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Escolher um bom óleo lubrificante é essencial para reduzir o desgaste do motor do teu carro e garantir que a temperatura se mantém estável, além de te permitir poupar combustível.


Explicamos-te que categorias e tipos de óleos existem e simplificamos a informação apresentada nos rótulos das embalagens. Descobre qual é o óleo lubrificante mais adequado para o teu carro.

 

Entender os rótulos dos óleos lubrificantes


Existem três categorias de óleo lubrificante e, dentro de cada categoria, podemos encontrar diversos tipos de óleo, que variam de acordo com o nível de viscosidade, o tipo de aditivos que contêm e a temperatura a que se adequam melhor.


Categorias de óleo


1. Minerais

  • São utilizados há mais de um século;
  • Derivam do petróleo bruto e são sujeitos a um processo de refinação, para que possam ser utilizados nos veículos;
  • As moléculas menores que os constituem queimam mais rapidamente do que as maiores, provocando uma maior viscosidade. Isto reflete-se no decréscimo de proteção e de desempenho do motor;
  • São mais baratos do que os restantes e menos resistentes, degradando-se mais rapidamente.

 

2. Sintéticos


  •  São produzidos de forma artificial;
  •  São mais eficazes com temperaturas mais elevadas;
  • São muito resistentes (podem durar milhares de quilómetros);
  •  São os mais caros de todos.


3. Semi-sintéticos, que são um produto intermédio entre os dois primeiros.


Tipos de óleo


A abreviatura SAE decorre de Society of Automotive Engineers (Sociedade dos Engenheiros de Automóveis dos Estados Unidos) e serve para classificar a viscosidade do óleo, que é indicada por algarismos. Quanto maior for o número, mais viscoso é o óleo. Quanto menos viscoso é um óleo, mais fácil e rápido é o seu percurso até todos os componentes do motor.


É possível encontrar no mercado três tipos de óleo:


1. No verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60


  • São os mais indicados para as estações do ano mais quentes;
  • Nas estações mais frias não são eficazes;
  • Os números 20, 30, 40, 50 e 60 indicam a viscosidade do óleo quando este atinge os 100°С.

 

2. No inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W


  • Indicados apenas para as estações do ano mais frias;
  • A letra W deriva de Winter (Inverno);
  • O valor numérico apresentado antes do W, é sempre divisível por cinco, e indica a temperatura mínima a que o óleo tem capacidade para proteger o motor nos arranques a frio. Esse valor começa em -35ºC (que equivale a 0) e cada série representa 5ºC;
  • O valor numérico apresentado a seguir ao W indica o nível de viscosidade do óleo.


3. No inverno e no verão (multiviscosos): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50


Estes são os mais comuns hoje em dia.


Ler também:  Sabes como e quando é que deves mudar o óleo do carro?


Spark Ignition / Compression Ignition


Junto à informação sobre a viscosidade, é apresentado o grau de desempenho do óleo, definido pelo American Petroleum Institute (API). Este desempenho indica a capacidade que o óleo apresenta para proteger os componentes do motor contra o desgaste e a corrosão, entre outros parâmetros, que são obtidos através dos aditivos acrescentados aos óleos.


As classificações são assinaladas pela letra S, seguida de outra letra do alfabeto (que representa o avanço da tecnologia relacionada com os aditivos). À medida que a tecnologia vai avançando, vai avançado também a seleção da letra do alfabeto.


No caso dos motores a diesel, as classificações são apresentadas com a letra C (Compression Ignition).


Os lubrificantes PRIO


A PRIO desenvolveu uma gama de lubrificantes de excelente qualidade e com os melhores preços do mercado. Podes encomendar online ou no posto PRIO mais próximo de ti.


Para veículos ligeiros


  • PRIO TOP SYNT 5W-30 LL: lubrificante sintético multigraduado para motores a gasolina ou diesel equipados com filtro de partículas.
  • PRIO TOP SYNT 5W-30 C4: lubrificante sintético multigraduado especialmente desenvolvido para veículos com motores diesel equipados com filtro de partículas. Também é indicado para veículos com motores a gasolina.
  • PRIO TOP SYNT 5W-30 C2: lubrificante sintético multigraduado especialmente desenvolvido para veículos com motores diesel equipados com filtro de partículas. Também é indicado para veículos com motores a gasolina.
  • PRIO TOP SYNT 5W-40 LS: lubrificante sintético multigraduado para motores gasolina ou diesel equipados com filtro de partículas.
  • PRIO TOP SEMI-SYNT 10W-40: lubrificante semi-sintético multigraduado para motores diesel ou gasolina.


Para veículos ligeiros e pesados, máquinas agrícolas e equipamentos de construção civil


  • PRIO TOP MULTI 15W-40: lubrificante mineral multigraduado para motores diesel ou gasolina.
  • PRIO TOP ATF: lubrificante mineral para transmissões automáticas ou circuitos hidráulicos.


Para embarcações náuticas


  • PRIO TOP OCEANIC 2T: lubrificante mineral para motores a dois tempos fora de bordo. É ideal para embarcações náuticas.

 

Para motociclos


  • PRIO TOP SYNT 2T: lubrificante sintético para motores dois tempos. É indicado para motociclos.


Como saber qual o óleo indicado para o meu carro?


Para saberes qual o lubrificante mais indicado para o teu carro, a primeira coisa a fazer é consultar o manual do fabricante, que indica o tipo de lubrificante e a quantidade a utilizar. Tem cuidado: se usares um óleo desadequado para o teu carro podes provocar danos no motor.


A PRIO disponibiliza um simulador online que te pode ajudar.