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Com a chegada da estação mais fria do ano, já te deves ter interrogado se a utilização de pneus de inverno poderá ser uma mais-valia. Será que é mesmo necessário? Afinal de contas, não nos podemos esquecer que esta adição representa um custo adicional em qualquer orçamento.

Neste artigo, explicamos-te se, de facto, vale a pena fazer este investimento num país com clima ameno, como Portugal.

O que precisas de saber sobre os pneus de inverno

Os pneus influenciam diretamente a aderência, a estabilidade e o controlo do veículo. São componentes essenciais para a segurança automóvel, principalmente durante a condução, visto que mantêm o contacto direto com a estrada.

Se vives em zonas onde as temperaturas estão abaixo dos 7.º C, onde a geada, a neve e o gelo fazem-se notar nas estradas, os pneus de inverno poderão ser os melhores amigos do teu carro (e os teus também).

Um pneu inadequado para o teu veículo aumenta drasticamente a probabilidade de teres um acidente rodoviário. Quando te deparas com condições meteorológicas adversas, o cenário pode agravar-se ainda mais.

Para que servem?

Concebidos especificamente para utilização em regiões onde a chuva, a neve e o gelo são presença assídua, os pneus de inverno têm um maior teor de borracha natural no piso, composto por uma textura mais macia. Graças a esta composição, conseguem garantir a flexibilidade, mesmo quando as temperaturas baixam.

Esta tipologia de pneus é recomendável para os climas mais rigorosos, quando comparada com a dos pneus para todas as estações. Estes últimos, também conhecidos como pneus intermédios, tendem a endurecer e tornam-se menos eficientes, quando o termómetro começa a descer a pique.

Como posso distingui-los?

Existem indicadores a ter em conta para sabermos se estamos diante de pneus para todas as estações ou de inverno. Para isso, há que prestar atenção a dois símbolos que os ajudam a diferenciar-se dos restantes:

 M+S (“Mud & Snow”): este símbolo significa que o pneu tem um desempenho superior em pisos com neve ou lama. Fica atento, porque este sinal também pode ser encontrado em pneus intermédios.
3PMSF (“Three Peak Mountain Snow Flake”): já este símbolo, que contém o desenho de um floco de neve numa montanha, é exclusivo dos pneus de inverno. No entanto, é importante assegurares-te de que estes passaram nos testes de desempenho.

Além dos símbolos, existem outras características importantes a considerar, como o padrão.

Os pneus de inverno possuem ranhuras de aspeto irregular, permitindo que a neve e o gelo se dispersem rapidamente. Estas também são maiores, quando comparadas com as restantes tipologias, para facilitar a aderência em superfícies com neve, assim como para evacuar a água e reduzir o risco de aquaplanagem.

Quais são as principais qualidades?

Se te questionas por que motivo estes pneus são tão eficazes em condições climáticas desafiadoras, nós partilhamos algumas das suas qualidades-chave:

 Aderência: os pneus de inverno proporcionam uma ótima aderência em estradas frias, quer estejam secos ou molhados, com neve ou gelo;
 Ranhuras próprias: em situações de neve embalada, as ranhuras do piso destes pneus são preenchidas com neve, o que faz com que tenham uma maior aderência;
 Profundidade do piso: a sua profundidade extra dispersa mais água, reduzindo o risco de aquaplanagem;
 Mais fortes do que pneus de verão: os pneus de inverno oferecem uma maior segurança em tempo frio, ao responderem de forma mais rápida a ações como a travagem, ao contrário dos de verão.

Faz sentido usar pneus de inverno no verão?

Os pneus de inverno foram concebidos para serem utilizados em alturas do ano em que as temperaturas são mais baixas, pelo que não faz sentido serem usados noutro contexto sazonal.

Se os utilizares em pavimentos mais secos, os mesmos desgastar-se-ão rapidamente. Estes têm um mau desempenho neste tipo de piso, o que pode comprometer a tua segurança.

Devo investir em pneus de inverno?

No fundo, a aposta em pneus de inverno dependerá muito da potência do teu carro, da tua condução e da região onde vives, especialmente se esta enfrentar temperaturas mais rigorosas.

Para a maioria dos condutores, os pneus para todas as estações, que se adaptam a quase todas as circunstâncias, poderão ser a escolha mais acertada em termos de investimento.

A utilização de pneus de inverno não é obrigatória, em Portugal. Esta é apenas recomendada em estradas de alta montanha, sob um nível de alerta vermelho emitido pelas autoridades competentes.

Caso estejas a pensar fazer uma escapadinha sazonal que envolva neve, e queiras melhorar o desempenho do teu carro nestas condições, aconselhamos-te a que faças a troca para manter a segurança. Se adaptares os pneus do teu carro às condições meteorológicas, garantes a prevenção de acidentes.

Que cuidados devo ter com os pneus?

Sabemos que queres que os pneus do teu carro durem o máximo de tempo possível, dado o preço a pagar na hora da troca. Por isso, existem sempre certos cuidados que deves adotar, sejam estes pneus de inverno, de verão ou para todas as estações.

Conselhos PRIO para um melhor rendimento

Se procuras aprimorar o desempenho dos teus pneus, fica atento a estas dicas de manutenção que partilhamos contigo.

Mantém a pressão dos pneus sob controlo

Este conselho, apesar de não ser uma novidade, é essencial. Para prolongares a vida dos teus pneus, deves estar atento à pressão dos mesmos. Esta é a responsável por absorver o atrito com o solo, diminuindo o seu desgaste.

Já sabes que a PRIO te acompanha em todas as tuas viagens. Por isso, tira um dia da semana e passa por um dos nossos postos, para atestares a tua segurança.

Conduz com cautela

Embora possa parecer evidente, evitar atritos em buracos, além de prolongar a vida útil dos pneus do teu carro, ajuda-te a praticar uma condução económica, reduzindo os gastos desnecessários.

Limpa as ranhuras

Para os teus pneus manterem o nível de aderência ao solo, uma boa limpeza, especialmente entre as ranhuras, fará maravilhas pela sua fiabilidade.

Evita cargas excessivas

O excesso de peso pode comprometer a estabilidade do teu carro e a resistência dos teus pneus. Segue as indicações do fabricante, para evitares sobrecargas.

Não te esqueças da rotação dos pneus

Regra geral, a rotação uniforme dos pneus deve ser feita a cada 10 mil quilómetros. Por norma, os pneus da frente desgastam-se até três vezes mais rápido do que os de trás, uma vez que a maioria dos veículos possui tração dianteira. Isto significa que os pneus traseiros podem durar mais tempo, mas é crucial que vás prestando atenção ao seu estado.

Toma atenção à espessura das ranhuras
 
É importante que observes periodicamente o indicador de desgaste do piso, através das ranhuras dos teus pneus, para não correres o risco de andar com os mesmos “carecas”. Assegura que estes possuem uma profundidade mínima de 1,6 milímetros.

Nunca uses pneus com mais de 10 anos

Imaginemos que, durante a estação mais fria, tiveste de colocar pneus de inverno no teu carro e, depois, fizeste a troca para uns de verão ou para todas as estações. É comum armazenar os pneus que não estão em uso, caso necessites deles posteriormente. No entanto, mesmo que tenhas feito poucos quilómetros, não te esqueças de fazer uma inspeção aos mesmos antes de os usares novamente, para verificares o seu desempenho.

Mesmo que o seu estado exterior, aparentemente, não apresente sinais de desgaste, não é aconselhável usares pneus com mais de dez anos.


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