Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Sempre ouvimos dizer que a praia é de todos. E finalmente passamos das palavras para as ações, nomeadamente no que diz respeito a limpar as praias.

Se a praia é de todos, então cada um tem de fazer a sua parte. Ao contrário do que se acreditou durante muitos anos, os recursos naturais não são inesgotáveis e por isso temos de agir rapidamente para salvaguardar o meio ambiente e o futuro!

Nesta batalha contra o tempo, cada gesto faz a diferença, e quando juntamos a nossa participação à dos outros, a mudança acontece. Atitudes tão simples, como andar mais a pé, reciclar o lixo ou limpar as praias, estão ao teu alcance.

Vamos explicar-te como podes contribuir na limpeza das praias, para que possas fazer a diferença na preservação da Natureza.

A união faz a força

Este provérbio não pode soar mais a cliché, contudo, por mais voltas que dês, é a mais pura das verdades. E no que diz respeito à limpeza das praias, assenta que nem uma luva.

Se queres começar a ajudar a limpar as praias, mas não sabes como, podes sempre juntar-te a uma associação experiente e que já desenvolve um trabalho ativo na limpeza do areal.

1. Câmaras Municipais

Muitos dos municípios banhados pela maravilhosa costa portuguesa promovem ações de limpeza das suas praias, que podem passar por uma atividade organizada, voluntariado jovem ou ainda pelo fornecimento de todo o material necessário para quem desejar limpar as praias.

Caminha, Porto, Torres Novas, Cascais, Barreiro ou Lagos são apenas algumas das Câmaras Municipais envolvidas neste projeto de conservação das praias e dos oceanos.

No arquipélago da Madeira, a Câmara Municipal de Machico também é uma das grandes impulsionadoras na limpeza das praias.

O município de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, nos Açores, é uma das câmaras municipais dedicada a esta questão ambiental.

Encontras mais informação nas páginas oficiais destes e de muitos outros municípios.

2. Associações ou organizações

Existem inúmeras associações cujo objetivo principal é limpar as praias e cuidar da preservação do ecossistema. Muitas delas, não só organizam limpezas das praias, como desenvolvem um trabalho incrível de sensibilização para este tema, em escolas, empresas, organismos públicos, entre outros.

A mudança de comportamentos vem da transformação de mentalidades e essa só é possível através de conhecimento. Por isso, o trabalho de sensibilizar as pessoas para este flagelo nas praias é tão importante como a recolha do lixo.

O teu apoio a este tipo de organizações pode manifestar-se de várias formas, como por exemplo, tornares-te sócio para que não te escape nada e possas participar ativamente nas suas iniciativas.

Deixamos-te ficar aqui algumas sugestões na esperança de que te identifiques com uma destas associações. Contudo esta lista é muito maior, e Portugal, sendo um país de praia de norte a sul, incluindo ilhas, tem variadíssimas opções nas quais te podes voluntariar.

Programa Bandeira Azul - Projeto “Praia mais limpa com…”
Liga para a Proteção da Natureza - Ação Nacional de Limpeza de Praias
Movimento Ajude a Limpar a Praia
Brigada do Mar
Associação Oceanos sem Plásticos

Faz a tua parte

Claro que a ideia de destinares um dia para limpar a praia com um grupo organizado, em que todos estão a trabalhar para o mesmo fim, é muito mais apetecível do que o fazeres sozinho.

A verdade é que não tens de escolher uma opção em detrimento de outra. Podes ser voluntário numa associação como aquelas que te sugerimos, e em simultâneo fazeres a tua parte quando vais à praia, e de uma forma simples.

Leva contigo um saco extra, e todo o lixo que encontrares do carro ao local onde vais estender a toalha, recolhe. Faz o mesmo processo quando estiveres de regresso.

Se vais à praia com os miúdos, esta pode ser uma tarefa muito divertida para fazer com os mais pequenos. Finge que é uma caça ao tesouro, e quem no final do dia tiver mais tesouros no saco ganha o título do rei ou da rainha da praia!

Este fim de semana, a praia é para ser aproveitada na companhia dos amigos? Desafia-os a recolher o lixo na areia e no mar. O que tiver o saco mais vazio paga a próxima rodada. Quem vai dizer que não?

Todos os contributos são válidos

A consciência ambiental é uma preocupação constante em todas as vertentes da sociedade, inclusive nas empresas e prestadores de serviços, como a PRIO.

A importância da preservação do meio ambiente dentro da PRIO está bem presente nos seus artigos e serviços. Da aposta nas energias renováveis ao Eco Bunkers para barcos de transporte de mercadorias. Dos oleões às trotinetes, passando pelos carregadores de veículos elétricos.

Se todos fizerem a sua parte, facilmente se encontrará uma forma de minimizar o impacto da poluição no planeta.