam o setor da aviação, aplicando maiores incentivos para a aviação em relação ao • transporte terrestre, até porque este tem outras alternativas de energia;
• implementar políticas que reduzem o risco de investimentos em produção do SAF em parcerias público-privadas;
• compromisso político, que corresponda aos prazos de investimento definidos pela UE.
O desenvolvimento sustentável da aviação
Já deves ter percebido que, à semelhança da mobilidade suave, a mobilidade sustentável no setor da aviação é possível e conta com diversos benefícios ambientais.
A principal vantagem é a redução bastante significativa das emissões de CO₂, o que contribui para a descarbonização e para mitigar as alterações climáticas.
Como o SAF utiliza matéria-prima, promove a economia circular ao minimizar o desperdício. A compatibilidade com a infraestrutura atual acaba também por facilitar a implementação.
No entanto, tal como em qualquer caso de transição energética, os principais desafios recaem nos custos de produção e na escalabilidade de matérias-primas.
Tal como avançado num dos artigos do portal Green eFact, algumas companhias aéreas pedem aos passageiros, aquando da compra do bilhete de avião, um donativo para esta “solução climática”. No fundo, pedem apoio financeiro uma vez que esta solução é recente.
Apesar destes desafios, são necessárias alternativas sustentáveis no setor da aviação e é por isso que várias medidas da UE têm surgido nesse sentido.
À semelhança do que acontece com o transporte marítimo, o combustível de avião é usado todos os dias e é urgente que as fontes de energia renováveis substituam as fósseis.
As metas estão estabelecidas e em linha com o que pretendemos para o nosso planeta. Um céu limpo e azul, rumo à neutralidade carbónica. Mesmo que os aviões circulem com uma frequência brutal, as emissões de CO₂ são reduzidas em 80% com o uso de SAF.
Vê também:
• Sabes qual é o combustível mais poluente e como evitá-lo?
• Como a taxa de carbono aumenta o preço do combustível em 2025?
• Vantagens do ECO Diesel em relação ao gasóleo simples
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) estima que o combustível de avião sustentável poderia contribuir com uma redução de emissões na ordem dos 65%.
Nesse sentido, devido às atuais metas ambientais de descarbonização, a indústria de aviação conseguiria atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Então, será o SAF o futuro da transição energética?
O que é o SAF?
O SAF é um combustível de avião sustentável que reduz as emissões de CO₂ até 80%. É produzido a partir de fontes de energia renováveis e de resíduos da economia circular, como óleo usado e gordura animal.
Outras matérias-primas usadas na produção deste combustível de avião também incluem algas e resíduos agrícolas, assim como culturas não alimentares.
Além disso, o SAF pode ser produzido de forma sintética por um processo que captura carbono diretamente do ar. Trata-se de um processo sustentável porque a matéria-prima em questão não é responsável pela degradação florestal, alimentar ou de água.
Enquanto o combustível de avião mais usado - o querosene - aumenta o nível geral de CO₂ ao emitir carbono que havia sido bloqueado anteriormente, o SAF recicla o CO₂ absorvido pela biomassa usada na matéria-prima.
Só isso já faz do SAF uma opção alternativa e muito mais ecológica do que o querosene, não achas?
Quais são os benefícios do SAF?
A neutralidade carbónica é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), entre os 17 objetivos estabelecidos pela ONU.
Um dos benefícios que saltam mais à vista com este combustível de avião alternativo é a própria redução das emissões de CO₂.
Desde aviões comerciais até aeronaves governamentais e militares, são mais de 200 mil aviões em todo o mundo que levantam voo e aterram. Um número destes dá que pensar relativamente à quantidade de carbono emitido, não é?
Como energia verde, o uso de resíduos como matéria-prima no SAF promove a economia circular e certifica que nada é desperdiçado e que a sustentabilidade é garantida.
Além disso, o SAF é compatível com a infraestrutura e motores atuais (drop-in fuel) dos aviões.
Desafios da transição energética
Como qualquer combustível alternativo e novo no mercado, o custo de produção do SAF como combustível de avião ainda é elevado.
A escalabilidade também é limitada pela disponibilidade de matérias-primas, seja pela concorrência com outros fatores, seja pela produção sazonal de alguns produtos, como óleos vegetais.
Outro dos desafios da mobilidade e sustentabilidade diz respeito aos incentivos e à regulamentação para aumentar a adoção do SAF em detrimento dos combustíveis fósseis.
O contexto europeu e português
Em outubro de 2023, a UE adotou o ReFuelEU Aviation, que promove o aumento do uso de combustível de avião sustentável para diminuir as emissões de CO₂ desse setor.
A medida faz parte do pacote Fit for 55 para atingir a meta de redução de emissões em 55% até 2030. Ou seja, os fornecedores terão que misturar gradualmente SAF com querosene, começando com uma mistura mínima de 2% em 2025 e aumentando para 70% em 2050.
A medida ReFuelEU Aviation conta com vários incentivos para o desenvolvimento e uso do SAF na Europa, desde o envolvimento internacional através da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) até ao suporte financeiro necessário para a adoção do SAF.
Por cá, conforme referido pelo grupo TAL Aviation, o setor aéreo português está a adotar o SAF, como na TAP, para se alinhar com as metas da UE.
Será o SAF o futuro do combustível de avião?
Segundo estimativas da IATA, em 2024 a produção do SAF atingiu 1,250 bilhões de litros, sendo o dobro da quantidade produzida em 2023. Esse número representa 0,3% do uso global de combustível de avião.
À medida que a mobilidade sustentável na aviação avança, também é possível uma coexistência com outras soluções, como hidrogénio e eletrificação.
Os fornecedores de combustível de avião podem cumprir as metas mínimas ao usar energia renovável e combustíveis do futuro, como o hidrogénio, e combustíveis sintéticos de baixo carbono a partir de fontes de energia limpa.
Parece que, feitas as contas, o SAF é mesmo o futuro do combustível de avião.
Responsabilidade social e governamental
Para um futuro assente na responsabilidade social e sustentável, torna-se importante a realização de investimentos contínuos e políticas públicas de apoio.
Como deves imaginar, o papel dos governos é importante. De seguida, vê o que está em causa.
• O esforço das companhias aéreas e respetivos parceiros, para que atingir emissões nulas de CO₂ até 2050 seja possível, não pode ser analisado apenas como uma questão de transporte. A transição energética do transporte aéreo faz parte da transição energética global, assim como da missão do Acordo de Paris respeitante ao aquecimento global.
• As diretrizes políticas enfatizam a importância das sequências estratégicas de políticas e abordam a necessidade de colaboração global, mesmo além do setor de aviação. Reconhecem que não há uma solução única para todos os países e é por isso que as diretrizes devem garantir que todos possam participar na mudança para o SAF.
• Desenvolvimento de políticas que acelerem eficientemente a produção comercial e a implementação do SAF, sendo que incentivos positivos são a ferramenta política mais eficaz com a alocação de fundos públicos.
• Todos os governos concordaram em atingir uma redução de 5% nas emissões por meio do uso do SAF até 2030. A nível global, esse acordo sinaliza a necessidade de políticas que permitam um progresso realista.
• Forçar as companhias aéreas a usar uma certa quantidade de SAF não é a opção preferencial da IATA, especialmente se não existirem medidas positivas. Raramente esta espécie de mandato proporciona o resultado económico ideal. Costuma resultar em preços mais altos, o que desvia recursos que poderiam ser utilizados para outros investimentos ambientais.
• A UE e os EUA estão a delinear abordagens diferentes para o desenvolvimento político do SAF.
Outras formas de o governo apoiar o combustível de avião sustentável podem incluir:
• adotar padrões de sustentabilidade reconhecidos globalmente;
• garantir que as estruturas de incentivo de políticas existentes projetadas para transporte terrestre também incluam o setor da aviação, aplicando maiores incentivos para a aviação em relação ao • transporte terrestre, até porque este tem outras alternativas de energia;
• implementar políticas que reduzem o risco de investimentos em produção do SAF em parcerias público-privadas;
• compromisso político, que corresponda aos prazos de investimento definidos pela UE.
O desenvolvimento sustentável da aviação
Já deves ter percebido que, à semelhança da mobilidade suave, a mobilidade sustentável no setor da aviação é possível e conta com diversos benefícios ambientais.
A principal vantagem é a redução bastante significativa das emissões de CO₂, o que contribui para a descarbonização e para mitigar as alterações climáticas.
Como o SAF utiliza matéria-prima, promove a economia circular ao minimizar o desperdício. A compatibilidade com a infraestrutura atual acaba também por facilitar a implementação.
No entanto, tal como em qualquer caso de transição energética, os principais desafios recaem nos custos de produção e na escalabilidade de matérias-primas.
Tal como avançado num dos artigos do portal Green eFact, algumas companhias aéreas pedem aos passageiros, aquando da compra do bilhete de avião, um donativo para esta “solução climática”. No fundo, pedem apoio financeiro uma vez que esta solução é recente.
Apesar destes desafios, são necessárias alternativas sustentáveis no setor da aviação e é por isso que várias medidas da UE têm surgido nesse sentido.
À semelhança do que acontece com o transporte marítimo, o combustível de avião é usado todos os dias e é urgente que as fontes de energia renováveis substituam as fósseis.
As metas estão estabelecidas e em linha com o que pretendemos para o nosso planeta. Um céu limpo e azul, rumo à neutralidade carbónica. Mesmo que os aviões circulem com uma frequência brutal, as emissões de CO₂ são reduzidas em 80% com o uso de SAF.
Vê também:
• Sabes qual é o combustível mais poluente e como evitá-lo?
• Como a taxa de carbono aumenta o preço do combustível em 2025?
• Vantagens do ECO Diesel em relação ao gasóleo simples