Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Já ouviste falar em AdBlue? Nós explicamos o que é

Postos

26 Fevereiro 2020

Já ouviste falar em AdBlue? Nós explicamos o que é

Já ouviste falar em AdBlue? Nós explicamos o que é

A PRIO diz-te tudo o que precisas de saber sobre este composto



O AdBlue é um produto químico, complementar ao combustível, que deve ser utilizado em veículos pesados e ligeiros a diesel equipados com tecnologia SCR (redução catalítica seletiva) para cumprimento das normas EURO4, EURO5 e EURO6.

É, portanto, um aditivo que permite reduzir os gases poluentes que contribuem para o efeito de estufa, transformando os óxidos de azoto em componentes naturais do ar (azoto elementar e vapor de água). Quer isto dizer que o composto é capaz de tornar os motores dos veículos mais limpos.

Em que consiste o AdBlue?

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (31,8 a 33,2% de ureia pura; 67,5% de água desmineralizada), que permite uma importante redução nas emissões de CO2.

A utilização deste composto é necessária na maioria dos veículos pesados a diesel (ligeiros, camiões, autocarros e veículos para transportes de passageiros), comprados depois de outubro de 2006. Nos ligeiros, o AdBlue é utilizado apenas em viaturas compradas a partir de 2014 em diante.

Por que é que o AdBlue não é um aditivo?

Ao contrário do combustível, o AdBlue não é utilizado no motor, mas sim injetado diretamente no sistema de escape, sendo armazenado num reservatório diferente ao do combustível.

O local de enchimento deste composto varia consoante o modelo do automóvel: pode encontrar-se sob a tampa do depósito de combustível, na mala ou num compartimento do motor. Mas não te esqueças de um pormenor importante: nunca coloques o AdBlue no mesmo reservatório do combustível; e nunca o mistures com aditivos ou diluído com água.

Que quantidade de AdBlue consome o carro?

O consumo de AdBlue depende de vários critérios:

• Tipo de condução;
• Temperatura de funcionamento do sistema;
• Temperatura ambiente.

Em média, um carro consome cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada mil quilómetros. Se o depósito de AdBlue do teu carro estiver vazio, o motor não vai arrancar.

Onde é que podes abastecer o teu carro com AdBlue?

Na PRIO, claro. A PRIO disponibiliza uma extensa rede de postos de combustível com pontos de abastecimento AdBlue. Podes consultar os postos PRIO com pontos de abastecimento AdBlue mais perto de ti.