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Os travões são a componente de segurança ativa mais importante no veículo e é imperativo que estes estejam operacionais e em bom estado. Por isso, trocar as pastilhas dos travões é essencial para evitar falhas inesperadas e manter a eficácia na travagem.

Para condutores que fazem maioritariamente percursos em cidade, com o frequente pára-arranca, o desgaste das pastilhas do travão é mais rápido. Já quem faz mais autoestrada pode contar com uma maior vida útil do componente, já que a necessidade de travar é menor.

No entanto, a duração das pastilhas do travão depende de vários fatores, desde o estilo de condução até ao material das próprias pastilhas.

A PRIO preparou um guia que dá resposta a esta e a outras questões, desde a importância da manutenção das pastilhas do travão até aos sinais de desgaste das mesmas.

Por que é que a manutenção das pastilhas do travão é importante?

Prolongar a vida útil do carro passa por uma manutenção correta e atempada que, além de garantir a segurança dos passageiros, também evita o desgaste de peças adjacentes como, por exemplo, os discos e as pastilhas de travão.

Há 4 aspetos fundamentais que tornam a tarefa de trocar as pastilhas dos travões essencial, desde a segurança até ao risco de reprovação na inspeção periódica obrigatória (IPO).

1. Segurança

Não é de admirar que a segurança seja a razão mais importante para manter as pastilhas em bom estado, até porque o desgaste das pastilhas do travão compromete seriamente a capacidade de travagem do carro, aumentando a distância necessária para parar e o risco de acidentes.

Uma manutenção regular garante que o sistema de travagem responda de forma eficaz e imediata em emergências, protegendo não apenas a sua vida, como a dos passageiros e a de outros condutores.

2. Desgaste antecipado de outros componentes

Ignorar o desgaste das pastilhas do travão pode levar a danos mais graves e dispendiosos noutras partes do automóvel.

Quando as pastilhas estão demasiado finas, o metal da base entra em contacto direto com os discos de travão. Isto causa riscos profundos e a necessidade de os substituir.

Além disso, este problema pode ainda afetar o sistema de suspensão e os pneus, já que a travagem irregular causa um desgaste desigual. Ou seja, esta manutenção corretiva acaba por ficar muito mais cara do que a simples troca das pastilhas ou calços do travão.

Ter atenção aos travões é ainda mais importante na condução durante o inverno. As travagens podem tornar-se perigosas se o sistema de travagem não estiver em condições e provocar acidentes que, de outra forma, seriam possíveis de evitar.

3. Eficácia na condução

Manter as pastilhas em boas condições também contribui para a eficiência e o conforto na condução.

Se não trocar as pastilhas dos travões em caso de desgaste, estas podem causar vibrações no volante ou no pedal do travão e ruídos irritantes, como chiados, que diminuem a qualidade da experiência de condução.

Mais do que isso, comprometem a segurança. Uma travagem suave e silenciosa significa que o sistema de travagem está a funcionar como deve ser.

4. Risco de reprovação na IPO

Na IPO, é avaliada a condição dos travões do veículo. Travões ineficientes, com pastilhas excessivamente gastas, podem ser um motivo de reprovação.

Por isso, substituir as pastilhas de travão é a melhor forma de garantir que o carro cumpre todos os requisitos de segurança e de evitar os custos e o incómodo de ter de voltar a fazer a inspeção.

Intervalo de manutenção das pastilhas de travão

A duração das pastilhas do travão depende de vários fatores.

Pode não existir um intervalo de tempo exato ou uma quilometragem fixa para trocar as pastilhas dos travões, mas o estilo de condução e o tipo de percurso influenciam a manutenção das mesmas.

Como regra geral, muitos fabricantes recomendam a inspeção das pastilhas a cada 10.000 a 20.000 quilómetros, ou a cada revisão anual, para verificar o estado destes componentes.

Embora a duração das pastilhas de travão varie perante os vários fatores, recomenda-se a sua substituição quando a espessura da pastilha atinge cerca de 3 a 4 milímetros. Além disso, o desgaste das pastilhas do travão pode ser percebido se ficar atento aos sinais que o carro dá.

Se notar um som de metal a raspar ao travar, significa que o material da pastilha já se esgotou e que o disco de travão está a ser danificado.

As vibrações no pedal e uma resposta mais lenta da travagem são também sinais claros de que a manutenção do carro é urgente e deve ser feita o quanto antes.

Checklist: 8 sinais de desgaste das pastilhas do travão

Fique atento aos sinais que anunciam que está na hora de substituir as pastilhas de travão. Alguns podem ser subtis, mas outros… nem por isso.

1. Ruídos ao travar

Um dos primeiros e mais comuns sinais de que é necessário trocar as pastilhas dos travões é a presença de ruídos. O chiar agudo ao travar indica que o sensor de desgaste das pastilhas está em contacto com o disco.

Se ouvir um som metálico de raspagem, é um sinal grave de que o material de fricção da pastilha já se esgotou completamente e é o metal da base que está a roçar no disco de travão.

2. Vibrações no pedal ou volante ao travar

Se sentir uma vibração no pedal do travão ou no volante quando trava é um indício claro de que algo não está bem.

Na maioria das vezes, estas vibrações são causadas por discos de travão empenados devido ao calor excessivo gerado por pastilhas muito gastas ou de má qualidade. Escusado será dizer que esta vibração compromete a estabilidade e a eficácia da travagem.

3. Pedal muito duro ou muito mole

O estado do sistema também pode ser percebido pela sensação do pedal do travão. Ou seja, se o pedal estiver muito mole e precisar de ser pressionado mais fundo do que o normal para travar, pode haver um problema com as pastilhas ou com o sistema hidráulico.

Se, por outro lado, o pedal estiver muito duro e difícil de pressionar, o problema pode estar noutra parte do sistema de travagem.

4. Aviso no painel de bordo

Muitos veículos modernos já estão equipados com um sensor de desgaste eletrónico nas pastilhas de travão.

Por isso, quando as pastilhas atingem o limite de desgaste, o sensor ativa uma luz de aviso no painel de instrumentos. Geralmente, surge um círculo com parênteses e uma exclamação, um sinal inequívoco de que é altura de trocar as pastilhas dos travões.

5. Inspeção visual

A forma mais direta de verificar o desgaste das pastilhas do travão é a inspeção visual. Como? Através do espaço entre os arcos da jante, é possível ver as pastilhas.

Se a espessura do material de fricção for inferior a 3 ou 4 milímetros, a substituição é necessária. É importante ver tanto as pastilhas da frente como as de trás, já que o desgaste pode ser diferente.

6. Travagem ineficaz

Notou que a distância de travagem do carro aumentou ou que não abranda tão rapidamente como antes? É um sinal claro de que as pastilhas do travão podem estar demasiado gastas para gerar a fricção necessária.

Este é um dos sinais mais perigosos do desgaste do componente, uma vez que a capacidade de travagem está diretamente comprometida, colocando a sua segurança em risco.

7. O veículo desvia-se para um lado ao travar

Quando o desgaste é irregular ou o sistema de travagem torna-se ineficaz, pode levar o carro a desviar-se para a esquerda ou para a direita quando se pisa o travão.

Isto é sinal de que a travagem não é aplicada uniformemente em todas as rodas, o que pode ser causado por pastilhas mais gastas num dos lados ou por um problema no sistema de travagem.

8. Cheiro a queimado após travagem

Sente um cheiro a queimado após uma travagem intensa, como numa descida longa? É um possível indício de que as pastilhas estão a sobreaquecer, o que reduz drasticamente a eficácia da travagem.

Este cheiro pode ocorrer em pastilhas novas, mas se for persistente e intenso, é um sinal de que as pastilhas atuais não são adequadas para o seu estilo de condução ou que o sistema de travagem precisa de ser verificado.

Como mudar as pastilhas de travão?

Trocar as pastilhas dos travões é uma tarefa que exige precisão, conhecimento técnico e ferramentas específicas. Sim, é possível fazê-lo em casa, mas é fortemente recomendado recorrer a um mecânico especializado.

Mesmo que saiba como substituir as pastilhas de travão na teoria, um erro na montagem pode comprometer seriamente a segurança do veículo, a do condutor e a dos passageiros.

O processo inclui os seguintes passos:

• Elevar o veículo e remover a roda para aceder à pinça do travão e às pastilhas;
• Desmontar a pinça para a afastar do disco e remover as pastilhas antigas;
• Montar as novas pastilhas;
• Verificar e purgar o sistema de travagem para garantir que as pastilhas se ajustam corretamente ao disco.

Quanto custam as pastilhas dos travões?

Trocar as pastilhas dos travões com antecedência é a melhor forma de não gastar demasiado aquando da sua substituição.

Em média, o preço das pastilhas de travão varia entre 30 € e 100 € por par de eixo, dependendo da marca do veículo, do tipo de material e do fabricante.

Quais são as possíveis avarias do sistema de travagem?

As avarias mais comuns no sistema de travagem incluem o desgaste excessivo dos discos e pastilhas de travão, a presença de ar no circuito hidráulico, o vazamento de fluido do travão e a falha da bomba principal ou do servo-freio.



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