Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Se nunca ouviste falar da Mobilidade como Serviço, ou Mobility as a Service (MaaS) em inglês, este conceito poderá tornar-se parte da tua vida.

Não é novidade que o desenvolvimento das cidades e os fenómenos de expansão e sobrepopulação das áreas urbanas aumentaram o número total de deslocações diárias. No entanto, as infraestruturas e os serviços de mobilidade nem sempre conseguem acompanhar esta tendência.

Para fazer frente a este problema, a evolução da tecnologia permitiu a criação de novos produtos e serviços, inclusive na área de transportes. É neste ponto que surge o conceito de Mobilidade como Serviço, que integra a informação, a operação e o pagamento de diversas formas de transporte. Tudo isto numa mesma plataforma, permitindo que personalizes as deslocações conforme as tuas necessidades diárias.

Este conceito tem crescido e tem sido implementado em cidades de países desenvolvidos, os quais oferecem uma boa e completa gama de opções de mobilidade sustentável.

Por que motivo se desenvolveu a Mobilidade como Serviço?

É complicado alcançarmos um urbanismo sustentável quando, diariamente, somos confrontados com stress, trânsito intenso e alterações climáticas, evidenciadas pela poluição atmosférica, sem mencionar a própria contaminação sonora dos veículos nos centros sobrepopulados.

Tudo isto intensifica a urgência de um desenvolvimento urbano sustentável, onde os índices de qualidade das deslocações possam crescer, em vez de diminuírem. Assim, a mobilidade e a sustentabilidade podem ser atingidas por via de conceitos inovadores, como é o caso da MaaS.

Ao integrar diferentes formas de transporte, como as bicicletas ou trotinetes partilhadas, os transportes públicos, os carros elétricos e os serviços de transporte privado, a Mobilidade como Serviço pretende oferecer uma alternativa eficiente e amiga do ambiente às tradicionais formas de deslocação.

No fundo, esta, além de tornar as deslocações diárias mais convenientes, também contribui para a redução da poluição do ar e das emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

O que diz a Agenda Europeia sobre a MaaS?

Os projetos da União Europeia (UE) em vigor pretendem ajudar as cidades na implementação de transportes que melhorem a qualidade do ar e a saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição atmosférica, promovida em grande escala pelo tráfego rodoviário intenso, é a maior ameaça ambiental ao nosso bem-estar. Sabias que os poluentes em causa — partículas finas de dióxido de azoto — provocam milhares de mortes precoces anualmente, nas cidades europeias? É por isso que a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da UE propõe reduzir 90% das emissões dos transportes até 2050.

A mobilidade sustentável apresenta-se como uma poderosa aliada contra as alterações climáticas. Foi exatamente por isso que, em 2016, a Organização das Nações Unidas adotou a nova Agenda Urbana, para que os Estados-Membros, incluindo Portugal, possam oferecer novos serviços de mobilidade.

A Mobilidade como Serviço pretende reduzir, de forma drástica, a utilização dos nossos veículos individuais, contribuindo para a redução da poluição atmosférica. Isto pode significar que, num futuro próximo, nem precises de te preocupar com a manutenção do teu carro. No fundo, não irás precisar dele. Com a MaaS, terás acesso a uma ampla gama de opções de transporte, desde as opções públicas eficientes até aos serviços de partilha de bicicletas e de carros elétricos, tudo numa única aplicação.

O que distingue esta mobilidade sustentável?

A MaaS conta com três componentes fundamentais coordenados em conjunto, para oferecer uma experiência de transporte conveniente, englobando:

• Serviços: oferecendo várias opções de rotas, transportes e pagamentos disponíveis numa única plataforma;
• Soluções de mobilidade: proporcionando múltiplas alternativas de transporte sustentável para cada viagem, desde autocarros elétricos até bicicletas ou scooters;
• Integração: disponibilizando a integração de todos os serviços apenas numa aplicação, combinando as rotas, o pagamento e a variedade dos transportes sustentáveis.

De uma forma geral, a MaaS torna mais simples a tarefa de planearmos e efetuarmos as nossas viagens diárias, enquanto promove uma mobilidade urbana mais sustentável e amiga do ambiente.

Que vantagens é que a MaaS pode oferecer?

A MaaS representa a mobilidade do futuro, apresentando-se como uma alternativa mais conveniente, económica e ecológica relativamente aos modos de transporte populares como, por exemplo, o teu próprio carro.

Como te explicamos, a Mobilidade como Serviço pressupõe a integração de vários serviços de transporte e soluções de mobilidade sustentável numa única plataforma, o que significa que, ao acederes à aplicação, encontras rapidamente a opção que vai ao encontro do que precisas.

Tudo isto traduz-se num desenvolvimento urbano sustentável, reduzindo os efeitos das alterações climáticas e diminuindo o custo a pagar por este tipo de serviços. Sem esquecer, claro, uma melhoria significativa do fluxo do tráfego rodoviário, algo que, de certeza, te aborrece diariamente.

Em suma, esta aplicação central e única poderá proporcionar:

• Poupança de recursos, através da otimização da utilização de cada meio de transporte;
• Eficácia e rapidez na utilização da aplicação e no planeamento da viagem que queres fazer (em qualquer hora e em qualquer lugar);
• Escolha flexível de utilização, dadas as várias opções disponíveis da MaaS;
• Acesso à intermodalidade, onde tens acesso a redes de transportes públicas e privadas;
• Segurança ao menor preço, uma vez que esta plataforma única integra todos os serviços de transporte disponíveis. O pagamento é seguro e os preços são acessíveis dada a sua competitividade.

Quais os principais desafios da mobilidade sustentável?

É provável que consideres esta opção única de mobilidade um serviço fantástico, uma vez que isto significa que não terias de desperdiçar tanto tempo nas várias aplicações de transporte que existem hoje em dia. No entanto, é exatamente neste ponto que o desafio toma forma.

É necessário criar uma plataforma tecnológica capaz de juntar todas as opções de mobilidade disponíveis no momento, mas, também, de simplificá-las, para que o serviço e o respetivo pagamento sejam feitos de forma segura e tranquila. Este é um desafio significativo que requer a cooperação entre as empresas de transporte e de tecnologia e, muitas vezes, a intervenção governamental.

Em alguns países, a falta de regulamentação e organização pode dificultar a implementação de uma plataforma de Mobilidade como Serviço. No entanto, em locais onde existe um compromisso com a inovação e a sustentabilidade, os governos podem desempenhar um papel fundamental, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento deste tipo de soluções.

O conceito MaaS já foi implementado noutros países?

Segundo o Deloitte City Mobility Index, as cinco cidades do mundo com a melhor Mobilidade como Serviço são: Singapura, Berlim, Londres, Helsínquia e Tóquio.

A prática da mobilidade suave, como andar a pé ou de bicicleta, são opções de deslocação sustentável ativas nestas cidades. Sem esquecer também que o transporte público é muito mais usado do que o próprio veículo pessoal.

Que tipo de MaaS existem?

Para teres uma ideia concreta, damos-te três exemplos atuais de mobilidade urbana sustentável, que incluem aplicações de “ridesharing” (do inglês, “partilha de boleia”), serviços de aluguer ou micromobilidade:

• Aplicações de “ridesharing”: partilha do veículo privado entre o condutor e o passageiro. Este modelo de transporte sustentável permite que partilhes os custos com outros passageiros, reduzindo o encargo financeiro tanto para o condutor como para ti;
• Serviços de aluguer de veículos: alugar o próprio veículo a terceiros. Este tipo de MaaS possibilita a rentabilização dos veículos subutilizados, fornecendo, ao mesmo tempo, um modo de transporte rentável. Isto reduz o número de carros na estrada e contribui para o desenvolvimento urbano sustentável;
• Micromobilidade: utilização de veículos pequenos, leves e de baixa velocidade, como scooters elétricas e bicicletas. Esta forma de mobilidade oferece uma maneira conveniente de completar viagens curtas.

Como posso contribuir para a mobilidade sustentável?

Há certos passos que podes dar para melhorar a eficiência da tua mobilidade. Seja na tua vida pessoal ou profissional, a transição energética vai ajudar-te a construir a mobilidade do futuro.
Este grande passo depende de todos nós e tudo pode ser conseguido através da adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis. Vejamos alguns exemplos.

Aposta na mobilidade suave

Com as normas Euro em vigor, cujo principal objetivo passa por reduzir as emissões de CO2, a mobilidade suave é uma opção que está ao teu alcance.

Escolhe caminhar, andar de bicicleta, de trotinete ou de hoverboard, sempre que possível, especialmente em deslocações curtas. Se isso não for uma opção viável, considera utilizar transportes públicos ou aderir a serviços de partilha de viagens. Reduzir o uso do carro pessoal não só ajuda a diminuir as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera (GEE), como também alivia a congestão das estradas.

Nós já estamos alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelas Nações Unidas. É por isso que temos abraçado a missão de desenvolver produtos, serviços e estratégias que ajudem a cumprir as metas dos ODS 2030.

Temos como missão contribuir para um mundo mais ecológico e sustentável. Na loja online PRIO, encontras tudo o que precisas para a tua mobilidade ser suave e reduzires a tua pegada de carbono.

Pratica estratégias de eco-condução

Se, por algum motivo, precisas mesmo de te deslocar de carro, não te preocupes. Existem outras formas de abraçar a mobilidade sustentável.

A eco-condução envolve pequenas ações na forma como conduzes, que têm impacto no ambiente e nos teus consumos. Como, perguntas tu? Entre outras dicas, evita travagens bruscas, mantém uma velocidade constante nas tuas deslocações e escolhe soluções de combustível de qualidade e mais eficientes.

Escolhe combustíveis mais ecológicos

Como já percebeste pelo último ponto, os combustíveis têm um peso considerável na mobilidade sustentável. Se o veículo pessoal é o único meio à tua disposição, a aposta em fontes de energia renovável, que em nada comprometem o desempenho do mesmo, é uma mais-valia.

Já ouviste falar no ECO Diesel? Graças à sua fórmula ecologicamente avançada, esta opção PRIO reduz as emissões de GEE até 18%, diminui o consumo de combustível até 5% e ajuda a eliminar as impurezas acumuladas no motor do teu carro. Tudo bons motivos para testares. Recorre ao nosso localizador de postos e começa a fazer a diferença com pequenos gestos.

Se não consegues viver sem o teu carro, podes adequá-lo para colmatar as alterações climáticas e contribuir para a Mobilidade como Serviço. Caso precises de o usar diariamente, além de o abasteceres com mais consciência, considera partilhar as viagens com colegas, amigos ou vizinhos. Assim, reduzes o número de veículos nas estradas, evitas o congestionamento rodoviário e diminuis as emissões de gases poluentes. Tudo isto está ao teu alcance e podes colocá-lo em prática já.


Lê também:

     • Sabes como a eletrólise pode ajudar na eletromobilidade?
     • Combustíveis sintéticos: quais as perspetivas futuras?
     • Tudo o que deves saber sobre os carros híbridos