Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
PRIO Eco Bunkers: o biocombustível para transporte marítimo

Fábrica de Biodiesel

10 Janeiro 2023

PRIO Eco Bunkers: o biocombustível para transporte marítimo

Eco Bunkers

A PRIO é a primeira empresa energética da Península Ibérica a desenvolver e comercializar um combustível mais sustentável. Como resposta à crescente procura de combustíveis ecológicos de qualidade e às exigentes metas da Organização Marítima Internacional (IMO), no que diz respeito à redução dos gases com efeito de estufa, a PRIO entrou no segmento verde do transporte marítimo com o desenvolvimento do Eco Bunkers.


O que é o Eco Bunkers PRIO?


O Eco Bunkers é um biocombustível de elevada qualidade, que resulta de uma mistura de 15% de biocombustível avançado, produzido através de matérias-primas residuais, com gasóleo marítimo PRIO. Destina-se a todas as frotas marítimas que pretendam minimizar os impactos que o transporte marítimo tem na saúde do planeta.


O setor marítimo, como sabemos, é uma das principais e crescentes fontes de emissões de gases com efeito de estufa, sendo responsável por cerca de 3% do total de emissões de CO2. De acordo com dados veiculados pelos órgãos de comunicação social, o consumo de combustível global do setor ronda as 330 milhões de toneladas anuais, valor superior ao do setor da aviação e mais do dobro do consumido no transporte rodoviário de mercadorias.


8 vantagens deste combustível


O Eco Bunkers PRIO nasceu de um trabalho de mais dez anos de investigação e desenvolvimento na área dos biocombustíveis, que permitiu já uma redução na emissão de CO2 superior a 2,1 milhões de toneladas. São inúmeras as suas vantagens, das quais destacamos as seguintes:


1. Está em conformidade com a ISO 8217, específica para o gasóleo marítimo

2. Garante até 18% de redução de emissões de CO2


3. Apresenta uma maior eficiência de combustão, permitindo até 10% de redução do consumo de combustível, especialmente para maiores valores de carga do motor


4. Provém de uma fonte de energia renovável


5. É mais seguro do que os combustíveis fósseis


6. É um produto resultante da economia circular, uma vez que é produzido a partir de matérias-primas residuais


7. O seu processo produtivo integra uma elevada percentagem de óleos alimentares usados, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito de estufa em todo o seu ciclo de vida, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável


8. Pode ser utilizado sem necessidade de investimento adicional, alterações do motor ou procedimentos adicionais


Onde é produzido o Eco Bunkers PRIO e como encomendar?


O Eco Bunkers é produzido na fábrica de biodiesel PRIO, criada em 2006, que está localizada no porto de Aveiro. Esta unidade possui uma capacidade de produção de 113 880 toneladas por ano, e conta com um laboratório de controlo de qualidade que funciona 24 horas por dia.


A PRIO tem, ao longo dos anos, colaborado com diversas instituições de investigação e desenvolvimento, realizando testes em colaboração com diversas Universidades, no sentido de garantir continuamente a elevada qualidade do seu biodiesel.


Para encomendar Eco Bunkers PRIO, só é preciso preencher o formulário online e aguardar o nosso contacto.


Queres saber como funciona a fábrica de biodiesel da PRIO?


A primeira quinta-feira de cada mês é dia de visita e a PRIO convida escolas e empresas a visitarem a fábrica. O número de pessoas é limitado por cada visita, pelo que deve ser efetuada reserva antecipada, através do e-mail comunicacao.prio@prio.pt


PRIO: na vanguarda da produção de biocombustíveis avançados


Há já vários anos que a PRIO tem estado na vanguarda no que à produção de biocombustíveis diz respeito. Desde 2013, a PRIO tem vindo a incorporar quantidades cada vez maiores de matérias-primas residuais - florestais, urbanas ou industriais - no seu processo de produção de biodiesel. Graças a isso, tornou-se a terceira maior produtora de biodiesel da Europa com recurso a óleos alimentares usados e a primeira empresa energética na Península Ibérica a desenvolver e comercializar um combustível mais sustentável.


Depois de recolhidas e tratadas, as matérias-primas residuais são convertidas em biodiesel através de um processo de refinação, que ocorre na fábrica de biodiesel da PRIO. Através deste processo industrial, milhares de quilos de matérias-primas residuais são transformados em biocombustível avançado renovável de elevada qualidade.


Este biocombustível é, atualmente, incorporado no gasóleo marítimo e no gasóleo rodoviário comum (até 7%), no ECO Diesel (15%) e no ZERO Diesel (100%).


Graças à tecnologia de ponta utilizada pela PRIO, é possível fornecer com precisão qualquer outra percentagem de misturas biocombustível/diesel, com foco nas necessidades dos clientes.