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Já ouviste falar de combustíveis sintéticos? Também conhecidos por e-fuels ou e-combustíveis, estes apresentam-se como uma alternativa à gasolina e ao gasóleo convencionais.

Face à necessidade urgente de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, as indústrias têm feito um esforço para se reinventarem, a favor da minimização dos efeitos nocivos das alterações climáticas.

Nesse sentido, com objetivo de oferecer opções mais ecológicas relativamente às fontes de energia fóssil, o investimento na produção de combustíveis sintéticos tem sido crescente. Estes poderão contribuir para uma mobilidade mais sustentável, rumo à transição energética global.

O que são combustíveis sintéticos?

A produção de combustíveis sintéticos envolve processos químicos nos quais o gás de hidrogénio (H2) e o dióxido de carbono (CO2) são combinados para formar os compostos orgânicos dos e-fuels. Estes processos são geralmente realizados através de técnicas específicas, como a síntese de Fischer-Tropsch (o processo mais comum), que permitem a conversão destes gases em hidrocarbonetos líquidos, sem precisarem de usar petróleo como matéria-prima.

Os combustíveis sintéticos apresentam propriedades semelhantes às da gasolina e do gasóleo tradicionais, o que os torna compatíveis com os motores de combustão existentes e com a infraestrutura de abastecimento de combustível já estabelecida.

A produção dos e-combustíveis não é isenta de CO2, mas esta é feita para capturar e reciclar o dióxido de carbono emitido durante as deslocações automóveis, contribuindo para o ciclo de carbono fechado. Isto significa que as emissões líquidas de CO2, durante a produção e utilização dos combustíveis sintéticos, podem ser significativamente reduzidas quando comparadas com os combustíveis fósseis.

Quais são os benefícios dos combustíveis sintéticos?

Em termos de impacte ambiental, a implementação dos e-combustíveis pode oferecer diversos benefícios.

Primeiramente, ao reciclar o CO2 emitido, a produção destes combustíveis pode tornar-se praticamente neutra em carbono, ou até mesmo negativa em termos de emissões líquidas. Isto contrasta com as soluções de origem fóssil, cuja produção e utilização contribuem significativamente para o aumento das concentrações atmosféricas de CO2 e para o aquecimento global.

A aposta em combustíveis sintéticos pode ser um dos caminhos para reduzirmos a dependência dos combustíveis fósseis. Isto, além de contribuir para a diversificação da matriz energética, ajuda a mitigar os impactes ambientais associados à extração e queima do petróleo e do gás natural, por exemplo.

As vantagens dos e-fuels

Os e-fuels possuem uma pegada de carbono muito menor quando comparados com os combustíveis fósseis, os quais são extraídos e refinados de fontes não renováveis. Em termos de vantagens, destacam-se, sobretudo, por:

• Não conterem petróleo na sua composição;
• São mais sustentáveis a longo prazo;
• São versáteis e fáceis de serem implementados;
• Permitem uma redução significativa dos gases poluentes para a atmosfera;
• São compatíveis com a tecnologia e infraestrutura dos veículos existentes no mercado automóvel atual.

As desvantagens dos e-fuels

Apesar das vantagens, o preço dos combustíveis sintéticos ainda é mais elevado do que o dos combustíveis fósseis.

Segundo o grupo eFuel Alliance, a estimativa é que, em 2025, os custos de produção de um litro destes combustíveis, com uma taxa de mistura de 4% de combustíveis convencionais, se situe entre 1,61€ e 1,99€.

Os preços podem diminuir, mas apenas em 2050. Por litro de e-fuel, já com taxa de mistura a 100%, prevê-se que o valor se situe entre os 0,70€ e os 1,33€. O mesmo grupo estima uma descida acentuada porque, por essa altura, os combustíveis sintéticos deverão ser as únicas opções disponíveis para comercialização.

O que diferencia os e-fuels dos combustíveis fósseis?

Apesar das características dos combustíveis sintéticos serem semelhantes às da gasolina e do gasóleo, a forma como são obtidos distingue-os dos combustíveis fósseis.

Os combustíveis sintéticos podem ser produzidos por meio de reações químicas que não precisam de recorrer ao petróleo, ao contrário dos combustíveis fósseis. Esta abordagem mais sustentável e inovadora faz com que os combustíveis sintéticos se destaquem como alternativas promissoras, durante a transição para fontes de energia mais limpas.

Combustíveis sintéticos vs biocombustíveis: quais as diferenças?

Os combustíveis sintéticos diferem dos biocombustíveis, mas em que aspetos?

Os e-fuels podem ser produzidos a partir de uma variedade de fontes, incluindo matéria orgânica como biomassa, resíduos agrícolas e até mesmo a partir da captura de CO2 da atmosfera. Já os biocombustíveis são obtidos exclusivamente do tratamento físico ou químico de resíduos orgânicos, ou biológicos.

Na aplicação final, os biocombustíveis podem reduzir a pegada de carbono até 90% face aos combustíveis convencionais, mas não são totalmente neutros em carbono como os e-combustíveis, uma vez que libertam CO2 durante o processo de queima.

Qual é o papel dos combustíveis sintéticos no futuro?

Como são produtos obtidos de maneira sustentável, os combustíveis sintéticos podem ser alternativas viáveis para os maiores setores responsáveis pela poluição atmosférica: o industrial e dos transportes.

No setor industrial, os e-combustíveis podem substituir os combustíveis fósseis em processos de produção que requeiram muita energia, contribuindo para uma produção mais limpa e sustentável.

No setor de transportes, os e-fuels podem ser utilizados em veículos convencionais, contribuindo para uma redução significativa das emissões de carbono e melhorando a qualidade do ar nas áreas urbanas.

Também é importante destacar que os combustíveis sintéticos podem desempenhar um papel importante na promoção da diversidade e segurança energéticas, visto que diminuem a dependência das importações de petróleo e de gás natural. Os países que investirem na sua produção, além de diversificarem a matriz energética, reduzem a exposição às flutuações nos preços globais da energia, ajudando a promover a estabilidade económica.

É possível utilizar e-combustíveis nos carros atuais?

Como já partilhamos contigo, os combustíveis sintéticos podem ser usados nos veículos atuais e distribuídos através das redes logísticas existentes.

Os e-fuels oferecem uma oportunidade para uma mobilidade mais sustentável, nas quais as emissões de CO2 podem ser praticamente eliminadas. Podem até ser uma alternativa ecologicamente viável para reduzir a pressão da substituição de todos os veículos existentes por opções elétricas.

Ainda assim, há quem defenda que os combustíveis sintéticos devem ficar reservados para os setores difíceis de descarbonizar, tais como a navegação ou a aviação.

Em todo o caso, todos os veículos alimentados a gasolina ou a gasóleo poderão usar e-fuels a partir de 2035 dado que, quimicamente, ambos os tipos de combustível são semelhantes.

Quais os desafios da transição para os e-fuels?

Se é verdade que o uso continuado de combustíveis sintéticos nos transportes pode suprimir um valor considerável de emissões de CO2, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa e pelo aquecimento global, a realidade é que a transição dos combustíveis convencionais para este tipo é complexa.

O maior desafio da implementação dos combustíveis sintéticos são os custos associados. Apesar de já existirem apoios para o desenvolvimento deste género de opções, as instalações de processamento são dispendiosas e ainda não existem fábricas de teste suficientes.

Em todo o caso, os resultados atuais já são animadores, uma vez que estes combustíveis são produzidos com propriedades antidetonação superiores às da gasolina e do gasóleo tradicionais.

É claro que, para os combustíveis sintéticos terem um impacte ambiental positivo, os processos de produção utilizados têm que ter origem em energias renováveis.

Feitas as contas, apesar de mais dispendiosos, a urgente necessidade para neutralizar os efeitos climáticos faz com que os e-fuels sejam alternativas para o futuro, tanto para a indústria automóvel como para as indústrias aeronáutica e marítima.

Soluções PRIO para um futuro mais sustentável

Em prol da transição energética eficiente, continuamos diariamente a explorar soluções mais sustentáveis para ti e para o planeta, desde a oferta de combustíveis mais ecológicos até à reciclagem de Óleos Alimentares Usados (OAU), para a produção de biocombustíveis.

Segundo a Agência Internacional de Energia, 47,88% das emissões de CO2 nos transportes provêm de carros de passageiros. A Agência Europeia do Ambiente destaca ainda que o setor dos transportes é responsável atualmente por 25% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Dada a tendência de crescimento do setor dos transportes, é necessária uma rede moderna com soluções sustentáveis, que ofereça alternativas limpas e a preços acessíveis.

Fornecemos-te energia para mudares

É aqui que atuamos. Vamos além da oferta de combustíveis líquidos convencionais, carregamento de veículos elétricos e abastecimento de veículos a gás.

Como a maior produtora de biocombustíveis em Portugal, a PRIO criou o ECO Diesel, uma solução que oferece uma melhor performance, menores consumos e que contribui para a redução de emissões de GEE até 18%.

Considerado Produto do Ano, Escolha Sustentável e Escolha do Consumidor em 2024, o ECO Diesel contém 15% de energia renovável na sua composição, revelando-se uma ótima solução para diminuir a redução da pegada de carbono de qualquer frota.

Segundo a Associação Portuguesa de Produtores de Bioenergia (APPB), a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, em 2021, evitou a emissão de mais de 780 mil toneladas de CO2 no nosso país.

Continuaremos a avançar rumo ao futuro da mobilidade mais sustentável. Estamos conscientes da importância da exploração de alternativas energéticas e tecnológicas como os combustíveis sintéticos (mas não só), para combatermos os desafios ambientais e climáticos. Acompanhas-nos nesta jornada?


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