Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Um Volvo P1800S, de 1966, detém o recorde do maior número de quilómetros percorridos: quase cinco milhões (mais precisamente 4.862.595 km). Isto equivale a mais de 120 voltas ao planeta Terra. É certo que esta não é uma situação muito comum, mas, independentemente do número de quilómetros que percorremos com o nosso carro, há uma preocupação constante: avaliar a quantidade de combustível gasto por quilómetro percorrido. E como é que isso se faz corretamente? Nós explicamos.

5 passos para calcular o consumo do teu carro

Para calcular o consumo do teu carro deves seguir estes passos.

1 - Regista a quantidade de combustível abastecida

Quando abasteceres, regista a quantidade de combustível (geralmente em litros). Em caso de dúvida, podes encontrar essa informação no recibo ou no painel da bomba de combustível.

A PRIO tem à tua disposição os combustíveis de melhor qualidade aos melhores preços do mercado. Descobre qual o posto PRIO mais próximo de ti.

2 - Regista os quilómetros percorridos

Depois de abasteceres, regista a atual quilometragem do carro, que consta no painel. Posteriormente, quando voltares a ter de abastecer, regista a quilometragem indicada pelo teu carro, nesse momento.

3 - Calcula a distância percorrida

Para aferires a distância percorrida entre os dois abastecimentos, basta subtraíres da quilometragem final (atual) a quilometragem registada antes do abastecimento (inicial). Por exemplo, se a quilometragem inicial era 40.000 Km e a atual é 40.200 Km, a distância percorrida entre abastecimentos é de 200 Km.

4 - Calcula o combustível consumido

Divide a quantidade de combustível abastecido pela distância percorrida. Por exemplo, se abasteceste com 30 litros de combustível, divide esse valor pelos 200 km percorridos. Isso dar-te-á um valor de cerca de 0,15 litros por quilómetro.

Na App PRIO GO, entre outras informações, podes consultar os teus consumos.

5 – Converte para “litros por 100 Km”

Este passo é opcional. Em Portugal, é comum utilizar-se como referência a medida “litros por 100 Km”, quando falamos em consumo de combustível. Para tal, basta que multipliques o valor unitário (0,15 litros) por 100. Isto dar-te-á um total de 15 litros por 100 Km.

Fatores que influenciam os consumos

Os consumos do teu carro podem variar em função de diversos fatores, tais como: 

  • O tipo de condução praticada
  • Intensidade do tráfego (pára-arranca)
  • As condições da via
  • Condições atmosféricas 
  • A carga do veículo
  • Se a manutenção foi adequada

Grande parte das vezes, os valores standard fornecidos pelos fabricantes automóveis não são iguais aos reais valores de consumo. Isto acontece porque os valores indicados pelos fabricantes decorrem dos testes feitos em laboratório e na estrada e ambos em condições controladas, que não correspondem às condições que todos nós enfrentamos diariamente (condições atmosféricas adversas, trânsito, vias com más condições, etc.).

O Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLPT)

O Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos) é um conjunto de normas que orientam os fabricantes de automóveis. Foram criadas para ajudar a uniformizar e regular o processo de medição de consumos. Todos os veículos, no momento do seu primeiro registo, têm de ser certificados pelo WLTP.

O teste é realizado com veículos a gasolina, a diesel, híbridos e híbridos plug-in, que são avaliados em diversas situações – paragens, acelerações, travagens -, em conduções com diferentes velocidades. Com este teste, o objetivo é obter valores o mais reais possível.

Lê também: Como fazer uma condução mais económica? Os conselhos da PRIO