Voltar
Pesquisa / {{listArticles.length}} Artigos encontrados
Pesquisa sem resultados
Não encontramos resultados para a pesquisa
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Mobilidade Elétrica
Será que o calor afeta mesmo a autonomia dos carros elétricos?
Se tens um veículo elétrico, ou se estás a ponderar comprar um, é natural que te questiones se a autonomia dos carros elétricos é afetada pelo calor, principalmente quando a temperatura é extrema.
À semelhança de outros fatores que afetam o desempenho de um veículo elétrico, como a condução a alta velocidade, a utilização do ar-condicionado ou o modelo do automóvel, o calor também afeta a bateria do carro. Vamos explicar-te por que é que isto acontece e o que podes fazer para diminuir o impacto do calor num carro elétrico, de modo a potenciar a durabilidade da bateria.
A relação entre a temperatura e a bateria do carro
Quando o calor se faz sentir de forma visível, a autonomia dos carros elétricos pode ser impactada. Isto acontece porque manter a bateria e o habitáculo a uma temperatura estável consome alguma energia.
Segundo a Associação Americana de Automóveis (AAA), em climas quentes, para cada 160 quilómetros de condução combinada em cidade e rodovia, a autonomia, sob uma temperatura de 35 °C, reduz para 130 quilómetros. Em média, uma temperatura ambiente de 35 °C resulta numa diminuição de 4% de autonomia da bateria do carro. Também pode afetar a economia do combustível, com uma redução de 5%.
O mesmo acontece quando o clima é frio. Num cenário semelhante ao usado para os climas quentes, a autonomia diminui para 95 quilómetros.
Como evitar o sobreaquecimento do meu carro elétrico?
Há alguns cuidados a ter em conta com os carros elétricos, quando o calor é intenso. Para diminuir este impacto, opta por:
• Planear a tua viagem com antecedência: uma vez que os carros elétricos perdem autonomia no calor, antes de saíres de casa, verifica as condições meteorológicas para planeares com calma onde podes parar para carregar o teu carro. Como poderás fazê-lo com mais frequência, identificar a localização de um posto de carregamento elétrico é importante para uma viagem tranquila e sem percalços;
• Estacionar num espaço fechado: se for possível, estaciona o teu carro elétrico na garagem ou, se estiveres em viagem, num espaço à sombra. Isto ajuda a estabilizar a temperatura do habitáculo;
• Resfriar o interior do veículo: enquanto estiver conectado ao carregador, experimenta arrefecer o carro. No que diz respeito ao sistema de refrigeração dos carros elétricos, fazeres isto, enquanto o teu carro está ligado ao carregador, permite reduzir o esforço que a bateria faz para regular a temperatura do habitáculo no início da condução;
• Não carregar o carro até ao fim: as baterias de iões de lítio são as mais frequentes nestes veículos devido à rápida capacidade de carregamento, mas, em dias de maior calor, carrega apenas até aos 80%. Desta forma, evitas o sobreaquecimento do carro elétrico e a degradação das células da bateria;
• Comprar um carro elétrico com bomba de calor: se possível, dá primazia aos modelos equipados com este mecanismo. Um carro elétrico com bomba de calor recorre à energia térmica deste sistema, para que a possa economizar aquando da climatização do interior do carro;
• Usar a travagem regenerativa: até os elétricos com mais autonomia são afetados pelo calor extremo e, já que estes veículos têm a capacidade de recuperar energia quando travas graças à travagem regenerativa, não te esqueças de utilizar esta particularidade;
• Fazer um check-up ao teu carro: fazer uma manutenção prévia antes da inspeção é uma ótima ideia, principalmente para os técnicos verificarem os diferentes componentes. A bateria pode ser a peça que exige mais cuidados e investimento financeiro, mas a longevidade aumenta se tiveres atenção a alguns pormenores indicados pelos especialistas.
Impacto do calor num carro elétrico: perspetivas futuras
Segundo um estudo levado a cabo pela Geotab, se as taxas de degradação das baterias dos carros elétricos continuarem estáveis, a grande maioria das baterias durará mais do que a vida útil do veículo, sem nunca precisarem de ser substituídas.
Analisando mais de seis mil veículos elétricos, das principais marcas e modelos, a Geotab concluiu que as baterias apresentam altos níveis de durabilidade.
Em média, a vida útil das baterias dos carros elétricos degrada-se em 2,3% ao ano. No geral, são ótimas notícias para os utilizadores destes veículos.
Com o passar do tempo, é claro que a autonomia e a vida útil da bateria do carro elétrico baixam. Mas, na maioria dos casos, isso acontecerá muito depois de o ciclo de vida do veículo chegar ao fim.
Tecnologias como a bomba de calor, por exemplo, ajudam a reverter o impacto do calor num carro elétrico.
A evolução das baterias dos carros elétricos
De acordo com um artigo da Wallbox, a tecnologia das baterias melhorou significativamente na última década, com os preços das baterias de iões de lítio a caírem aproximadamente 85%, entre 2010 e 2018. Isto ajudou a aumentar a autonomia dos carros elétricos em cerca de 17% ao ano, só na última década.
A curto prazo, outras melhorias significativas na autonomia destas baterias poderão ser implementadas através da redução do uso de cobalto, na produção de exemplares de iões de lítio.
A longo prazo, há outras tecnologias que prometem mais melhorias. Por exemplo, segundo John Goodenough, um dos inventores da bateria de iões de lítio, as baterias de estado sólido serão a próxima novidade nesta área.
Carregamento de elétricos com mais autonomia
Quanto mais veículos elétricos existirem na estrada, maior se torna a necessidade de desenvolver a infraestrutura de carregamento. Ao longo da última década, os estudos mostram que o número de postos de carregamento elétricos públicos, na Europa, cresceu de 2.397, em 2011, para 190 mil, em 2020.
Apesar da maioria dos proprietários de veículos elétricos preferir carregar o carro em casa através da wallbox, existem condutores que não o conseguem fazer. Especialmente aquelas que fazem viagens de longa distância com alguma frequência.
A PRIO está contigo na estrada
As infraestruturas destinadas a carros elétricos são cada vez mais importantes. A rede de postos PRIO trabalha nesse sentido, fornecendo energia 100% verde, para que a bateria do teu automóvel não descarregue a meio de uma viagem. Após o pedido do cartão CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), indispensável para quem tem um veículo elétrico, o carregamento do teu carro não tem que ser um processo complexo.
Como defensores da transição energética, fazemos parte da rede CEME e é por isso que podes contar com o cartão PRIO Electric. Sem custos de adesão, tens à tua disposição mais de seis mil pontos de carregamento, todos certificados e integrados na rede de carregamento nacional Mobi.E. Além disso, com o nosso cartão, também podes gerir os consumos do teu automóvel.
Se a autonomia dos carros elétricos vai mudando consoante a evolução da tecnologia, nós também acompanhamos essa tendência em prol de uma transição mais ecológica.
Lê também:
• Motos elétricas? Sabe que vantagens este segmento pode oferecer
• Carros a hidrogénio ou elétricos? Sabe o que os distingue
• Carregamento de carros elétricos em condomínios: o guia completo
À semelhança de outros fatores que afetam o desempenho de um veículo elétrico, como a condução a alta velocidade, a utilização do ar-condicionado ou o modelo do automóvel, o calor também afeta a bateria do carro. Vamos explicar-te por que é que isto acontece e o que podes fazer para diminuir o impacto do calor num carro elétrico, de modo a potenciar a durabilidade da bateria.
A relação entre a temperatura e a bateria do carro
Quando o calor se faz sentir de forma visível, a autonomia dos carros elétricos pode ser impactada. Isto acontece porque manter a bateria e o habitáculo a uma temperatura estável consome alguma energia.
Segundo a Associação Americana de Automóveis (AAA), em climas quentes, para cada 160 quilómetros de condução combinada em cidade e rodovia, a autonomia, sob uma temperatura de 35 °C, reduz para 130 quilómetros. Em média, uma temperatura ambiente de 35 °C resulta numa diminuição de 4% de autonomia da bateria do carro. Também pode afetar a economia do combustível, com uma redução de 5%.
O mesmo acontece quando o clima é frio. Num cenário semelhante ao usado para os climas quentes, a autonomia diminui para 95 quilómetros.
Como evitar o sobreaquecimento do meu carro elétrico?
Há alguns cuidados a ter em conta com os carros elétricos, quando o calor é intenso. Para diminuir este impacto, opta por:
• Planear a tua viagem com antecedência: uma vez que os carros elétricos perdem autonomia no calor, antes de saíres de casa, verifica as condições meteorológicas para planeares com calma onde podes parar para carregar o teu carro. Como poderás fazê-lo com mais frequência, identificar a localização de um posto de carregamento elétrico é importante para uma viagem tranquila e sem percalços;
• Estacionar num espaço fechado: se for possível, estaciona o teu carro elétrico na garagem ou, se estiveres em viagem, num espaço à sombra. Isto ajuda a estabilizar a temperatura do habitáculo;
• Resfriar o interior do veículo: enquanto estiver conectado ao carregador, experimenta arrefecer o carro. No que diz respeito ao sistema de refrigeração dos carros elétricos, fazeres isto, enquanto o teu carro está ligado ao carregador, permite reduzir o esforço que a bateria faz para regular a temperatura do habitáculo no início da condução;
• Não carregar o carro até ao fim: as baterias de iões de lítio são as mais frequentes nestes veículos devido à rápida capacidade de carregamento, mas, em dias de maior calor, carrega apenas até aos 80%. Desta forma, evitas o sobreaquecimento do carro elétrico e a degradação das células da bateria;
• Comprar um carro elétrico com bomba de calor: se possível, dá primazia aos modelos equipados com este mecanismo. Um carro elétrico com bomba de calor recorre à energia térmica deste sistema, para que a possa economizar aquando da climatização do interior do carro;
• Usar a travagem regenerativa: até os elétricos com mais autonomia são afetados pelo calor extremo e, já que estes veículos têm a capacidade de recuperar energia quando travas graças à travagem regenerativa, não te esqueças de utilizar esta particularidade;
• Fazer um check-up ao teu carro: fazer uma manutenção prévia antes da inspeção é uma ótima ideia, principalmente para os técnicos verificarem os diferentes componentes. A bateria pode ser a peça que exige mais cuidados e investimento financeiro, mas a longevidade aumenta se tiveres atenção a alguns pormenores indicados pelos especialistas.
Impacto do calor num carro elétrico: perspetivas futuras
Segundo um estudo levado a cabo pela Geotab, se as taxas de degradação das baterias dos carros elétricos continuarem estáveis, a grande maioria das baterias durará mais do que a vida útil do veículo, sem nunca precisarem de ser substituídas.
Analisando mais de seis mil veículos elétricos, das principais marcas e modelos, a Geotab concluiu que as baterias apresentam altos níveis de durabilidade.
Em média, a vida útil das baterias dos carros elétricos degrada-se em 2,3% ao ano. No geral, são ótimas notícias para os utilizadores destes veículos.
Com o passar do tempo, é claro que a autonomia e a vida útil da bateria do carro elétrico baixam. Mas, na maioria dos casos, isso acontecerá muito depois de o ciclo de vida do veículo chegar ao fim.
Tecnologias como a bomba de calor, por exemplo, ajudam a reverter o impacto do calor num carro elétrico.
A evolução das baterias dos carros elétricos
De acordo com um artigo da Wallbox, a tecnologia das baterias melhorou significativamente na última década, com os preços das baterias de iões de lítio a caírem aproximadamente 85%, entre 2010 e 2018. Isto ajudou a aumentar a autonomia dos carros elétricos em cerca de 17% ao ano, só na última década.
A curto prazo, outras melhorias significativas na autonomia destas baterias poderão ser implementadas através da redução do uso de cobalto, na produção de exemplares de iões de lítio.
A longo prazo, há outras tecnologias que prometem mais melhorias. Por exemplo, segundo John Goodenough, um dos inventores da bateria de iões de lítio, as baterias de estado sólido serão a próxima novidade nesta área.
Carregamento de elétricos com mais autonomia
Quanto mais veículos elétricos existirem na estrada, maior se torna a necessidade de desenvolver a infraestrutura de carregamento. Ao longo da última década, os estudos mostram que o número de postos de carregamento elétricos públicos, na Europa, cresceu de 2.397, em 2011, para 190 mil, em 2020.
Apesar da maioria dos proprietários de veículos elétricos preferir carregar o carro em casa através da wallbox, existem condutores que não o conseguem fazer. Especialmente aquelas que fazem viagens de longa distância com alguma frequência.
A PRIO está contigo na estrada
As infraestruturas destinadas a carros elétricos são cada vez mais importantes. A rede de postos PRIO trabalha nesse sentido, fornecendo energia 100% verde, para que a bateria do teu automóvel não descarregue a meio de uma viagem. Após o pedido do cartão CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), indispensável para quem tem um veículo elétrico, o carregamento do teu carro não tem que ser um processo complexo.
Como defensores da transição energética, fazemos parte da rede CEME e é por isso que podes contar com o cartão PRIO Electric. Sem custos de adesão, tens à tua disposição mais de seis mil pontos de carregamento, todos certificados e integrados na rede de carregamento nacional Mobi.E. Além disso, com o nosso cartão, também podes gerir os consumos do teu automóvel.
Se a autonomia dos carros elétricos vai mudando consoante a evolução da tecnologia, nós também acompanhamos essa tendência em prol de uma transição mais ecológica.
Lê também:
• Motos elétricas? Sabe que vantagens este segmento pode oferecer
• Carros a hidrogénio ou elétricos? Sabe o que os distingue
• Carregamento de carros elétricos em condomínios: o guia completo