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Sabes mesmo qual a velocidade ideal para poupar combustível?
Será que tempo é dinheiro? Na estrada, não é bem assim. Quanto mais moderada for a velocidade a que circulas, mais vais poupar. Sabias disto?
Quando descobrires qual a velocidade ideal para poupar combustível, vais ter três vantagens: poupas a carteira, porque o consumo de combustível cai; poupas o ambiente, porque as emissões poluentes descem; e ganhas em segurança. São só vantagens!
Esta regra aplica-se a todos os tipos de automóveis: a gasolina, a gasóleo e elétricos, dos mais modernos aos modelos mais antigos. Do que estás à espera para adotar uma condução eficiente?
Além disso, levar os cidadãos a adotar uma condução eficiente, ecológica e sustentável é uma das metas da União Europeia, de modo a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a cumprir os objetivos de descarbonização a que se propôs até 2050.
Há uma velocidade ideal para poupar combustível?
De uma coisa podes ter a certeza: quanto mais devagar conduzires, mais estarás a poupar combustível. A explicação é simples: para se mover, o carro tem de vencer a resistência criada pelo ar, e quanto maior a velocidade, maior é a resistência. E essa resistência é tanto maior, quanto maior for o número de fatores que perturbam a aerodinâmica do veículo, como as janelas abertas ou objetos que ultrapassem os limites do carro.
O número ‘mágico’ para poupar combustível enquanto conduzes, segundo alguns especialistas, é de 90 km/h. Em especial se conduzires a uma velocidade constante e suave, e em rotações elevadas. Sempre que ultrapasses os 90 km/h, estarás a gastar mais combustível.
A regra é: por cada 10 km/h a mais, o combustível dispara 3 a 10%; no caso dos elétricos, o consumo sobe 8 a 12%. Nota que este número é indicativo, porque nestes cálculos entram outros fatores como a potência do motor, o peso, o tipo de estradas por onde circulas…
E será que a maior velocidade, poupas muito tempo? Nem por isso.
Cumpre os limites de velocidade
O Código da Estrada português fixa os limites de velocidade a que as várias categorias de veículos podem circular nas estradas portuguesas. No caso dos ligeiros de passageiros, a velocidade máxima é 120 km/h em autoestrada e 90 km/h na generalidade das vias.
Dentro das localidades, esses valores caem para 50 ou até mesmo 20 km/h. A principal razão para isto é a segurança de condutores e peões, mas também a tentativa de reduzir a emissão de dióxido de carbono. Afinal, quanto maior a velocidade, mais combustível gastas e maior é a quantidade de gases poluentes que o teu carro emite para a atmosfera.
É por isso que cidades como Lisboa ou Paris, entre muitas outras, reduziram a velocidade a que é permitido circular nas suas ruas.
O que faz variar o consumo do combustível?
A lista de fatores que influenciam o consumo de combustível é longa, mas não é impossível de controlar. Na realidade, são inúmeros os motivos que levam o ponteiro do combustível a descer mais depressa ou mais devagar. E muitos dependem de ti, da forma como conduzes e dos cuidados que tens com o carro. Queres conhecer alguns?
• Garante que a manutenção está sempre em dia, porque basta uma peça menos afinada ou a falta de um líquido para que o consumo aumente. De acordo com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), ter a manutenção em dia tem um potencial de poupança de 3%).
• Certifica-te de que os pneus estão em bom estado e têm a pressão correta (o potencial de poupança é de 3%, segundo o IMT). Se assim não for, o carro terá de fazer mais esforço, por isso vai precisar de mais combustível.
• Como nem sempre é possível viajar sem pesos, distribui-o da forma mais homogénea possível (mais uma vez, podes poupar 3% de combustível, revela o IMT).
• Atenção à aerodinâmica do veículo, uma vez que qualquer interferência fará aumentar o consumo (mais 5%). Qualquer coisa que tenhas de transportar sobre o tejadilho vai fazer o consumo disparar. O mesmo acontece com as janelas abertas – se circulares a mais de 80 km por hora, é mais eficiente o uso do ar condicionado. Ainda assim, nota que o sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora.
3 dicas para reduzir o consumo de combustível
Uma condução eficiente é meio caminho andado para gastar menos energia, e isso tem sempre impacto positivo no ambiente, uma vez que há menos emissões de gases poluentes para a atmosfera.
Se ainda não és um ás da condução eficiente, segue estas pistas e começa a sentir (e a fazer) a diferença.
1. Evita mudanças bruscas de velocidade, tanto a acelerar como a travar. Uma aceleração suave pode ajudar-te a economizar 10% do combustível. E quando quiseres reduzir a velocidade, começa por levantar o pé do acelerador e manter uma distância de segurança. Podes poupar 2%.
2. Usa o cruise control como uma garantia de que não circulas a uma velocidade superior à desejável. De acordo com o IMT, um aumento de 10% na velocidade pode levar a um aumento de 15% no consumo de combustível.
3. Planeia o percurso que vais fazer e escolhe o mais eficiente, mas atenção que o mais curto nem sempre é o melhor. Por exemplo, uma estrada de terra batida vai-te fazer gastar mais combustível.
Na hora de abastecer, há 5 dicas úteis. Toma nota!
1. Mantém o depósito cheio
Se possível, atesta o depósito e evita conduzir com o carro na reserva, porque isso pode prejudicar o motor.
2. Aposta no melhor combustível
Escolhe combustíveis eficientes e que te permitam circular mais com menos litros, e com menor impacto no ambiente. Num dos muitos postos de combustíveis PRIO, consegues o dois em um: combustíveis de qualidade a um preço vantajoso.
É o caso do TOP Diesel, do ECO Diesel e do ZERO Diesel, um biocombustível de última geração lançado recentemente e que é produzido a partir de energias 100% renováveis. Estes três combustíveis têm em comum a capacidade de aumentar a rentabilidade do motor, consumindo menos.
3. Se estás parado, desliga o carro
E, quando o ligares, se o teu carro for a gasóleo, aguarda uns segundos para garantir que o motor está bem lubrificado.
4. Faz o uso correto da caixa de velocidades
A primeira é só para arrancar e, depois, tenta sempre usar a mudança mais alta possível. Desta forma, vais reduzir as rotações do motor, o que também se traduz em menor consumo de combustível (até menos 10%).
5. Ponto morto? Nem se estiveres parado
Ao contrário do que possas pensar, o ponto morto não poupa combustível, além de que não é seguro e exige maior esforço das pastilhas dos travões. Por isso, circula sempre com uma mudança engrenada.
Pronto para fazer a tua parte?
A poupança de combustível, e consequentes menos poluição e mais segurança, dependem muito de ti, do modo como conduzes e como cuidas do teu carro. Adota uma condução eficiente e circula à velocidade ideal para poupar combustível que, agora já sabes que ronda os 90 km/h.
Aliás, o próprio Código da Estrada e os limites de velocidade de circulação em algumas cidades acabam por te ajudar a poupar combustível, já que tens de circular a uma velocidade baixa.
Como vês, está tudo alinhado para que consigas circular à velocidade ideal para poupar combustível.
Vê também:
• Sabes quando usar o ponto morto do teu automóvel?
• Óleo mineral ou sintético: qual deves escolher para o teu carro?
• Sabes quando deves mudar o filtro de combustível?
Quando descobrires qual a velocidade ideal para poupar combustível, vais ter três vantagens: poupas a carteira, porque o consumo de combustível cai; poupas o ambiente, porque as emissões poluentes descem; e ganhas em segurança. São só vantagens!
Esta regra aplica-se a todos os tipos de automóveis: a gasolina, a gasóleo e elétricos, dos mais modernos aos modelos mais antigos. Do que estás à espera para adotar uma condução eficiente?
Além disso, levar os cidadãos a adotar uma condução eficiente, ecológica e sustentável é uma das metas da União Europeia, de modo a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a cumprir os objetivos de descarbonização a que se propôs até 2050.
Há uma velocidade ideal para poupar combustível?
De uma coisa podes ter a certeza: quanto mais devagar conduzires, mais estarás a poupar combustível. A explicação é simples: para se mover, o carro tem de vencer a resistência criada pelo ar, e quanto maior a velocidade, maior é a resistência. E essa resistência é tanto maior, quanto maior for o número de fatores que perturbam a aerodinâmica do veículo, como as janelas abertas ou objetos que ultrapassem os limites do carro.
O número ‘mágico’ para poupar combustível enquanto conduzes, segundo alguns especialistas, é de 90 km/h. Em especial se conduzires a uma velocidade constante e suave, e em rotações elevadas. Sempre que ultrapasses os 90 km/h, estarás a gastar mais combustível.
A regra é: por cada 10 km/h a mais, o combustível dispara 3 a 10%; no caso dos elétricos, o consumo sobe 8 a 12%. Nota que este número é indicativo, porque nestes cálculos entram outros fatores como a potência do motor, o peso, o tipo de estradas por onde circulas…
E será que a maior velocidade, poupas muito tempo? Nem por isso.
Cumpre os limites de velocidade
O Código da Estrada português fixa os limites de velocidade a que as várias categorias de veículos podem circular nas estradas portuguesas. No caso dos ligeiros de passageiros, a velocidade máxima é 120 km/h em autoestrada e 90 km/h na generalidade das vias.
Dentro das localidades, esses valores caem para 50 ou até mesmo 20 km/h. A principal razão para isto é a segurança de condutores e peões, mas também a tentativa de reduzir a emissão de dióxido de carbono. Afinal, quanto maior a velocidade, mais combustível gastas e maior é a quantidade de gases poluentes que o teu carro emite para a atmosfera.
É por isso que cidades como Lisboa ou Paris, entre muitas outras, reduziram a velocidade a que é permitido circular nas suas ruas.
O que faz variar o consumo do combustível?
A lista de fatores que influenciam o consumo de combustível é longa, mas não é impossível de controlar. Na realidade, são inúmeros os motivos que levam o ponteiro do combustível a descer mais depressa ou mais devagar. E muitos dependem de ti, da forma como conduzes e dos cuidados que tens com o carro. Queres conhecer alguns?
• Garante que a manutenção está sempre em dia, porque basta uma peça menos afinada ou a falta de um líquido para que o consumo aumente. De acordo com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), ter a manutenção em dia tem um potencial de poupança de 3%).
• Certifica-te de que os pneus estão em bom estado e têm a pressão correta (o potencial de poupança é de 3%, segundo o IMT). Se assim não for, o carro terá de fazer mais esforço, por isso vai precisar de mais combustível.
• Como nem sempre é possível viajar sem pesos, distribui-o da forma mais homogénea possível (mais uma vez, podes poupar 3% de combustível, revela o IMT).
• Atenção à aerodinâmica do veículo, uma vez que qualquer interferência fará aumentar o consumo (mais 5%). Qualquer coisa que tenhas de transportar sobre o tejadilho vai fazer o consumo disparar. O mesmo acontece com as janelas abertas – se circulares a mais de 80 km por hora, é mais eficiente o uso do ar condicionado. Ainda assim, nota que o sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora.
3 dicas para reduzir o consumo de combustível
Uma condução eficiente é meio caminho andado para gastar menos energia, e isso tem sempre impacto positivo no ambiente, uma vez que há menos emissões de gases poluentes para a atmosfera.
Se ainda não és um ás da condução eficiente, segue estas pistas e começa a sentir (e a fazer) a diferença.
1. Evita mudanças bruscas de velocidade, tanto a acelerar como a travar. Uma aceleração suave pode ajudar-te a economizar 10% do combustível. E quando quiseres reduzir a velocidade, começa por levantar o pé do acelerador e manter uma distância de segurança. Podes poupar 2%.
2. Usa o cruise control como uma garantia de que não circulas a uma velocidade superior à desejável. De acordo com o IMT, um aumento de 10% na velocidade pode levar a um aumento de 15% no consumo de combustível.
3. Planeia o percurso que vais fazer e escolhe o mais eficiente, mas atenção que o mais curto nem sempre é o melhor. Por exemplo, uma estrada de terra batida vai-te fazer gastar mais combustível.
Na hora de abastecer, há 5 dicas úteis. Toma nota!
1. Mantém o depósito cheio
Se possível, atesta o depósito e evita conduzir com o carro na reserva, porque isso pode prejudicar o motor.
2. Aposta no melhor combustível
Escolhe combustíveis eficientes e que te permitam circular mais com menos litros, e com menor impacto no ambiente. Num dos muitos postos de combustíveis PRIO, consegues o dois em um: combustíveis de qualidade a um preço vantajoso.
É o caso do TOP Diesel, do ECO Diesel e do ZERO Diesel, um biocombustível de última geração lançado recentemente e que é produzido a partir de energias 100% renováveis. Estes três combustíveis têm em comum a capacidade de aumentar a rentabilidade do motor, consumindo menos.
3. Se estás parado, desliga o carro
E, quando o ligares, se o teu carro for a gasóleo, aguarda uns segundos para garantir que o motor está bem lubrificado.
4. Faz o uso correto da caixa de velocidades
A primeira é só para arrancar e, depois, tenta sempre usar a mudança mais alta possível. Desta forma, vais reduzir as rotações do motor, o que também se traduz em menor consumo de combustível (até menos 10%).
5. Ponto morto? Nem se estiveres parado
Ao contrário do que possas pensar, o ponto morto não poupa combustível, além de que não é seguro e exige maior esforço das pastilhas dos travões. Por isso, circula sempre com uma mudança engrenada.
Pronto para fazer a tua parte?
A poupança de combustível, e consequentes menos poluição e mais segurança, dependem muito de ti, do modo como conduzes e como cuidas do teu carro. Adota uma condução eficiente e circula à velocidade ideal para poupar combustível que, agora já sabes que ronda os 90 km/h.
Aliás, o próprio Código da Estrada e os limites de velocidade de circulação em algumas cidades acabam por te ajudar a poupar combustível, já que tens de circular a uma velocidade baixa.
Como vês, está tudo alinhado para que consigas circular à velocidade ideal para poupar combustível.
Vê também:
• Sabes quando usar o ponto morto do teu automóvel?
• Óleo mineral ou sintético: qual deves escolher para o teu carro?
• Sabes quando deves mudar o filtro de combustível?