Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Há dois grandes perfis de condutores no que toca à limpeza do carro: aqueles que são implacáveis com o pó e mantêm tanto o interior como o exterior escrupulosamente limpo, e aqueles que vão adiando a limpeza e deixando o pó e outros detritos acumularem-se. É nessas situações que tudo se complica mais um pouco, porque manter o carro limpo não é uma tarefa difícil. E a verdade é que isso tem impacto no estado de saúde do carro - e no seu.

Se não sabe como limpar o interior do carro, a PRIO está aqui para ajudar nessa missão. Neste guia, vai descobrir como limpar o interior do carro de forma eficaz, que produtos de limpeza de carros utilizar, quais os erros a evitar e com que frequência deve repetir o processo.
Com alguns cuidados simples e rápidos, mas mais rotineiros, vai melhorar o estado de conservação e a sensação de bem-estar dentro do seu automóvel.

6 benefícios de manter o interior do carro limpo

Para muitos, o cuidado com a limpeza do interior do carro é um pormenor, mas, na realidade, tem vários impactos. Quer conhecê-los?

• 
Conforto e bem-estar. Um interior limpo torna qualquer viagem mais agradável, seja qual for a distância ou o destino. Mesmo que de forma inconsciente, estar num ambiente limpo e organizado reduz o stress e melhora o humor.
• Prevenção de maus odores. Não é muito difícil ficar com o carro a cheirar mal, e às vezes nem se percebe bem porque é que isso acontece, mas as poeiras ou a humidade dão um forte contributo para isso. Como tal, a melhor solução é a limpeza regular, se quer um ambiente neutro ou fresco no interior do habitáculo.
• Preservação do interior, sejam os plásticos do tablier, ou os estofos dos bancos. O tempo deixa marcas. Por isso, tente contrariar o processo de envelhecimento dos materiais com alguns cuidados de limpeza. Assim, até pode detetar antecipadamente alguns problemas, e atuar atempadamente.
• Aumenta a segurança. À primeira vista, parece que limpeza e segurança não têm muito a ver uma com a outra, mas têm, e muito. Imagine que tem embalagens vazias dentro do carro e uma rola para debaixo dos pedais, ou que fazem algum barulho que lhe faz sobressaltar e distrair. Ou que o pó acumulado provoca um ataque de espirros que impede de focar a 100% na estrada. Com um pouco de limpeza, nada disto acontece.
• Valorização em caso de revenda. Segundo a sabedoria popular, ‘os olhos também comem’ e ‘a primeira impressão é a que fica’. Portanto, o melhor é cuidar bem do seu carro, tanto por dentro como por fora. Não só porque assim estará a atrasar o envelhecimento como irá causar uma boa impressão no momento em que quiser vender o carro. Se o comprador tiver dúvidas sobre a manutenção do carro, quando o vir bem cuidado por fora, vai acreditar que o interior também está a 100%.
• Melhor qualidade do ar no habitáculo. Pode não sentir, mas a acumulação de pós e ácaros vão degradando a qualidade do ar dentro do carro. E isso impacta a saúde de quem viaja nele com mais frequência. Tenha especial atenção a este ponto em especial se andar com crianças no banco de trás. Um estudo publicado pelo norte-americano National Institute for Biotechnology Information concluiu que mais de 80% dos bancos do condutor e mais de 77% das cadeiras de transporte de bebés têm ácaros.

Periodicidade recomendada para limpeza interior

De quanto em quanto tempo deve fazer a higienização do carro? Tudo depende do uso que lhe dá, por onde circula e quem costuma viajar consigo. Se viaja com crianças, deve dar atenção redobrada à limpeza e fazê-la com mais frequência. Se circula por vias de terra batida, com muito pó, a mesma coisa. Se transporta animais, também tem de ter cuidado para que o pó não se acumule. Mas se não usa o carro todos os dias, não tem de o limpar todas as semanas.

Partindo do princípio que faz um uso diário do carro para deslocações curtas, tente criar uma rotina semanal de limpeza, para retirar o lixo (há sempre papéis que se acumulam), aspirar os tapetes e limpar o pó do tablier e volante. Depois, faça uma limpeza mais profunda uma vez por mês. Um aspirador portátil e sem fios pode ser um aliado importante nesta tarefa e, se o tiver sempre por perto, não tem desculpa para não fazer uma aspiração rápida do interior do veículo.

A cada três meses, faça uma lavagem e higienização do carro ainda mais profunda e limpe os estofos, procure sinais de humidade ou de bolor e faça a manutenção de todo o interior com produtos específicos. Vai ver que o carro vai estar mais bonito e as suas viagens vão ser mais confortável enquanto está ao volante.

Quando recorrer a limpezas profissionais

Se adotarmos esta rotina de limpeza e seguirmos estas pistas, o carro vai estar sempre cuidado e em ótimas condições.

Ainda assim, é recomendável fazer uma limpeza mais profunda uma ou duas vezes por ano, em especial se sofrer de alergias ou transportar crianças. E essa manutenção preventiva deve ser feita por especialistas, que têm equipamentos próprios para remoção de ácaros, fungos e bactérias.

Lembre-se de investir numa limpeza profissional antes de vender o carro. Quanto melhor cuidado parecer, mais valorizado será.

Dicas práticas para cuidar de cada zona do carro

Para quem quer saber como limpar o carro, há uma regra básica: usar os produtos certos para cada zona. Com um bom kit limpeza auto terá os melhores resultados. Uma escolha segura é a gama Car Care da PRIO, disponível na loja online da marca. Aí encontra panos e toalhetes, limpa-vidros e limpa tabliers, entre muitos outros que o vão ajudar a manter o carro no melhor nível de limpeza possível. Em poucos cliques faz a encomenda, em poucos dias está a receber o seu kit de limpeza auto onde quiser.

Pronto para a tarefa?

1. Tablier. Use um pano de microfibra seco ou ligeiramente húmido para remover o pó acumulado e termine com um produto de limpeza específico para painéis. Atenção: evite produtos com álcool ou abrasivos que possam danificar os plásticos.
2. Volante. Não acumula pó, mas acumula germes (e muitos). O ideal é limpá-lo com um pano húmido e sabão neutro ou um produto antibacteriano apropriado. Se o volante for de couro, é necessário um condicionador próprio. Ainda assim, um estudo conduzido pela Aston University concluiu que o volante pode ser um dos pontos mais sujos do carro, e que este tende a ter mais germes que uma casa de banho.
3. Bancos. O produto a usar depende do material de que são revestidos. Se forem em tecido, procure uma espuma própria para estofos; se forem em couro, aplique um produto específico com um pano macio e, de vez em quando, lembre-se de os hidratar para evitar o desgaste.
4. Tapetes. Sacuda-os e aspire-os bem, para remover toda a sujidade. Pode ainda lavá-los com água e detergente, se forem de borracha, ou com um sabão neutro.
5. Vidros interiores. Use um limpa-vidros sem amoníaco e um pano de microfibra para evitar marcas.
6. Bagageira. Retire tudo o que está lá dentro para poder aspirar a 100%, e depois volte a guardar só aquilo que faz falta. Quanto mais peso transportar, mais combustível estará a gastar.
7. Painéis das portas. Esta é uma zona muitas vezes esquecida, mas a verdade é que acaba por acumular pó e gordura do contacto com as mãos e braços. Use um pano húmido com sabão neutro ou um produto multiusos para limpar a superfície.
8. Ventiladores e saídas de ar. Se quer melhorar a qualidade do ar dentro do habitáculo e garantir o bom funcionamento do sistema de ventilação, passe com um pincel ou uma escova pelas grelhas de saída do ar.

Como limpar o interior do carro e ser sustentável

Como sempre, tudo depende das escolhas que fazes. Por isso, mesmo para limpar o interior do carro, o melhor será escolher produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis. Regra geral, estes tipos de produtos são bastante eficazes na luta contra a sujidade, e têm as vantagens de não libertarem compostos tóxicos nem contaminarem a água.

Outro ponto importante é evitar o desperdício de água. No interior do veículo, quase que pode dispensar o uso de água, usando panos húmidos ou sprays específicos. No exterior, pode recorrer a sistemas de lavagem que otimizam o consumo de água e evitam o desperdício.

Nos postos de abastecimento PRIO encontra dois sistemas de lavagem automóvel: o Jet Wash, que é um self-service, ou a lavagem automática, onde as máquinas fazem tudo por si. Em qualquer das opções, o consumo de água é moderado.

Para que o carro fique quase como novo, passe ainda no batedor de tapetes que a PRIO tem à sua disposição.

Quer saber onde está o ponto de lavagem mais próximo de si? O localizador de postos ajuda-o.

Como ter o interior do carro limpo, sem estar sempre a limpar

Pode parecer uma missão impossível, mas não é. Bastam pequenas mudanças de comportamentos e atitudes ou simples escolhas para que tudo seja mais fácil.

Por exemplo, evite comer ou beber, fumar ou pentear-te dentro do carro. E aplique esta regra a todos os que viajam contigo. Ainda assim, mantenha uma embalagem de toalhitas de limpeza por perto, para usar em caso de emergência.

No final de cada viagem, deite fora todos os papéis que possa ter acumulado: bilhetes de estacionamento, recibos de portagens ou faturas do combustível. Faça o mesmo com as embalagens, se tiver quebrado a regra de não comer dentro do carro.

Prefira tapetes de borracha. Já que é inevitável transportar pó e outra sujidade agarrada aos pés, pelo menos estes tapetes são fáceis de limpar com água, e de secar.

Faça estes pequenos ajustes e transforme o kit de limpeza auto no seu maior aliado. Vai ver como ter o interior do carro limpo, afinal é uma tarefa fácil.




Veja também:
   •  Carro parado por dias seguidos: o que fazer para o manter saudável?
   • Descobre como recuperar os faróis amarelos do carro
   • Lavar o carro com muita frequência prejudica a pintura?