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Mobilidade Elétrica
Inspeção de carros elétricos: sabes o que é avaliado?
Está na altura de fazer a inspeção do teu carro elétrico ou híbrido e queres que tudo corra bem? É natural. Ninguém gosta de lidar com reparações automóveis, principalmente quando a revisão não corre bem, para depois repetir o processo e torcer para que tudo esteja em conformidade com as exigências legais. No entanto, a vistoria automóvel é obrigatória em toda a União Europeia e é a única forma de garantir que os milhões de carros que circulam diariamente, nas estradas, cumprem os requisitos de segurança.
Caso não saibas, existem muitas semelhanças entre as inspeções de carros elétricos, híbridos ou a combustão. Por exemplo, os prazos para levar o automóvel ao centro de inspeções são os mesmos, uma vez que o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) não faz diferença entre o tipo de combustão, quer seja de origem fóssil, elétrica ou híbrida. Regra geral, a periodicidade da inspeção varia apenas consoante a categoria do veículo.
Tudo o que é avaliado na inspeção de carros elétricos
Seja qual for a energia que o teu carro usa para se deslocar, segundo a legislação, os pontos a passar em revista numa inspeção automóvel são:
• os travões;
• a direção;
• a visibilidade;
• as luzes e os componentes do sistema elétrico;
• os eixos, as rodas, os pneus e a suspensão;
• o quadro automóvel e os seus acessórios.
No caso da inspeção de um veículo a combustão, a emissão de gases poluentes também é verificada, para que tudo esteja em conformidade com os parâmetros legais de circulação.
Para saberes quando deves marcar a inspeção automóvel, podes consultar o simulador que o IMT coloca à tua disposição.
Pontos exclusivos da inspeção de carros elétricos ou híbridos
Após passarem pelos pontos do percurso de inspeção considerados “normais”, os veículos a combustão estão prontos para seguir caminho. Pelo contrário, a inspeção de um carro elétrico ou híbrido continua, e a legislação em vigor desde 2020 definiu que estes têm de ser submetidos a mais seis testes, que envolvem os seguintes componentes:
• baterias de tração;
• circuitos elétricos de alta tensão;
• cabos e ligação de massa;
• equipamentos elétricos e eletrónicos;
• dispositivos de segurança;
• sistema e cabo de carregamento.
Há risco de chumbar na inspeção automóvel?
Sim, existe essa possibilidade. Basta serem detetadas algumas anomalias, ao longo do percurso de testes, e as condições de funcionamento e de segurança não corresponderem às características originais homologadas, o teu veículo é chumbado.
Em que condições o carro elétrico é reprovado?
O chumbo do veículo é inevitável, quando são detetadas as seguintes anomalias:
• mais de cinco defeitos leves (tipo 1);
• um ou mais defeitos graves (tipo 2) ou muito graves (tipo 3);
• se levares o carro novamente à inspeção, sem teres reparado todas as anomalias identificadas anteriormente.
É importante que te lembres que, após a primeira reprovação, tens 30 dias para voltar ao centro de inspeções. Contudo, se voltas a chumbar, só tens 15 dias para resolver o assunto. Certifica-te que não deixas passar estes prazos porque, caso isso aconteça, deixa de ser uma reinspeção e passa a ser obrigatório submeteres-te a uma nova avaliação.
Se reprovar, posso usar o carro até à reinspeção?
Depende. No caso das anomalias tipo 1, podes continuar a circular à vontade. Se forem detetados problemas do tipo 2, nos sistemas de direção, suspensão ou travagem, não podes transportar passageiros, nem carga, até passares novamente no teste. Caso sejam identificadas anomalias do tipo 3, então, só podes circular até à oficina e, daí, até ao centro de inspeções.
Guarda esta sugestão: se na inspeção automóvel forem identificadas algumas anomalias tipo 1, mas passares, é importante que as repares logo que possível. Se esta deficiência for identificada na inspeção seguinte, a penalização aumenta, sendo considerada uma anomalia tipo 2.
inspeção de carros elétricos: a prevenção é a chave
Para garantires que o teu carro sai da inspeção com “luz verde”, aconselhamos-te a que faças uma manutenção prévia. A boa notícia é que este tipo de vistorias tendem a ser mais baratas nos modelos elétricos do que nos a combustão.
Quando levares o teu carro elétrico ou híbrido à oficina para um check-up, certifica-te que os técnicos especializados fazem um raio-x a estes pontos:
• motor: ao contrário dos veículos a gasolina ou gasóleo, o motor dos elétricos é muito mais simples, já que dispensa componentes como o óleo ou as correias de distribuição, por exemplo. Além disso, estes automóveis possuem menos peças móveis, existindo, geralmente, uma menor necessidade de manutenção e uma maior eficiência operacional;
• bateria: é a peça que te pode exigir mais cuidados e investimento financeiro, quando tiveres de a substituir. Ainda assim, a bateria de um carro elétrico está programada para durar 15 a 20 anos, sendo que a longevidade aumenta se tiveres atenção a alguns pormenores, como seguir as recomendações do fabricante do veículo quanto aos prazos de manutenção;
• sistema de refrigeração: certifica-te de que este está a 100%, porque a eficiência do teu carro depende dele. Este é responsável pela manutenção da temperatura ideal de peças vitais do teu veículo, como a bateria ou o motor elétrico;
• travões: respeitar os prazos de revisão indicados pelo fabricante automóvel é essencial para manter a vitalidade do carro. Esta é a regra básica que garante a segurança, eficiência e longevidade de qualquer veículo. Nos modelos elétricos, é ainda mais importante seguir os prazos de revisão indicados, devido às especificidades da tecnologia integrada. Neste tipo de carros, os travões têm um tempo de vida útil mais longo, quando comparados com os veículos a combustão interna. Isto deve-se principalmente ao sistema de travagem regenerativa, que utiliza o motor elétrico para desacelerar o automóvel, convertendo a energia cinética em energia elétrica, armazenando-a na bateria;
• pneus: devido à sua construção mais robusta, os veículos elétricos tendem a ser mais pesados do que os convencionais. Portanto, é fundamental que optes por pneus projetados especificamente para este segmento. Além disso, não te esqueças de verificar a pressão e realizar as rotações periódicas, para garantires a segurança e a longevidade destes componentes.
• filtro do habitáculo e ar condicionado: é muito importante que ambos estejam em boas condições, para garantires a qualidade do ar dentro do teu carro.
Além de todas as dicas que te fomos dando, deixamos-te uma final: carrega o teu carro elétrico em postos de qualidade comprovada. Por exemplo, com o cartão PRIO Electric tens acesso à maior rede de carregamento de veículos elétricos, todos certificados e integrados na rede nacional Mobi.E, que te fornece energia proveniente de fontes 100% renováveis. Este serviço não tem custos de anuidade ou fidelização associados, permite-te fazer o controlo online da conta e dos consumos e a adesão ao mesmo demora menos de três minutos. Vale experimentar, não concordas?
Se garantires tudo isto e fizeres as revisões regulares sugeridas pelo fabricante do teu veículo, tens todas as condições para passares na inspeção de carros elétricos com distinção.
Lê também:
• Poupar na manutenção do carro: dicas práticas para seguires
• Tens um motor a diesel? Segue estas dicas de manutenção
• Travagem regenerativa: como podes tirar o melhor proveito dela?
Caso não saibas, existem muitas semelhanças entre as inspeções de carros elétricos, híbridos ou a combustão. Por exemplo, os prazos para levar o automóvel ao centro de inspeções são os mesmos, uma vez que o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) não faz diferença entre o tipo de combustão, quer seja de origem fóssil, elétrica ou híbrida. Regra geral, a periodicidade da inspeção varia apenas consoante a categoria do veículo.
Tudo o que é avaliado na inspeção de carros elétricos
Seja qual for a energia que o teu carro usa para se deslocar, segundo a legislação, os pontos a passar em revista numa inspeção automóvel são:
• os travões;
• a direção;
• a visibilidade;
• as luzes e os componentes do sistema elétrico;
• os eixos, as rodas, os pneus e a suspensão;
• o quadro automóvel e os seus acessórios.
No caso da inspeção de um veículo a combustão, a emissão de gases poluentes também é verificada, para que tudo esteja em conformidade com os parâmetros legais de circulação.
Para saberes quando deves marcar a inspeção automóvel, podes consultar o simulador que o IMT coloca à tua disposição.
Pontos exclusivos da inspeção de carros elétricos ou híbridos
Após passarem pelos pontos do percurso de inspeção considerados “normais”, os veículos a combustão estão prontos para seguir caminho. Pelo contrário, a inspeção de um carro elétrico ou híbrido continua, e a legislação em vigor desde 2020 definiu que estes têm de ser submetidos a mais seis testes, que envolvem os seguintes componentes:
• baterias de tração;
• circuitos elétricos de alta tensão;
• cabos e ligação de massa;
• equipamentos elétricos e eletrónicos;
• dispositivos de segurança;
• sistema e cabo de carregamento.
Há risco de chumbar na inspeção automóvel?
Sim, existe essa possibilidade. Basta serem detetadas algumas anomalias, ao longo do percurso de testes, e as condições de funcionamento e de segurança não corresponderem às características originais homologadas, o teu veículo é chumbado.
Em que condições o carro elétrico é reprovado?
O chumbo do veículo é inevitável, quando são detetadas as seguintes anomalias:
• mais de cinco defeitos leves (tipo 1);
• um ou mais defeitos graves (tipo 2) ou muito graves (tipo 3);
• se levares o carro novamente à inspeção, sem teres reparado todas as anomalias identificadas anteriormente.
É importante que te lembres que, após a primeira reprovação, tens 30 dias para voltar ao centro de inspeções. Contudo, se voltas a chumbar, só tens 15 dias para resolver o assunto. Certifica-te que não deixas passar estes prazos porque, caso isso aconteça, deixa de ser uma reinspeção e passa a ser obrigatório submeteres-te a uma nova avaliação.
Se reprovar, posso usar o carro até à reinspeção?
Depende. No caso das anomalias tipo 1, podes continuar a circular à vontade. Se forem detetados problemas do tipo 2, nos sistemas de direção, suspensão ou travagem, não podes transportar passageiros, nem carga, até passares novamente no teste. Caso sejam identificadas anomalias do tipo 3, então, só podes circular até à oficina e, daí, até ao centro de inspeções.
Guarda esta sugestão: se na inspeção automóvel forem identificadas algumas anomalias tipo 1, mas passares, é importante que as repares logo que possível. Se esta deficiência for identificada na inspeção seguinte, a penalização aumenta, sendo considerada uma anomalia tipo 2.
inspeção de carros elétricos: a prevenção é a chave
Para garantires que o teu carro sai da inspeção com “luz verde”, aconselhamos-te a que faças uma manutenção prévia. A boa notícia é que este tipo de vistorias tendem a ser mais baratas nos modelos elétricos do que nos a combustão.
Quando levares o teu carro elétrico ou híbrido à oficina para um check-up, certifica-te que os técnicos especializados fazem um raio-x a estes pontos:
• motor: ao contrário dos veículos a gasolina ou gasóleo, o motor dos elétricos é muito mais simples, já que dispensa componentes como o óleo ou as correias de distribuição, por exemplo. Além disso, estes automóveis possuem menos peças móveis, existindo, geralmente, uma menor necessidade de manutenção e uma maior eficiência operacional;
• bateria: é a peça que te pode exigir mais cuidados e investimento financeiro, quando tiveres de a substituir. Ainda assim, a bateria de um carro elétrico está programada para durar 15 a 20 anos, sendo que a longevidade aumenta se tiveres atenção a alguns pormenores, como seguir as recomendações do fabricante do veículo quanto aos prazos de manutenção;
• sistema de refrigeração: certifica-te de que este está a 100%, porque a eficiência do teu carro depende dele. Este é responsável pela manutenção da temperatura ideal de peças vitais do teu veículo, como a bateria ou o motor elétrico;
• travões: respeitar os prazos de revisão indicados pelo fabricante automóvel é essencial para manter a vitalidade do carro. Esta é a regra básica que garante a segurança, eficiência e longevidade de qualquer veículo. Nos modelos elétricos, é ainda mais importante seguir os prazos de revisão indicados, devido às especificidades da tecnologia integrada. Neste tipo de carros, os travões têm um tempo de vida útil mais longo, quando comparados com os veículos a combustão interna. Isto deve-se principalmente ao sistema de travagem regenerativa, que utiliza o motor elétrico para desacelerar o automóvel, convertendo a energia cinética em energia elétrica, armazenando-a na bateria;
• pneus: devido à sua construção mais robusta, os veículos elétricos tendem a ser mais pesados do que os convencionais. Portanto, é fundamental que optes por pneus projetados especificamente para este segmento. Além disso, não te esqueças de verificar a pressão e realizar as rotações periódicas, para garantires a segurança e a longevidade destes componentes.
• filtro do habitáculo e ar condicionado: é muito importante que ambos estejam em boas condições, para garantires a qualidade do ar dentro do teu carro.
Além de todas as dicas que te fomos dando, deixamos-te uma final: carrega o teu carro elétrico em postos de qualidade comprovada. Por exemplo, com o cartão PRIO Electric tens acesso à maior rede de carregamento de veículos elétricos, todos certificados e integrados na rede nacional Mobi.E, que te fornece energia proveniente de fontes 100% renováveis. Este serviço não tem custos de anuidade ou fidelização associados, permite-te fazer o controlo online da conta e dos consumos e a adesão ao mesmo demora menos de três minutos. Vale experimentar, não concordas?
Se garantires tudo isto e fizeres as revisões regulares sugeridas pelo fabricante do teu veículo, tens todas as condições para passares na inspeção de carros elétricos com distinção.
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• Poupar na manutenção do carro: dicas práticas para seguires
• Tens um motor a diesel? Segue estas dicas de manutenção
• Travagem regenerativa: como podes tirar o melhor proveito dela?