Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Com a chegada do tempo mais frio e o Inverno por aí, há alguns cuidados que devem ser acautelados, para garantir que o teu veículo circula com todas as condições de segurança.

Confere as nossas sugestões para que possas começar hoje mesmo a preparar o teu carro para a estação mais fria.

1. Verifica todas as luzes

No inverno, a visibilidade reduz com o agravamento das condições atmosféricas. Garantir que todas as luzes estão a funcionar corretamente é fundamental para uma condução em segurança e para garantir que vês e és visto pelos outros condutores.

Confirma se todas as lâmpadas estão a funcionar. Se alguma precisar de ser substituída, lembra-te que idealmente devem ser substituídas aos pares, para evitar que existam diferenças de intensidade entre elas.

Além das lâmpadas, é importante garantir que os refletores e os plásticos dos faróis estão limpos e sem nada que possa prejudicar a visibilidade.

2. Verifica a pressão dos pneus

Para garantir uma boa aderência ao piso, é fundamental que os pneus tenham a pressão correta (recomendada pelo fornecedor). Pelo menos uma vez por mês, verifica a pressão dos pneus.

3. E avalia o seu estado

Controla com regularidade o estado dos pneus, para assegurar que não apresentam cortes ou rasgões, por exemplo. Nos automóveis ligeiros, o piso do pneu (as ranhuras que existem na superfície exterior do pneu) não deve ser inferior a 1,6 mm.

Se vives numa zona em que é comum nevar ou haver gelo na estrada, é melhor equacionares trocar os pneus por uns mais adequados para o inverno, bem como teres sempre no carro umas correntes para os pneus.

Lê também: 5 truques para saber se precisas de mudar os pneus do teu carro

4. Mantém os vidros desembaciados

Manter os vidros desembaciados é igualmente fundamental para garantir uma boa visibilidade. Para isso, os vidros devem ser limpos regularmente (podes fazê-lo com limpa vidros) e, nos momentos em que exista maior nível de humidade, podes utilizar produtos específicos para ajudar a desembaciar, complementando com a utilização do ar condicionado.

5. Substitui as escovas

As escovas devem ser mudadas anualmente. Aproveita a chegada do outono para as verificares. É quando as condições atmosféricas pioram que as escovas são mais utilizadas, pelo que não devem estar desgastadas.

6. Assegura-te que os travões estão em perfeitas condições

Com a chuva e a neve, toda a atenção é pouca quando circulamos. As travagens podem tornar-se perigosas, uma vez que o piso está mais escorregadio e a aderência reduz. Recorre a uma oficina e verifica se é necessário substituir as pastilhas e os discos de travão.

7. Verifica o estado dos amortecedores

Os amortecedores desempenham uma função muito importante, ajudando a manter o contacto dos pneus com a estrada, contribuindo para travagens mais eficazes, maior aderência e segurança. Amortecedores desgastados representam uma maior probabilidade de derrapagens e maiores distâncias de travagem.

8. Avalia o estado das borrachas

As borrachas que vedam as portas, bagageira, janelas e motor devem ser verificadas, para garantir que não deixam entrar água.

9. Testa o nível de viscosidade do óleo

Com as temperaturas mais frias, o óleo do motor fica mais denso, o que pode limitar a sua tarefa e provocar danos no motor. Avalia, regularmente, se efetivamente a densidade é elevada e substitui-o se for necessário.

Lê também: Sabes qual é o tipo de óleo mais indicado para o teu carro?

10. Utiliza um anticongelante de qualidade

O anticongelante é um líquido de refrigeração sintético que é colocado no depósito do sistema de arrefecimento do motor do carro, para regular a temperatura.

Como o próprio nome indica, a sua função é impedir que a água do radiador dos automóveis congele quando as temperaturas descem. Por outro lado, quando as temperaturas estão demasiado altas, evita que o motor do carro sobreaqueça.

Lê também: Líquido anticongelante: o que é, para que serve e que tipos existem