Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Se tens um carro elétrico e vives numa casa ou moradia independente, a instalação de um posto de carregamento não levanta grandes dúvidas, porque não precisas da autorização de terceiros para avançares com a tua decisão.

Já se viveres num prédio, há algumas burocracias que deves ter em conta. O carregamento de carros elétricos em condomínios é um assunto que levanta várias dúvidas e é normal que te questiones sobre o que precisas de fazer.

Preciso de autorização da administração do condomínio? Quem assume os custos da instalação do posto de carregamento? Como se avaliam e dividem os consumos de eletricidade? Descobre a resposta a estas e a outras questões neste artigo.

Carregamento de carros elétricos em condomínios: o que fazer?

Se o prédio onde vives tem lugares de garagem, podes instalar um ponto de carregamento para o teu carro elétrico nesse espaço comum. Mas, antes de o fazeres, precisas de acautelar o seguinte:

• Deves enviar uma comunicação escrita à administração do edifício onde moras, a solicitar uma autorização para o carregamento de carros elétricos em condomínios. Se for aplicável, deves encaminhar esta comunicação ao proprietário da fração;
• Certifica-te que fazes essa comunicação com pelo menos 30 dias de antecedência, antes da data que planeaste para instalares o ponto de carregamento. A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) disponibiliza uma minuta que podes usar para informar a administração do edifício.

Após a submissão da comunicação, o condomínio, por sua vez, pode orientar as respostas para os seguintes tópicos relacionados com o carregamento de carros elétricos em condomínios:

• Decidir assumir a instalação do ponto de carregamento, concluindo-a nos 90 dias seguintes à comunicação;
• Opor-se à instalação, caso o edifício já possua um ponto de carregamento comum, ou quando a instalação coloque em risco a segurança de pessoas e bens, ou prejudique a linha arquitetónica do edifício;
Não se opor e não se pronunciar. Não existe qualquer obrigação legal de resposta, ou autorização prévia por parte do condomínio. Nestes casos, podes avançar com as modificações necessárias, mas não te esqueças:

  1. A despesa da instalação deve ser assumida por ti;
  2. Recorre a um profissional certificado para avançar com a instalação do ponto de carregamento em segurança e corretamente.


Vivo num prédio com projeto aprovado antes de 2010. O que fazer?


Se viveres num prédio cujo projeto de construção foi aprovado antes de 2010, o condomínio não é obrigado a garantir-te as infraestruturas básicas para avançares com a instalação de um ponto de carregamento para o teu elétrico.


Neste caso, a instalação deve ser aprovada pelos condóminos, conforme determina a legislação
 em vigor.


O que é preciso para instalar um ponto de carregamento?


A solução mais eficaz para o carregamento de carros elétricos em condomínios passa pela instalação de uma wallbox (carregador de parede). De forma simples, podes instalar este equipamento numa parede e carregar o teu veículo a partir daí. Este inclui uma tomada, um conetor e uma unidade de controlo.


Quais as vantagens de uma wallbox?


A wallbox é uma solução prática, segura e económica que possibilita o carregamento de carros elétricos em condomínios. Caso necessites, a PRIO dispõe de diversos modelos, que se adaptam às tuas necessidades.


Entre as principais vantagens deste carregador de parede, destacamos as seguintes:


Assegura carregamentos mais rápidos, o que te permite poupanças muito significativas nos consumos de eletricidade;
Permite-te ativar um método de controlo de utilização, para que o teu dispositivo não seja utilizado por outras pessoas, caso esteja instalado num espaço comum;
A maioria dos modelos pode ser programada para se ajustar à intensidade de carga, conforme a potência da bateria do teu elétrico e a disponibilidade da rede elétrica do condomínio;
É um dispositivo muito seguro. Se estiveres a carregar o carro num período em que existam outros equipamentos ligados, a wallbox reduz a intensidade da carga para evitar curto-circuitos. Nos momentos em que o consumo energético doméstico é mais baixo, a wallbox permite um aumento da potência. Desta forma, a bateria atinge os 100% de carga mais rapidamente.


A instalação deste equipamento nas zonas comuns deve respeitar os requisitos técnicos, definidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Não te esqueças de te informar previamente.


Quais as vantagens de comprar uma wallbox na loja online PRIO?


Podes pagar em três ou quatro prestações, sem juros ou complicações;
Consegues fazer a tua encomenda de forma segura e rápida, sem teres de sair de casa;
Não pagas portes de envio;
Recebes a tua compra numa morada à tua escolha.


Há mais interessados em carregar o carro. O que devo fazer?


A legislação em vigor não tem respostas para esta questão, mas a solução para avançar com o carregamento de carros elétricos em condomínios pode envolver uma das seguintes opções:


O condomínio pode pedir um aumento de potência ou um novo ramal. Esta opção tem custos adicionais;
Aproveitar os incentivos à mobilidade elétrica para financiar as obras necessárias, desde que estas não ponham em risco a segurança de pessoas ou bens. Mais à frente damos-te informações detalhadas sobre estes apoios.


Quem assume os custos da instalação dos pontos de carregamento?


A lei em vigor refere que a instalação de pontos de carregamento, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, deve ser suportada pelos próprios. Isto não significa que o condomínio não possa decidir assumir a obra e os respetivos custos, para benefício de todos os condóminos. Caso tal aconteça, a instalação carece da aprovação por maioria representativa de dois terços dos habitantes do prédio.


Quem paga a conta da eletricidade dos pontos de carregamento?


Não existem respostas legais para esta questão. Por isso, a atribuição dos custos associados ao carregamento de carros elétricos em condomínios pode ser facilitada através da instalação de um contador específico, com uma faturação autónoma.


Esta decisão necessita de ser aprovada pelos condóminos do edifício. Assim, o consumo registado no contador intercalar é cobrado como quota extra, à pessoa que pretenda carregar o seu elétrico no condomínio.


Quando estiver em viagem, onde posso carregar o meu carro?


Quando estiveres em viagem e precisares de carregar o teu carro, tens à tua disposição os pontos de carregamento PRIO, a maior rede de postos certificados e testados para veículos elétricos, em Portugal continental e ilhas (rede MOBI.E).


Há apoios para o carregamento de carros elétricos em condomínios?


Para incentivar decisões de compra mais sustentáveis, a legislação portuguesa concede alguns apoios aos consumidores. No que diz respeito ao carregamento de carros elétricos em condomínios, existem incentivos fiscais para a instalação de carregadores em espaços comuns de edifícios. Entes contemplam as seguintes vantagens:


• Atribuição de 80% do valor total do carregador (com IVA). Ou seja, concedem-te até 800 euros para efetuares a tua compra;
Concessão de 80% do valor da instalação elétrica do carregador adquirido (com IVA), até 1000 euros, por cada lugar de estacionamento. As candidaturas podem ser apresentadas por ti, por moradores, ou pelas administrações de condomínio e devem ser submetidas exclusivamente online, no site do Fundo Ambiental. Para submeteres o teu pedido devidamente, vais precisar de:


  1. Preencher o formulário;
  2. Submeter o comprovativo regularizado da tua situação tributária;
  3. Adicionar o comprovativo regularizado da tua situação contributiva para a Segurança Social;
  4. Anexar o teu comprovativo de IBAN;
  5. Submeter a fatura de compra do carregador e do respetivo recibo (emitidos em nome do candidato ao apoio);
  6. Apresentar a fatura da instalação do carregador, emitida por um profissional certificado, e o respetivo recibo (emitidos em nome do candidato ao apoio). Aqui, também precisas de indicar o local da instalação do ponto de carregamento e o número de certificação do técnico responsável pela mesma;
  7. Entregar o comprovativo de ligação à rede Mobi.E.


Podem concorrer a estes apoios todos os que pretendam adquirir e instalar postos de carregamento de carros elétricos em condomínios, ligados à rede Mobi.E.



Lê também:


     • Como funciona o cartão para carregar carros elétricos?

     • Rede Mobie.E.: o que é e como utilizar a rede de mobilidade elétrica

     • Cartão CEME: como pedir o teu cartão de carregamento elétrico